OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

Número de respostas: 33

Os desafios da sala de aula no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira: comunicação efetiva e emoções

Autoria:

  • Andrezza Assumpção Vilela
  • Maria Isabel Reis

Palavras-chave:

relato de experiência, Prática Pedagógica, desafios, descobertas

Resumo

O texto trata-se de um ‘Relato de Experiência’, a partir de uma proposta de atividade em Prática Pedagógica II. Nós, do segundo semestre de Letras, Língua Inglesa e Literatura da UNEB, realizamos entrevistas com professores de língua inglesa que contam com anos de atuação na área, unindo também nosso conhecimento adquirido em sala. O foco foi tratar dos desafios existentes em sala de aula na visão do professor, com o objetivo de sanar dúvidas e trazer as descobertas e resultados conquistados no caminho.

Coordenação de Mesa

  • Vagno Vales Lacerda
  • Débora Araújo da Silva Ferraz

PDF: leia aqui o texto completo e participe!

136 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
Olá pesquisadores, saudações!!!
Espero que estejam todos bem e cheios de vontade para discutirmos bem esse texto e tantas outras questões que por aqui podem surgir.
Que seja um evento frutífero e bem proveitoso.
Atenciosamente,

Débora Ferraz

 

37 palavras

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Vagno Vales -
Desejo boas-vindas às graduandos, autoras desse texto, e a todas as demais pessoas participantes do UEADSL 2023.1!

Que a troca de experiências possa nos levar a diferentes níveis de reflexão!

Que tenhamos um excelente evento!

35 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Caísa Vitória -
Olá, bom dia!
Parabenizo pelo excelente trabalho, gostei bastante do tema. Quais foram os maiores desafios encontrados como graduandos da área, para a construção do artigo?

26 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Maria Isabel Reis Santos -
Olá, boa tarde!
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso trabalho.
Um dos desafios que encontramos ao longo do processo de escrita foi, sintetizar as informações coletadas e integrá-las de maneira clara e concisa, especialmente por encontrar fontes relevantes e atualizadas que abordem o tema .Sabemos que é importante apresentar as ideias de forma organizada e coerente, evitando redundâncias e garantindo que a mensagem principal seja transmitida de maneira eficaz.

70 palavras

Em resposta à Maria Isabel Reis Santos

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Cristina Simone de Sena Teixeira -
Realmente, Maria Isabel, concordo com você quando diz que sintetizar as informações coletadas é um desafio. Seu trabalho traz um tema relevante que envolve o pedagógico e as emoções. A mensagem que queriam passar nos alcançou.

36 palavras

Em resposta à Cristina Simone de Sena Teixeira

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
E que tem sido hoje crucial em sala de aula, lidar com as emoções dos alunos.

16 palavras

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Kelly Christina Moreira Santana -
Parabéns, de fato uma temática crucial para ser tratada em sala de aula.

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Caísa Vitória -
Tema muito interessante!

3 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Maria Isabel Reis Santos -
Acreditamos que esse tema deve ser bastante discutido com os docentes e discentes.

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Nádia Arantes -

Boa tarde, pessoal!

Gostei muito do assunto do texto devido aos autores abordarem de forma geral os desafios existentes em sala de aula. O fato de eu ser monitora de uma disciplina da graduação me proporciona conviver com diversas situações exemplificadas no texto e enfrentar também os diferentes desafios em sala de aula.

53 palavras

Em resposta à Nádia Arantes

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Gênesis Guimarães Soares -
Parabéns pelo trabalho, pessoal.

4 palavras

Em resposta à Gênesis Guimarães Soares

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Gênesis Guimarães Soares -
Aos autores, como vocês compreendem o papel das emoções no processo de ensino-aprendizagem?

13 palavras

Em resposta à Gênesis Guimarães Soares

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Maria Isabel Reis Santos -
Compreender o papel das emoções no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira é crucial para promover um ambiente de aprendizagem mais efetivo e motivador. As emoções desempenham um papel significativo na forma como os alunos interagem com o conteúdo e no seu engajamento geral na aprendizagem.

47 palavras

Em resposta à Maria Isabel Reis Santos

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
E o desenvolvimento de competencias socioemocionais Maria, melhora significativamente todo o contexto no qual o estudante está inserido.

18 palavras

Em resposta à Nádia Arantes

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Maria Isabel Reis Santos -
Olá, Nádia!
Ficamos muito felizes em saber que você se identificou com o texto e que isso será proveitoso no seu cotidiano como monitora.

24 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Sinara Barbosa de Santana -
Parabéns pelo trabalho de vocês! Gostei muito!

