A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

Número de respostas: 67

A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes

Autoria:

  • Marcela Caroline Albuquerque Horta
  • Karlla Andrea Leal Cruz

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Memes, Reforço Escolar, Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo é um relato de prática desenvolvida com alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo, localizada na cidade de Belo Horizonte, participantes do projeto de Reforço Escolar de Língua Portuguesa. A prática se desenvolveu em torno da temática do humor expresso nos memes. Nesse sentido, os alunos participantes discutiram o conceito de humor, estudando os memes em circulação na época do projeto e criaram seus próprios memes para participação de um concurso cultural na escola. A prática objetivava aplicar os novos letramentos, a fim de que os estudantes pudessem compreender o fenômeno da ironia e do humor em gêneros digitais. Pautamo-nos nos estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e em estudiosos que tratam a temática específica desde o ponto de vista da comunicação, a saber, Candido e Gomes (2015). Além disso, Vieira (2007) aborda a necessidade de trabalho com os memes, visto que representa uma forma subjetiva e cultural de representação do mundo, o que também faz parte da formação de leitores. Esta abordagem permitiu que estudantes colocados à margem na sala de aula pudessem compreender a interpretação de um outro viés, mais inclusivo. Isso porque reforça-se que o público-alvo foram estudantes com dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa.Desse modo, os alunos experimentaram uma forma criativa de escrita, o que, ainda, auxiliaram-os em relação a algum tipo de resistência ao componente curricular.

Coordenação de Mesa

  • Silas Lacerda dos Santos
  • Ranyelle Lopes Barros

PDF: leia aqui o texto completo

281 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá, participantes do UEADSL 2023.2, que nessa edição conta com a temática: Liberdade e Cidadania!
Desejo que esse congresso seja um oportuno momento de discussões e trocas de conhecimento. Parabenizo os autores pela temática apresentada, pois é de cunho importantíssimo para o ser discutido no nosso meio acadêmico.

E para começar o nosso debate, gostaria de saber qual foi a motivação de vocês ao explorar esse tema ?

Abraços, Professora Ranyelle Barros.

72 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Bom dia, participantes UEADSL

Imensamente feliz em fazer parte deste evento e poder compartilhar com vocês um pouco da nossa experiência.

Respondendo a pergunta da Professora Ranyelle Barros:

Estávamos diante de um grupo de alunos que necessitavam minimizar os impactos da Pandemia por Covid-19. Em sua maioria, nossos alunos ficaram sem o aprendizado adequado, por não terem acesso aos meios digitais. Sem ter contato com o professor nesse período e com defasagem de aprendizagem, necessitavam de aulas em um grupo menor e com atividades atrativas, que os motivassem.

Trouxemos, então, o digital para as aulas de intervenção pedagógica. A primeira intenção foi tornar o ambiente mais atraente para o aluno, e com as ferramentas digitais isso foi possível. Eles não se sentiam excluídos de suas turmas quando iam para as aulas de intervenção. Além disso, puderam ter contato com computadores, teclados, e vivenciar a experiência de manusear esses instrumentos.

Mesmo assim, outro pensamento nos rondava: se as aulas fossem tradicionais, mesmo com o digital, poderia ser taxadas com adjetivos pejorativos e o efeito no aluno não seria o esperado.

O que há, então, de melhor, do que trabalhar com o riso, o humor?! Nesse sentido, recorremos ao meme. Se primeiro como forma de deixar o ambiente agradável e descontraído, depois passou a ferramenta de crítica e de pensamento sobre os atos sociais que representavam.

Nossos alunos discutiram esporte, saúde, política, por meio dos memes que levamos para a sala de aula. Estávamos no caminho certo. O envolvimento de cada um foi fantástico e os resultados com o produto final foram divertidos e descontraídos.

Acreditamos que esse seja o caminho para garantir o envolvimento do aluno no processo de aprendizado.

