Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

Número de respostas: 26

Cultura Maker e Educação a Distância

Aproximações

Autores

  • Cristina Gonçalves Ferreira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lúcia da Salvo Oliveira
  • Alana Gonçalves Nunes

Palavras-chave:

maker, educação, distância, cultura

Resumo

Este trabalho aborda a relação entre a Cultura Maker e a Educação a Distância em busca de responder de que maneira a EaD pode ajudar na divulgação da CM e como esta última pode contribuir para a produção de cursos na EaD. Para isso, realizamos levantamento bibliográfico de estudos que analisam essa aproximação. Concluímos que tanto a modalidade e a metodologia ativa tem o potencial de se ajudarem mutuamente.

PDF: leia aqui o texto completo

Coordenadores de mesa

  • professor Cristina de Souza
  • Mesa: Jennifer Celeste

Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Ana Carolina Correia Almeida -
Olá, autoras!
O artigo apresenta uma contribuição relevante ao discutir a intersecção entre a Cultura Maker e a Educação a Distância, tema ainda pouco explorado na literatura acadêmica. A proposta de investigar como essas duas abordagens podem se fortalecer mutuamente é pertinente, especialmente diante dos desafios contemporâneos de inovação na prática pedagógica digital.
Parabéns pelo tema instigante e pela articulação inicial entre dois campos que, se bem conectados, podem ampliar significativamente as possibilidades de ensino-aprendizagem.
Um abraço.
Ana Carolina Correia Almeida
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá, Ana,
agradecemos pelo comentário! Esperamos que este estudo possa ser ampliado por meio de ofertas-teste de cursos EaD nos quais possamos aplicar as metodologias da CM elencadas.
Abraço,
Cristina Souza
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Boa tarde a todos.

Aqui é a Jennifer. Atuarei como mediadora dos debates relacionados a esta comunicação.

Aproveito para lhes desejar um excelente evento, repleto de experiências incríveis!

Abraços.

Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Parabéns aos autores pelo trabalho! A proposta de articular a Cultura Maker com a Educação a Distância é muito interessante e traz uma discussão importante sobre possibilidades de inovação no ensino. É muito bom perceber como essas duas abordagens podem se conectar, trazendo mais protagonismo e mão na massa para os cursos a distância.
É importante pensarmos de que maneira essas estratégias podem tornar os princípios da Cultura Maker mais presentes nos cursos EaD que conhecemos ou vivenciamos. Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Fernanda Lorenza Pinto -
Achei esse artigo muito interessante porque ele trata de duas coisas que estão super em alta: a Cultura Maker e a EaD. Me chamou atenção o curso híbrido com laboratório maker. Claro que tem desafios, como falta de recursos e formação dos professores, mas dá pra ver que há um caminho possível e bem promissor.
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá, Márcia e Fernanda,
agradecemos pelos comentários! Acreditamos que a aplicação das metodologias ativas na EaD é um caminho promissor para tornar a modalidade ainda mais atraente para os alunos.
Abraço,
Cristina S.
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Cristina, agradeço pelo retorno! Concordo com você, as metodologias ativas têm grande potencial para engajar os estudantes na EaD, promovendo uma aprendizagem mais participativa e significativa. Que bom ver esse movimento ganhando força! Abraço!
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Adalgimar Gomes Gonçalves -
Cristina, Lúcia e Alana,
O trabalho, aqui apresentado por vocês, é de fundamental importância, principalmente para se entender o que é a Cultura Maker. Apesar do limitado número de páginas, vocês conseguiram abordar, a contento, as origens do Movimento Maker, enfatizar o construtivismo e apontar o meio cultural como fator de relevância. Oportuno também ressaltar que a Cultura Maker, conforme se verifica no artigo em questão, considera o protagonismo, a independência e a autonomia dos sujeitos, possibilitando uma aprendizagem significativa. Aprendizagem que pode ser ampliada em intelocução com as experiências e os recursos da Educação a Distância. Parabéns pela extraordinária contribuição!
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Marco Thulio Alves Maciel -
Excelente trabalho! Gostei especialmente de como vocês identificam a escassez de pesquisas que integrem Cultura Maker e EaD e, mesmo assim, mapeiam benefícios concretos — como a promoção do “aprender fazendo” em cursos híbridos — ao lado dos desafios de adaptação docente e infraestrutura.
Fiquei curioso: nas ofertas-teste que sugerem para pesquisas futuras, quais indicadores de aprendizagem (por exemplo, engajamento, retenção ou produção de protótipos) vocês consideram mais relevantes para comprovar a efetividade dessa integração?
Em resposta à Marco Thulio Alves Maciel

