FUBÁ SUADO. Autora: Claudiméia da Conceição Diamantino Mendes.

FUBÁ SUADO. Autora: Claudiméia da Conceição Diamantino Mendes.

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 9

Título:

FUBÁ SUADO

Autores: Claudiméia da Conceição Diamantino Mendes
Resumo:

Essa receita, além de fácil de fazer e muito saborosa faz parte da história da comunidade de Padre João Afonso.

Anexos:  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Instituição: EEPJA - MG
Palavras-Chave:  
Mesa (1): Mauricio Teixeira Mendes e Hemerenciana Maria da Silva
Mesa (2):  Elizabeth Guzzo de Almeida
Mesa (3):  Adelma Lúcia da Silva Araújo

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF artigo Claudiméia.doc.pdf

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: FUBÁ SUADO. Autora: Claudiméia da Conceição Diamantino Mendes.

por Tamyres Cecilia Silva -

Parabéns Claudiméia!

Pude ver no seu trabalho o seu engajamento em aprender com a sua amiga e dividir conosco essa receita tradicional de sua terra!

É uma honra!

Felicidades nos estudos!

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns. A melhor forma de não deixar uma cultura ser esquecida,  é vivenciar suas tradições.

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Bem vinda à esse Congresso, Claudiméia!

Seu trabalho de resgatar a memória da comunidade de Padre João Afonso me faz lembrar Paulo Freire na suas insistentes chamadas para um ensino contextualizado na realidade e na vida dos aprendizes. 

Que legal você trazer uma receita que passou por gerações e que ajuda a contar um pouquinho da história da comunidade. Além de tudo o nome criativo e controverso nos faz ficar curiosas quanto ao sabor da receita. Adorei!

Obrigada por trazer essa receita para nós!

por Francine Souza Andrade -
Claudiméia,

Ao ler o título do seu texto já fiquei super nostálgica... Lembro bem de ouvir minha avó falar em fazer fubá suado e de minha mãe também, fazer na minha casa quando eu era criança! Receita passada de geração em geração mesmo, daquelas que sempre vem acompanhada com uma história da família, da minha bisavó, do meu bisavô, etc...

Não sei dizer se minha bisavó era da comunidade de Padre João Afonso, sei que meu avô era de Teófilo Otoni.

Parabéns pelo trabalho, também aprendi muito com ele!

Abraço,
Francine
Em resposta à Francine Souza Andrade

por Sandraque Clementino Ribeiro Junior -

Tambem me senti um pouco nostálgico enquanto lia o artigo. Meus pais são do interior de Minas Gerais eles me disseram que o fubá suado é como um pão. Uma receita simples para um café da manha.

Achei interesante como a receita muda de lugar pra lugar.

por Ana Carla Barros Sobreira -

So o fato de voce ter compartilhado com todos uma receita tao maravilhosa ja merece aplauso, alem de , na verdade, ser uma receita muito boa. Parabens.

por Camila de Santos -

Oi, Claudimeia!

Quero te parabenizar pela receita. Achei bastante interessante e gostei muito da contextualização sociocultural que você fez sobre a função da mesma e as variações que surgiram com o decorrer do tempo e pela situação econômica de cada pessoa que pode fazer a receita.

Senti falta no resumo do seu texto apenas da localização mais específica do município em Minas Gerais já que o nosso estado é bem grandinho. Vi que você colocou no corpo do texto, mas acho bacana indicar desde o resumo para situar melhor o seu leitor e destacar a região e sua cultura. Mas, ao mesmo tempo, também vi que essa foi uma oportunidade de averiguar que você é da mesma região que eu. Eu sou quase sua vizinha aí, sou da região de Carbonita.

Então, no mais,  parabéns! Eu já tinha ouvido falar em fubá suado, mas não em uma receita como essa e me surpreendi.

Obrigada por nos presentear com essa oportunidade bacana de aprender sobre a sua identidade.

por prof Paulo -

Oi, Claudiméia !

Obrigado por compartilhar essa receita, e também por nos contar um pouco sobre a relação entre o fubá suado e o contexto da região em que vocês vivem, achei muito interessante.

Confesso que essa receita trouxe consigo boas lembranças de minha infância.

Um abraço e parabéns pelo trabalho!

por Gabriela Gomes de Aquino -

Claudiméia, 

Parabéns pelo artigo! Muito legal saber sobre a história por trás do fubá suado, além da receita para sua preparação.