PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

Número de respostas: 39

PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível?

Autoria:

  • Bárbara Amaral da Silva;
  • Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco
  • Shirlene Ferreira Coelho

Modalidade:Artigo

Trilha: Produção Textual no Computador

Resumo:

A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade moderna com as máquinas que se propõem a simular a inteligência humana. Nesse contexto, a empresa de inteligência artificial Open AI lançou o ChatGPT, ferramenta capaz de conversar e de interagir com os usuários em tempo real, responder dúvidas,escrever e traduzir textos, dar exemplos, explicar conceitos, entre muitas outras possibilidades, a partir de simples comandos dados pelos usuários. Com este estudo, de abordagem qualitativa e denatureza aplicada, objetivou-se apresentar uma proposta de(re)escrita da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)a partir do ChatGPT, visando a desenvolver, em alunos do Ensino Médio, as competências exigidas para esse modelo de redação.Baseando-se em Silva e Mairink (2019) e em Figueiredo (2023),foram tecidas considerações sobre a Inteligência Artificial e o ChatGPT; a partir de Soares (2002) e de Coscarelli (2016; 2017),foram abordados a escrita no computador e o letramento digital; e a cartilha do estudante do ENEM (BRASIL, 2022) serve de base para abordar a redação em si. Apesar de estar envolvido em uma série de polêmicas desde o seu lançamento, o trabalho evidenciou o potencial educacional do ChatGPT e sua contribuição para o letramento digital dos estudantes. Se bem orientados, tanto os estudantes quanto as escolas podem incorporar mais essa Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) ao ensino.

Palavras-chave: inteligência artificial, ChatGPT, produção textual,redação do ENEM.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Bárbara Amaral Silva

286 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Jaqueline da Silva -
Olá, Bárbara, Ana Paula e Shirlene! Saudações acadêmicas!

Primeiro gostaria de parabenizá-las pelo excelente trabalho. Sou professora de Língua Portuguesa e considero a proposta super atual e apropriada para aulas de produção textual com turma do 2º e 3º anos de Ensino Médio.

Tenho algumas indagações:

-qual a motivação para elaboração da proposta pedagógica? Vocês são professoras do Ensino Médio?

-Já implementaram a proposta de reescrita com uso do ChatGPT com alguma turma ? Se, sim, como foi a experiência? Teve resultados vantajosos?

Um abraço!

85 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Luciano Dias de Sousa -
Boa tarde!
Acredito que o ChatGPT pode ser integrado nas salas de aula como um recurso adicional para os professores. Tirando partido desta tecnologia, os educadores podem criar aulas interativas, entretanto, temos que pensar que ainda existem muitas escolas e alunos que não possuem recursos tecnológicos para auxiliar no aprendizado.

50 palavras

Em resposta à Luciano Dias de Sousa

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Shirlene Ferreira Coelho -
Oi, Luciano!

Agradecemos o seu comentário!

Concordo com você. De fato, a realidade da educação brasileira não é homogênea, havendo várias limitações estruturais e materiais. Apesar disso, ainda acreditamos que os alunos devem ser apresentados às ferramemtas digitais (dentro das possibilidades que nos são permitidas), justamente para não corrermos o risco de excluírmos esses alunos socialmente. Não podemos nos esquecer que caminhamos para uma sociedade que recorre, cada vez mais, à internet e às novas tecnologias, em diferentes instâncias da sua rotina (para o acesso aos benefícios governamentais ou contas bancárias, inscrições em vagas de emprego, processos seletivos de universidades ou de concursos, compra de bens materiais, etc). Nosso papel, enquanto educadores, é tornar o conhecimento acessível e o uso das TDICs se insere nesse bojo.

Até mais,
Shirlene

129 palavras

Em resposta à Shirlene Ferreira Coelho

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Jaqueline da Silva -
Olá, Shirlene!

Sua consideração é muito importante!

Façamos o nosso trabalho de acordo com as condições que o contexto escolar nos oferece com foco em ofertar o conhecimento que seja libertador.

Abração!