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá, Marco!
Obrigada pela comentário. Ainda não avaliamos com calma quais indicadores considerar. Mas destes listados por você aqueles que podem ser quantificados por meio de ferramentas do Moodle, como retenção, trazem um pouco mais de facilitadade. Mas certamente precisaremos discutir esses novos passos.
Abraço,
Cristina Souza
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Ana Luiza Marcos Romualdo -

Olá, parabéns pelo trabalho e construção da escrita, eu adorei. O artigo apresenta uma análise interessante sobre a interação entre a Cultura Maker e a Educação a Distância, destacando como ambas podem se fortalecer reciprocamente. A proposta de unir metodologias ativas com a EaD reforça caminhos inovadores para tornar o ensino mais prático, colaborativo e envolvente.

Quais seriam os principais desafios para implementar práticas da Cultura Maker em ambientes virtuais de aprendizagem?


Em resposta à Ana Luiza Marcos Romualdo

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá, Ana Luiza,
o principal desafio que se apresenta à introdução da cultura maker nos ambientes virtuais, na minha avaliação, está relacionado à prática. Será necessário propor ações que permitam ao cursista vivenciar a prática da cultura maker de forma satisfatória, considerando que esse momento precisa ser registrado e apresentado no ambiente virtual para ser avaliado como atividade.
Será preciso considerar as realidades desses cursistas e as possibilidades que o AVA apresenta, dentre outros critérios.
Abraço,
Cristina Souza
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Boa noite a todos.

Estou adorando acompanhar as discussões e as interações de vocês. Este é o espírito do evento!

Abraços.
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Alessandra Alves Oliveira de Melo -
Achei a temática do artigo muito interessante. Eu ainda não conhecia o termo “Cultura Maker” e considerei a abordagem proposta bastante pertinente, uma vez que procura explorar a relação desse conceito com a EAD como forma de enriquecer as práticas educacionais. Excelente trabalho!
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Lúcia de Salvo Oliveira -
Olá, pessoal!
Agradecemos pela atenção ao nosso trabalho. Esperamos que a leitura seja proveitosa e desperte reflexões importantes.
Abraços,
Lúcia de Salvo
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Isadora Baroni Santos -
Achei o artigo super interessante! A proposta de integrar a Cultura Maker à Educação a Distância tem tudo a ver com os desafios da aprendizagem atual. Gostei da ideia de usar ferramentas digitais para promover o “aprender fazendo”, mesmo fora de um laboratório físico. As sugestões de atividades práticas e colaborativas foram bem pensadas e aplicáveis. Fiquei curiosa para ver como isso funcionaria na prática com alunos de diferentes perfis.
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Ramiro Oliveira -
Olá, participantes.
Gostei bastante do artigo, especialmente por apontar como a cultura maker pode ser um importante instrumento de aprendizagem ativa em cursos EaD. A experiência de um curso híbrido relatada em uma das indicações bibliográficas trabalhadas no artigo me pareceu bastante interessante e promissora.
Abraços,
Ramiro.
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Parabéns pelo trabalho de vocês! Achei a escolha do assunto muito interessante, especialmente por trazer essa versão menos conhecida e mais crítica. A análise de vocês ajudou a enxergar o texto por uma nova perspectiva
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Thiago Henrique -
Boa tarde a todos!

