A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Autores
• Gabrielle Helena de Almeida Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
• Rafaela Vitoria Bento Martins Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave:
Inteligência Artificial; Aprendizagem; Idiomas; Tecnologia Educacional.
Resumo
Os estudos sobre inteligência artificial tiveram seu marco principal em 1956,durante a Conferência de Dartmouth, após esse marco as pesquisas sofreram diversas oscilações em sua trajetória. Nas décadas seguintes, o entusiasmo acerca deste tema era muito grande do ponto de vista do público e principalmente dos pesquisadores, seguido de desapontamentos e escassez de recursos. Atualmente, no cenário tecnológico conhecido como “era digital”, a IA vem ganhando destaque e espaço em tarefas cotidianas das pessoas, chamando atenção para o uso da capacidade na transformação como um alternativa no modo de aprendizagem, tendo em vista que o acesso à IA já é utilizado por alunos. Este artigo tem como objetivo investigar o impacto da inteligência artificial (IA) no ensino de línguas, com foco nas suas possibilidades e limitações, propondo uma reflexão crítica sobre o papel da IA no processo de aprendizagem de idiomas.
PDF: leia aqui o texto completo:
Coordenadores de mesa:
- professor Ana Matte
- Mesa: Jennifer Celeste