PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

Número de respostas: 28

Percepção de crenças nas aulas de língua inglesa: um relato de experiência

Autoria:

  • Andressa Guimarães Amaral
  • Hatalia do Espirito Santo Cruz

Palavras-chave:

Crenças, inglês, professores, alunos, educação básica.

Resumo

Neste estudo, buscamos compreender em que medida as crenças podem contribuir para o aprendizado do inglês. Para tanto, descrevemos uma experiência a partir de uma atividade na graduação que envolveu reflexões teóricas, culminando com entrevistas com professores da educação básica. Assim, foi possível analisar como o inglês vem sendo trabalhado nas escolas, levando em consideração as crenças, tanto de professores quanto de alunos, presentes nas aulas.

Coordenação de Mesa

  • Vagno Vales Lacerda
  • Jussara de Paula da Silva Moura

PDF: leia aqui o texto completo

113 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,queridos participantes do UEADSL 2023.1!

Que honra está novamente em mais um evento!

Vagno uma honra estar na coordenação dessa mesa com você,onde conhecimentos se expandem.
Andressa e Hatalia,nossas autoras,parabéns pelo trabalho e pela iniciativa da proposta.
É queria já perguntar:Como começou o interesse de vocês pelo tema?
Abraços.
52 palavras

51 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Vagno Vales -
Olá, Jussara,

A honra é toda minha!

Em tempo, desejo boas-vindas às graduandas, autoras desse texto, e a todas as demais pessoas participantes do UEADSL 2023.1!

Que a troca de experiências possa nos levar a diferentes níveis de reflexão!

Que tenhamos um excelente evento!

44 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Andressa Guimarães Amaral -
Olá Jussara,tudo bem?
Nós nos interessamos pelo tema a partir das discussões feitas em sala de aula acerca das emoções e crenças docentes. Alguns artigos de Rodrigo Camargo Aragão,também foram motivadores para a escolha do tema. Mas, a consolidação que precisamos para definir o tema foram as entrevistas que fizemos com professores do ensino básico.
Abraços.

56 palavras

Em resposta à Andressa Guimarães Amaral

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Andressa!
Excelente comentário.
Muito obrigada.

5 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Hatalia Do Espirito Santo Cruz -
Olá, boa tarde!
Obrigada, Jussara!
A partir das discussões que tivemos em sala de aula acerca de crenças, além de trabalharmos com alguns textos relacionados a essa temática, mas o principal fator para o interesse acerca desse assunto foram as entrevistas que fizemos com professores do ensino básico.
Abraços.

49 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Vitoria Nascimento Santos -
Olá, autores e participantes do UEADSL 2023.1!

É uma honra participar pela primeira vez deste evento!

Caras autoras, Andressa e Hatalia. A respeito do trabalho de vocês, gostaria de perguntar em que medida as crenças dos professores e alunos podem contribuir para o aprendizado do inglês, conforme descrito neste estudo que envolveu reflexões teóricas, entrevistas com professores da educação básica e análise do trabalho com o inglês nas escolas?

69 palavras

Em resposta à Vitoria Nascimento Santos

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Andressa Guimarães Amaral -
Acreditamos que as crenças ou ideologias individuais são determinantes para o ensino e aprendizado em qualquer instância.
Cada discurso que discutimos carrega nele as nossas crenças. No ensino e aprendizagem da lingua inglesa isso se faz muito presente, ainda mais por se tratar de um idioma estrangeiro. Aprender e interagir com crenças e culturas diferentes pode ajudar na aquisição do novo idioma. Através das entrevistas feitas, foi possível perceber que trabalhar com expressões idiomaticas e culturais proporciona aos aprendizes e aos docentes uma melhor perspectiva em sala de aula,de maneira motivadora. Assim,as crenças limitantes são aos poucos quebradas,visto que aprender sobre as crenças e cultura alheia, ajuda também na visão que temos sobre as nossas próprias crenças e culturas.

