A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

Número de respostas: 21

A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método

Autoria:

  • Beatriz Gontijo Campos
  • Roberta Silva Santos

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

A proposta deste artigo é apresentar o uso de círculos de leitura como uma atividade aplicada à Pedagogia Pós-Método para o ensino-aprendizagem nos ambientes presenciais e virtuais. Tendo em vista que a leitura era considerada uma atividade social e, por questões políticas e econômicas, passa por um processo de individualização e anonimização, o leitor perde o referencial de comunidade interpretativa – a construção de sentido na interação com o texto, o mundo, o autor e o outro. A pesquisa, assim, se caracteriza como qualitativa. Procedemos com uma breve conceituação de leitura como prática (Chartier, 2017), passando,depois, para as comunidades interpretativas (Fish, 1992) e os círculos de leitura (Cosson, 2014; Daniels, 2002), e, por fim, para a Pedagogia Pós-Método e seus três pilares: a particularidade, a praticabilidade e a possibilidade (Kumaravadivelu, 2001). A partir das discussões empreendidas, e nos pautando principalmente nos círculos de leitura como prática social da construção de sentidos na leitura, trabalhamos também com a construção da autonomia e dos princípios da Pedagogia Pós-Método nos educandos, e a partir disso propomos algumas orientações práticas de como montar a atividade do círculo de leitura num contexto de ensino virtual. A partir das orientações dadas, buscamos dar ao professor ferramentas para adaptar o círculo ao seu contexto, agindo de acordo com as demandas locais dos alunos, assim como propõe a Pedagogia Pós-Método.

Palavras-chave: círculo de leitura, pedagogia pós-método, ensino de línguas, ensino de leitura.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Lohaine Miguez Martins

267 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Lohaine Miguez Martins -
Olá, congressistas!! 

Desejo que sejam todos muito bem-vindos ao XVI CILTec-Online!

Eu sou a Lohaine Miguez, membro da comissão organizadora, e estou aqui para recepcioná-los.

Apreciem, leiam e se informem com o trabalho "A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método" (de autoria de Beatriz Gontijo Campos e Roberta Silva Santos).

Fiquem a vontade: comentem, discutam e interajam com suas reflexões!

Ótimo congresso a todos.
Abraços.

66 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá, autoras! Sejam bem-vindas ao Ciltec 2023!
É um prazer imenso tê-las conosco apresentando uma pesquisa que aborda temas tão importantes para ser discutidos nos dias atuais. Parabéns!
Enquanto pesquisadoras, como os educadores podem promover uma leitura significativa entre os alunos?

Forte abraço!

43 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Pedro Santana -
Parabéns pelo trabalho!
Muito legal! Vai ser uma proposta de intervenção para uma tese?

Gostaria de sugerir leituras das professoras Mirian Zappone e Vera Wielewicki que trabalham com a questão do letramento literário. Acredito que a concepção dessas autoras vão de encontro que enxerga a literatura além do canône.
Já dentro da pedagogia pós-metodo, imagino que sue quadro poderia abarcar as micro e macro estrategias de forma mais explicita!


WIELEWICKI, Vera Helena Gomes. Letramento Literário e Avaliação: Empalhando a Borboleta?. Revista X, v. 1, n. 1.2011, 2011.

87 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Olá, Pedro!

A minha tese - em andamento - aborda os círculos de leitura, que tem um pouco a ver com o que debatemos neste trabalho, mas não traz o viés do pós-método. Nela, trabalho com as propostas de Cosson (2014) e Daniels (2002) como metodologia e busco compreender se a leitura literária influencia positivamente a aprendizagem de língua inglesa.

Agradecemos as sugestões!

63 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Olá, Ranyelle!

Obrigada pelas boas vindas!

Promover a leitura significativa é um processo longo e difícil, já que perpassa questões calcificadas pela cultura escolar dominante.
Primeiramente, é importante quebrar o paradigma de que há uma leitura correta, uma interpretação "mais certa" que a outra, textos que valem mais a pena serem lidos. Isso demanda tempo e, principalmente, que i professor esteja aberto a conversar com os alunos e aceitar que não é o detentor do conhecimento.

Em um aspecto mais prático, a leitura significativa ocorre quando o leitor tem espaço para negociar os sentidos que depreendeu do texto, associando-os a sua realidade e experiência prévia. Assim, ter um bom mediador da leitura é imprescindível, e esse seria o papel do educador. Promover um debate fundamentado sem, no entanto, podar o leitor.

