PRÁTICA DE (RE)ESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM A PARTIR DO CHATGPT: uma proposta possível?
Autoria:
- Bárbara Amaral da Silva;
- Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco
- Shirlene Ferreira Coelho
Modalidade:Artigo
Trilha: Produção Textual no Computador
Resumo:
A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade moderna com as máquinas que se propõem a simular a inteligência humana. Nesse contexto, a empresa de inteligência artificial Open AI lançou o ChatGPT, ferramenta capaz de conversar e de interagir com os usuários em tempo real, responder dúvidas,escrever e traduzir textos, dar exemplos, explicar conceitos, entre muitas outras possibilidades, a partir de simples comandos dados pelos usuários. Com este estudo, de abordagem qualitativa e denatureza aplicada, objetivou-se apresentar uma proposta de(re)escrita da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)a partir do ChatGPT, visando a desenvolver, em alunos do Ensino Médio, as competências exigidas para esse modelo de redação.Baseando-se em Silva e Mairink (2019) e em Figueiredo (2023),foram tecidas considerações sobre a Inteligência Artificial e o ChatGPT; a partir de Soares (2002) e de Coscarelli (2016; 2017),foram abordados a escrita no computador e o letramento digital; e a cartilha do estudante do ENEM (BRASIL, 2022) serve de base para abordar a redação em si. Apesar de estar envolvido em uma série de polêmicas desde o seu lançamento, o trabalho evidenciou o potencial educacional do ChatGPT e sua contribuição para o letramento digital dos estudantes. Se bem orientados, tanto os estudantes quanto as escolas podem incorporar mais essa Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) ao ensino.
Palavras-chave: inteligência artificial, ChatGPT, produção textual,redação do ENEM.
Leia o trabalho completo aqui.
Coordenação de Mesa:
- Bárbara Amaral Silva