contação de causo - sobre pesquisa

contação de causo - sobre pesquisa

por Ana Cristina Fricke Matte -
Número de respostas: 11

recebi pelo zap

Este homem passou 66 anos de sua vida com um tipo raro de daltonismo, ele via tudo em tons de cinza (colorblind). Aí sua família lhe deu de presente um óculos corretor que permite ver cores. Vendo a felicidade deste senhor, que mais parecia uma criança de tanta felicidade, sempre me vem à cabeça todo o trabalho científico que foi feito antes, até se chegar a este produto. É pra isso que a ciência serve, pra melhorar a vida das pessoas, não pra comandaar, não pra ser jogada no lixo, não pra ser questionada como doutrinação..." George Celestino

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

GAROTA DE 14 ANOS RESOLVE UM VELHO PROBLEMA DE TODOS OS CARROS

por Darlan Rodrigues Martins -

Ana Cristina, veja outro exemplo da união entre pensamento criativo, tecnologia e ciência:

A chamada:

 

GAROTA DE 14 ANOS RESOLVE UM VELHO PROBLEMA DE TODOS OS CARROS

 

A matéria: 

https://www.megacurioso.com.br/estilo-de-vida/112690-garota-de-14-anos-resolve-um-velho-problema-de-todos-os-carros.htm

O vídeo

 

Anexo pontocego.jpg
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: contação de causo - sobre pesquisa

por Anderson Silva -

Cristina, boa noite!

Que bacana esse exemplo!!! É por meio desses relatos e vivências que continuamos nossa árdua labuta dentro meio acadêmico, visando sempre o melhor para os nossos alunos e lutando pela EDUCAÇÃO.

Abração e bom evento.

Anderson. 

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

O menino que descobriu o vento (A educação salvará o mundo)

por Nathan Oliveira -

Colaborando um pouco, recomendo muito que assistam "O menino que descobriu o vento (A educação salvará o mundo)", que está inclusive no netflix.

Nascido em Malauí (África), William Kamkwamba é um jovem estudante que vem de uma família pobre e dedica-se a consertar rádios para seus amigos e vizinhos.

Em situação social que o impede de frequentar a escola, William burla as regras e frequenta as aulas de ciências e pede para ter acesso à biblioteca onde aprende sobre engenharia elétrica e produção de energia.

Pela falta de colheitas devido à seca e a fome e buscando salvar sua aldeia, William planeja construir um moinho de vento para alimentar uma bomba de água elétrica. O pai cede o único ativo da família, uma bicicleta para ser desmontada e ajudar na construção do moinho.

 

 

Em resposta à Nathan Oliveira

a rainha de katwe

por Tielle Alves Souto -

Durante meu projeto de xadrez com alunos do projeto tempo integral, apresentei o filme " a rainha de katwe". É um filme inspirador que aborda várias questões importantes. Filme lindo e inspirador. Assistam pois vale muito a pena.  

 

 

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: a rainha de katwe

por Nathan Oliveira -

Legal, Tielle, vi o trailer do filme aqui. Muito interessante. Vou ver esse também.

Muito obrigado pela sugestão!

Em resposta à Nathan Oliveira

Re: O menino que descobriu o vento (A educação salvará o mundo)

por Anderson Silva -

Boa noite, Nathan!

Tudo bem?

Gostei muito da sua dica e da sua descrição aqui. Já tinha ouvido falar do filme e vou tentar assistir o quanto antes. 

Abraços e bom evento.

Anderson. 

 

Em resposta à Anderson Silva

Lute como uma menina

por Ana Cristina Fricke Matte -

Essas ótimas sugestões me fizeram lembrar desse, que compartilhamos no ALCE (Ambiente Livre Colaborativo do Estudante), um projeto de inclusão humana e acadêmica que mantemos na Faculdade de Letras da UFMG:

A educação como direito fundamental e o recorte de gênero.

Lute como uma menina é um documentário que conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi as ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da policia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional, e o poder popular.

https://www.youtube.com/watch?v=8OCUMGHm2oA&feature=youtu.be

 

 

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: Lute como uma menina

por Nathan Oliveira -

Muito bom o documentário, até para nós homens termos ainda mais empatia e darmos mais méritos as mulheres que obtém sucesso em uma sociedade machista, onde as propagandas exploram a sexualidade e estética feminina, moldam padrões de beleza, reduzem sua autoestima, promovem desigualdade de gênero e de oportunidades, dentre muitas outras intempéries.

Parabéns para as mulheres!

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: contação de causo - sobre pesquisa

por Renan Cardozo Gomes da Silva -

Adorei o texto, não conhecia. 

A ciência nos auxilia muito, entretanto, muita vezes, as pesquisas que  mais importam são as das áreas da saúde e exatas, enquanto as nossas,humanas, ficam em um plano menor.