O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

Número de respostas: 10

O IMPRESSIONISMO NA MÚSICA DE CONCERTO

EXPRESSIVIDADE E AUTENTICIDADE

Autores

  • Giovanna Lucíllia Braga de Paula

Palavras-chave:

Impressionismo, Música de Concerto, Claude Debussy, Harmonia, Cor Sonora, Inovação.

Resumo

O presente artigo analisa o Impressionismo musical, movimento estético que emergiu na França no final do século XIX em reação às exacerbações do Romantismo. Partindo de um paralelo com o Impressionismo nas artes visuais, a pesquisa detalha como compositores, como Claude Debussy e Maurice Ravel, buscaram uma nova forma de expressão focada em evocar atmosferas, sensações e impressões subjetivas. A análise demonstra que a principal ruptura do movimento se deu por meio de inovações na harmonia, com o uso de escalas exóticas, acordes estendidos e paralelismos, e pela valorização do timbre — a "cor sonora" — em detrimento da melodia tradicionalmente delineada. Aborda-se ainda a contribuição de outros compositores relevantes como Gabriel Fauré e Lili Boulanger, além da manifestação de traços pré-impressionistas no Brasil. Conclui-se que o Impressionismo representou uma transformação fundamental na linguagem musical, valorizando a liberdade formal e a exploração sonora, estabelecendo assim as bases para a música moderna do século XX.

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Coordenadores de mesa: 

  • professor Ana Matte
  • Mesa: Ana Maia

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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Ana Alzira Maia Machado Cavalcante -
Olá, pessoal!
Agora começa mais um Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. O evento vai até a quinta-feira, dia 26 de junho, que é o prazo final para as participações. Nessa página, debateremos sobre o trabalho “O impressionismo na música de concerto: Expressividade e autenticidade”. Estou à disposição para tirar dúvidas e sanar problemas. Desejo a todos um ótimo evento!

Atenciosamente,
Ana Alzira Maia
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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Ana Alzira Maia Machado Cavalcante -
Olá!
No seu texto, você fala sobre a questão do impressionismo na música de concerto ter rompido com a tradição, trazendo, por exemplo, a presença de signos que anteriormente não eram vistos em partituras. É possível ver influências desse movimento na música atual? De que formas?
Parabéns pelo trabalho!

Atenciosamente,
Ana Alzira Maia
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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Ana Cristina Fricke Matte -
Giovanna,
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fizeram, não ficando restritos à minha avaliação.
Que parte da construção desse artigo sobre o impressionismo na música de concerto mais a animou em relação ao tema abordado?
Um ótimo evento!
Ana
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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Nayara Ariel Mendes de Aguiar -
Parabéns pelo trabalho! Achei a análise extremamente clara e rica ao destacar como o Impressionismo marcou uma ruptura significativa na linguagem musical ocidental. Gostei especialmente da maneira como o conceito de “cor sonora” foi trabalhado. A ideia de que o timbre se torna protagonista, atuando como elemento expressivo e estrutural da composição, foi fundamental para compreender o impressionismo na Música. Percebi que, assim como os pintores impressionistas buscavam captar a luz e a atmosfera, os compositores passaram a explorar texturas, matizes e sensações sonoras que criam verdadeiros ambientes auditivos. Aprendi muito!
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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Julia Victoria Campos Emiliano -
Gostei bastante do artigo, que conseguiu mostrar de forma bem clara como o Impressionismo na música foi uma quebra importante com o romantismo, trazendo uma abordagem muito mais focada nas sensações e atmosferas do que na melodia tradicional. Achei muito interessante a valorização do timbre e da "cor sonora", algo que muitas vezes passa despercebido pra quem não é músico, mas que faz toda a diferença na experiência de ouvir essas composições.
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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Maria Cecilia de Albuquerque Cabral -
Boa tarde, Giovanna! Espero que esteja bem!
Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho que traz muito conhecimento acerca do tema.
Como você considera que seu estudo pode contribuir para a história da música brasileira?
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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Felipe de Lima Siqueira -
Parabéns pelo trabalho Giovanna, tema interessante! Gostaria de saber de que forma você acredita que o Impressionismo musical influenciou os movimentos musicais posteriores, como o Modernismo ou mesmo o Jazz, especialmente no que diz respeito à harmonia e à liberdade rítmica?
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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Renata Moreira Ferreira -
Parabéns pelo artigo, principalmente por apontar a existência do movimento do impressionismo musical também no Brasil e América Latina, tão pouco conhecido e estudado. Há alguma proximidade desse estilo musical com a literatura da época?
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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Camila Adriana Anastacio da Rocha -
Excelente contribuição! O tema abordado é extremamente relevante e merece cada vez mais atenção por parte da academia. Parabéns pela pesquisa
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Re: O impressionismo na música de concerto. Autoria: Giovanna Lucíllia Braga de Paula

por Luiz Gustavo de Matos Paiva -
Parabéns pelo artigo Giovanna, muito enriquecedor, apesar de não ser minha área.
Uma dúvida, o choro surgiu no Brasil também no final do século XIV, você acha que também pode ter havido alguma influência do impressionismo nesse caso?