Olá, Jaqueline! Agradeço pelas considerações. Como o Pedro já disse, concordamos plenamente de que a IA é, como muitas outras ferramentas disponíveis atualmente, apenas mais uma possível ferramenta que PODE ajudar a prática pedagógica desde que usada com cautela e olhar crítico.
Em nossa experiência, por exemplo, vimos que o Chat GPT era bastante falho em muitas coisas, trazendo informações incorretas, ou atividades muito vagas. Em outros trabalhos do gênero, vi críticas similares com relação às falhas das IAs… por outro lado, achei que ajudaram na parte de “brainstorming” de muitas aulas, quando dávamos comandos mais completos.
Ainda, acho bastante difícil tentarmos “lutar contra” essas ferramentas, proibir ou ignorar a existência delas. É bem parecido com o caso do Google tradutor em aulas de inglês (já tive muita dor de cabeça com esse rs até que entendi que ele poderia ser uma ferramenta e os alunos deveriam aprender a usá-lo com cautela). Enfim, acredito que precisemos ter esse olhar para essas ferramentas, discuti-las com nossos alunos, independentemente do contexto educacional…