Elaine, concordo com você. Mas será que os nossos alunos sabem utilizar, pedagogicamente, o celular para aprender e ensinar? Quem tem despertado isso neles? Como são mediadas as aulas, hoje, no século XXI? E as escolas, como elas pensam as tecnologias para potencializar o ensino?
É importante diagnosticar os alunos e saber o que eles fazem com o celular fora da escola. Diante disso, podemos planejar uma aula que essa tecnologia poderá ser um recurso didático-pedagógico que contribuirá para o ensino de um conteúdo específico. No entanto, sem um planejamento e um olhar crítico do professor mediador pode tudo 'desandar' na prática.
É preciso formar professores que saibam utilizar às TDIC para potencializar o ensino. Além disso, dialogar com os alunos sobre o que eles fazem com as tecnologias fora da escola é importante para conscientizá-los em relação a um processo de produção de conhecimento que seja crítico, reflexivo, ético, colaborativo e autoral e, também, interagir em uma sociedade dita tecnológica e digital.