Abraços,
Marcela Albuquerque

282 palavras

Em resposta à Marcela Caroline Albuquerque Horta

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Luiz Gustavo Maia Rodrigues -
Memes são uma ótima maneira de se conectar com os mais jovens!! Adorei a estratégia.

15 palavras

Em resposta à Luiz Gustavo Maia Rodrigues

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Luiz
Sim, eles adoram. É algo atual, engraçado. As aulas ficam mais leves e divertidas.

Abraços,
Marcela Albuquerque

20 palavras

Em resposta à Marcela Caroline Albuquerque Horta

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Olá, Marcela! Parabéns pelo seu trabalho com a Karlla! Achei muito importante abordar esse tema da inclusão digital e pontuar que mesmo que atualmente o uso de aparelhos tecnológicos tenha se popularizado, não significa que as pessoas tenham letramento para isso. Além disso, o relato de experiência de vocês é um bom exemplo de como os educadores podem tentar inserir o uso das tecnologias em sala, ao invés de apenas tentar barrar isso. E muito bacana saber que ao final do processo os alunos conseguiram desenvolver as habilidades necessárias. Achei super legal a iniciativa de vocês!

96 palavras

Em resposta à Gabriela Caroline Alves Claudino

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Gabriela

É exatamente isso. Podemos utilizar a tecnologia a nosso favor e oportunizar novas experiências aos nossos alunos.

Lembrando sempre que é importante estarmos atentos aos conhecimentos de nossos alunos sobre as temáticas e também sobre as ferramentas envolvidas no processo de aprendizado.

Abraços,
Marcela

47 palavras

Em resposta à Marcela Caroline Albuquerque Horta

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Bom dia, Marcela! Concordo plenamente!
Parabéns pelo trabalho!

8 palavras

Em resposta à Gabriela Caroline Alves Claudino

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Exatamente! Acredito que estamos entrando no campo dos novos letramento que, por sua vez, exigem novas formas de aprender e ensinar. Obviamente, isso perpassa também a formação de professores, mas os relatos ajudam a compreender de que forma essa requisição vem chegado até nós, professores, e algumas possibilidades de atuação. Obrigada!
Karlla Andrea Leal Cuz

55 palavras

Em resposta à Marcela Caroline Albuquerque Horta

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Bom dia, pessoal! Nesse último dia de interações, gostaria de deixar duas perguntas aos autores: como foi a realização do trabalho? Quais os principais aprendizados obtidos no processo?
Abraços!

29 palavras

Em resposta à Gabriela Caroline Alves Claudino

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Gabriela

Foi exatamente como respondi para outra participante, veja:

"Para desenvolver a temática é importante que se desenvolva um mini-projeto dentro das aulas de reforço, ou seja, em uma aula apenas não é suficiente para o tema, sendo ideal até um mês para que as sequências didáticas sejam desenvolvidas.

Estudamos linguagem visual, partimos para caricaturas e só depois entramos nos memes.

Estuda-se o meme, o humor, a crítica... Depois partimos para o virtual. Nesse ponto, trabalha-se cuidados com a internet e seus perigos, uso das ferramentes (mouse, teclado, site de busca), depois usamos algum site de crianção de memes. Vai desenvolvendo as temáticas e a consciência dos alunos com tudo o que é discutido em sala.

Esse é um trabalho de "formiguinha", principalmente porque nas aulas de reforço geralmente são alunos em defasagem escolar. Então é ter calma durante o processo e não querer que o resultado apareça de um dia para outro."

Abraços,
Marcela Albuquerque

158 palavras

Em resposta à Marcela Caroline Albuquerque Horta

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Ana Carolina Correia Almeida -
Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Ana C. Noronha -
Karlla e Marcela, parabéns pelo artigo. A temática é muito importante e a abordagem de vocês foi muito acertada: memes e humor para trabalhar a inclusão digital e, como ganho, ainda trabalhar questões como ironia, que precisa de uma interpretação de texto mais sofisticada.
Me chamou a atenção que nas conclusões vocês trouxeram a constatação de que os alunos parecem saber usar a tecnologia, mas na verdade não sabem muito. Eu diria que são mais atrevidos e nos dão a sensação de que conhecem esses meandros, por isso concordo com a afirmação de vocês de que a inclusão digital deles também precisa ser promovida.
Um abraço,
Ana Noronha.