32 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Ei, Jaqueline!

Com certeza, o importante é tentar fazer alguma coisa, usar a tecnologia de alguma forma, mesmo quando o contexto não é nada favorável! O chat gpt pode ser usado no celular também, a proposta só precisa ser um pouco adaptada!

Obrigada pelos comentários em nosso trabalho!

48 palavras

Em resposta à Luciano Dias de Sousa

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Olá, Luciano! Obrigada pelo seu comentário!

Certamente, os professores têm que pensar na realidade da escola e dos alunos quando criam uma proposta que abarca as tecnologias, mas, apesar das dificuldades, é importante esse esforço para que a exclusão digital não leve à exclusão social e vice-versa. Além disso, o aparelho mais usado para acessar a internet é o celular, por ser uma das tecnologias mais acessíveis. No caso da nossa proposta, ela poderia ser adaptada para o celular, os alunos não precisam necessariamente de um computador para acessar o chat gpt. Isso é bem adaptável.

96 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Jaqueline!

Muito obrigada pelo seu comentário!
Em relação aos seus questionamentos, nós pensamos em elaborar essa proposta por abordar uma ferramenta atual e polêmica. Apesar de ser polêmica, acreditamos que ela tem possibilidades pedagógicas importantes para o ensino de linguagens, a exemplo do que mostramos no artigo. Além disso, usar a ferramenta é um caminho para discutir, de forma crítica, com os alunos sobre os problemas que envolvem esse uso.

Uma das autoras do trabalho, a Ana Paula, é professora do Ensino Médio, e temos o interesse de aplicar essa atividade com as turmas para as quais ela leciona. Aí, sim, poderemos ver se o uso do chatgpt foi vantajoso ou não...

Eu sou pós-doutoranda na UFMG e sou profa. substituta na universidade também... estou pensando em elaborar atividades com o chatgpt com os alunos do ensino superior também, problematizar esse uso com esses alunos estudantes de licenciatura, afinal é uma questão que interessa a todos envolvidos no ensino.

Você é professora no Ensino Médio? Já tocou nesse assunto com os seus alunos?

Abraços

176 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Jaqueline da Silva -
Olá, Bárbara!

Grata pelo retorno! Que maravilha que vocês são professoras!

Sim, sou professora do Ensino Médio e já abordamos o assunto em sala de aula, mas não tivemos oportunidade de usar o aplicativo.

Há uma grande possibilidade de implementar a proposta em minhas aulas no próximo ano!

Abração!

49 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Jaqueline!

Fico muito feliz que tenha a intenção de usar a proposta na sua sala! No ciltec do ano que vem, volte para nos contar como foi sua experiência! Até lá já vamos ter aplicado nossa proposta também!!

Abraços,

41 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá, autoras! Sejam bem-vindas ao Ciltec 2023!
É um prazer imenso tê-las conosco apresentando uma pesquisa que aborda temas tão importantes para ser discutidos nos dias atuais. Parabéns!
Na perspectiva de vocês, de que maneira o ChatGPT pode ser integrado no ambiente educacional para auxiliar no processo de aprendizagem, e quais são os benefícios e desafios associados a essa utilização?

Forte abraço!

62 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Olá, Ranyelle. Obrigada por seu comentário.

Em nosso artigo buscamos justamente discutir essas questões! Propusemos uma prática para alunos do Ensino Médio, principalmente para aqueles que vão tentar o ENEM em breve e acreditamos que o chatgpt pode auxiliá-los a ter uma visão mais crítica sobre o próprio texto produzido. Na nossa proposta, os alunos deveriam avaliar uma redação no modelo do ENEM produzida pelo chatgpt. Assim, os alunos de tornam mais ativos em seus próprios processos de aprendizagem. Certamente, a atividade contribui para o letramento digital dos estudantes e para uma visão crítica a respeito das tecnologias, de modo geral, e do chatgpt de modo mais específico. Um grande desafio que a educação como um todo enfrenta agora é lidar com a Inteligência Artificial, a proposta pode conscientizar os alunos sobre os efeitos negativos do chatgpt. Com certeza, eles vão aprender a usar essa ferramenta de alguma maneira (ainda que aprendam a usar de forma antiética), mas, na sala de aula, a ideia é dar uma visão crítica sobre os usos adequados e inadequados da ferramenta.

