Título:
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O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
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Autores: |
Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges |
Resumo: |
Este artigo é um recorte da minha pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar e compreender as representações sociais que orientam os entendimentos e ações avaliativas dos professores que atuam na Educação Básica. O aporte norteador da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais concebida por Serge Moscovici. É um estudo de natureza qualitativa e apresentamos aqui análise dos dados que foram organizados e analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre. De acordo com nossas análises evidenciou-se que a maioria dos professores tem uma concepção formativa de avaliação da aprendizagem, embora ainda existam resquícios da concepção em que mais se valorizam os resultados de provas e testes do que os processos avaliativos cotidianos. Por fim, essa pesquisa foi importante, pois acreditamos que a avaliação caminha numa perspectiva crítica e emancipatória alicerçada em novos elementos avaliativos, voltados para o ensino e aprendizagem dos alunos. |
Links e informações complementares |
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Área do Conhecimento: |
Ciências Humanas |
Campo de pesquisa ou Curso:
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Educação
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Instituição: |
Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG |
Palavras-Chave: |
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Mesa (1): |
Debates sobre questões atuais em educação e ensino |
Mesa (2): |
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Mesa (3): |
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LEIA Artigo Completo em PDF: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.docx Versão revisada: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM .pdf
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Slides: Apresentação slides.pptx
Aprovado
VC Veronica Cunha Barcellos Adicionado em quinta, 25 fev 2021, 16:34 Modificado em segunda, 15 mar 2021, 15:12
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