O POTENCIAL DO USO DE SOFTWARES LIVRES E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MAPA DE EMPREENDIMENTOS QUILOMBOLAS DE BELO HORIZONTE, MG - autoria: Rosane de Magalhães Lopes Corgosinho, Leidiane Pereira de Almeida, Naryane Carolina R. Braz Pereira Santos

Número de respostas: 5

O potencial do uso de softwares livres e sua contribuição na construção de um mapa de
empreendimentos quilombolas de Belo Horizonte, MG

Autoria:

  • Rosane de Magalhães Lopes Corgosinho
  • Leidiane Pereira de Almeida
  • Naryane Carolina Rocha Braz Pereira Santos

Palavras-chave:

Empreendedorismo Quilombola, Inclusão socioprodutiva e digital, Cultura Livre, Software Livre, Quilombos Urbanos, Empoderamento econômico negro

Resumo

A cultura do software livre pode ser uma importante ferramenta para desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, protagonizadas por populações historicamente vulnerabilizadas, por isso, possuem características que convergem e dialogam com as iniciativas de inclusão socioeconômica dos Quilombos Urbanos de Belo Horizonte. Em busca por empoderamento econômico, colaborativo e sustentável, os Quilombos se apropriariam da cultura e softwares livres, para construção de um Mapa de Empreendimentos Quilombolas, contribuindo para a ruptura do círculo vicioso de discriminação e desigualdade de acesso às oportunidades.

Coordenação de Mesa

  • Carlos Guedes

PDF: leia aqui o texto completo

147 palavras

Em resposta à Primeiro post

Discussão inicial

por Carlos Guedes -
Olá, meu nome é Carlos Guedes e sou o coordenador da mesa. Gostaria de parabenizá-las pelo trabalho e gostaria que contassem um pouco sobre a motivação inicial para a escrita do trabalho. Abraços.

33 palavras

Em resposta à Carlos Guedes

Re: Discussão inicial

por Rosane Corgosinho -
Prezado prof. Carlos, boa noite!
A motivação maior para a escrita do artigo deve-se ao momento atual do movimento ativista negro, especialmente em Belo Horizonte, em que estamos pensando e atuando para além das políticas públicas de promoção da igualdade racial. De fato, hoje, encontram-se em construção, políticas públicas de reparação histórica junto à população negra e parda. E, uma das políticas de reparação mais demandadas trata-se da reparação econômica. Afinal, os negros foram libertados e deixados a míngua, sem qualquer recurso para sobrevivência, apesar de terem trabalhado e construído muita riqueza, no periodo da escravidão. Investir em processos produtivos inseridos e conectados com os Quilombos, sua cultura e seu modo de vida é a base de uma política pública econômica de reparação emancipatória.

124 palavras

Em resposta à Rosane Corgosinho

Re: Discussão inicial

por Leidiane Pereira de Almeida -
Olá Rosane, foi muito bom participar desse trabalho com você. Com certeza foi um semestre produtivo trabalhar conteúdo direcionado a esse movimento.

22 palavras

Em resposta à Carlos Guedes

Re: Discussão inicial

por Rosane Corgosinho -
Bem vindo, Prof. Carlos. Bem vindo todas e todas interessados na apropriação dos softwares livres no pelo processo de autonomia econômica das comunidades tradicionais, localizadas em Belo Horizonte.

28 palavras

Em resposta à Carlos Guedes

Re: Discussão inicial

por Leidiane Pereira de Almeida -
Foi muito interessante fazer o trabalho nessa temática, visto que é muito importante valorizar e apoiar iniciativas empreendedoras, a fim de promover a igualdade de diferentes perspectivas e realidades.

29 palavras