131 palavras

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Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Ana Paula Luiz dos Santos Aires -
Olá, autoras!
Primeiramente, gostaria de parabenizá-las pelo trabalho. Acredito que pesquisas como a de vocês são de grande valia para além da academia. Esta, para mim, é uma temática que muito me interessa, então foi uma surpresa muito boa me deparar com seu trabalho por aqui.
O estudo de vocês, a forma como vocês teceram o texto, me lembrou bastante de algumas teorias com as quais me deparei durante o mestrado - inclusive, já até vi algum comentário sobre algumas das leituras abaixo. Por exemplo, quando vocês falam "uma metodologia que busca contribuir com a autonomia do aluno, não só o permitindo escolher o que vai ler, mas também dando a ele total controle sobre sua leitura e sua interpretação, tirando o peso da “interpretação correta” estabelecida pelo professor " (p. 5), não consigo deixar de relacionar com os textos sobre letramento literário da Profa Zappone, que aborda justamente a leitura literária como uma prática social, que pode ser negociada e ressignificada. A autora defende, também, que a literatura está em diversas mídias e para além do canône.
Outra coisa que me chamou atenção foi com relação a proposta da centralidade do aluno, aprendizagem significativa e transformação do leitor-aluno que vocês trouxeram no quadro com o passo-a-passo do círculo de leitura. Fiquei curiosa para saber como essas atividades ocorreriam de modo mais detalhado (imagino que o espaço para o trabalho de agora seja pequeno, mas gostaria de ver mais da pesquisa de vocês). A proposta de vocês me parece ter um pé no conceito de inteligência coletiva do Lévy, logo, não poderia de mencionar o trabalho de Jenkins et al. Reading in a Participatory Culture: Remixing Moby-Dick.

Para terminar, gostaria de deixar uma pergunta: Em diversas pesquisas, nem tão recentes, tem-se defendido a promoção da autonomia, da centralização do aluno e da colaboração no processo de ensino-aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo, mas que também faz parte dessa "troca de conhecimentos". Contudo, não vemos isso ocorrendo com tanta facilidade na prática tanto no âmbito de formação, quanto dentro das escolas. Portanto, questiono (e reflito comigo mesma também) como abrir espaços para promover um ambiente que fomente tais aspectos?

360 palavras

Em resposta à Ana Paula Luiz dos Santos Aires

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Roberta Silva Santos -
Oi Ana Paula,
Agradeço pelo seu comentário reflexivo e pelas conexões que você estabeleceu com teorias que abordam questões semelhantes. É muito enriquecedor perceber essas inter-relações e ver como diferentes áreas do conhecimento dialogam em torno de ideias fundamentais.
Quanto à sua pergunta sobre como abrir espaços para promover um ambiente que fomente autonomia, centralidade do aluno e colaboração no processo de ensino-aprendizagem, realmente é um desafio implementar esses conceitos na prática educacional. Penso que temos que apostar nas flexibilidades curricular, para permitir que os professores adaptem suas práticas de acordo com as necessidades específicas de seus alunos, promovendo assim uma abordagem mais personalizada. Outra questão prática, na qual abordo na minha tese de doutorado é o ensino-aprendizagem de forma colaborativa, seja ela, presencial ou online, de maneira regional ou internacional, conectando parceiros além das fronteiras e permitindo que discentes e docentes se interajam a fim de solucionarem problemas em comum. É fundamental também trabalhar na construção de uma cultura escolar que valorize a diversidade de vozes, experiências e perspectivas, reconhecendo que cada aluno tem contribuições valiosas a oferecer.

179 palavras

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Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Nora Vaz de Mello -
Para o uso da Pedagogia Pós- Método qual reflexão vocês fazem sobre a inclusão de materiais s virtuais livre no ensino de línguas e de leitura?

26 palavras

Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Roberta Silva Santos -
Boa questão Nora,

Bom eu considero que a utilização de materias virtuais livres para o ensino de línguas e de leitura é fundamental para que seja possível desenvolver uma das principais característica do pós-método, a autonomia. Por exemplo, as plataformas virtuais muitas vezes oferecem oportunidades para interação e colaboração entre os alunos, seja por meio de fóruns de discussão, blogs compartilhados ou outras ferramentas. Essa interatividade pode enriquecer a compreensão e interpretação dos textos, promovendo uma abordagem social à aprendizagem. Outro exemplo, é a modalidade COIL- ( Collaborative Online Internacional Learning) já ouviu falar, é ensino colaborativos de um determinado conteúdo, desenvolvido por dois professores de duas instituições distintas ( seja nacional ou internacional) essa prática possibilita o desenvolvimento da interculturalidade, respeito as diferenças e sem dúvida as práticas linguísticas. Espero ter colaborado.

133 palavras

Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Acrescento à resposta da Roberta alguns pontos.
Materiais (virtuais) livres garantem igualdade e liberdade a seu acesso, não prendendo o aprendiz e o professor a licenças e à possibilidade se ter o acesso bloqueado por mudanças no código do material ou em sua extensão, isto é, mudar o formato do arquivo, que passa a requerer um novo software para ser lido, ou, ainda, se perde para sempre na falta deste.
Outro ponto é a abertura de códigos - fonte, que permite que usuários (alunos e professores) dos materiais ou recursos didáticos possam fazer melhorias naquele recurso educacional.

