BOLO DE MANDIOCA - Ivani Damoia Silva.

BOLO DE MANDIOCA - Ivani Damoia Silva.

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 28

Título:

BOLO DE MANDIOCA

Autores: Ivani Damoia Silva
Resumo:

Descrição abreviada: A receita abaixo é de um bolo de mandioca que faz parte da renda de minha família. Um bolo saboroso e fácil de fazer.

Anexos:  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Instituição: EEPJA - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Mauricio Teixeira Mendes e Hemerenciana Maria da Silva
Mesa (2):  Adelma Lúcia da Silva Araújo
Mesa (3):  Nathan Peixoto Oliveira

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo ivanir pronto.pdf

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: BOLO DE MANDIOCA - Ivani Damoia Silva.

por Eliane Piske -

Que delícia, Ivani! Parabéns e obrigada por compartilhar essa saborosa receita! Boas vendas!!! 

Abraços, Eliane 

por Danielle Fullan -

Ivani,

Obrigada por compartilhar um pouco da sua história e essa deliciosa receita. Já salvei aqui para prepará-la no café.

Abraços

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Ivani, parabéns pela receita!

Parece ótima!

Seja bem vinda ao nosso encontro de saberes, sua contribuição, sem dúvida, foi muito importante. 

Vou até fazer um caderninho, como você diz que tem, as receitas aqui estão me dando água na boca!

Muito legal como você nos apresentou sua receita e que você tem extraído desse saber uma fonte de renda, parabéns mesmo pelo seu trabalho, você faz a vida das pessoas ficar mais saborosa!

Abraços!

por Adriana Camilo Leovergilio de Andrade -

Parabéns Ivani!!!Que ato lindo compartilhar sua história com a gente!!!

por Maria de Andrade -

Parabéns, Ivani!

Além da receita vir de uma tradição familiar, está muito em explicada. E pela ilustração, o bolo parece ter ficado delicioso.

At.te

Maria Ivanilde de Andrade

Em resposta à Maria de Andrade

por Ivani Silva -
Em resposta à Ivani Silva

por Ivani Silva -

Infelizmente não posso dizer  do que  se trata  mas  muito  obrigada  

Em resposta à Ivani Silva

por Ivani Silva -

Infelizmente não posso dizer  do que  se trata  mas  muito  obrigada  

por Woodson Fiorini de Carvalho -

Ivani,

Quando meu pai foi pela última vez ao Mercado Central, aqui em BH,  ele foi comigo. Já tinha muita dificuldade de andar e precisou de mim para levá-lo. Estando lá, ele me levou até uma cafeteria que servia café coado. Lá, ele pediu um bolo ou torta, pudim de mandioca (não me lembro bem como se chamava), mas que levava também fubá na receita e também tinha um queijo canastra derretido na massa, como acontece com o bolo de fubá tradicional. Porém, como pode ver, esse bolo não é o bolo de mandioca, nem de fubá. É algo híbrido que já tentei achar a receita na Internet e reproduzir uma vez e ficou parecido, mas não ficou tão bom como o que experimentei com meu pai naquele histórico dia. Acho que não tem coco, como vi nas receitas da Internet. Não consegui a receita porque a cafeteria mudou de mãos e não encontrei outro lugar que fizesse esse bolo. Li de relance sua receita e acho que sua experiência, suas dicas, me ajudarão a reproduzir esse híbrido que me traz uma memória gustativa tão significativa quanto a que sua receita provoca. Obrigado pelo seu extraordinário compartilhamento.

PS. Quem sabe você tem uma ideia de como ele é feito. Ele tem um gosto doce muito suave e aquela rusticidade que só os bolos feitos no forno a lenha ou preparado com ingredientes bem rústicos têm. Por isso fiquei com uma memória tão exigente e o gosto me deixou uma impressão tão marcante para além do momento tão significativo que foi passar uma última tarde com meu pai no Mercado Central.

Anexo pudim mandioca.jpg

por Jessica Gonçalves -

Ivani, parabéns pela receita! Percebo que você tem muito carinho pelo que faz, isso certamente faz com que fique mais gostoso. 

por prof Paulo -

Oi, Ivani !

Obrigado por compartilhar conosco essa receita de bolo de mandioca. 

Muito bacana saber que as suas filhas também se interessam pela "arte de cozinhar", incentivadas pela mãe Ivani.

Parabéns pela receita e pelos relatos de sua vida !

Um abraço.

por Jaiza Fernandes -

Huumm! Delícia, Ivani!

Adoro bolo de mandioca e aprendi a gosta desse bolo com minha mãe! Sucesso!

Em resposta à Jaiza Fernandes

por Mauricio Teixeira Mendes -
Car@s comentarista. Queria agradecer o carinho de tod@s vocês. Infelizmente não foi possível uma melhor interação de nossos estudantes da EJA devido uma série de fatores que é uma luta constante no campo, dentre elas, o acesso à internet que esses dias foi muito complicado. Vamos marcar um momento para uma colocação em comum da participação neste evento. E com certeza vamos conversar sobre cada comentário. Queria agradecer, mais uma vez, pela oportunidade de estar aqui. A maioria dos autores das receitas estão no 7º ano do Fundamental II, e são estudantes que ficaram muitos anos fora da escola. A maioria deles não tiveram, na idade certa, a educação como um direito. A maioria teve que sair para ajudar a família a trabalhar. Esse público me chama muito a atenção, eu também fiquei muitos anos fora da escola. Concluí com muito custo o Ensino Médio em um Centro de Educação Continuada para Jovens e Adultos. E, assim... Nessa jornada de Educador do Campo, tenho ouvido alguns relatos, como um dia que entrevistei uma dona e perguntei a ela qual era seu maior sonho e ela disse que era aprender a ler para ler a Bíblia. E de um pai de 15 filhos que disse que seu maior sonho era de ver pelo menos um filho concluindo o Ensino Médio. Sei que muitos educadores passaram por aqui. Não sei se estou em condições, mas deixo uma dica, enquanto educador me preocupa muito conhecer a trajetória do estudante, sempre me torna mais humano e comprometido com a inclusão social, digital e que campo/periferia e cidade/centros tenham as mesmas condições de acesso. E que pobre, preto e índio sejam incluídos no Art. 5º da Constituição onde “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...) direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Isso é a resistência (não a de esquentar água) que falamos. Verás que um professor não foge a luta.

por Jady Caroline de Sousa Costa -

Ivani,

Linda história e que maravilhoso saber o quanto essa receita é importante para você e sua família.

Sei que não vai ler imediatamente todos os comentários, mas espero que em algum momento leia e se sinta feliz com cada um deles. Guardarei essa receita, e quando a fizer me lembrarei das suas palavras.

Abraços,

Jady