O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

Número de respostas: 16

O conceito design-REA multimodal para análise de ambientes digitais e materiais didáticos à luz da Educação Aberta

Autoria:

  • Elaine Teixeira

Palavras-chave:

Design-REA Multimodal, recursos educacionais abertos, multiletramentos, multimodalidade, ambientes digitais

Resumo

Este trabalho apresenta o conceito Design-REA Multimodal (DRM) (SILVA, 2023) como auxílio para análise de ambientes digitais – plataforma, repositório, portal, sites etc. – e materiais didáticos na concepção dos recursos educacionais abertos (REA) e dos multiletramentos. O conceito é composto por quatro critérios com questionamentos norteadores, contribuindo para a análise de ambientes digitais de hospedagem de material e de recursos educacionais. Para análise dos ambientes digitais o critério Design da plataforma/do repositório e para análise dos REA os critérios Design dos multiletramentos (multimodalidade e sociocultural), Design educacional e Design técnico.

Coordenação de Mesa

  • Ranyelle Lopes Barros
  • Débora Araújo da Silva Ferraz
  • Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

PDF: leia aqui o texto completo

142 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
Olá pesquisadora, saudações!!!
Espero que estejam todos bem e cheios de vontade para discutirmos bem essetexto e tantas outras questões que por aqui podem surgir.
Que seja um evento frutífero e bem proveitoso.
Atenciosamente,

Débora Ferraz

36 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Ranyelle Lopes Barros -
Sejam bem-vindos (as)!

Prezada, autora.
É com muita honra que abrimos esse espaço para interações e contribuições acerca de sua temática, que tem sido bem dialogada nesses últimos tempos no âmbito educacional.

Será um momento bem grandioso para todos aqueles que se propuserem a dialogar conosco.

Com carinho, Prof. Ranyelle

50 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Elaine Teixeira -
Obrigada pela recepção, Débora e Ranyelle!

Sejam bem-vind@s a essa discussão e espero que o trabalho possa contribuir com outras pesquisas, além de fomentar a debate com todos e todas participantes interessados(as) sobre os REA e ambientes digitais abertos.

39 palavras

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por José Ignacio Ribeiro Marinho -
Ei, Elaine! Boa noite!

Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Enquanto professora, considerando as tecnologias digitais (de modo geral), qual é o maior desafio enfrentado por você?

25 palavras

Em resposta à José Ignacio Ribeiro Marinho

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Elaine Teixeira -
Ei, José Ignácio!
Obrigada pelo elogio!

Hoje, posso dizer que o maior desafio enquanto professora que aplica as tecnologias digitais diariamente em minhas práticas é fazer com que os/as estudantes entendam a importância da autoria no contexto digital. Fazer com que eles/elas entendam que até mesmo um meme, produzido com um software ou com o editor de fotos do celular, precisa de autoria declarada.
Tenho trabalhado com a produção de materiais feitos por meus e minhas estudantes, como forma de incentivar a autonomia e a autoria para promover o pensamento crítico e ético.

Como pesquisadora, também encontro desafios, e talvez o maior deles seja encontrar ambientes digitais abertos, em especial os mantidos pelo governo, que atendam as demandas da Educação Aberta e da Cultura Livre, tendo em vista que há documentos oficiais, como o Plano Nacional de Educação que visa nas metas 5 e 7 a inclusão dos recursos educacionais abertos (REA) na educação básica, mas não há formação docente governamental de incentivo aos REA.

Foi pensando nessas questões que o conceito Design-REA Multimodal (DRM) foi criado, um instrumento de auxílio para análise e produção de REA, bem como de ambientes digitais que compartilham recursos educacionais abertos.

197 palavras

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
Quais foram os desafios para elaboração da pesquisa e qual é a motivação para escrita do projeto investigativo?

18 palavras

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Elaine Teixeira -
Ei, Débora!
Durante o percurso, encontrei alguns desafios, viu, rsrs?!
Mas acredito que o maior tenha sido o fato de não poder analisar o repositório eduCAPES internamente devido a sua nova política de recebimento de recursos educacionais. Queríamos entender os aspectos técnicos e multimodais dele, mas não nos foi possível, ficando apenas a análise do ambiente externo.

A maior motivação foi observar o grande aumento de ambientes digitais que armazenam e compartilham recursos educacionais voltados para a Educação Aberta, mas com poucas ou até nenhuma clareza aos usuários(as) sobre os termos de uso, sobre as licenças abertas e principalmente sobre a importância da produção educacional sob os princípios da Educação Aberta e da Cultura Livre, já que muitos de nossos documentos oficiais apontam a necessidade de incluir os softwares livres e de produzir REA, como o Plano Nacional de Educação (2014-2024), A Agenda de 2030 (ONU) e até mesmo a BNCC (2018).

