REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

Número de respostas: 67

Reforço positivo e sua influência na educação infantil

Autoria:

  • Sinara Barbosa de Santana
  • Caísa Vitória Oliveira dos Santos
  • Quéren Mileide Martins Silva
  • Steffany Silva de Souza
  • Gênesis Soares

Palavras-chave:

Reforço Positivo, Educação Infantil, Prática Educativa, Crianças, Behaviorismo

Resumo

A partir das influências Behavioristas de Skinner, que propôs a tríplice
contingência e o conceito de reforço positivo, surgiram muitas perspectivas sobre
como deve ocorrer o processo de educação não repressiva de crianças. Assim, este
trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica com o intuito de realizar
reflexões a partir do mapeamento dos estudos produzidos no cenário nacional.

Coordenação de Mesa

  • Thais Cerqueira Faria
  • Bárbara Amaral da Silva

PDF: leia aqui o texto completo

113 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Olá, queridos participantes do UEADSL 2023.1 !!
Tudo bom com vocês?

🎉 Estamos iniciando mais um congresso cheio de conhecimentos!

Então, vamos começar?

Gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho!!!
E queria já perguntar: Além do reforço positivo, há outros reforços ou métodos que vocês acreditam serem eficientes na educação infantil?

51 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Sinara Barbosa de Santana -
Olá, Thais Cerqueira! Bom dia!

Tudo bem, obrigada! E com você?

Em relação aos tipos de reforço, acredito que só o reforço positivo é capaz de trazer benefícios, uma vez que o reforço negativo e punição não motivam, consolidam ou reforçam o aprendizado, ao contrário, eles desmotivam, diminuem a autoestima e a formação do vínculo com os pais ou cuidadores.

60 palavras

Em resposta à Sinara Barbosa de Santana

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada, Sinara Barbosa!

3 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Steffany silva de Souza -
Olá Thais , bom dia ! Obrigada ,
Visto que o método de reforço positivo adiociona um estímulo reforçador ao ambiente da criança , nota-se uma eficácia melhor , mas além desta existe a modelagem ,onde comportamento da criança é modelado é reforçado pelos pais de acordo com seu desenvolvimento ex: no início da fala do bebê logo após iniciar a palavra mamãe e o bebê falar apenas má a mãe consequentemente irá modelar está fala o repetindo várias vezes até que o bebê fale mamãe corretamente .

88 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
Olá, Thaís! Bom dia!
Uma das teorias apresentadas por Skinner e que pode ser aplicada na educação infantil, tanto no contexto escolar, quanto parental, é a modelagem e modelação. Uma vez que modelagem se refere a aprendizagem por reforçamento, ou seja, existe um comportamento objetivo em um organismo, e será reforçado cada passo, cada "mini comportamento", até que chegue ao objetivo. E modelação refere-se á aprendizagem por observação, ou seja, vejo um comportamento, observo que resultou em uma consequência reforçadora e me comporto igual.

84 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada pela resposta, Caísa!

Você poderia nos indicar um livro que aborde especificamente sobre reforço positivo?

16 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
O livro "Compreender o Behaviorismo" de William M. Baum, aborda bastante sobre o reforço positivo e outros conceitos. Recomendo!

19 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada, Caísa! Vou aderir!

4 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Jaqueline da Silva -
OI, Caísa!

Gostei da indicação e vou dar uma olhada também!

Abraços,

Jaqueline

13 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada pelas colaborações, Jaqueline!

4 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Leidiane Pereira de Almeida -
Que interessante, obrigada!

3 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Jaqueline da Silva -
Olá, Caísa!

Passando por aqui para saber mais sobre reforço positivo e me deparo com explicações esclarecedoras sobre relacionadas a modelagem e modelação.

Aproveito para parabenizar o grupo pelo belíssimo trabalho.

Abraços,

Jaqueline

33 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Oi, Thaís. Obrigado pelo feedback.

