EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

Número de respostas: 16

EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista?

Autoria:

  • Fábio dos Santos Coradini
  • Edméa Oliveira dos Santos

Modalidade:  Podcast

Trilha: Educação e Tecnologia

Leia o resumo aqui.

Palavras-chave: epistemologia trans/travesti, LGBTQIA+, currículo, gênero e sexualidades.

Ouça o podcast

.

Coordenação de Mesa: 

  • Bárbara Amaral Silva

48 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Bárbara Amaral Silva -
Sejam bem-vindos ao XVI CILTEC-online!

Eu sou a Bárbara, sou a coordenadora da mesa referente ao trabalho EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: VOCÊ SABIA QUE TRAVESTI TAMBÉM É CIENTISTA?, de autoria de FÁBIO DOS SANTOS CORADINI e EDMÉA OLIVEIRA DOS SANTOS. Esse trabalho apresenta os dados de uma pesquisa etnográfica desenvolvida durante o mestrado, cujo objetivo foi investigar as autorias LGBTQIA+ na cibercultura.

Convido vocês a lerem o resumo e escutarem o podcast para discutirmos sobre esse trabalho tão interessante!

Para iniciar a conversa, já deixo uma pergunta aos autores: de onde surgiu a ideia de abordar essa temática?

Abraços e bom evento para todos!

102 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Fábio dos Santos Coradini -
Bom Dia a todes.

O meu interesse por esta pesquisa surge a partir da percepção do nosso currículo centrado nas epistemologias do Sul. As transgeneridades não ocupam a universidade, porque não acessam o mínimo da educação básica.
Portanto, ao perceber que corpos transgêneros, mesmo poucos, habitavam a universidade, se formando mestres, mestras, doutores e doutoras, um outro movimento de subversão de autorias estava surgindo na educação.
As travestis poduzem ciência de qualidade e hoje muitas são professoras universitárias e cientistas. Por exemplo, Profa Dra Luma Nogueira de Andrade (UNILAB), hoje Professora Adjunta e Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Prof Mestra Sara Wagner York, primera travesti Mestra em Educação pela UERJ, primeira travesti jornalista do Brasil com um programa exclusivo no canal 247, Profa Dra Joyce Alves, Primeira Proreitora de Assuntos Estudantis da UFRRJ, Mestra Florence Beladona Travesti, primeira travesti Mestra pela UFRRJ, Profa Dra Megg Rayara, Primeira Travesti Preta Doutora no Brasil, hoje professora adjunta da UFRRJ, e com destaque, todas ocupado orientação na Pós-Graduação e com uma produção científica multirreferencial, que não se articula apenas no gênero e sexualidades.

Este são apenas alguns exemplos, pois temos travestis doutoras espalhadas por todo o Brasil, assim como Leticia Carolina, professora da UFPI, autora do Livro Transfeminismos da Coleção de nossa brilhante Djamila Ribeiro.

Epistemologias travesti precisam ocupar a educação.

Abraços,

Fábio Coradini
 

222 palavras

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Tielle Souto -
Boa tarde pessoal,

Fábio, sua pesquisa é tão necessária, tão importante para compreendermos o quanto ainda estamos de olhos fechados para muitas questões que permeiam a educação e nossa sociedade. Discutir sobre é dar mais visibilidade para aqueles, que mesmo diante das adversidades, conseguiram e conseguem chegar a lugares que muitas vezes, muitos disseram que não alcançariam. Quando pensamos em visibilidade, também pensamos em luta, em respeito e em orgulho.

Parabéns por trazerem essa discussão tão necessária para todos nós!

Abraços

81 palavras

Em resposta à Tielle Souto

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Fábio dos Santos Coradini -
Querida Tielle.

A visibilidade é parte de quem esta aliado a causa, durante o meu processo de pesquisa, meu compromisso é CITAR sempre em meus textos autoras e autores trans, no meu caso, como opção de pesquisa, sempre citarei o nome completo, justamente para subverter determinados padrões da ABNT por exemplo.
Precisamos citar em nossos trabalhos, cientistas pretos, pessoas trans, povos originários entre tantas camadas de pessoas que caminham tangenciando sempre a universidade.
 
Abraços,

Fábio Coradini

76 palavras

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Bárbara Amaral Silva -
Fábio, essa decisão de sempre citar autoras e autores trans é muiiito importante! Vou começar a fazer isso também. Nas minhas aulas, eu SEMPRE trago exemplos de grupos excluídos socialmente justamente para trazer visibilidade e, como consequência, a inclusão. Então, por exemplo, se eu estou abordando o gênero anúncio publicitário, por que escolher um anúncio com um casal hetero e branco se eu posso escolher o anúncio com um casal homoafetivo, negro ou interracial?? Ainda que eu nem discuta na sala essas questões sociais nesse momento, só de essas pessoas estarem lá representadas é importantíssimo. Não abro mão disso!

99 palavras

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Tielle Souto -
Meu amigo Fábio,

Aprendo muito com suas falas, seu posicionamento, e o quanto devemos repensar na nossa forma de apresentar nas nossas aulas e escritas os vários grupos de cientistas que temos. Realmente não tinha pensado em Citar nomes completos em artigos e outras escritas, mas percebo através da sua fala, o quanto é importante.

