TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

Número de respostas: 11

TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO

Autores

•     Felipe Dicker

Palavras-chave:

Transferência de carga, gradiente de sub-esterçamento, pneus, suspensão, aceleração lateral.

Resumo

Este trabalho aborda a transferência lateral de carga em um veículo automotivo e sua influência no comportamento do carro, mensurado pelo gradiente de sub-esterçamento. Inicialmente, é feita uma revisão bibliográfica sobre a transferência de carga e é apresentado o modelo de bicicleta, no qual o gradiente de sub-esterçamento é calculado. Em seguida, é feito um estudo de caso quanto a como essa métrica varia com diferentes ajustes da suspensão que modificam a distribuição de transferência de carga entre os eixos, concluindo que distribuições maiores resultam em veículos mais sub-esterçantes

PDF: leia aqui o texto completo

Coordenação e mesa: 

  • professor Ana Matte
  • Mesa: Carolina Sueto

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Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Carolina Akemi Sueto -
Bom dia a todos e todas! Sejam muito bem-vindos e bem-vindas!

Está aberto o Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2025.1. Como vocês sabem, o evento é online, assíncrono e funciona entre os dias 24 e 26/06.

A proposta é que os participantes interajam entre si, por isso, leia os trabalhos, faça perguntas, dialogue com os colegas. O autor também precisa interagir com o público para receber o certificado, a nota e a permissão da Comissão para publicar nos anais, se tiver se inscrito para isso.

Lembrem-se de sempre fazer isso sempre em tom respeitoso, afinal estamos em um espaço acadêmico.

Bom evento, leiam os trabalhos e participem!
Em resposta à Carolina Akemi Sueto

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Felipe Souto Dicker -
Olá, Carolina! Obrigado pela recepção. Bom evento a todos!
Em resposta à Primeiro post

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Lucas Oliveira Soares -
Felipe, parabéns pelo excelente trabalho. A análise é muito clara e consegue demonstrar de forma quantitativa como um ajuste fino na suspensão impacta diretamente o comportamento dinâmico do veículo. Fiquei especialmente impressionado com o resultado do estudo de caso, onde uma variação de apenas alguns pontos percentuais na distribuição da transferência de carga (de 48% para 53%) é suficiente para levar o carro de um comportamento sobre-esterçante para um sub-esterçante.

Pensando em um contexto prático de desenvolvimento, seja para um carro de rua ou para uma equipe de competição, como essa sensibilidade é gerenciada? Existe um valor "ótimo" ou uma faixa ideal para o gradiente de sub-esterçamento que os engenheiros buscam atingir para um balanço ideal entre segurança e agilidade, ou essa meta muda radicalmente dependendo do circuito, das condições da pista ou do próprio estilo de pilotagem?
Em resposta à Lucas Oliveira Soares

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Felipe Souto Dicker -
Olá Lucas, obrigado pelo comentário. Que bom que gostou do trabalho.

O valor ótimo para essa grandeza depende bastante do tipo do veículo, das preferências do piloto e do circuito percorrido. Em categorias como a Hypercar, é comum ver valores um pouco acima de 0, enquanto em Fórmula SAE esse valor é usualmente negativo em função de uma distribuição de peso maior na traseira e o uso de pneus iguais nos dois eixos. É muito importante projetar o veículo com a possibilidade de ajustes em mente, como com o uso de barras anti-rolagem a exemplo do discutido no artigo.
Em resposta à Primeiro post

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Lucas Gurgel Azevedo -
Parabéns pelo trabalho, Felipe! O artigo está muito bem escrito e consegue abordar com clareza e profundidade um tema técnico essencial para a dinâmica veicular. A utilização do modelo de bicicleta como base teórica, aliada ao estudo de caso com diferentes configurações de suspensão, torna o conteúdo didático e aplicável.

Achei bacana especialmente como o texto evidencia o impacto direto da transferência lateral de carga no comportamento do veículo em curvas, demonstrando como ajustes simples podem alterar a dirigibilidade. Uma contribuição relevante e muito bem fundamentada.
Em resposta à Lucas Gurgel Azevedo

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Felipe Souto Dicker -
Muito obrigado, Lucas! Fico feliz pelo seu comentário.
Em resposta à Primeiro post

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Ana Cristina Fricke Matte -
Felipe, boa noite,
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fizeram, não ficando restritos à minha avaliação.
Que parte da construção desse artigo sobre tantos fatores que afetam a transferência lateral de carga mais o animou?
Um ótimo evento!
Ana
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Felipe Souto Dicker -
Olá, Ana. A escolha pela transferência de carga veio principalmente por ser um conceito tão importante na área de dinâmica veicular, em função de estar diretamente relacionada ao desempenho dos pneus e possuir seus efeitos acentuados devido ao comportamento não linear desses componentes.
Em resposta à Primeiro post

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Vitoria Raisa de Oliveira Ferreira -
Parabéns pelo trabalho Felipe! Excelente abordagem sobre o tema e todos os pontos explicados foram muito claros e explicativos. Muito interessante também o estudo de caso apresentado. A transfência de carga em um veículo pode variar consideravelmente a dinâmica do veículo, muito importante estudos que discutam esse tema e mostrem o quão relevante é esse parâmetro em diversos fatores.
Em resposta à Vitoria Raisa de Oliveira Ferreira

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Felipe Souto Dicker -
Olá, Vitória! Obrigado pelo comentário, fico feliz que gostou do trabalho. Realmente, a transferência de carga é um forte determinante no comportamento dinâmico do veículo, e controlá-la é fundamental para torná-lo seguro e competitivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: TRANSFERÊNCIA LATERAL DE CARGA E SEU EFEITO NO GRADIENTE DE SUB-ESTERÇAMENTO Autores • Felipe Dicker

por Camila Adriana Anastacio da Rocha -
Excelente contribuição! O tema abordado é extremamente relevante e merece cada vez mais atenção por parte da academia. Parabéns pela pesquisa