Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 30

Título:

Verbo: uma abordagem morfossintática

Autores:Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte, Tiago Garcia da Silva
Resumo:

A presente proposta de trabalho pretende analisar a classe gramatical Verbo com base nos livros didáticos, além de dissertar sobre a prática adotada por boa parte dos professores ao ministrar o conteúdo. Tem como ponto de partida contrapor as gramáticas e os estudos das Variedades Linguísticas por meio da investigação de uma propaganda, com ênfase na análise Linguística e morfossintática com foco no que pregam os PCN’s.

  
Anexos:
Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Linguística
Instituição:IFES - ES
Palavras-Chave:
Mesa (1):Vívian Pinto Riolo
Mesa (2):Priscilla Tulipa da Costa
Mesa (3):Isabelle Rodrigues de Mattos Costa

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF VERBO_UEADSL.2018.2.pdf


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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Vivian Pinto Riolo -

Pessoal, a discussão proposta no trabalho deste grupo é extremamente produtiva e reflete algo tão necessário no ensino dessa classe de palavras, porque trabalhar com verbos sempre foi um desafio para alunos e professores, mas não devia ser assim! Assim como exposto na pesquisa, penso que levar o aluno a perceber a constituição dos verbos de forma contextualizada, com textos que fazem parte de seu cotidiano, certamente, motiva os educandos. E que bacana esse trabalho publicitário apresentado no artigo! Há muito para provocar nossos alunos com esse enunciado!


Em resposta à Vivian Pinto Riolo

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Karina Scardua -

Bom dia,

Obrigada pela contribuição.

O anúncio foi de extrema importância para o desenvolvimento do artigo, ele foi retirado do site da empresa A Loga® Internet, localizada no estado do Espírito Santo, a empresa oferece o serviço de internet por fibra óptica, também conhecida por internet ultrarrápida. Esse anúncio também pode ser encontrado pelas cidades capixabas, em veículos e demais meios de comunicação.

O professor pode utilizar exemplos como o do anúncio para aguçar a reflexão, contribuindo para o processo de aprendizagem da língua.

Em resposta à Vivian Pinto Riolo

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Samira Costa da Rocha -

Realmente, quando se trata dessa  classe de palavra, é extremamente importante abrir discussões, principalmente da forma como os autores, fazendo uso do livro didático e tentando apresentar e discutir a forma como os verbos são tratados em sala de aula! É uma classe que deve ser contextualizada de formas diversas, pois ao ter contato com seu estudo, o aluno poderá associar aos acontecimentos do cotidiano, o que facilitaria o aprendizado! Parabéns aos autores pelo trabalho! Muito bom!

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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Priscilla Costa -

Prezados autores,

Gostaria de dar as boas-vindas a você e a todos os que participarão conosco das discussões propostas neste fórum. Estamos muito felizes com a sua participação de todos no UEADSL 2018.2.

A pesquisa de vocês trata de um assunto muito pertinente e interessante, haja vista que o ensino de classes gramaticais é um ponto de importantes discussões para os professores. A aprendizagem contextualizada, como vocês apontam, geram, dentre outras coisas a motivação dos aprendizes, especialmente porque dão às tarefas um sentido, uma visão própria da língua em uso. Uma questão que me veio à cabeça foi a escolha dos livros analisados... como ela foi realizada? Que critérios aplicaram na escolha do material pesquisado?

Parabéns pelo trabalho!

Abraços,

Priscilla Tulipa



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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Karina Scardua -
Obrigada pela contribuição,

A principio, nós identificamos os desafios vividos pelo professor e pelo aluno no processo de ensino e aprendizagem envolvendo a classe gramatical dos verbos. Partindo dessa problemática e das duras criticas envolvendo a gramática normativa, tanto em redes públicas quanto privadas, buscamos bases teóricas de autores como  Marcos Bagno, Maria Antunes, Evanildo Bechara, entre outros que contribuíram fortemente sobre a importância de se discutir e avaliar as metodologias usadas no processo de ensino, valorizando também a linguística.No decorrer da construção do artigo nos preocupamos em trazer para o cotidiano do aluno situações que o façam refletir sobre as inúmeras possibilidades envolvendo o verbo.

Com isso, desejamos tanto que o aluno seja desafiado a utilizar toda a sua criatividade e seu senso critico, bem como permitir com que o professor reflita a respeito da didática utilizada e dos novos caminhos para o ensino da língua.


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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Mirian De Jesus Miranda Santos -

parabéns ao grupo, pela pesquisa em um tema que é desafiador para a compreensão dos alunos, quando aplicada a eles apenas através do método tradicional, sem levar em conta e considerar o conhecimentos construido através do cotidiano do aluno. Mas se partir da contextualização, desse conhecimento, para o ensino  da gramática normativa, o conteúdo ficará mais atraente e facilitará o aperfeiçoamento  do conhecimento dos alunos.  

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Roseanne Gomes Gonçalves -

O artigo sobre o ensino dos verbos trás uma analise interessante sobre o ensino da classe gramatical do verbo dentro das salas de aula, uma vez que os moldes de estudos elaborados e explanados por muitos professores ainda continuam sendo arraigados a uma visão um tanto arcaica.

Em contrapartida, observa-se uma preocupação e diretriz do PCNs com a língua em uso pelos alunos, uma vez que esses compõem uma comunidade social e de fala, isto é, são componentes de interação e influência de um meio social.