119 palavras

Em resposta à Andressa Guimarães Amaral

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Kelly Christina Moreira Santana -
Bom dia!!
Que alegria participar deste evento !!
Queridas autoras, Andressa e Hatalia. Gostaria de saber o pensamento de vocês sobre as crenças negativas que algumas vezes é instaurada nos alunos, de que não é possível aprender um novo idioma na escola. De que maneira o professor pode desconstruir essa crença ou contribuir para que o aluno absorva o conteúdo de forma apreciativa?

63 palavras

Em resposta à Kelly Christina Moreira Santana

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Andressa Guimarães Amaral -

Bom dia, Kelly!!

Muitas vezes,essa crença está instaurada tanto nos alunos quanto nos professores.

Uma maneira que observamos a possibilidade de desconstrução desse pensamento,seria através de praticas pedagógicas que levem em consideração a realidade desses discentes, de maneira que eles não sintam o idioma tão distante da sua vivência. Assim,uma proposta de ensino que leve em consideração as crenças e gostos dos alunos,pode ser uma forma motivadora para o aprendizado da língua inglesa.

A desconstrução de crenças negativas pela parte dos professores,também se faz importante, já que a mudança da perspectiva dos alunos só mudará através da mediação dos professores que deveriam  apresentar propostas que inovem o aprendizado da língua inglesa, levando em consideração as crenças tanto dos alunos quanto de si mesmos.

123 palavras

Em resposta à Andressa Guimarães Amaral

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Andressa de Melo Brito -
Boa tarde, Andressa!

Muito interessante essa parte que cita as práticas pedagógicas na pergunta de Kelly. Acerca disso, gostaria de pertuntar, quais as práticas pedagógicas você adotaria para encaixar o inglês na realidade dos discentes?

Abraços

36 palavras

Em resposta à Andressa de Melo Brito

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Andressa Guimarães Amaral -
No que diz respeito à realidade do aluno muitas vezes podemos destacar alunos de escolas públicas.O ensino de inglês muitas vezes reflete sobre o outro, sobre paises de lingua inglesa.E sabemos que o inglês hoje se tornou uma língua universal.Visto isso, a realidade de alunos que vivem em situações de pobreza é deixada de lado no ensino. Por que ensinar a palavra strawberry,por exemplo, sendo que muitos não tem acesso a essa fruta?
A ideia seria trazer um vocabulário, pensamentos acerca da língua inglesa que se aproximasse do que realmente encontra-se no dia a dia desses alunos,de maneira que os aproximasse do idioma e não fizesse com que esses perdessem o interesse.
Mas vale lembrar que nem toda pratica é efetiva para todos e essa precisaria de ajustes,mediante a cada turma ou aluno.

133 palavras

Em resposta à Andressa Guimarães Amaral

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Kelly Christina Moreira Santana -
Obrigada pela resposta Andressa!

4 palavras

Em resposta à Kelly Christina Moreira Santana

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Hatalia Do Espirito Santo Cruz -
Obrigada pelo comentário, Kelly!
Percebemos pelas entrevistas que uma boa maneira de tentar desconstruir essas crenças é ensinando o conteúdo com gostos dos alunos, por exemplo, jogos, hobbies, etc. É uma forma leve de absorver o conteúdo, além de que o idioma não fica tão distante e "confuso" para o aluno. Como Andressa citou no comentário, é importante também a desconstrução de crenças negativas por parte dos professores.

68 palavras

Em resposta à Vitoria Nascimento Santos

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Vitoria!
Seja bem-vinda!
Tenho certeza que vai gostar muito de participar do UEASDL 2023.1!
obrigada pela contribuição!

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Cristina Simone de Sena Teixeira -
Andressa e Hatalia, gostei bastante da discussão veiculada pelo trabalho de vocês. Parabéns!

É uma temática bastante presente no dia a dia de docentes da língua Inglesa. Agora mesmo, nesse mês junino, na escola em que trabalho, tivemos que ir adaptando o ensino da língua inglesa inserindo um vocabulário que dialogou com as festas tradicionais da região , apontando as diferenças culturais e estimulando o respeito à diversidade linguística.
Vejo que vocês destacam a dificuldade em desconstruir a crença de que inglês em escolas públicas não funciona. Apontam, também, alguns motivos que poderiam estar causando desmotivação na aprendizagem dessa segunda língua como a exposição de conteúdo gramatical sem contextualização ou vocabulário que não faça sentido para o aluno. Diante do posto, gostaria de saber se durante o desenvolvimento desse trabalho, vocês conseguiram captar um não dito, mas percebido em relação ao insucesso nos resultados do ensino-aprendizagem da língua inglesa? Como teria se desenvolvido a crença de que esse ensino não funciona em escola pública? Por exemplo: Seria algo oriundo da formação docente não específica? O que vocês poderiam comentar a respeito?

