AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Número de respostas: 18

AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS

Autoria:

  • Pedro Americo Rodrigues Santana
  • Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Modalidade: Podcast

Trilha: Educação e Tecnologia

Leia o resumo aqui.

Palavras-chave:  inteligência artificial, inglês para fins específicos, material didático, autoria.

Ouça o podcast

Coordenação de Mesa:

  • Valdirene Soares Santos

59 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Valdirene Soares Santos -
É com imensa satisfação que dou as boas-vindas a todos os participantes do CILTec-Online! Este evento representa não apenas um encontro acadêmico, mas um espaço vibrante destinado à partilha de conhecimentos, à busca incessante por aprendizado e à inspiração que permeia nossas trajetórias educacionais.

Ao longo destes dias, espero que cada apresentação seja mais do que uma exposição de ideias, mas uma expressão genuína de inovação e excelência. Que os insights compartilhados e as experiências apresentadas inspirem a todos nós a explorar novas fronteiras no campo do ensino.

A todos os participantes, desejo uma jornada repleta de descobertas enriquecedoras e aprendizados significativos. Que cada momento deste evento seja uma oportunidade única para fortalecer nossos laços acadêmicos e impulsionar nossas práticas pedagógicas.

Boa sorte a todos os apresentadores, e que nossos encontros resultem em diálogos profundos e momentos memoráveis. Que esta experiência se traduza em uma contribuição valiosa para o avanço do conhecimento e da educação. Vamos aproveitar ao máximo esse período de imersão no universo do CILTec-Online!

Prof. Mestra Valdirene Soares
Coordenadora de Mesa - CILTec-Online"

176 palavras

Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Pedro Santana -
Boa tarde, Valdirene. Muito obrigado pelas boas vindas. Adorei a proposta do evento.
Parabéns ao grupo texto livre pela organização, e muito grato pelos revisores.
Também agradeço aos colegas que se interessaram na temática e ouviram nosso podcast.

Bom evento a tod@s!

42 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Valdirene Soares Santos -
Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Ana Paula Luiz dos Santos Aires -
Olá, prof. Valdirene e todos/as participantes do CILTec,

Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos pela oportunidade de participar deste evento singular. Agradeço por possibilitarem essa plataforma para a troca de ideias de maneira inovadora. Espero que nosso trabalho possa contribuir e que todos nós possamos trocar conhecimento neste evento.
Parabéns a todos, especialmente ao Grupo Texto Livre, por possibilitarem esse espaço de diálogo.

63 palavras

Em resposta à Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Valdirene Soares Santos -
Ana Paula, sejam todos bem vindos.

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Valdirene Soares Santos -
"Parabéns aos autores Pedro Américo Rodrigues Santana e Ana Paula Luiz dos Santos Aires pelo trabalho intitulado 'AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS'. Eles abordaram uma temática extremamente interessante. Convido a todos a apreciarem o evento CILTec-Online e explorarem as valiosas contribuições desses autores."

55 palavras

Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Ana Paula Luiz dos Santos Aires -
Mais uma vez, obrigada, profa Valdirene.

Gostaria de convidar outros participantes do evento para iniciar um diálogo sobre as possibilidades na criação de materiais didáticos com o ChatGPT. Nossa experiência foi bastante interessante; seria ótimo trocar experiências!

37 palavras

Em resposta à Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Jaqueline da Silva -
Olá, Ana Paula e Pedro!!!

Parabéns pelo trabalho! Acabei de ouvir o Podcast e constatei quantas considerações importantes a pesquisa de vocês traz sobre IA na Educação, principalmente relacionada a elaboração de material didático direcionadas para situações específicas de aprendizagem.

Gostaria de destacar algumas:

"um conjunto de estruturas metodológicas pode ser universalmente infalível " ; "a IA não conseguiu sugerir atividades para necessidades específicas do grupo"; "a ferramenta não apresenta qualquer inclinação para promover o pensamento crítico dentro de uma tarefa" ; "considera a leitura como atividade passiva ao invés de uma atividade dialógica por ignorar a posição dos alunos em relação ao texto". (ah!!! acredito que a transcrição esteja com algumas lacunas).

Penso que fica claro que a IA é mais uma ferramenta que "pode" auxiliar o processo de aprendizagem e que mesmo assim deverá ter seu uso mediado por um profissional que esteja a frente do processo considerando o propósito do ensino . E, sobre a ferramenta não considerar a questão da leitura como atividade dialógica, vejo como algo fortemente prejudicial, pois "amarra" o pensamento tirando a oportunidade da liberdade de expressão.

O que acham de minhas considerações iniciais? Há possibilidades de pedagogicamente percorrer esse caminho ou vocês teriam mais alguma contribuição complementar para enriquecer meu pensamento?

Abração!