108 palavras

Em resposta à Ana C. Noronha

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Olá, Ana. Boa tarde.

Um ponto crucial no nosso trabalho é perceber os conhecimentos prévios de nossos alunos. Por vezes, perdemos tempo chamando atenção dos alunos no uso das tecnologias, acreditamos que eles sabem utilizá-las. Mas na verdade, precisamos ensiná-los o básico. Atentando também que precisamos orientar sobre os perigos da exposição nas redes sociais, antes de qualquer trabalho que envolva o virtual.

Abraços,
Marcela Albuquerque

66 palavras

Em resposta à Ana C. Noronha

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Quando trabalhamos com vários aspectos e habilidades da aprendizagem, recorrentemente as coisas se mesclam: e o que, originariamente, era para trabalhar determinada habilidade, acaba acrescentando-se a outras e a muitos outros saberes que não foram planejados. Entramos em questões muito delicadas, como posse de, acesso, instrumentalização tecnológica. Será que ter um celular garante todo o resto? Então, sempre, ao propormos as novas tecnologias da educação, frisamos também a necessidade de se atentar a essas novas formas de aprender, bem como ao uso consciente e seguro das redes.
Obrigada.
Karlla Leal

90 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marianne Helen Santos Silva -
Gostei do relato de prática super interessante sobre inclusão digital nas aulas de reforço escolar, focando no humor através dos memes. A abordagem de discutir o conceito de humor e explorar a criação de memes pelos alunos foi criativa e alinhada aos novos letramentos digitais. A conexão com a BNCC e a visão de estudiosos na área de comunicação enriquecem a fundamentação teórica. Destaco também a ênfase na inclusão, proporcionando aos estudantes uma abordagem mais ampla e criativa para lidar com a língua portuguesa. Gostei bastante! Parabéns!

87 palavras

Em resposta à Marianne Helen Santos Silva

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Marianne

É exatamente isso. Essa temática é muito rica, sendo possível explorar várias habilidades.

Abraços,
Marcela Albuquerque

19 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Drielly Luzia de Oliveira Peres -
Excelente temática! A pesquisa é completa e envolvente. Parabéns aos envolvidos. As práticas de ensino lúdicas estão cada vez mais sendo utilizadas como ferramentas de aprendizagem, pois além de prender a atenção e interesse dos alunos vêm obtendo excelentes resultados na processo de aprendizagem.

44 palavras

Em resposta à Drielly Luzia de Oliveira Peres

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Bom dia, Drielly

É isso mesmo, os resultados quando os alunos estão envolvidos na proposta são fantásticos. A participação nas atividades ajudam não só na aprendizagem dos conteúdos propostos, pois também ajudam nas relações interpessoais, exaltam os alunos com espírito de liderança e protagonismo.

Além disso, quando os alunos se envolvem os conflitos internos diminuem.

Abraços,
Marcela Albuquerque

58 palavras

Em resposta à Marcela Caroline Albuquerque Horta

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Parabéns as autoras pela temática!

5 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
A inclusão digital nas escolas apoia uma experiência de aprendizagem dinâmica. Com ela, o compartilhamento de conhecimento e de materiais é facilitado, o que favorece o acesso a livros, apostilas e outros documentos físicos que poderiam ser difíceis de conseguir em lugares mais distantes dos grandes centros.

47 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Jussara

É isso mesmo, promover a inclusão digital é ampliar as possibilidades e oportunidades de conhecimento, principalmente no caso de alunos sem acesso às tecnologias quando estão em casa, por exemplo, ou mesmo daqueles que possuem acesso, mas não sabem como utilizar as ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, é muito importante ensiná-los os recursos básicos da tecnologia para que depois possam ampliar os conhecimentos na área.