Respondendo a sua questão, a gente também trabalha muito com modelagem e modelação na educação infantil. Ex : músicas, histórias, teatro, danças etc.

28 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Quéren Mileide -
Olá Thais, Boa Tarde!

O reforço positivo é uma técnica que visa, por meio da introdução de recompensas, incentivar e consolidar comportamentos desejados. Este tipo de reforço inclui todos aqueles elementos que aumentam a probabilidade do aparecimento de alguma resposta. Com isso acredito que outros métodos não serão eficazes.

49 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Bárbara Amaral Silva -
Sejam bem-vindos a mais uma edição do UEADSL 2023.1!!

Aqui temos um espaço para diálogo e troca de conhecimentos, então participem!

Para iniciar nossa conversa, quero saber se vocês já tiveram a oportunidade de estar em sala de aula e de praticar o reforço positivo. Como foi essa experiência?

49 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Sinara Barbosa de Santana -
Bom dia, Bárbara Amaral!

Em sala de aula não, mas pratico o reforço positivo com meu filho e com outras crianças que convivo e só tenho retornos positivos e benefícios, entre eles, observo que é mais fácil o envolvimento da criança nas tarefas a serem realizadas, há uma motivação contínua para o aprendizado e a realização das tarefas principalmente quando esse aprendizado vai sendo construído associando a vida cotidiana, é possível observar um fortalecimento de vínculo e segurança, construção de uma autoestima, o comportamento da criança é mais tranquilo, mais assertivo, participativo; a comunicação é mais clara.

97 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
Olá, Bárbara! Bom dia!
Em sala de aula ainda não. No entanto, em situações cotidianas com crianças nas quais tenho convívio, posso observar os benefícios que o reforço positivo proporciona. Um deles é o maior ânimo e entusiasmo para realizar determinada tarefa, já que ao realizá-la são usados incentivos e motivações, visando a permanência dos comportamentos desejados.

57 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Oi, Bárbara.

Agradecemos pelas boas-vindas.

Enquanto docente tenho utilizado constantemente o reforço positivo nos processos educativos. Um grande exemplo de reforço positivo no ensino superior foi o incentivo para que minhas alunas produzissem esse artigo e realizassem a submissão.

39 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Quéren Mileide -
Olá Bárbara! Em sala de aula não tive a oportunidade de praticar o reforço positivo. Porém prático com algumas crianças familiares, meus primos. Percebi como fortaleci o convívio e a interação da criança em algumas tarefas relacionadas ao cotidiano.

39 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Steffany silva de Souza -
Bom dia Bárbara , em sala de aula não , mas já pratiquei com primos e sobrinhos de idade inferior a 10 anos .

24 palavras

Em resposta à Steffany silva de Souza

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Bárbara Amaral Silva -
Obrigada, Sinara, Caísa , Quéren e Steffany, por compartilhar as experiências de vocês! É curioso que a maioria das pessoas usam o reforço positivo apenas com crianças e muitas vezes isso é deixado de lado quando estamos lidando com adolescente e adultos. É bom conhecer a experiência do prof. Gênesis com vocês, alunas e alunos, de um curso de graduação. Acredito que o reforço positivo deva ser sempre usado independente da idade das pessoas!

74 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
Com certeza, Bárbara! O reforço positivo possui muitos benefícios que não pode ficar restrito apenas a crianças, mas ser aplicado a pessoas de todas as idades.

26 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Bárbara Amaral Silva -
Bom dia, Caísa. Também penso assim! Mas parece que as pessoas perdem a paciência com os adolescentes e adultos, e o reforço positivo acaba acontecendo só na infância, né? Por que será que isso acontece?

35 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
Acredito que seja pelo fato de que na infância somos mais "maleáveis" rs. Quando se chega na adolescência e idade adulta, estamos com nossas personalidades e temperamentos formados, dificultando assim o uso do reforço positivo. No entanto, não é impossível, como você citou é só termos mais paciência rs.