210 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Pedro Santana -
boa tarde Jaqueline. obrigado pelas considerações.
concordo plenamente com o apontado. usando a mesma metáfora do marketing da Microsoft, ela é um copiloto, e não e não um piloto automático. assim... A nossa consideração para a formação do professor e justamente preencher essas lacunas e avaliar constantemente o que a ia gerativa pode e não pode fazer. acredito que essa discussão seja urgente na formação inicial e Continuada de professores. não podemos nos enganahaf por promessas de caminhos fáceis para facilitar nosso trabalho, mas devemos torná-las nossas aliadas em atingir oa resultados e transformações que queremos

96 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Valdirene Soares Santos -
Obrigada, pela suas considerações Pedro Santana
Continue participando do nosso evento.
Valdirene Soares
Coordenadora de Mesa - CILTec-Online!

18 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Jaqueline da Silva -
Oi, Pedro!

Grata pelos esclarecimentos!

Abração!

6 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Ana Paula Luiz dos Santos Aires -
Olá, Jaqueline! Agradeço pelas considerações. Como o Pedro já disse, concordamos plenamente de que a IA é, como muitas outras ferramentas disponíveis atualmente, apenas mais uma possível ferramenta que PODE ajudar a prática pedagógica desde que usada com cautela e olhar crítico.
Em nossa experiência, por exemplo, vimos que o Chat GPT era bastante falho em muitas coisas, trazendo informações incorretas, ou atividades muito vagas. Em outros trabalhos do gênero, vi críticas similares com relação às falhas das IAs… por outro lado, achei que ajudaram na parte de “brainstorming” de muitas aulas, quando dávamos comandos mais completos.
Ainda, acho bastante difícil tentarmos “lutar contra” essas ferramentas, proibir ou ignorar a existência delas. É bem parecido com o caso do Google tradutor em aulas de inglês (já tive muita dor de cabeça com esse rs até que entendi que ele poderia ser uma ferramenta e os alunos deveriam aprender a usá-lo com cautela). Enfim, acredito que precisemos ter esse olhar para essas ferramentas, discuti-las com nossos alunos, independentemente do contexto educacional…

170 palavras

Em resposta à Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Valdirene Soares Santos -
Obrigada, pela suas considerações Ana Paula dos Santos Aires
Continue participando do nosso evento.
Valdirene Soares
Coordenadora de Mesa - CILTec-Online!

21 palavras

Em resposta à Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Jaqueline da Silva -
Oi, Ama Paula!!

Isso mesmo: usar com cautela mantendo diálogo constante com os estudantes!

Abração!

15 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Valdirene Soares Santos -
Obrigada, pela suas considerações Jaqueline.
Continue participando do nosso evento.
Valdirene Soares
Coordenadora de Mesa - CILTec-Online!

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Valdirene Soares Santos -
Ao longo do evento, desafiamos cada um de vocês a se envolver plenamente, a compartilhar suas ideias de forma aberta e a aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizado e networking.
Prof. Mestra Valdirene Soares
Coordenadora de Mesa - CILTec-Online"

40 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Gérson Bruno Forgiarini de Quadros -
Olá!

Gostaria de parabenizar os autores por trazer reflexões tão pertinentes ao atual cenário. Pareceu-me interessante a abordagem teórica trazida para essa discussão sobre o uso de um recurso digital para o ensino de língua inglesa, autoria e pós-metodo. Eu fiquei pensando sobre as considerações finais de vocês sobre a questão didático-pedagógica do ChatGPT. O GPT não é um recurso que tenha um treinamento didático porque ele simplesmente lida com o processamento de linguagem natural (PLN) de modo pré-treinado (conjunto de tokens e algorítimos) que geram um conteúdo em formato de paráfrases. Logo, me parece que uma das análises que se faz dele, de fato, não se realiza. O que podemos pensar, na minha opinião, é sobre de que modo o professor pode construir materiais didáticos a partir dessas affordances que o GPT e outras IAs oferecem, permitindo a agência e autoria. A questão do Pós-Mátodo me parece não caber na análise porque é o professor que define quais serão os "drills"a serem trabalhados e esse mix de procedimentos só se aplicam à execussão da proposta em sala de aula, por exemplo. De qualquer modo, achei fantástico vocês trazerem essa discussão para o evento. Vi nos comentários uma expressão bem interessante que dá o nome de uma ferramenta da Microsoft: copilot. Isso achei bacana, pensar nessas IAs como copilotos na autoria de materiais de ensino.

Grande abraço e sucesso!

229 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS - Autoria: Pedro Americo Rodrigues Santana; Ana Paula Luiz dos Santos Aires

por Nora Vaz de Mello -
Parabéns Pedro e Ana Paula. Gosto, também, de trabalhar com a Pedagogia do Pós-Método. É interessante como a teoria de Kumaravadivelo se aplica também ao ensino da dança ao utilizar os três pressupostos. Já fiz conexões com o material virtual live e ainda não fiz com a IA. Gostei da dica.

51 palavras