Abraços,
Marcela Albuquerque

70 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Verdade Jussara.
a acessibilidade de recursos é algo muito pontual, porque os formatos fechados não ajudam na multiplicação do conhecimento à medida que tudo se fecha por ali mesmo. E esse não é o nosso objetivo. Queremos criar cadeias de produção do conhecimento na escola e nada melhor do que tendo produções de alunos e estudantes que atendam as necessidades básicas e individuais de um grupo ou comunidade,, por exemplo.
Obrigada pela sua contribuição.
Karlla Leal

76 palavras

Em resposta à Marcela Caroline Albuquerque Horta

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Drielly Luzia de Oliveira Peres -
Verdade, havia me esquecido das relações interpessoais. Bem pontuado!

9 palavras

Em resposta à Drielly Luzia de Oliveira Peres

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Verdade! Acredito que o trabalho com as novas tecnologias da educação, além de atualizar nossa compreensão dos novos gêneros textuais, insere na aprendizagem um fator fundamental: a motivação! Notamos que trabalhar com esses objetos parece despertar um interesse do aluno que por muitas vezes, ainda que tenha vivenciado essa circulação social, ainda não desenvolveu os saberes que são específicos e algumas questões morais envolvendo a aprendizagem tecnológica.
Abraço e obrigada pela contribuição.

Karlla Leal

74 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por BARBARA GERVASIO -
Gostei bastante de ler esse artigo!!!
Além da inclusão digital, muitas vezes, faz-se necessário promover a educação digital, juntamente. Atualmente o meio digital é de grande influência em nossas vidas e é necessário fazer uso desse recurso de forma crítica e segura, principalmente os mais jovens. A educação digital para adolescentes deve ser contínua, adaptando-se às mudanças tecnológicas e às necessidades específicas de cada grupo de jovens. Esse enfoque prepara os adolescentes para serem cidadãos digitais responsáveis e bem informados em um mundo cada vez mais conectado

87 palavras

Em resposta à BARBARA GERVASIO

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Bárbara

É isso mesmo. Acrescento que antes de qualquer projeto que envolva o meio digital é importante realizar um trabalho de consciência e de uso crítico dessas ferramentas. Assim como alertá-los dos riscos da exposição excessiva no ambiente virtual, seja ele um espaço de aprendizado ou de estabelecer contatos sociais.

Abraços,
Marcela Albuquerque

55 palavras

Em resposta à BARBARA GERVASIO

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Achei interessante quando você menciona esse enfoque, porque a considerar contextos múltiplos de atuação (dentre eles, muitos em zona de risco), a educação digital não pode vir dissociada dos direitos e das consequências sociais que acarreta. É preciso estudar todo este movimento de revolução e de como isso incide no nosso dia a dia, seja em um entendimento diferente sobre aquelas práticas já arraigadas ou aquelas marginalizadas que vem ganhando espaço de manifestação.
Agradeço sua interação.
Karlla Leal

78 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Daniella Santos de Souza -
Parabéns pelo ótimo artigo! Muito interessante a abordagem e o tema, pois a aprendizagem, de um modo geral, é importante e realizá-la de uma maneira diferente atrai a atenção dos alunos.

31 palavras

Em resposta à Daniella Santos de Souza

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Olá, Daniela

Boa tarde,

Agradecemos o elogio.

Atualmente, é muito importante práticas diferenciadas para atrair a atenção dos alunos e assim promover o aprendizado.

Abraços,
Marcela Albuquerque

27 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Luiz Gustavo Maia Rodrigues -
Que texto interessante!! Amei parabéns.

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por ana clara -
Parabéns pela abordagem inovadora! Gostei muito do tema, e da forma que foi abordado. Ótimo trabalho!

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Layenne Cristina -
Como a utilização de memes pode ser incorporada de forma eficaz nas aulas de reforço escolar para promover a inclusão digital, tornando o aprendizado mais acessível e engajador para os alunos?

