Primeiro momento : ouçam as orientações do podcast:
opção 1.
opção 2.
Leiam o texto abaixo, sem afobamento, calmamente.
Escolham um lugar e a forma como irão ler: sentados; deitados; andando; anotando; parando a leitura; voltando; repetindo; em silêncio ou não... permitam que o texto reverbere no corpo e na memória; experienciem a leitura.
As cores
Havia no nosso jardim um pavilhão abandonado e carcomido. Eu gostava dele por causa das janelas coloridas. Quando, lá dentro, ia passando a mão de vidro em vidro, transformava-me; ganhava a cor da paisagem que via na janela, ora flamejante, ora empoeirada, agora mortiça, depois luxuriante. Sentia-me como quando pintava a aquarela e as coisas se me abriam assim que eu as acometia numa nuvem úmida. O mesmo acontecia com as bolas de sabão. Eu viajava dentro delas pela sala e juntava-me ao jogo das cores das cúpulas até elas se desfazerem. Olhando para o céu, para uma joia ou para um livro, perdia-me nas cores. As crianças são suas presas fáceis por todos os caminhos. Naquele tempo podiam comprar-se chocolates em pacotinhos em cruz e com cada tablete embrulhada num papel de prata de cor diferente. A pequena obra, segura por um fio grosso dourado, reluzia em tons de verde e ouro, azul e laranja, vermelho e prata; e nunca havia duas cores para os meus olhos, e ainda hoje sinto a doçura que nessa altura os saciou. Era a doçura do chocolate que fazia as cores desfazerem-se-me mais no coração do que na língua. Pois antes que eu sucumbisse às tentações da guloseima, já o sentido superior tinha suplantado de um golpe o inferior, arrebatando-me. (BENJAMIN, 2013, p. 108)
BENJAMIN, Walter. Infância berlinense: 1900. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013. 1ª publicação em 1933.
Compartilhem aqui as memórias que surgiram de reverberações do texto (seja o texto como um todo, uma palavra, uma imagem, sonoridade das palavras etc...), em foto (máximo de 5 fotos), áudio (até 30 segundos) e/ou texto (máximo de 3.000 caracteres ou 500 palavras).
Selecionem materiais, histórias, objetos etc. e postem aqui, em algum dos formatos (e tamanhos) citados acima, até as 9h de quarta-feira, dia 28. * prorrogado até as 12h do dia 28
E fiquem atentos: na quarta-feira teremos um novo tópico com o segundo momento desta nossa construção coletiva do corpo analógico à memória digital.
(Editado por Ana Matte - terça, 27 nov 2018, 11:21)