97 palavras

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Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos -
Saudações, Beatriz e Roberta!

Parabéns pela produção do trabalho, tema muito rico e importante para pensar a leitura em outros formatos. Achei muito bacana a proposta do círculo de leitura virtual, além de explorar a leitura como uma prática social, e retomá-la nessa perspectiva, é interessante o estímulo da colaboratividade e da autonomia. Em algum momento vocês já conseguiram executar a ação ou teve algum feedback de alguém que conseguiu?

Abraços!

71 palavras

Em resposta à Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Olá, Ione!

Ainda não finalizamos o círculo na modalidade virtual. O piloto, presencial com alunos do ensino médio, deu retornos bastante positivos, inclusive na autorregulação dos alunos quanto à autonomia.

No Instituto Federal da Bahia, temos notícia de um círculo virtual que foi bem sucedido também.

O artigo pode ser acesso aqui.

52 palavras

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Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Prezadas autoras, tudo bem?

Que artigo interessante! Posso dizer que foi o texto que mais me agregou até o momento no evento!

Primeiro, parabenizo a boa escrita do material: fluido, conciso e claro! Ótimo de ler! Além disso, gostei muito da contextualização feita sobre a prática da leitura, indo do coletivo para o individual Confesso que havia me esquecido disso., mesmo sendo formada na área de Letras Também, não conhecia a teoria sobre o círculo de leitura e o contexto Pós-método. Aprendi muito com as explicações de vocês e vi o quanto elas podem ser úteis, já que as trocas no momento da leitura podem gerar gêneros textuais escritos, como exemplificaram com a resenha. Que demais!

Mais uma vez, parabéns!

Atenciosamente,

Ana Paula Cordeiro

124 palavras

Em resposta à Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Ana Paula,

Agradecemos imensamente pelas palavras!

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Jaqueline da Silva -
Olá, Beatriz e Roberta!

Parabéns pelo trabalho!

Estou especialmente encantada com o trabalho vocês por variados motivos e o maior deles é de estar planejando uma ação de círculo de leitura para ser desenvolvida no mês de janeiro de forma on line.

Sou professora da Educação Básica e este ano fui presenteada com a disciplina: "Clube de Leitura" com uma turma do Ensino Médio. Foi um delicioso desafio trabalhar com estudantes que não valorizavam a leitura, mas que agora muitos deles perceberam o valor da leitura e querem dar continuidade ao percurso leitor.

Um trecho do trabalho de vocês que encontrou receptividade com minhas concepções sobre o processo que vivenciei durante o trabalho com o Clube de Leitura foi:

"É possível perceber, então, como o círculo de leitura age como uma metodologia que busca contribuir com a autonomia do aluno, não só o permitindo escolher o que vai ler, mas também dando a ele total controle sobre sua leitura e sua interpretação, tirando o peso da “interpretação correta” estabelecida pelo professor. Assim, o grupo de leitura é livre para debater suas ideias e ver como elas se encaixam e se aprofundam dentro da própria comunidade interpretativa"

Além do "Passo-a-passo de um círculo de leitura virtual" que consta no trabalho, vocês teriam mais algum conselho para me dar sobre a criação do meu círculo de leitura virtual?

Abração!

227 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Lohaine Miguez Martins -
Que bacana sua experiência, Jaqueline. 
É muito gratificante poder formar leitores, não é mesmo?! Obrigada por compartilhar conosco essa experiência.

20 palavras

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Jaqueline da Silva -
Oi, Lohaine!!!

Tem algum conselho ou dica pra mim em relação a criação de círculos de leitura na modalidade on line?

21 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Olá, Jaqueline!

Acho que o principal é fazer uma boa mediação da leitura, independentemente de o círculo ser presencial ou virtual.
Isso começando pela escolha do livro: não influenciar diretamente, mas trazer alguns questionamentos para os alunos. Recentemente, uma turma minha optou por um livro que não tem grandes reviravoltas, é uma grande sequência de mais do mesmo, e no fim das quatro semanas estavam entediados e chateados de terem escolhido um livro que não "rende" quatro encontros.

Nesse sentido, também é importante segurarmos nossa língua e deixar que eles se resolvam e aprendam também a lidar com os sentimentos de tédio, frustração etc.

104 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Lohaine Miguez Martins -
Congressistas e autoras, como estou aqui em apoio à coordenação de mesa, gostaria de agradecer mutíssimo a todos vocês pela troca de experiências. Foi fantástico.

Hoje é o último dia do nosso congresso. Desejo um excelênte dia para vocês e aproveitem para circularem por aqui nesse finalzinho de evento, mas que ainda nos permite trocar muito conhecimento.

Vamos juntos?

Abraços.

60 palavras

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método - Autoria: Beatriz Gontijo Campos; Roberta Silva Santos

por Jaqueline da Silva -
Isso, Lohaine!

Vamos aproveitar o finalzinho....

6 palavras