A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

Número de respostas: 26

A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento

Autores

•     Eduardo Botelho de Lima

•     Fernanda Portela Bastos Linhares

•     Layza Cristina Pereira de Almeida

•     Vitória Maria Jardim Rodrigues

Palavras-chave:

Inteligências artificiais; ensino-aprendizagem; aquisição do conhecimento; processos comunicacionais; tecnologias educacionais.

Resumo

O artigo trata das influências, tanto positivas quanto negativas, que as inteligências artificiais (IAs) exercem sobre o processo ensino-aprendizagem. Analisamos como a criação, a divulgação e a aquisição de conhecimento estão sendo modificadas com o crescimento do uso dessas tecnologias. De forma mais ampla, discutimos a influência das IAs não apenas nos processos educacionais, mas também nas dinâmicas comunicacionais contemporâneas.

PDF: leia aqui o texto completo

Coordenadores de mesa: 

  • professor: Ana Matte
  • Mesa: Thais Noibauer

Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Thaís Rodrigues Noibauer -
Olá, pessoal! Sejam muito bem-vindos ao UEADSL 2025.1! É uma alegria dar início a mais uma mesa desse evento que valoriza o diálogo e a construção coletiva do saber. Que este seja um espaço livre e rico em trocas — porque é assim, compartilhando ideias e experiências, que a gente aprende de verdade.
Bora, lá? sorriso
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Eduardo Botelho de Lima -
Saudações a todos!

Desde já, muito obrigado por darem atenção ao nosso trabalho. Sejam bem-vindos, e façam uma excelente leitura.

Nosso artigo trata de uma faceta da revolução digital pela qual estamos passando, que são as chamadas Inteligências Artificiais (IAs). Já dá pra afirmarmos que elas são existências certas em nossas vidas - mesmo que, muitas vezes, atuem sem a nossa percepção.

E é claro que elas já fazem parte do dia-a-dia de inúmeros alunos. Nossa proposta é jogar luz sobre esse assunto, convidando toda a comunidade a participar da discussão acerca da influência dessas aplicações no processo de ensino e de aprendizagem.

Façam uma ótima leitura!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Ana Cristina Fricke Matte -
Eduardo, Fernanda, Layza, Vitória, boa tarde!
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fizeram, não ficando restritos à minha avaliação.
Que parte da construção desse artigo, sobre ensino-aprendizagem e inteligências artificiais (muito bom usar o plural, curti), mais os animou em relação ao tema abordado?
Um ótimo evento!
Ana
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Fernanda Portela Bastos Linhares -
Boa noite, professora Ana!
Obrigada pela mensagem carinhosa.

O que mais nos animou no artigo foi perceber que as inteligências artificiais já fazem parte do cotidiano escolar, influenciando tanto o ensino quanto a aprendizagem. Usamos o plural porque existem várias IAs com diferentes funções e impactos.

Discutimos bastante sobre a importância dos educadores se apropriarem dessas tecnologias de forma crítica, atuando como mediadores no processo. Esse tema nos mostrou o quanto a educação precisa se adaptar, mas também o quanto pode crescer com o uso consciente dessas ferramentas.

Foi um trabalho muito enriquecedor e estamos felizes em compartilhá-lo!

Abraços,
Eduardo, Fernanda, Layza e Vitória.
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Fernanda Portela Bastos Linhares -
Ei pessoal, como vocês estão?

Agradecemos desde já pela atenção dedicada ao nosso trabalho. Esperamos que a leitura seja proveitosa e desperte reflexões importantes.

Neste artigo, abordamos um tema cada vez mais presente na nossa realidade: as Inteligências Artificiais (IAs). Essas tecnologias, muitas vezes silenciosas, já fazem parte do nosso cotidiano e influenciam diretamente a forma como vivemos, estudamos e nos comunicamos.

Nosso objetivo é provocar uma reflexão sobre o impacto das IAs na educação, especialmente no processo de aprendizagem. Convidamos vocês a se envolverem nessa discussão, que é tão atual quanto necessária.

