A LEITURA COMO PRÁTICA: contribuições da Pedagogia Pós-Método
Autoria:
- Beatriz Gontijo Campos
- Roberta Silva Santos
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
A proposta deste artigo é apresentar o uso de círculos de leitura como uma atividade aplicada à Pedagogia Pós-Método para o ensino-aprendizagem nos ambientes presenciais e virtuais. Tendo em vista que a leitura era considerada uma atividade social e, por questões políticas e econômicas, passa por um processo de individualização e anonimização, o leitor perde o referencial de comunidade interpretativa – a construção de sentido na interação com o texto, o mundo, o autor e o outro. A pesquisa, assim, se caracteriza como qualitativa. Procedemos com uma breve conceituação de leitura como prática (Chartier, 2017), passando,depois, para as comunidades interpretativas (Fish, 1992) e os círculos de leitura (Cosson, 2014; Daniels, 2002), e, por fim, para a Pedagogia Pós-Método e seus três pilares: a particularidade, a praticabilidade e a possibilidade (Kumaravadivelu, 2001). A partir das discussões empreendidas, e nos pautando principalmente nos círculos de leitura como prática social da construção de sentidos na leitura, trabalhamos também com a construção da autonomia e dos princípios da Pedagogia Pós-Método nos educandos, e a partir disso propomos algumas orientações práticas de como montar a atividade do círculo de leitura num contexto de ensino virtual. A partir das orientações dadas, buscamos dar ao professor ferramentas para adaptar o círculo ao seu contexto, agindo de acordo com as demandas locais dos alunos, assim como propõe a Pedagogia Pós-Método.
Palavras-chave: círculo de leitura, pedagogia pós-método, ensino de línguas, ensino de leitura.
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Coordenação de Mesa:
- Lohaine Miguez Martins