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Cristina Simone de Sena Teixeira -
Andrezza e Maria Isabel, bem interessante o estudo de vocês. Parabéns!
É sempre importante trazer para discussão os desafios que envolvem as práticas de sala de aula e o ensino de língua estrangeira. Acho bastante relevante que tragam para o palco das discussões que estamos falando de processos onde existe aprendizado de ambas as partes docentes e discentes, visto que, como vocês bem colocam, exige a necessidade de, antes de tudo, do “domínio e compreensão da língua estudada [...] juntamente com a cultura e características que essa língua carrega”. Em outras palavras, reconhecem que o ensinar é aprender continuamente, aperfeiçoando-se profissionalmente para se adaptar às demandas do corpo discente, estabelecendo uma relação entre emoções e o manter vivo, nos discentes, o desejo de aprender uma segunda língua.

Abraço.

128 palavras

Em resposta à Cristina Simone de Sena Teixeira

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
Aproveito para pedir que falem jum pouco sobre sobre esse aprendizado para docentes e discentes.

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
Andreza e Isabel Quais foram os desafios para elaboração da pesquisa e qual é a motivação para escrita do projeto investigativo?

21 palavras

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Andrezza Assumpção Vilela -
Olá Débora!
Podemos dizer que nosso maior desafio foi analisar tudo aquilo que lemos e ter um olhar não só como estudantes, mas também como futuras professoras para tratar desse assunto. Entender a necessidade por trás das nossas emoções na hora de ministrar aulas, as conexões que serão criadas durante o processo e como podemos contribuir para a formação dos nossos futuros alunos certamente foi o que mais nos motivou até aqui.

72 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Quéren Mileide -
Olá, Boa Tarde!
Parabéns pelo texto, considerado muito interessante as discussões trazidas por vocês autores do artigo.

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Quéren Mileide -
Olá!
Trabalho muito bom!
Qual foi a experiência que vocês obtiveram com a produção deste texto?

16 palavras

Em resposta à Quéren Mileide

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Andrezza Assumpção Vilela -
Olá Quéren! Obrigada!
Acredito que todo o processo de produção do texto foi um grande aprendizado para nós. Ouvir dos nossos colegas de sala sobre suas vivência quanto estudantes e de professores as suas experiências em sala de aula certamente foi muito enriquecedor para nossa graduação.

46 palavras

Em resposta à Andrezza Assumpção Vilela

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Kelly Christina Moreira Santana -
Olá Adrezza, para mim como estudante de Letras língua inglesa assim como vocês, esse texto trouxe alguns pontos de reflexão que serão enriquecedores para essa jornada que nos aguarda. Obrigada por compartilhar algo tão relevante!

35 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Nadine De Jesus Pereira -
Boa tarde! Parabéns pelo o trabalho de vocês abordaram um tema que é extremamente importante em uma carreira docente principalmente para quem está iniciando nessa área eu concordo plenamente com vocês quando se é relatado sobre a realidade em sala de aula o texto de vocês me fizeram refletir ainda mais a questão da atuação em sala de aula.

59 palavras

Em resposta à Nadine De Jesus Pereira

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Andrezza Assumpção Vilela -
Olá Nadine!
Bom saber que de certa forma tivemos bom impacto para suas reflexões sobre o assunto.

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Eduardo Santos -
Ótimo trabalho.

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Nadine De Jesus Pereira -
Um trabalho que reflete sobre às problemáticas que estamos sujeitos há enfrentarmos na carreira docente.

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Lucas Ramaldes -
Abordagem muito interessante, principalmente para mim que também sou da licenciatura. A reflexão sobre esse campo prático de atuação é fundamental aos graduandos!

23 palavras

Em resposta à Lucas Ramaldes

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Andrezza Assumpção Vilela -
Olá Lucas. Ficamos felizes que tenha gostado!
Sim, como graduandas achamos esse um tema muito pertinente para ser tratado s é importante estarmos abertos para essas reflexões já nos primeiros passos da nossa profissão.

34 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Luiza Araujo dos Santos -
Durante minha vida escolar tive muita dificuldade com o inglês... Obrigada por abordar esse tema... Leitura interessante, parabéns!

18 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Deisy Oliveira Rocha -
Olá, tudo bem?

Tema muito interessante e acredito que sempre será atual. Penso que uma boa comunicação entre alunos e professores é sempre importante, não se restringindo apenas a forma de transmissão do conteúdo, conforme dito no artigo. Além disso, considero que a questão da maneira correta de dar um feedback, deve ser uma via de mão dupla e interfere diretamente no sucesso do aprendizado.

Parabéns pelo ótimo artigo!!!

69 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: COMUNICAÇÃO EFETIVA E EMOÇÕES - autoria: Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis

por Lara Kock Feregueti Silva -
Que tema interessante e extremamente importante para a carreira docente! Parabéns pelo trabalho pessoal!

14 palavras