Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

Número de respostas: 26

Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação

Autoria:

  • Ana Carolina Correia Almeida
  • Gabriel Ferreira da Silva
  • Cândido Berto da Silva Filho

Palavras-chave:

Tecnologias, Formação de professores, Mídias sociais

Resumo

Este estudo visa investigar percepções e desafios dos professores de inglês em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula visando entender como a formação docente pode superar possíveis barreiras e promover uma mentalidade aberta à inovação. Entre os desafios encontrados, estão a necessidade de capacitação dos educadores para lidar com as TICs. Os benefícios incluem motivação dos estudantes, ampliação das oportunidades de prática da língua em contextos reais e a personalização do aprendizado.

Coordenação de Mesa

  • Ranyelle Lopes Barros
  • Nicoli Peroza Ramos

PDF: leia aqui o texto completo

131 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá, participantes do UEADSL 2023.2, que nessa edição conta com a temática: Liberdade e Cidadania!
Desejo que esse congresso seja um oportuno momento de discussões e trocas de conhecimento. Parabenizo os autores pela temática apresentada, pois é de cunho importantíssimo para o ser discutido no nosso meio acadêmico.

E para começar o nosso debate, gostaria de saber qual foi a motivação de vocês ao explorar esse tema ?

Abraços, Professora Ranyelle Barros.

72 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Cândido Berto da Silva Filho -
Obrigado, professora!
Também considero de grande importância o tema, pois com o avanço das tecnologias digitais e como essas tecnologias já fazem parte da vida dos nossos alunos, não podemos deixar de usá-las em nosso favor no processo educacional, principalmente no ensino de inglês. Com as novas tecnologias, podemos sair do ensino tradicional e usar diversos recursos tecnológicos que podem deixar o aprendizado mais dinâmico e significativo. Porém, nós sabemos que há diversas barreiras ainda no uso dessas ferramentas e, também, percebemos uma falta de capacitação dos professores. Por isso a necessidade de educação continuada e de atualização dos currículos de formação docente.

103 palavras

Em resposta à Cândido Berto da Silva Filho

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Davi Mont -
Olá autores, parabéns pelo ótimo trabalho, tema muito pertinente.

9 palavras

Em resposta à Davi Mont

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Concordo. Esse tema deve ser discutido com mais frequência, principalmente, no meio acadêmico.

13 palavras

Em resposta à Cândido Berto da Silva Filho

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Boa tarde, Cândido! Concordo com o que disse. É preciso investir mais na formação e capacitação dos professores para que seja possível integrar as tecnologias no processo de aprendizagem. Ensinar uma língua como o inglês na escola é desafiador, pois os professores precisam lidar com vários níveis de dificuldade de aprendizado dos alunos, então ter metodologias diversificadas, como as que usam tecnologias, ajuda muito a fazer com que esse processo seja mais dinâmico e interessante para os alunos.

78 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Parabéns ao grupo pela abordagem desse tema tão importante na atualidade.

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Nicoli Peroza Ramos -
Sejam todes Bem-Vindes ao UEADSL 2023.2!
Que este seja um momento de muitas trocas e aprendizados. Gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho, o tema extremamente relevante para o debate e atual incluindo as tecnologias no ensino!

37 palavras

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Cândido Berto da Silva Filho -
Obrigado, Nicole!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Lucas Augusto Araújo Aguiar -
Ótimo trabalho pessoal. É muito importante a discussão acerca dos problemas no aprendizado da língua inglesa. Me trouxe reflexões.

19 palavras

Em resposta à Lucas Augusto Araújo Aguiar

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Gabriel Ferreira da Silva -
Muito obrigado pela sua participação Lucas! Ficamos felizes em semear a reflexão em você acerca da importância e os desafios das tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua inglesa.

31 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Alessandra Lima Filha -
Olá! Primeiramente parabéns pelo trabalho! E gostaria de fazer uma pergunta. Algum dos autores teve interesse nessa temática por estar na área da educação, ou somente por achar a abordagem interessante? Fiquei curiosa!

33 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Gabriel Ferreira da Silva -
Eu, particularmente, tive interesse pelo assunto por estar no ramo da educação, estou me graduando em Letras Inglês. É uma temática relevante e necessária para provocar reflexões e conscientização. Quanto mais as tecnologias e a comunicação forem utilizadas, mais efetividade o ensino da língua inglesa terá.