31 palavras

Em resposta à Layenne Cristina

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Layenne

Para desenvolver a temática é importante que se desenvolva um mini-projeto dentro das aulas de reforço, ou seja, em uma aula apenas não é suficiente para o tema, sendo ideal até um mês para que as sequências didáticas sejam desenvolvidas.

Estudamos linguagem visual, partimos para caricaturas e só depois entramos nos memes.

Estuda-se o meme, o humor, a crítica... Depois partimos para o virtual. Nesse ponto, trabalha-se cuidados com a internet e seus perigos, uso das ferramentes (mouse, teclado, site de busca), depois usamos algum site de crianção de memes. Vai desenvolvendo as temáticas e a consciência dos alunos com tudo o que é discutido em sala.

Esse é um trabalho de "formiguinha", principalmente porque nas aulas de reforço geralmente são alunos em defasagem escolar. Então é ter calma durante o processo e não querer que o resultado apareça de um dia para outro.

Abraços,
Marcela Albuquerque

150 palavras

Em resposta à Marcela Caroline Albuquerque Horta

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Ramiro Oliveira -
Marcela, muito bacana o trabalho. Considero o humor, inteligente e não discriminatório, uma poderosa ferramenta de crítica e reflexão social.

20 palavras

Em resposta à Layenne Cristina

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Acreditamos que devemos, primeiramente, questionar se alguém conhece ou saiba definir claramente o que é um meme. Isso porque não é só na internet, com imagens… existem memes que são expressões de um novo léxico. Então, plantar o desafio para depois construirmos coletivamente esse conceito a partir de exemplos práticos e reais. Nada cristalizado. Como é um processo que envolve leitura e escrita, quer dizer, jornadas de compreensão e produção ou reprodução, ainda conseguimos trabalhar a escrita criativa, o humor, a caricatura e o interesse pessoal dos alunos. Desse modo, surgem inúmeros trabalhos personalizados, que dizem de uma própria visão de mundo. Agradecida pelos questionamentos.
Obrigada!
Karlla Leal.

108 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Cândido Berto da Silva Filho -
Ótimo trabalho pessoal! Quando eu estava lendo, vi que vocês notaram que há um despreparo no uso de alguns coisas como teclados e mouses. Lembro que antes, muitos adolescentes faziam curso de informática e, realmente, não vejo hoje o pessoal nesses cursos. Tive a mesma percepção que vocês tiveram em sua conclusão: há uma falsa sensação em que eles dominam tudo sobre informática por eles saberem lidar com as ferramentas no celular.

72 palavras

Em resposta à Cândido Berto da Silva Filho

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Cândido

É isso mesmo. E mais, mesmo com o celular, pode-se dizer que nem todos o dominam plenamente. As vezes, o uso se restringe ao bate papo no Instagram e no Whatsapp.

Abraços,
Marcela Albuquerque

37 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Daniella Custódia de Almeida -
Olá autores!
Parabéns pelo trabalho e pela escolha do tema. Achei muito interessante.

13 palavras

Em resposta à Daniella Custódia de Almeida

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Daniella

Ficamos felizes com os seus elogios.

Obrigada,
Marcela Albuquerque

12 palavras

Em resposta à Marcela Caroline Albuquerque Horta

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Daniella Custódia de Almeida -
Muito interessante a proposta de trazer a realidade dos alunos para os alunos. Parabéns!

14 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Ramiro Oliveira -
Meus parabéns às autoras. O trabalho é muito pertinente. O trabalho apresentado por vocês confirmou que o uso das tecnologias não se resume ao acesso a dispositivos conectados à internet. O conhecimento e a capacidade para utilizar toda o potencial dessas tecnologias ainda são muito desiguais, carecendo de um verdadeiro trabalho de educação tecnológica.

54 palavras

Em resposta à Ramiro Oliveira

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Ramiro.