49 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Sinara Barbosa de Santana -
Olá, pessoal! Bom dia! Apresentaremos o nosso artigo intitulado “Reforço Positivo E Sua Influência Na Educação Infantil”. O presente trabalho conta com a autoria de: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, estudantes do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário UNIFTC, e nosso professor e orientador Gênesis Guimarães Soares, docente do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário UNIFTC.
Nosso trabalho teve como objetivo compreender a influência do reforço positivo na educação através de uma breve revisão de literatura, trazendo o conceito da contingência de três termos de Skinner: SD: R – SC, que define que SD, estímulo discriminativo operante, é o contexto que estabelece a ocasião no qual o indivíduo vai se comportar de uma maneira ou de outra; R é a relação com o ambiente, como essas ações são executadas e SC, é a consequência do comportamento e como essas consequências alteram a probabilidade futura da ocorrência de uma resposta, ou seja, é possível através do acréscimo de um estímulo ao ambiente do indivíduo ter como consequência o aumento da probabilidade da frequência de um comportamento.
Sendo assim, é possível adotar essa conduta para consolidar comportamentos desejados e impulsionar o aprendizado através do uso de recompensas como elogios diante a dedicação na execução de uma tarefa, encorajando verbalmente diante de uma atividade, acompanhando o desempenho escolar e dando suporte nas tarefas escolares diárias, além de idas a escola e participação de reuniões escolares.
Outras condutas que podem ser adotadas para promover comportamentos facilitadores no aprendizado de crianças e adolescentes é estabelecer uma rotina organizada sem sobrecarga de horários incluindo momentos de lazer com agenda semanal disponível para ser consultada; estar fisicamente próximo à criança para auxiliá-la nas tarefas e momentos de estudo não tornando esse momento solitário; estabelecer limites, de forma respeitosa sem ultrapassar os limites físicos, intelectuais, emocionais e sociais da criança; supervisionar as atividades; dosar adequadamente proteção, incentivo e independência para não prejudicar o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.
O ambiente de estudos precisa ter boa iluminação, temperatura adequada, sem muito barulho. Demonstrar afeto, amor pela criança é muito importante para sua autoestima e é desenvolvida através dessas interações de atividades realizadas com ela, por isso é preciso ser modelo adequado, mostrar interesse, entusiamo e satisfação no que faz. Promover diálogo dando espaço para que ela se coloque tendo disponibilidade para que a criança tenha liberdade e vontade de procurar para esclarecer dúvidas. Não exigir demais para não causar desistência ou frustração, relacionar o conteúdo que estiver sendo aprendido com a vida cotidiana. Lembrar de demonstrar interesse pelas coisas que são apresentadas validando-a em seus interesses, estabelecendo interações positivas não só quando as coisas dão errado, já que o castigo só contribui a médio prazo para a falta de interesse.
Através desses exemplos podemos observar que é possível aplicar muitas dessas estratégias como uma maneira de impulsionar e consolidar o aprendizado de crianças e adolescentes tanto por pais quanto por educadores através do uso do reforço positivo beneficiando não só no aprendizado como na autoestima.
Agradecemos a atenção e estamos a disposição para auxiliar em qualquer dúvida.

524 palavras

Em resposta à Sinara Barbosa de Santana

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Olá, queridos autores!

Obrigada pelas considerações!

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Nádia Arantes -

Olá, pessoal!

Gostaria primeiro de parabenizar os autores pelo texto! Eu pratico o reforço positivo com a minha irmã e assim como a Sinara Barbosa falou, percebo que o comportamento dela também é mais tranquilo, assertivo e participativo. O texto de vocês está muito claro e didático, gostei muito de aprender mais sobre o reforço positivo!

56 palavras

Em resposta à Nádia Arantes

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
Que bom Nádia, ficamos felizes por tê-la ajudado!