152 palavras

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
Que recursos, gêneros ou metodologias voce indicaria para produzir REA em sala de aula?

14 palavras

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Elaine Teixeira -
Ei, Débora!
Qualquer material didático pode ser um REA.
Um recursos educacional aberto precisa possui algumas características, mas a principal é a licença aberta Creative Commons (CC). Em especial as CC BY e CC BY-SA, porque elas vão permitir maior liberdade de uso do material.
Importante mencionar que as licenças CC não ferem os direitos legais do/da autor(a), mas sim ampliam o acesso ao conhecimento e permitem que esses materiais sejam melhorados.

Para entender como as licenças funcionam, recomendo a leitura no site da iniciativa CC, clicando aqui.
 
Também recomendo conhecer o nosso projeto REALTL, nele há variados recursos sobre diferentes temas. Clique aqui e conheça o projeto.

108 palavras

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
MAravilha, disponibiliza o link para a gente conhecer.

8 palavras

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por José Ignacio Ribeiro Marinho -
Boa noite, Elaine!

Excelente!

Acho interessante e importante essa proposta! O gênero meme, por exemplo, é uma excelente proposta para trabalhar essas questões. A fanfic também é uma boa...

Mesmo que suas aulas contemplem os recursos tecnológicos no sentido midiático, você se depara, por exemplo, com alguma desmotivação por parte dos alunos? Se sim, é massiva?

56 palavras

Em resposta à José Ignacio Ribeiro Marinho

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Elaine Teixeira -
Ei, José Ignácio!

Apesar de trabalhar atualmente com componentes voltados para a linguagem e tecnologia, ainda tenho estudantes desmotivados, mas não é uma desmotivação massiva.
O fato é que a moçada não está acostumada, ainda, a usar as tecnologias digitais no contexto escolar. O caminho que tenho percorrido é o de unir o que eles/elas fazem/gostam com as propostas didáticas. Mas também observo que a maturidade também influencia na desmotivação.

Pra ter uma ideia, tenho estudantes que estão apresentando trabalhos aqui no Congresso, todos da 2ª série, com práticas voltadas para as tecnologias digitais em nossas aulas.

97 palavras

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
Parabens Elaine e o quão é importante esse incentivo a pesquisa ja na educação básica.

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia -
Olá!!!
É com muita alegria que aqui compartilhamos da oportunidade de discutir um tema de tamanha relevância, a partir das significativas contribuições dos autores deste trabalho.
Aproveito para deixar uma questão para reflexão: Como está a formação dos professores diante do cenário do avanço das tecnologias digitais?
O presente trabalho é uma excelente contribuição também nesta perspectiva formativa.
Abraços!

59 palavras

Em resposta à Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Elaine Teixeira -
Olá, Luciana!

Vemos que há iniciativas das esferas em formar e capacitar os/as professores(as) para o trabalho escolar com as novas tecnologias, mas são em muitos casos formações expressas, como costumo chamar. São formações em que poucas vezes, ou nenhuma, os/as professores põem a mão na massa para de fato conhecer e saber como usar as ferramentas que são apresentadas.
Relacionando à pesquisa, nossos(as) professores(as) são autores de seus materiais e acabam compartilhando esses recursos em algum ambiente digital particular de acesso público e acabam não inserindo neles a autoria ou uma licença que permitirá que outros(as) possam fazer o uso correto deles.

Como mencionei em outro comentário, temos documentos oficiais que tratam dos REA, das licenças abertas e do uso de softwares livres ou de código aberto como uma necessidade para a educação, mas não vemos formações das esferas governamentais sobre esses temas. As formações que existem são de institutos ou de grupos de pesquisas, como o instituto EducaDigital, o grupo Texto Livre (UFMG) - organizador deste congresso -  e o projeto REALPTL (UFMG).

Documentos oficiais:
Para saber mais sobre o Plano Nacional de Educação (2014-2024) - metas 5 e 7, acesse aqui
Agenda de 2023 - objetivo 4, acesse aqui.

202 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O CONCEITO DESIGN-REA MULTIMODAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DIGITAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS À LUZ DA EDUCAÇÃO ABERTA - autoria: Elaine Teixeira

por Nicolas Cassemiro -
tema muito interessante

3 palavras