Qual a sua visão sobre usar o chatgpt na sala de aula?

Abraços

190 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Alexsandro Rosa Soares -

“Os alunos devem, portanto, ser conscientizados não apenas sobre como utilizar, como também devem estar atentos para possíveis falhas de informação veiculadas na ferramenta”. (SILVA; FRANCO; COELHO, 2023, p. 6)

 Olá, autoras! Parabéns pelo trabalho de vocês. A proposta de vocês é interessante. 

Eu também atuo no ensino médio lecionando Língua Portuguesa e Literaturas, e sinto a necessidade de discussões acerca do aprimoramento da prática didático pedagógica por meio das diversas formas de tecnologia existentes.

Acredito que o ChatGPT seja uma ferramenta que pode auxiliar em um processo de pesquisa. Em contrapartida, enquanto mediadores do processo de aprendizagem é preciso que conscientizemos esses jovens a utilizá-lo de forma coerente.

Recentemente fiz essa experiência com os meus alunos e observamos que o ChatGPT ainda não contempla a coerência e coesão textual, bem como a estrutura formal de uma redação padrão ENEM, independente de comandos.

Concordo com vocês quando afirmam que “que o uso do ChatGPT pode contribuir em diferentes instâncias, seja no fato de auxiliar os alunos na ampliação de seu repertório sociocultural, seja na possibilidade de fazer com que eles reflitam sobre a própria escrita”. (SILVA; FRANCO; COELHO, 2023, p. 7)

Obrigado por compartilhar a pesquisa de vocês e sucesso! 

200 palavras

Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Shirlene Ferreira Coelho -
Olá, Alexsandro!

Agradecemos pela parabenização e por compartilhar a sua experiência de uso do ChatGPT conosco!

De fato, a IA ainda apresenta limitações e depende da atuação humana para resolver isso. Acredito que nosso papel, enquanto educadores, é orientar os alunos a esse respeito e tirar o melhor proveito das ferramentas digitais, sobrrtudo quando pensamos na conjutura atual, com a internet cada vez mais presente na vida em sociedade.

Até mais,
Shirlene

72 palavras

Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Alexsandro. Obrigada por compartilhar sua experiência!

Concordo totalmente com você quando fala que para usar o chat gpt como mediador da aprendizagem os alunos devem ser conscientizados! Na verdade, essa conscientização é importante quando falamos de qualquer tecnologia e não só do chat gpt.

46 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ana Paula Luiz dos Santos Aires -
Olá! Gostaria de parabenizar as autoras pelo trabalho. Ferramentas como o ChatGPT estão em ascenção e têm desempenhado um papel fundamental no avanço da interação humana com a tecnologia. Assim, alunos dos mais diversos âmbitos de ensino logo devem acabar se deparando com a ferramenta - isso se já não tiverem utilizado/conhecido.É crucial discutir e oferecer essa prática guiada, mais consciente e crítica, com a ferramenta, como proposto no trabalho de vocês.
Achei interessante como vocês propuseram o olhar para a ferramenta. Gosto de atividades em que os alunos tenham a oportunidade de voltar um olhar mais crítico para coisas que são comumente usadas por nós e pouco questionadas. Também vi em alguns comentários abaixo que vocês ainda pretendem implementar essa proposta e espero encontrar por aí (quiçá em outro evento como este) os frutos dessa experiência!
Por fim, gostaria de deixar uma pergunta para vocês. Na conclusão, vocês afirmam que "o uso do ChatGPT pode contribuir em diferentes instâncias, seja no fato de auxiliar os alunos na ampliação de seu repertório sociocultural, seja na possibilidade de fazer com que eles reflitam sobre a própria escrita" (p. 7). Vocês poderiam falar um pouco mais sobre de que maneiras a ferramenta pode auxiliar na ampliação do repertório sociocultural dos alunos?