8 palavras

Em resposta à Nádia Arantes

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Sinara Barbosa de Santana -
Obrigada, Nádia!

É muito gostoso o retorno que temos com o uso do reforço positivo, não é!? Vemos o ganho que as crianças que estão ao nosso redor conquistam de formam única e individual. Essa construção deles nos realiza e transforma também, há uma troca mútua, de forma reforçadora positiva.

É muito importante para nós esse feedback sobre o trabalho, nos motiva para continuarmos nessa caminhada.

66 palavras

Em resposta à Nádia Arantes

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Que bacana, Nádia. Agradecemos pelo feedback e relato. É muito bom saber que muitas pessoas tem substituído práticas punitivas pelo reforço positivo e têm percebido a sua eficácia.

28 palavras

Em resposta à Nádia Arantes

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Quéren Mileide -
Que bom Nádia! Fico feliz!

5 palavras

Em resposta à Nádia Arantes

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Steffany silva de Souza -
Obrigado Nádia

2 palavras

Em resposta à Nádia Arantes

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada pelas colaborações, Nádia!

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Camila Junqueira Barbosa -
Olá, meu nome é Camila e sou da turma TOL 2. Ótimo artigo e ótimo tema para ser debatido. O reforço positivo é uma ótima maneira de se educar. Inclusive, é dessa maneira que eu procuro educar meus 11 animais. Rsrsrs.

41 palavras

Em resposta à Camila Junqueira Barbosa

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Sinara Barbosa de Santana -
Oi, Camila! Ficamos felizes que tenha gostado! Feliz por seus pets!

11 palavras

Em resposta à Camila Junqueira Barbosa

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
Olá, Camila!
Que bacana, fico feliz que tenha gostado!!!

9 palavras

Em resposta à Camila Junqueira Barbosa

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Excelente, Camila. Muitos pesquisadores da Análise do Comportamento desenvolveram e continuam desenvolvendo estudos sobre o uso do reforço positivo e o comportamental animal. Skinner é o mais famoso nome que utilizou os princípios do behaviorismo radical para pesquisas sobre o comportamento de pombos, ratos etc.

45 palavras

Em resposta à Camila Junqueira Barbosa

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Bárbara Amaral Silva -
Boa noite, Camila! Interessante seu relato com os animais.

9 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Boa tarde, queridos autores e demais participantes deste fórum!
Para dar continuidade as discussões gostaria que os autores comentassem por que o trabalho se interliga ao tema do evento: Liberdade e preconceito.

32 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Oi, Thais. O trabalho não deixa nítido como a liberdade e o preconceito fazem parte da proposta. Apesar disso, quando pensamos em reforço positivo e educação, existem diversos estigmas que são propagados na comunidade acadêmica e senso comum. Como se o uso de práticas reforçadoras fosse uma forma de robotizar as crianças ou manipulá-las. Diante disso, pensamos nos preconceitos que a própria academia impõe para com essa linha de pensamento. Sendo assim, entendemos o uso do reforço positivo como uma forma de tornar os sujeitos livres e conscientes do que pode controlar o seu comportamento em sociedade.

97 palavras

Em resposta à Camila Junqueira Barbosa

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Quéren Mileide -
Olá Camila! Que bom!
Feliz por você ter gostado!

9 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Evelyn de Oliveira -
Oi pessoal,

Estou no curso de pedagogia e até então não sabia dessa abordagem, muito obrigada por desenvolverem sobre essa temática.

Precisamos divulgar mais na faculdade de educação e explorar esse método.

Parabéns!

33 palavras

Em resposta à Evelyn de Oliveira

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
Olá, Evelyn!
Obrigada, que bom que gostou! 😁

8 palavras

Em resposta à Evelyn de Oliveira

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Oi, Evelyn. É muito comum que os estudantes de pedagogia não conheçam muito sobre o uso do behaviorismo na educação. Ficamos felizes que tenha despertado o seu interesse.