Sim, o uso das tecnologias ainda é desigual. Na periferia é ainda mais gritante, seja na residência ou mesmo nas escolas que atendem a esse público. É comum o sinal de wi-fi não funcionar, termos de dividir um mesmo computador...

Mesmo assim, podemos executar um trabalho que promova o uso de tecnologias, com boa vontade conseguimos passar pelos desafios.

Abraços,
Marcela Albuquerque

65 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Daniel Diniz -
Tema muito interessante e com ótimas explicações no artigo!
Quando pensamos nas práticas de ensino lúdicas, vemos que ela está cada mais sempre utilizada no dia a dia dos alunos! É uma ótima ferramenta para entreter todos na sala de aula e ainda contribuir para o aprendizado.
Parabéns a todos pelo artigo!

52 palavras

Em resposta à Daniel Diniz

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Daniel.

Obrigada pela elogio.

A ludicidade pode ser usada sempre a favor do aluno, basta o professor ser disposto a sair da zona de conforto.

Abraços,
Marcela Albuquerque

30 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Maria Isabel Santos Pinheiro -
Parabéns pelo trabalho, importante escolha de tema, que se mostra atual e de extrema relevância.

15 palavras

Em resposta à Maria Isabel Santos Pinheiro

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Maria Isabel Santos Pinheiro -
Primordial incluir estratégias de ensino na educação, ainda mais se tratando de recursos leves que facilitem e deixem o aprendizado dinâmico e lúdico. O uso de memes, assim como o de recursos digitais, aproxima e estimula o processo e desenvolvimento educacional, uma vez que é algo presente no cotidiano e traz um ar de alegria para as aulas.

58 palavras

Em resposta à Maria Isabel Santos Pinheiro

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Maria Isabel

A alegria em sala de aula é fundamental. Por vezes, nós professores somos engolidos pela rotina e pela burocracia dos sistemas de ensino.

Mesmo assim, precisamos de uma injeção de ânimos para que possamos sair das práticas tradicionais e ousarmos experienciar outras práticas.

Abraços,
Marcela Albuquerque

50 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Matheus Bento Araujo de Moraes -
Parabéns pelo trabalho!! Integrar memes ao reforço escolar é muito interessante! Destaco a abordagem da inclusão digital e a relevância de explorar os gêneros digitais, como os memes, para promover habilidades críticas entre os alunos. Ótima iniciativa!

37 palavras

Em resposta à Matheus Bento Araujo de Moraes

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Obrigada, Matheus.
Grata pelos elogios. Os gêneros digitais são excelentes para promover o aprendizado e o interesse dos alunos.
Abraços,
Marcela Albuquerque

22 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por João Pedro Torres Costa -
Muito importante integrar a educação com a realidade dos estudantes, me lembra uma professora de história que eu tive no ensino médio, que usava referencias da Marvel para explicar os temas. Era a melhor aula.

35 palavras

Em resposta à João Pedro Torres Costa

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Disse tudo, João Pedro

Articular a realidade dos alunos com os temas que desejamos trabalhar só otimiza o processo educativo e os ajuda a melhor assimilar o conhecimento.

Abraços,
Marcela Albuquerque

31 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Laura Guimarães -
Muito interessante ver como o artigo pensa no papel ativo dos alunos no próprio aprendizado. Memes são um assunto extremamente atual e que trabalham diretamente com o humor e com a ironia, tópicos que exigem habilidades mais sofisticadas do que apenas a leitura. Como os dados mostraram, ter o envolvimento dos alunos foi essencial nesse processo, revelando uma ótima estratégia a ser adotada pelas escolas. Além disso, o formato utilizado possibilitou a descoberta de mais um questão a ser trabalhada pelas escolas: o despreparo para o uso de tecnologias (ferramentas fundamentais do mundo moderno e, principalmente, do mercado de trabalho). Assim, o artigo além de mapear questões a serem melhores abordadas com os alunos, propõe como abordá-las

117 palavras

Em resposta à Laura Guimarães

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Boa tarde, Laura

Obrigada pelas suas observações.