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!

215 palavras

Em resposta à Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Ei, Ana Paula, tudo bem?

Muito obrigada pela leitura cuidadosa de nosso trabalho e de suas ótimas considerações! De fato, não é possível, hoje, lecionar com efetividade e atingindo todos os nossos alunos sem nos valermos das tecnologias à nossa disposição. O mundo virtualizado é uma ponte frutífera que nos faz conectar com os estudantes da era moderna.

Seu questionamento é ótimo! De fato, ao solicitarmos uma redação padrão Enem no ChatGPT, ele não acionará, tal como exige a prova de Redação do Enem, a inserção dos repertórios socioculturais e suas relações com o ponto de vista ansiado pelo sujeito-autor, que culminará em uma argumentação efetiva e persuasiva. Com isso, o aluno terá de manipular as orientações no chat de modo alcançar os repertórios desejados, o que fará com que ele tenha de ler vários deles (no Chat e fora dele, ao pesquisá-los para além da ferramenta, embora ela sirva de pontapé) e, por isso, irá apreendê-los. Dessa forma, o aparato de repertórios socioculturais dele seria, aos poucos, ampliado.

Espero ter esclarecido!

Atenciosamente,

Ana Paula Cordeiro

176 palavras

Em resposta à Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ana Paula Luiz dos Santos Aires -
Olá! Agradeço pela resposta.

Compreendo perfeitamente e concordo plenamente com o argumento de vocês. Fiquei tentada a experimentar a proposta de vocês com diferentes gêneros também, rs.

Mais uma vez, parabéns!

31 palavras

Em resposta à Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Ana,

caso aplique a ideia, nos conte como foi! Adoraríamos saber... E sim, podemos aplicar com outros gêneros também, por que não? Nossos e-mails estão no artigo!

Abração!

28 palavras

Em resposta à Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Ótima ideia!!! Com certeza a proposta pode ser adaptada e ampliada para outros gêneros.

Obrigada pelos comentários em nosso trabalho.

Abraços

21 palavras

Em resposta à Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Ana Paula! Obrigada por seu comentário!

Vejo muitas pessoas criticando o chat gpt por motivos infinitos... penso como você, os alunos vão aprender a usar o chat gpt de qualquer forma. Trazer ele para a sala de aula é importante para fazer o aluno refletir de forma crítica sobre a ferramenta. Ignorá-la, a meu ver, seria a pior opção.

61 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Gérson Bruno Forgiarini de Quadros -
Olá! Saudações!

Inicialmente gostaria de elogiar a escolha do tema e destacar a sua relevância. Em segundo lugar, gostaria de sugerir ou propor uma reflexão sobre o desenvolvimento ou planejamento de uma sequência didática mais detalhada. Digo isso, porque preliminarmente fiquei curioso sobre os "prompts de comando"usados. Parece-me pertinente que haja neste estudo uma sequência pré-determinada, uma vez que o GPT foi desenvolvido para atender diferentes comandos. Na sequência, seria interessante uma demosntração de pelo menos um resultado e apresentar uma análise que nos ajude a compreender o modo de funcionamento da ferramenta e estabelecer uma conexão didático-pedagógica. Creio que realizando essas delimitações vocês possuem um grande nicho de investigação, bem como refinar a aplicação da estratégias de leitura e escrita com apoio no GPT.

Parabéns pela pesquisa e desejo-lhes muito sucesso!

132 palavras

Em resposta à Gérson Bruno Forgiarini de Quadros

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Olá, Gérson, bom dia!

Agradecemos a leitura de nosso trabalho e as considerações tão pertinentes sobre nossa escolha!

Você tem toda razão! A nossa ideia inicial era, de fato, a elaboração de uma sequência didática, contudo, em virtude do tamanho do artigo exigido no evento, não foi possível aplicar todas as aspirações, antes minuciosamente planejadas para um sequência. Com isso, tivemos de ser sucintas, o que promove, de alguma forma, uma perda de profundidade explicativa, não é mesmo? Pensando agora, podemos ampliar este artigo e reproduzi-lo a partir da perspectiva da sequência didática, retomando os nosso rascunhos primeiros! Obrigada!

