Visão única

Título:

DESAFIO #AJOGADA: UM PROJETO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CONTEXTOS RURAIS

Autores: Crislaine Junqueira Silva Aguiar
Resumo:

Apresenta-se um projeto de formação continuada para professores de inglês da EJA em contextos rurais, moderado pela técnica #ajogada, sobre REAs, Gamificação e TICs educacionais. No projeto, propõe-se explorar esses conceitos para a elaboração e aplicação de sequências didáticas sobre as quais os participantes farão uma reflexão da prática através de relatos de experiência. Assim, este trabalho buscou apresentar brevemente o conteúdo da formação pretendida e a ideia do projeto.

Palavras-chave: Formação Continuada de professores de LI, REAs, Gamificação, TICs educacionais, Sequencia Didática, Relatos de Experiência.

   
Anexos:

 

 

ANEXO 1

 #ajogada:

#ajogada Projeto de formação continuada para professores de inglês que atuam na EJA em contextos rurais

 

META: Promover a formação continuada de professores de LI atuantes na EJA em contextos rurais,

DESEJO: Fazer com que os Professores participantes possam explorar mais e melhor os recursos, ainda que precários, que seus contextos escolares oferecem para o ensino de Inglês na EJA.

CIRCUNSTÂNCIA: Formação continuada dos Professores envolvidos;

Produção de dados para a pesquisa;

DESAFIO: Engajar os Professores de LI da EJA, que atuam em contextos rurais (precários de recursos tecnológicos), numa formação continuada que aborda REAs, Gamificação e TICs educacionais e fazê-los aplicar o aprendizado da formação em suas aulas de inglês através da elaboração e execução de sequências didáticas que viabilize o processo de ensino de acordo com os recursos que estiverem ao alcance.

 

I PROGRAMAÇÃO - Intenção

            OBJETIVOS

Envolver os Professores de LI da EJA que estão inseridos nos contextos rurais de Caetité – Bahia, em um curso de formação continuada, na modalidade semipresencial, sobre REAs, Gamificação e TICs educacionais.

           

ESTRATÉGIAS

Apresentar a proposta aos professores;

Convidá-los a participar do projeto;

Demonstrar os benefícios do uso dos REAs, Gamificação e TICs educacionais;

Garantir certificação de participação, para que os professores possam utilizá-la como títulos junto às secretarias de educação as quais estiverem vinculados.

 

II PREPARAÇÃO – Causa

            MÉTODOS

·         Visitar as escolas que recebem os campesinos de Caetité-BA;

·         Procurar conhecer os professores que trabalham com o ensino de inglês na EJA;

·         Convidar os professores apresentando a proposta do curso, os benefícios do uso dos REAs, Gamificação e TICs educacionais, e ainda apresentar a pesquisa que será feita com os relatos de experiência;

·         Cadastrar os professores interessados, coletar informações acerca da formação acadêmica, atuação profissional e experiência docente;

·         Colher relatos de experiência docente das vivencias desses professores até aquele dia – o relato será gravado;

·         Através de aulas expositivas, em vídeo e presencialmente, introduzir os conceitos de: REAs, Gamificação, TICs educacionais e sequências didáticas.

·         Envolver os professores na elaboração de uma sequência didática, baseado na #ajogada, que eles mesmos devem elaborar pensando nas turmas onde atuam;

·         Fazê-los aplicar essa sequência, anotando as reações dos alunos durante a execução e os resultados obtidos;

·         Colher, após término do curso e aplicação dos projetos, os relatos de experiência da aplicação das sequências didáticas por eles elaboradas e aplicadas – o relato será gravado;

·         Catalogar os relatos de maneira que forme um banco de dados para a pesquisa.

           

 

RECURSOS

·         Ambiente para encontro (sala de aula, laboratório de informática, sala de planejamento);

·         Computadores com acesso à internet;

·         Plataforma para EaD;

·         Vídeo aulas e textos sobre conceitos REAs, Gamificação, TICs educacionais e sequencias didáticas;

·         Recurso para impressões, xerox e material de escritório;

·         Certificados de participação com legitimação do POSLIN/FALE/UFMG;

·         Câmera e microfone para gravação dos relatos;

·         Serviços técnico de operação de câmera, microfone e edição de vídeo;

·         Estagiário(s) para auxílio das atividades administrativas e didáticas do curso.

 

III AÇÃO –

TECNICAS

Conhecimentos de REAs, Gamificação, TICs esducacionais e sequência didática;

Elaboração da sequência didática;

Aplicação das sequencias;

Avaliação dos resultados;

JOGADORES

Pesquisadora;

Orientadora da Pesquisa e Co-orientadores (se for o caso);

Professores participantes (Atuantes na EJA em contextos rurais).

 

IV CONTEMPLAÇÃO – EFEITO

            PRODUTOS

Sequências didáticas

Relatos de experiência (antes e depois)

            PONTUAÇÃO

Pela participação, certificação;

Pela aplicação da sequência, troféu de reconhecimento;

Pela obtenção dos objetivos propostos na sequência didática, medalha de honra ao mérito.

 

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Linguística
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2): Maíra Ferreira Sant'Ana
Mesa (3): Eliane Apolinário Vieira Avelar

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo Crislaine Silva UEADSL2018_2 Segunda versão.pdf
Versão revisada: Documento PDF Artigo Crislaine Silva UEADSL2018_2 Versão Final.pdf

 Slides:

Código: 484 Grupo: Ana-p-11

Avaliações: Documento PDF M2-DesafioAjogadaReas,Gamificação.pdf Documento PDF Crislaine Junqueira Aguiar Silva.pdf Documento PDF M3-DesafioAjogadaReas,Gamificação.pdf

Aprovado

CJ Adicionado em segunda, 5 nov 2018, 23:26 Modificado em terça, 20 nov 2018, 00:41