Parabéns às autoras pelo artigo instigante, que traz uma reflexão importante sobre como a Cultura Maker pode dialogar com a Educação a Distância. A proposta de integrar o "aprender fazendo" aos cursos EaD é especialmente relevante em um contexto em que buscamos metodologias mais ativas e engajadoras.

Concordo com os colegas que destacaram o potencial dessa aproximação, como o Marco Thulio, ao mencionar o "aprender fazendo" em cursos híbridos, e a Ana Luiza, ao questionar os desafios de implementação. Acredito que um dos pontos-chave seja justamente como adaptar práticas maker — muitas vezes associadas a espaços físicos e materiais concretos — para ambientes virtuais, mantendo sua essência colaborativa e mão na massa.

A sugestão das autoras sobre "ofertas-teste" para experimentação me parece um caminho promissor. Fiquei pensando: como poderíamos utilizar ferramentas digitais acessíveis (como simulações, plataformas de prototipagem ou até mesmo materiais do cotidiano dos alunos) para criar experiências maker significativas na EaD? E como avaliar não apenas resultados, mas processos criativos e colaborativos nesse contexto?

Por fim, destaco a importância da formação docente, já mencionada por outros participantes, pois a mediação em atividades maker a distância exigirá novas competências pedagógicas e tecnológicas.

Parabéns novamente pelo trabalho e pela riqueza das discussões!

Atenciosamente,
Thiago
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Julia Dornelas Moura -
Cristina, Lúcia e Alana,
ótimo trabalho o de vocês! Assim como outros colegas, eu não tinha tanto conhecimento do que era a Cultura Maker antes de ler o artigo. Gostei muito de unir o nome à coisa agora, finalmente entendendo melhor sobre o assunto. Achei mega fundamental a importância dessa prática e também gostei que vocês citaram a possibilidade de utilização de espaços presenciais na proposta! Realmente faz a diferença. Parabéns pela escrita! Abraço.
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Julia Dornelas Moura -
Cristina, Lúcia e Alana,
ótimo trabalho o de vocês! Assim como outros colegas, eu não tinha tanto conhecimento do que era a Cultura Maker antes de ler o artigo. Gostei muito de unir o nome à coisa agora, finalmente entendendo melhor sobre o assunto. Achei mega fundamental a importância dessa prática e também gostei que vocês citaram a possibilidade de utilização de espaços presenciais na proposta! Realmente faz a diferença. Parabéns pela escrita! Abraço.
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Boa noite a todos.

Mais um agradável dia de evento, repleto de possibilidades de aprendizado! Sintam-se à vontade para estabelecer diálogos e realizar questionamentos aos autores do artigo. Todas as contribuições são bem-vindas.

Abraços.
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Pollyanny Junia Brandao -
Achei o artigo extremamente pertinente e bem construído ao abordar a relação entre a Cultura Maker e a Educação a Distância. Foi interessante ver como vocês exploram os benefícios mútuos dessa aproximação, destacando o potencial da EaD para divulgar a Cultura Maker e como esta pode enriquecer a produção de cursos a distância com metodologias ativas. Parabéns pelo texto e contribuição ao evento!

Abraços,
Pollyanny Júnia Brandão
(Coautora do artigo “Cinema e TV”)
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Sofia Lommez -
Durante a pesquisa, vocês encontraram alguma dificuldade em mensurar os impactos sociais dos IFs nas comunidades?
Excelente trabalho!
Em resposta à Primeiro post

Re: Cultura maker e educação a distância Autores: Cristina Gonçalves, Lúcia Oliveira, Alana Nunes

por Sofia Lommez -
O trabalho chama atenção pela abordagem ampla e bem fundamentada sobre o impacto dos Institutos Federais no interior do Brasil. A conexão entre educação, desenvolvimento econômico e inovação social foi muito bem explorada, mostrando como os IFs vão além da formação técnica e realmente transformam as comunidades onde estão inseridos. Um excelente exemplo de pesquisa com relevância social.