Sobre a aplicação, sim, nós a faremos! Aliás, estamos muito ansiosas para isso! A ideia é darmos continuidade a esse trabalho, já que o uso da
ferramenta está em voga e nossos alunos ávidos por sua aplicação! Esperamos, em breve, efetivar essa atividade, colher bons frutos dela e compartilhar por aqui os resultados com vocês! Quem sabe no próximo evento...

Atenciosamente,

Ana Paula Cordeiro

163 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Olá, colegas. Parabéns pelo trabalho!
Que pesquisa necessária e atual!!
Penso que inserir as IAs no processo de ensino e aprendizagem é tão significativo para aproximar os jovens do objeto de conhecimento, ainda mais se tratando do ENEM.
Gostaria de saber se vocês já implementaram a proposta em alguma turma. Se sim, obtiveram resultados positivos?

55 palavras

Em resposta à Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Olá, Maria Eduarda! Obrigada por comentar o nosso trabalho!

AINDA não implementamos a ideia, mas isso será feito em breve. Chegaremos, então, em resultados concretos sobre o uso do chat gpt para a prática da redação do ENEM.

38 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Tânia Beatriz Da Silva Oliveira -
Quero parabenizá-las pelo tema! Polêmico e necessário, já que como vimos ontem nas conferências ao vivo: a educação precisa de propostas de discussão que atravessem os desafios da era digital. Quanto mais estudamos e conhecemos acerca de temas como este, mais chances teremos de oportunizar uma educação em contextos reais aos quais a sociedade está inserida.

56 palavras

Em resposta à Tânia Beatriz Da Silva Oliveira

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Tânia!

Com certeza é um tema polêmico, assim como a inserção de qualquer tecnologia também foi/é polêmica.... as pessoas têm uma resistência grande com o que é novo e com o que elas não dominam. Mas concordo com você, temos que estudar e pensar em usos proveitosos para todas as tecnologias que estão ao nosso alcance e que podem contribuir para o ensino.

65 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Jaqueline da Silva -
Oi, Bárbara!!

Nossos alunos do Ensino Médio adoram uma polêmica (rsrrsrsr) e levar essa temática é algo mais que necessário.

Mais uma vez, parabéns!

24 palavras

Em resposta à Tânia Beatriz Da Silva Oliveira

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Shirlene Ferreira Coelho -
Olá, Tânia!

Obrigada pelas palavras! Acredito que o caminho seja esse mesmo: de oportunizar para todos os nossos alunos o acesso às tecnologias digitais. Elas já fazem parte da nossa rotina e a boa orientação e usufruto desses recursos é algo que pode ser explorado em sala, promovendo o letramento digital dos discentes.

Até mais,
Shirlene

56 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Filipe Emanuel da Silva Henriques -
Olá, Bárbara, Ana Paula e Shirlene. Tudo bem com vocês? Saudações acadêmicas.
Que trabalho interessantíssimo e muito pertinente! Parabéns pelo belíssimo texto escrito e pelos resultados obtidos com a pesquisa. Certamente, este estudo contribuirá muito para o letramento digital e, mais ainda, para o ensino de Língua Portuguesa.

Cordialmente,
Filipe.

50 palavras

Em resposta à Filipe Emanuel da Silva Henriques

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Bárbara Amaral Silva -
Obrigada pelo comentário, Filipe!

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos -
Minhas saudações, Bárbara, Ana Paula e Shirlene!

Meus parabéns pelo texto e pela relevância da temática. De fato, o Chat GPT têm gerado muitas polêmicas desde sua implementação e muitos são os desafios que enfrentamos em sala de aula. É importante mesmo o pensar acerca dessa inserção na sala de aula ao invés de apenas banir ou punir os estudantes pelo uso, precisamos pensar maneiras outras do uso das IA's em benefício a educação, uma vez que acredito que seu desenvolvimento não para por aqui. Abraços!

