O conceito design-REA multimodal para análise de ambientes digitais e materiais didáticos à luz da Educação Aberta
Autoria:
- Elaine Teixeira
Palavras-chave:
Design-REA Multimodal, recursos educacionais abertos, multiletramentos, multimodalidade, ambientes digitais
Resumo
Este trabalho apresenta o conceito Design-REA Multimodal (DRM) (SILVA, 2023) como auxílio para análise de ambientes digitais – plataforma, repositório, portal, sites etc. – e materiais didáticos na concepção dos recursos educacionais abertos (REA) e dos multiletramentos. O conceito é composto por quatro critérios com questionamentos norteadores, contribuindo para a análise de ambientes digitais de hospedagem de material e de recursos educacionais. Para análise dos ambientes digitais o critério Design da plataforma/do repositório e para análise dos REA os critérios Design dos multiletramentos (multimodalidade e sociocultural), Design educacional e Design técnico.
Coordenação de Mesa
- Ranyelle Lopes Barros
- Débora Araújo da Silva Ferraz
- Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia