A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes
Autoria:
- Marcela Caroline Albuquerque Horta
- Karlla Andrea Leal Cruz
Palavras-chave:
Inclusão Digital, Memes, Reforço Escolar, Língua Portuguesa.
Resumo
Este artigo é um relato de prática desenvolvida com alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo, localizada na cidade de Belo Horizonte, participantes do projeto de Reforço Escolar de Língua Portuguesa. A prática se desenvolveu em torno da temática do humor expresso nos memes. Nesse sentido, os alunos participantes discutiram o conceito de humor, estudando os memes em circulação na época do projeto e criaram seus próprios memes para participação de um concurso cultural na escola. A prática objetivava aplicar os novos letramentos, a fim de que os estudantes pudessem compreender o fenômeno da ironia e do humor em gêneros digitais. Pautamo-nos nos estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e em estudiosos que tratam a temática específica desde o ponto de vista da comunicação, a saber, Candido e Gomes (2015). Além disso, Vieira (2007) aborda a necessidade de trabalho com os memes, visto que representa uma forma subjetiva e cultural de representação do mundo, o que também faz parte da formação de leitores. Esta abordagem permitiu que estudantes colocados à margem na sala de aula pudessem compreender a interpretação de um outro viés, mais inclusivo. Isso porque reforça-se que o público-alvo foram estudantes com dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa.Desse modo, os alunos experimentaram uma forma criativa de escrita, o que, ainda, auxiliaram-os em relação a algum tipo de resistência ao componente curricular.
Coordenação de Mesa
- Silas Lacerda dos Santos
- Ranyelle Lopes Barros