86 palavras

Em resposta à Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Olá, Ione, tudo bem?

Agrademos sua leitura e seus comentários!

Exatamente! Tudo o que é novo, obviamente, gera polêmica, receio. Contudo, a educação, que já é um processo engessado em todas as instâncias escolares de nosso país, precisa caminhar paralelamente às vertentes que podem impulsioná-la, e acreditamos muito que a IA pode ser uma delas. Com nosso bom senso docente e cuidado pedagógico, certamente somos capazes de extrair o melhor das múltiplas ferramentas tecnológicas à nossa disposição!

Vamos caminhando, testando!

Atenciosamente,

Ana Paula Cordeiro

84 palavras

Em resposta à Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Jaqueline da Silva -
Oi, Ana Paula!

Senti-me sensivelmente tocada por seu comentário, especificamente no trecho relacionado ao "bom senso docente e cuidado pedagógico".

Sigamos sempre em frente fazendo nosso melhor!

Abraços,

Jaqueline Dias

30 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Oi, Jaqueline!

Rsrs! Que bom que consegui te atingir! Mas, de fato, é nosso olhar crítico que fará com que usemos a ferramenta a nosso favor, não é mesmo?

Sigamos...

Abração!

Ana Paula Cordeiro

34 palavras

Em resposta à Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Shirlene Ferreira Coelho -
Olá, Ione!

Obrigada pelas felicitações! Você mencionou algo super importante e que se alinha com a nossa proposta: em vez de impedir, por que não utilizarmos as tecnologias digitais e, sobretudo, o ChatGPT a nosso favor? Entendo que muitos profissionais podem se sentir inseguros ou mesmo refutar o uso dessa ferramenta, justamente pelos conceitos divulgados a esse respeito, mas nós podemos (e devemos) buscar por soluções para se evitar o mal uso.

Até mais,
Shirlene

75 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Mario Marcos Lopes -
Olá autores.
Li recentemente um trabalho que apontava uma experiência no 3ª série do Ensino Médio, com a discussão da atuação do Chat GPT na resolução d prova do Enem de 2022. Neste trabalho a autora aponta que "é importante perceber que toda tecnologia voltada ao desenvolvimento do conhecimento deve estar na escola, deve ser material de trabalho dos alunos e professores. Trata-se de um aliado, já presente entre nós, queiramos ou não. Rejeitá-lo significa não propiciar ao aluno trilhar esses novos caminhos com consistência, pertinência, ética e responsabilidade". Vocês concordam com a afirmação?
Obrigado
Mario

96 palavras

Em resposta à Mario Marcos Lopes

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Shirlene Ferreira Coelho -
Olá, Mario!

Agradecemos o seu relato!
Concordo com a autora. Inevitavelmente, os alunos terão acesso a essas ferramentas digitais e cabe a nós fazermos o melhor proveito disso. Um uso mais ativo e consciente do ChatGPT, por exemplo, é uma boa saida para de evitar que os alunos a utilizem de maneira inadequada. Ensinar os nossos alunos sobre como usufruir dessas ferramentas é facilitar o letramento digital. Ainda que os jovens já tenham nascido nessa nova era, isso não quer dizer que eles saibam usá-la com eficiência; recorrer às diferentes TDICs em sala e potencializar seu uso é fundamemtal na promoção do letramento dos discentes.

Até mais,
Shirlene

108 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Nora Vaz de Mello -
Parabéns pelo trabalho! A IA veio para ficar... Hoje é uma novidade mas, e o futuro? Vamos ter de esperar para ver.

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Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível? - Autoria: Bárbara Amaral da Silva; Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Shirlene Ferreira Coelho

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Olá, Nora!

No futuro, haverá outras novidades, rs, e nos apropriaremos de todas elas! O processo é natural, muita coisa chegando, muita coisa ficando, muita coisa saindo, e nós professores nos adaptando a todas elas!

Atenciosamente,

Ana Paula Cordeiro

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