É fundamental tentar sanar esse despreparo dos alunos no uso de tecnologias, principalmente no caso dos alunos oriundos de famílias carentes de recursos tecnológicos em casa ou mesmo carentes de habilidades para usar tais recursos. Principalmente como você muito bem observou, essas ferramentas são essenciais também no mercado de trabalho.

57 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Laura Guimarães -
Karlla e Marcela, parabéns pelo trabalho! Muito criativas as propostas de vocês, que bom que surtiram efeitos tão positivos.

19 palavras

Em resposta à Laura Guimarães

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Obrigada, Laura, pelo retorno. Ficamos felizes em saber que gostaram do artigo.

12 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Ana Carolina Correia Almeida -
Parabéns pelo belo trabalho! Eu ainda sugiro o trabalho de audiodescrição dos memes (não somente para alunos cegos), mas para todo o público! Os resultados são impressionantes!

27 palavras

Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Olá, Ana

Obrigada pelo seu retorno.

Gostei da sua observação sobre a audiodescrição dos memes.

Grata
Marcela Albuquerque

18 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Samara Ester Santos de Oliveira -
Ótimo artigo! Achei o tema criativo e interessante. Envolver os alunos em seu próprio processo de aprendizagem através de temáticas que eles tenham certa familiaridade é uma ótima ideia.

29 palavras

Em resposta à Samara Ester Santos de Oliveira

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Obrigada, Samara.

Partir de algo de interesse dos alunos é o essencial para realizar um trabalho mais participativo e em que eles sejam protagonistas do próprio aprendizado.

Marcela Albuquerque

29 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Vinícius América -
Parabéns pelo trabalho. Me interesso muito pelos temas relacionados a tecnologia, games, educação e saúde.
Sempre bom ler trabalhos que abordam esses temas, são trabalhos como este que enriquecem a literatura e nos permite apontar com cada vez mais assertividade que a tecnologia pode sim ser uma aliada ao aprendizado nas escolas.

52 palavras

Em resposta à Vinícius América

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Bom dia, Vinícius

Sim, a tecnologia é uma aliada no aprendizados dos estudantes. Basta apenas quebrarmos a resistência e fugirmos das aulas tradicionais.

Abraços,
Marcela Albuquerque

26 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Rosineide Oliveira -
Olá,
Muito bom o trabalho, muito relevante divulgar esse tipo de trabalho. Abraços!

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Rosineide Oliveira -
Parabéns aos autores, muito interessante saber que existem outras formas de abordar a interpretação de textos.

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Wilgnert Batista -
Bravo! Participo voluntariamente de uma comunidade online que ajuda escritores iniciantes com sua escrita criativa, então pude sentir na pele a diferença que a pandemia teve nas crianças, ao mesmo tempo que vi as mesmas crianças e adolescentes engolindo os artigos do soportugues.com.br pois iria impactar na qualidade da obra delas. Por isso, posso dizer que afeta muito o individuo ter a matéria aplicada em algo que gosta. Um "saber o que usa e usar o que sabe".

78 palavras

Em resposta à Wilgnert Batista

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Bom dia, Wilgnert

Estudar com algo que eles gostam é o primeiro passo para quebrar a barreira que alguns colocam contra a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura. Explorar tecnologias em sala de aula é propor o aprendizado por meio do lúdico, e os estudantes amam isso.

Abarços,
Marcela Albuquerque

50 palavras

Em resposta à Wilgnert Batista

Re: A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes - autoria: Marcela Caroline Albuquerque Horta , Karlla Andrea Leal Cruz

por Marcela Caroline Albuquerque Horta -
Também senti essa diferença, Wignert. Quando regressamos em 2021, já havia viralizado o tiktok e outras formas de comunicação. A escola como inserida na sociedade o que pode é tentar cobrir tantos as práticas canônicas quanto essas marginalizadas, próprias dos jovens, e por que não ,combina-las?
Karlla Leal

48 palavras