28 palavras

Em resposta à Evelyn de Oliveira

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Sinara Barbosa de Santana -
Oi, Evelyn!

Obrigada! É um tema muito interessante mesmo, que bom que pudemos contribuir para um conhecimento mais amplo.

19 palavras

Em resposta à Sinara Barbosa de Santana

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Olá, Congressistas!

Vamos para mais um dia de congresso!
Gostaria de agradecer a participação de todos!

16 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Quéren Mileide -
Muito Obrigada Thais!

3 palavras

Em resposta à Evelyn de Oliveira

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Quéren Mileide -
Que bom Evelyn que gostou, fico feliz!

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Jessyca Mendes Silva -
A educação infantil é fundamental para a construção da forma de pensar e aprender sobre regras e convívio social. Por isso torna-se fundamental investir na educação e promover estratégias para que os pais entendam o papel deles no processo de educação dos filhos, e não transferir responsabilidades paternas para os professores.

51 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Jessyca Mendes Silva -
Um tema atual e bem desenvolvido, parabéns pela escolha

9 palavras

Em resposta à Jessyca Mendes Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Quéren Mileide -
Muito Obrigada Jessyca , que bom que gostou!

8 palavras

Em resposta à Jessyca Mendes Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Sinara Barbosa de Santana -
Obrigada, Jessyca!

2 palavras

Em resposta à Jessyca Mendes Silva

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
Obrigada, Jessyca!!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Ederson Cordeiro -
Paz e bem. Excelente proposta. Continuemos aprofundando.

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Andrezza Assumpção Vilela -
Ótimo tema, atual e muito pertinente. Garanto que me trouxe um novo olhar para alguns aspectos. Parabéns pela produção!

19 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Andrezza Assumpção Vilela -
Forma leve e bem explicativa ao tratar do "reforço positivo" e a importância que um conteúdo consolidado e bem revisado tem no processo de aprendizagem.

25 palavras

Em resposta à Andrezza Assumpção Vilela

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Olá!
Excelentes contribuições!
Chegamos no final de mas um UEADSL 2023.1 !
Agradecemos A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO E AS COLABORAÇÕES!
Que nossa união possa se repetir em outras oportunidades.

29 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Sinara Barbosa de Santana -
Deixamos o nosso agradecimento pela oportunidade de poder compartilhar, trocar e adquirir um pouco mais de conhecimento acerca de tantas informações compartilhadas.

22 palavras

Em resposta à Andrezza Assumpção Vilela

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada pelas colaborações, Andezza!

4 palavras

Em resposta à Andrezza Assumpção Vilela

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Sinara Barbosa de Santana -
Obrigada, Andrezza!!

2 palavras

Em resposta à Andrezza Assumpção Vilela

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Caísa Vitória -
Obrigada Andrezza!!!!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Luiza Araujo dos Santos -
Olá, gostaria de saber como foi a escolha das referências citadas. Muito obrigada, ótimo texto!

15 palavras

Em resposta à Luiza Araujo dos Santos

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Oi, Luiza. Obrigado pelo feedback. Realizamos o mapeamento de estudos por meio de uma revisão bibliográfica.

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Leidiane Pereira de Almeida -
Parabéns pelo artigo e a abordagem reflexiva.

7 palavras

Em resposta à Leidiane Pereira de Almeida

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Obrigado pelo feedback, Leidiane.

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Jheimisson Saimon -
Excelente texto, a ideia de reforço positivo serve muito para alavancar o processo de aprendizagem, porém fica uma dúvida esse até em que ponto esse reforço é visto como algo positivo?

31 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REFORÇO POSITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - autoria: Sinara Barbosa de Santana, Caísa Vitória Oliveira dos Santos, Quéren Mileide Martins Silva, Steffany Silva de Souza, Gênesis Soares

por Jheimisson Saimon -
Parabéns pelo trabalho.

3 palavras