Abraço cordial.

183 palavras

Em resposta à Cristina Simone de Sena Teixeira

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Cristina!
Excelente comentário. Muito obrigada.

5 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Cristina Simone de Sena Teixeira -
Oi, Jussara!
Eu que agradeço por poder participar da discussão e conhecer outras realidades com pontos comuns à minha.

Abraço,

20 palavras

Em resposta à Cristina Simone de Sena Teixeira

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Andressa Guimarães Amaral -
Olá Cristina
De acordo com nossa pesquisa e discussões acerca do assunto,acredito que essa crença é oriunda do despreparo de muitos professores para aplicar a disciplina.É decorrente do ensino público colocar professores de outras disciplinas somente para cumprir carga horária e é nítidos que essa prática é irracional,visto que esse professor muitas vezes nao tem proficiência no idioma e nem conhecimento suficiente para a aplicação.
Essa realidade acabou criando essa ideia de que inglês em escolas ou escolas publicas não funcionam.Mas acredito que isso acaba enraizado essa crença até mesmo em nós professores que nos graduamos especificamente para a matéria. A quebra dessa crença pode ser bem difícil por conta das objeções que surgem por parte dos alunos.Mas acredito também que temos que estar preparados para conseguir contornar isso.
Obrigada pelo comentário!

132 palavras

Em resposta à Andressa Guimarães Amaral

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Andressa!
Excelente comentário. Muito obrigada.

5 palavras

Em resposta à Andressa Guimarães Amaral

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Cristina Simone de Sena Teixeira -
Agradecida pelo feedback, Andressa.

Isso mesmo, descontruir essa crença é bem difícil, mas possível.
Como você bem frisa, precisamos estar preparados para contornar essa realidade e, somado a isso, sermos persistentes para estimularmos um novo olhar para o ensino-aprendizagem da língua inglesa.
Acreditemos.

Abraço.

44 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Nadine De Jesus Pereira -
Boa noite! É muito importante vocês trazerem esse assunto pois vivemos em um país miscigenado e o quanto importante é respeitarmos as diferenças e valorizar a indentidade do próximo.

29 palavras

Em resposta à Nadine De Jesus Pereira

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Hatalia Do Espirito Santo Cruz -
Boa noite, Nadine!
Obrigada pelo comentário!

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Nadine De Jesus Pereira -
Parabéns pelo o trabalho!

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Excelentes contribuições!
Chegamos no final de mas um UEADSL 2023.1 !
Um evento científico não acontece por esforço, empenho e trabalho de apenas uma pessoa ou de um grupo, mas por um envolvimento maior e, desta forma, começamos agradecendo a cada um(a) dos(as) participantes que contribuíram para o sucesso.
Agradecemos A TODA EQUIPE, que dedicada, trabalhou com afinco manhãs, tardes e noites, antes e durante o congresso.
Que nossa união possa se repetir em outras oportunidades.
Abraços,Jussara.

78 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Hatalia Do Espirito Santo Cruz -
Olá!
Obrigada, Jussara!
Abraços, Hatalia.

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Andrezza Assumpção Vilela -
Parabéns pelo texto meninas!! Um assunto de muita importância, principalmente levando em consideração o país em que vivemos e o modelo educacional em que somos inseridos

26 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÃO DE CRENÇAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa Guimarães Amaral, Hatalia do Espirito Santo Cruz

por Andrezza Assumpção Vilela -
Muito interessante ver dessa maneira tão bem detalhada a forma como as crenças têm forte influência tanto dentro quanto fora da sala de aula. Importante ver como devemos lidar com essa pauta.

32 palavras