Boa leitura e sejam bem-vindos à nossa reflexão!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Nilson Silvério Ferreira da Cruz Filho -
Um tema muito importante. Os estudantes da nova geração terão de saber lidar com está tecnologia que pode ser um grande aliado na aquisição de conhecimento. Entretanto, uma vez utilizado apenas no intuito de 'ganhar pontos', pode tornar- se uma muleta que será difícil de ser eliminada.
Em resposta à Nilson Silvério Ferreira da Cruz Filho

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Fernanda Portela Bastos Linhares -
Nilson, achei seu comentário muito pertinente! Acho que a IA tem tudo pra ser uma aliada incrível no processo de aprendizagem, principalmente pra nossa geração que já nasce imersa em tecnologia. Mas concordo totalmente com você: se for usada só pra “ganhar ponto” ou facilitar as coisas sem esforço real, pode acabar virando uma muleta mesmo. Obrigada pela reflexão!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Julia Rodarte Mendonca -
Oi, pessoal! Parabéns pelo trabalho! O tema de vocês é muito atual e necessário. Também acredito que a IA pode ser uma aliada importante na educação, principalmente quando usada para facilitar o acesso ao conhecimento e tornar o ensino mais personalizado. Mas concordo com o alerta que o artigo traz: se for usada só como um atalho para “entregar tarefas”, ela pode acabar virando uma muleta mesmo, prejudicando o aprendizado e o desenvolvimento do pensamento crítico. Gostei muito da reflexão sobre o papel do educador nesse cenário. A presença humana continua sendo essencial. Parabéns pela clareza e equilíbrio na abordagem!
Júlia.
Em resposta à Julia Rodarte Mendonca

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Fernanda Portela Bastos Linhares -
Oi Ju! Muito obrigada pelo seu comentário tão gentil! A gente também acredita que a IA pode transformar positivamente a educação, principalmente quando ajuda a tornar o ensino mais acessível e adaptado a cada aluno. E sim, o papel do educador continua sendo essencial, nada substitui a presença e o olhar humano nesse processo. Que bom que você percebeu esse equilíbrio na nossa abordagem, foi exatamente o que tentamos trazer. Obrigada pelo carinho e pela leitura atenta!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Bianca Fonseca Leite -
Gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho claro e extremamente atual!
Fiquei particularmente interessada na discussão sobre a curadoria algorítmica e os riscos de bolhas informacionais, pois acredito que esse é um ponto crucial, especialmente entre estudantes que estão começando a desenvolver seu senso crítico. Ao mesmo tempo em que a IA democratiza o acesso ao conhecimento, ela também pode, paradoxalmente, restringir o horizonte intelectual se utilizada sem uma mediação pedagógica consciente.
Em resposta à Bianca Fonseca Leite

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Fernanda Portela Bastos Linhares -
Muito obrigada pelo comentário! Essa questão da curadoria algorítmica realmente é central, pode ajudar muito, mas também limitar, se não houver um olhar crítico por trás. Fico feliz que essa parte tenha chamado sua atenção!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Marco Thulio Alves Maciel -
Excelente artigo! Gostei da forma como vocês equilibram o entusiasmo com a personalização do ensino via IA, destacando o feedback em tempo real que mapeia padrões de aprendizagem , ao mesmo tempo em que alertam para possíveis efeitos desumanizantes e dilemas éticos como transparência algorítmica e formação crítica de docentes. Como vocês veem a melhor métrica para acompanhar se a IA realmente fortalece o protagonismo estudantil em vez de induzir passividade: engajamento ativo, autonomia cognitiva, confiabilidade das recomendações ou outra?
Em resposta à Marco Thulio Alves Maciel

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Eduardo Botelho de Lima -
Obrigado pelo comentário, Marco Thulio!

O engajamento ativo é essencial em todas as atividades pedagógicas, mesmo no mundo virtual. E, na maioria das vezes, deve ser mediado ou induzido por um adulto responsável. A tendência de boa parte dos alunos é usar as IAs para se livrarem rapidamente dos exercícios, o que pode comprometer a aprendizagem. Por isso, é necessária a orientação de outra pessoa, para que os alunos saibam utilizá-las como verdadeiras aliadas em seu desenvolvimento.
Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Isadora Baroni Santos -
Achei o artigo bem completo e atual, porque traz uma visão equilibrada sobre os impactos da inteligência artificial na educação. É legal ver como os autores abordam tanto os benefícios, como a personalização do ensino, quanto os riscos, como a desumanização do processo. Me chamou atenção a parte que fala da curadoria de conteúdos pela IA e como isso pode limitar a diversidade de ideias. É um ponto que às vezes passa despercebido, mas faz muita diferença na formação crítica dos alunos.
Em resposta à Isadora Baroni Santos

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Eduardo Botelho de Lima -
Obrigado pelo comentário, Isadora!

