Visão única

Título:

O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges
Resumo:

Este artigo é um recorte da minha pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar e compreender as representações sociais que orientam os entendimentos e ações avaliativas dos professores que atuam na Educação Básica. O aporte norteador da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais concebida por Serge Moscovici. É um estudo de natureza qualitativa e apresentamos aqui análise dos dados que foram organizados e analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre. De acordo com nossas análises evidenciou-se que a maioria dos professores tem uma concepção formativa de avaliação da aprendizagem, embora ainda existam resquícios da concepção em que mais se valorizam os resultados de provas e testes do que os processos avaliativos cotidianos. Por fim, essa pesquisa foi importante, pois acreditamos que a avaliação caminha numa perspectiva crítica e emancipatória alicerçada em novos elementos avaliativos, voltados para o ensino e aprendizagem dos alunos.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG
Palavras-Chave:
Mesa (1):  Debates sobre questões atuais em educação e ensino
Mesa (2):
Mesa (3):

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Versão revisada: Documento PDF O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM .pdf

 Slides: Apresentação Powerpoint 2007 Apresentação slides.pptx

 

Aprovado

VC Veronica Cunha Barcellos Adicionado em quinta, 25 fev 2021, 16:34 Modificado em segunda, 15 mar 2021, 15:12





 


Avaliação 1


Avaliação 2


Avaliação 3

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