46 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Ana Carolina Correia Almeida -
Olá Alessandra, bom dia! Obrigada pelo comentário. Sou professora da UEMG da Letras e junto com os monitores da disciplina de Língua Inglesa propomos esse trabalho no intuito de investigar como as TICs são atualmente integradas no ensino de inglês e avaliar o impacto das tecnologias na eficácia do ensino e aprendizado de inglês, trazendo para a nossa realidade em sala de aula.

63 palavras

Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Bruna de Oliveira Gonçalves -
Muito bacana quando a motivação vem dos/as próprios/as estudantes!! Parabéns, profa. Ana!!!

12 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Pedro Henrique Fragoso -
A educação digital precisa ser implementada nas escolas públicas! Este é o futuro.

13 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Gabriel Ferreira da Silva -
Nós concordamos com você Pedro, a educação digital é extremamente importante nos dias de hoje e deve ser aplicada de forma efetiva no meio escolar.

25 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Alessandra Lima Filha -
Vocês acham que a iniciativa de capacitação digital deve vir em sua maioria por parte dos professores?

17 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Gabriel Ferreira da Silva -
Sim, acreditamos que os docentes devem tomar essa iniciativa, pois, mais do que ninguém, eles compreendem a importância da capacitação digital em um mundo onde grande parte das pessoas vivem conectadas pela internet. No entanto, temos plena consciência dos desafios enfrentados pelos docentes, os quais deveriam ser mais incentivados pelas instituições de ensino e pelo governo. Além disso, cursos gratuitos, treinamentos, entre outras formas de suporte, deveriam ser disponibilizados para facilitar esse processo.

73 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Pedro Scher -
Achei muito bacana o trabalho, a identificação da necessidade de capacitação dos educadores ressoa com as demandas crescentes de um ambiente de ensino cada vez mais digital, tema relevante

29 palavras

Em resposta à Pedro Scher

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Cândido Berto da Silva Filho -
Pedro, obrigado pelo comentário! As universidades devem adaptar os seus currículos para acrescentarem matérias sobre letramento digital, pois em sua maioria, os currículos não estão contemplando essas novas demandas.

29 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Ana Carolina Correia Almeida -
Uma pergunta para todos: Como ensinar tecnologias sem tecnologias? Algumas dicas?

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Bruna de Oliveira Gonçalves -
Parabéns ao grupo pelo trabalho!! Gostaria de saber se as reflexões de vocês sobre o uso das TICs em sala de aula no ensino de língua inglesa caberiam a um outro idioma? Um abraço!

34 palavras

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Ana Carolina Correia Almeida -
Olá, Bruna, obrigada pelo comentário! Sim, as reflexões sobre o ensino de línguas cabem em qualquer idioma.

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Guilherme Fernandes -
Ótimo texto! Na sociedade atual se tornou impreterível um conhecimento, no mínimo, básico da lingua inglesa.

16 palavras

Em resposta à Guilherme Fernandes

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Ana Carolina Correia Almeida -
Olá, Guilherme, boa tarde! Obrigada pelo comentário!

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação - autoria: Ana Carolina Correia Almeida , Gabriel Ferreira da Silva , Cândido Berto da Silva Filho

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Boa tarde, pessoal! Parabéns pelo trabalho!
O artigo de vocês traz reflexões muito importantes sobre os desafios do ensino de inglês nas escolas, da emergência de pensarmos na educação e sua integração com as tecnologias, e da necessidade de formação adequada dos professores. A educação é formada por um ciclo interdependente, então é essencial que os professores, os conteúdos a serem ministrados, e os alunos estejam de certa forma em harmonia. Nesse sentido, é importante que haja uma atualização dos processos educativos, atendendo as necessidades atuais do ensino. Então, não dá para ignorar que as tecnologias fazem parte da vida das pessoas e que podem ser muito úteis nas escolas. No caso do ensino de inglês, as TICs podem fornecer jogos, aplicativos específicos para estudar línguas, textos diversos para leitura, escuta, tradução, dentre outros recursos que têm a capacidade de tornar as aulas mais interativas e estimulantes, facilitando a aprendizagem.
Muito bacana o trabalho de vocês! Obrigada por compartilharem as experiências sobre o tema!

164 palavras