Nossa intenção foi, justamente, fazer uma abordagem crítica, mostrando que as IAs devem ser utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento do aluno. Mas, se utilizadas de maneira errada, podem causar dificuldades no processo de desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos. E isso precisa ser objeto de atenção por parte de todos.
Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Lúcia de Salvo Oliveira -
Olá, pessoal!
A proposta de discutir a influência das IAs nos processos educacionais e nas dinâmicas comunicacionais contemporâneas é de suma importância nos dias atuais.
O artigo apresenta o uso da IA no processo de construção do conhecimento, propondo uma revisão crítica as formas de produção e validação dos saberes exigindo do educador uma postura reflexiva diante das inovações tecnológicas. Parabéns aos autores pelo trabalho!
Em resposta à Lúcia de Salvo Oliveira

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Eduardo Botelho de Lima -
Obrigado pelo comentário, Lúcia!

As IAs já são realidade em nossa vida. Nos parece um caminho sem volta. Então, o melhor que fazemos é aprendermos como lidar com essas novas tecnologias, a fim de orientar os mais jovens, para que desenvolvam plenamente suas capacidades.
Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Raphaela Lys Coelho Pinto -
Bom dia, pessoal!
Parabéns pelo ótimo trabalho de vocês. Esse é um tema extremamente atual e relevante, e sua reflexão é indispensável.
Algo que me chama a atenção no trabalho de vocês é discussão sobre desumanizar o processo educativo e e a eliminação de aspectos subjetivos da comunicação. Estes são pontos que realmente nos fazem pensar sobre o uso indiscriminado da inteligência artificial e a necessidade de estabelecer um uso consciente e crítico, não como forma de substituição do raciocínio e análise individual.
Em resposta à Raphaela Lys Coelho Pinto

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Eduardo Botelho de Lima -
Raphaela, obrigado por seu comentário!

Esse é um cuidado que todos nós precisamos ter. Nossas relações - inclusive de aprendizagem - precisam ser humanizadas. As IAs precisam ser apoio para nosso crescimento. Usá-las de forma errada pode ser muito prejudicial ao desenvolvimento dos alunos.

Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Parabéns pelo trabalho de vocês! Achei a escolha da fábula muito interessante, especialmente por trazer essa versão menos conhecida e mais crítica. A análise de vocês ajudou a enxergar o texto por uma nova perspectiva.
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Matheus Souza Vinhal -
Oi, pessoal!
Parabéns pelo trabalho! O texto apresenta uma reflexão extremamente atual e relevante sobre o impacto das inteligências artificiais nos processos educacionais.
Diante disso, gostaria de perguntar: como vocês acreditam que as instituições de ensino podem equilibrar o uso de ferramentas de IA com a preservação dos aspectos humanos e subjetivos do processo educativo?
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Maria Eduarda de Oliveira Araujo -
Oii gente!! Adorei o tema do trabalho de vocês, é algo que me instiga bastante.
Tenho percebido o quanto as inteligências artificiais estão mudando a forma como a gente aprende e compartilha conhecimento. Elas deixam tudo mais rápido e acessível, o que é ótimo, mas também me preocupa um pouco a facilidade com que podemos acabar recebendo informações sem questionar direito. Acho importante a gente usar essas ferramentas com cuidado, para aproveitar o melhor que elas oferecem sem perder nossa capacidade crítica e reflexão.
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Victoria Goncalves Ramos -
Boa noite! Esse é um tema extremamente relevante nos dias atuais e o artigo traz com muita clareza os pontos negativos e positivos da utilização da IA. Parabéns pelo trabalho!
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Delano de Carvalho Ferreira Filho -
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Sofia Lommez -
Boa noite, um tema muito importante, perfeita escolha. É um tema essencial para ser tratado e colocar as influências positivas e negativas foi uma escolha muito boa.
Em resposta à Primeiro post

Re: A influência das inteligências artificiais nos processos de divulgação e aquisição de conhecimento. Autoria: Eduardo Botelho de Lima, Fernanda Portela Bastos Linhares, Layza Cristina Pereira de Almeida ,Vitória Maria Jardim Rodrigues

por Lisania Gabriele Santos -
Olá, Eduardo, Fernanda , Layza e Vitória, parabéns pelo trabalho! Muito relevante abordar esse tema, especialmente nos dias atuais. Que possamos preservar a humanidade e profundidade em tempos de relações tão artificiais.