Abraços

56 palavras

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Bárbara Amaral Silva -
Boa noite, Fábio. Adoreeeeeeeeiiii conhecer todas essas referências que você citou e que, de fato, eu não conhecia. Obrigada!!

Sua pesquisa é fundamental para que outras travestis se sintam representadas e percebam que podem ocupar os lugares que quiserem na sociedade! A representatividade é importante demais em uma sociedade que tenta ditar os lugares que cada um pode/deve ocupar!

59 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Fábio dos Santos Coradini -
Obrigado Bárbara.

A minha identidade como pessoa não-binária chega na minha vida aos 40 anos de idade, e neste momento, meu grito por tantos, tantas e tantes é REPRESENTATIVIDADE.
 
Abraços,

Fábio Coradini

32 palavras

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Bárbara Amaral Silva -
Que bom, Fábio!! Muito feliz por você! Viva livre e seja feliz. No comentário anterior, relato um pouco a minha pequena contribuição para essa causa nas salas de aula em que eu atuo!

Abraços e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!

42 palavras

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Ana Paula Luiz dos Santos Aires -
Boa tarde, Fábio! Que trabalho lindo o de vocês! Parabéns.

Pesquisa e discussão extremamente necessárias, porque muito se fala de desconstrução mas pouca visibilidade damos para quem, de fato, tem local de fala. Enquanto ouvia seu podcast, não pude deixar de relacionar sua fala com o pouco contato que tive com o assunto durante a graduação. Sou formada em Letras-Português pela Universidade Estadual de Londrina. Em meu quarto ano, a professora de Literatura Brasileira levou justamente essa discussão, sobre corpos transgêneros para sala de aula com o livro brilhantíssimo da Amara Moira e com a peça BR-Trans, de Silvero Pereira. Foi durante essas leituras e discussões que percebi como a gente deixa de abrir espaço para mulheres trans e travestis na sociedade como um todo, muitas vezes até reproduzindo preconceitos (mesmo que de forma inconsciente). Além disso, também acabamos refletindo outros aspectos, como a violência contra esses corpos no Brasil e na mídia. Enfim, apesar de saber que esse momento na graduação foi breve, sinto que a professora tentou, de certo modo, semear e dar visibilidade para a autoria de professoras/escritoras trans e travestis na sala de aula.

Obrigada por compartilhar essa discussão e dar caminhos para reflexão!

198 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Mario Marcos Lopes -
Olá Fábio e Edméa...
A temática é extremamente importante. É preciso retirar e discutir todo preconceito em torno do tema e mostrar outras visões.
Acredito muito e corroboro com suas palavras que é preciso pensar em um Currículo interseccional.
Parabéns pelas discussões apresentadas em seu podcast.
Abraços
Marcos

48 palavras

Em resposta à Mario Marcos Lopes

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Fábio dos Santos Coradini -
Querido Mario, boa noite.

Destaco na sua fala uma das noções mais caras na minha pesquisa e na minha pratica "Currículo interseccional".

Não existe mais a possibilidade de educarmos nossos alunos sem a interseccionalidade e todos seus marcadores de diferenças.

Obrigado e abraços,

Fábio Coradini

45 palavras

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Bárbara Amaral Silva -
Com certeza, Fábio! Temos que lutar para a transformação dos currículos desde o ensino fundamental! Temos que resistir a todas as tentativas de nos calar, a exemplo da escola sem partido! Um passo de cada vez, mas vamos sempre adiante!

Abraços

41 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Fábio!

Você conseguiu ter contato direto com essas travestis? Se sim, o que elas te contaram sobre a trajetória delas para adentrarem o universo acadêmico? Contaram sobre os desafios que enfrentaram?

O que você acha que poderia ser feito para termos mais travestis no campo intelectual?

48 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Fábio dos Santos Coradini -
Querida Bárbara.

A Professora Ale Primo, já vivenciava uma vida com privilégios a partir da sua performatividade masculina durante 50 anos, e sendo professora titular da UFRGS. Sara Wagner conheci através do Grupo de Pesquisa e toda a sua articulação na UERJ. A Professora Joyce, trabalhamos juntas em projetos no Programa e em seus cursos de formação e a ativista Bruna Benevides, a conheço do ambiente militar, pois somos de turmas próximas e a conheço antes da sua transição e conheço de perto a sua militância.
Os desafios sempre são gigantes Bárbara, porque se depara com a questão de ações afirmativas, porém esses corpos acessam a universidade em pequena percentagem, ou não acessam, porque grande partes das pessoas trans/travesti ainda ocupam os espaços da prostituição, abandonam a educação básica e vivem em subempregos.
A mudança precisa ser na educação de base e na luta pela permanência desses corpos nos espaços escolares.

Abraços,

Fábio Coradini
 

154 palavras

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: EPISTEMOLOGIA TRAVESTI: você sabia que travesti também é cientista? - Autoria: Fábio dos Santos Coradini; Edméa Oliveira dos Santos

por Bárbara Amaral Silva -
Que bom que você teve a oportunidade de conhecê-las!!

Concordo que a mudança tem que vir da base.

Abraço grande

20 palavras