Sendo assim, a ministração do estudos dos verbos deveria ser uma conjuntura do programa curricular oriunda da norma culta como também a concatenação do conhecimento de mundo dos alunos, a fim de promover uma absorção do texto (escrito e/ou oral) e, por conseguinte, da sua analise crítica, ou seja, o estudante estaria se apropriando da língua nos âmbitos morfológico, sintático, semântico e, principalmente, discursivo.

Corroborando assim, para a promoção de uma educação crítica e dinâmica da língua, em especial dos verbos, tendo em vista a alegoria mencionada na série “Merlí” sobre a “mosca de Sócrates”, uma vez que os discentes serão estimulados a interpretar os contextos da aludida classe de palavras..



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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Karina Scardua -
Obrigada pela contribuição, de fato o processo de ensino da língua é desafiador e requer atenção e medidas tanto no âmbito das políticas e programas nacionais, quanto na sala de aula. Em relação aos PCNs é importante destacar que suas apresentam um modelo de ensino básico, aprovado pelo Ministério da Educação.

 O material foi arquitetado com a finalidade de orientar os trabalhos docentes, destacando e respeitando as diversidades.
Os PCNs em sua introdução, analisam os principais problemas do ensino da língua e verificam a proposta em relação ao movimento de reorientação curricular. Abordam a natureza, as características e a importância da área, apontam os objetivos e conteúdos propostos para o ensino fundamental. A segunda parte é voltada para o terceiro e quarto ciclos, o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, definem objetivos e conteúdos, apresentam orientações didáticas, especificam 
relações entre o ensino do Português e as tecnologias da comunicação e, por fim, recomendam os critérios de avaliação.

Todas essas ações ajudam a ratificar a promoção da educação critica, além de permitir com que o aluno se apodere da língua.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Estefany Medeiros Borghardt -

O trabalho traz um novo olhar a cerca do ensino dos verbos, que para muitos é um grande “terror”. É muito importante que os professores estejam a todo momento refletindo e repensando as suas práticas pedagógicas, para pode assim despertar o interesse do aluno pelas classes gramaticais, através da inovação de suas metodologias.


Em resposta à Estefany Medeiros Borghardt

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Karina Scardua -
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Leandro Coutinho Teixeira -

Cada vez mais observamos a necessidade de que buscar formas de ensinar gramática, e como bem pontuado no artigo, é importante não deixar de fora na equação do ensino de língua, o aluno e toda sua trajetória, história e variação linguística. E principalmente, como destacado e particularmente achei muito interessante, fazer com que o aluno participe do processo de construção, pois no final ele é o maior beneficiado.

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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Alexandra Firmino Tibério -

Excelente reflexão acerca do modo como se é ensinado o conteúdo de verbos. Pensar essas questões trazem à tona as diversas opções de recursos que o professor pode utilizar na hora de ensinar e como isso é importante, até para que as aulas não se tornem maçantes e de memorização apenas. Aprender os verbos é uma tarefa árdua mas ensiná-los também. Gostaria de saber se o que os autores pensam, de forma mais aprofundada, obre a inclusão do contexto extra escolar do aluno no processo de ensino e aprendizagem, não só dos verbos mas de qualquer conteúdo relacionado a língua. 

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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Karina Scardua -

Sim, o desafio é provocar no aluno um interesse pela língua, despertando assim um olhar diferenciado a respeito das varias possibilidades envolvendo as classes gramaticais, em especial a do verbo

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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Karina Scardua -

Obrigada pela contribuição

 Leandro,

De fato, ao considerarmos todo o processo de ensino precisamos olhar com mais atenção para a bagagem do aluno, o conhecimento que ele trás, suas experiências e ate receios, conhecendo o aluno verdadeiramente, como individuo e ser humano, olhando com amor e empatia, o professor terá as ferramentas fundamentais para ensinar.

Em resposta à Leandro Coutinho Teixeira

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Marcela Cora -

Olá Leandro, Obrigada Pela contribuição.

Respeitar o histórico do alunos, suas experiências e saber já construído com que ele chega ao espaço escolar, é primordial para a aprendizagem, bem como dar-lhe autonomia, através da mediação do professor, a construir suas reflexões a partir da apropriação linguística que ele já tem. Dessa forma a experiência escolar, pode ser muito positiva, proporcionando olhar sobre a Norma Culta versus as Variaedades Línguísticas, como elementos diferenciados que compõe uma língua, porém complementares nos estudos. Assim, podemos contribuir para o aluno olhar a gramática de uma forma mais crítica e menos traumática. Abçs!

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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Anderson Alves Pereira -

O trabalho desenvolvido pelo grupo, trás como proposta uma prática de ensino alinhada com os preceitos trazidos pelos PCN's e sua importância se dá principalmente em razão de um temor, bastante comum entre os alunos quando o assunto é o aprendizado dos verbos.

Com base nas percepções sobre a temática, trazidas por autores de grande renome, como por exemplo, a professora e pesquisadora Maria Irandé Costa Morais Antunes, é possível compreender que isso ocorre, sobretudo em razão de uma prática de ensino distanciada da realidade dos educandos.

A língua é um elemento vivo e dinâmico, e como tal vai se modificando e se transformando enquanto transita pelo cotidiano de nossas vidas e isso é algo que em nossa visão deveria ser bem mais aproveitado em sala de aula, trazendo para o ambiente escolar toda vivacidade da língua, que se mostra por meio das diversas situações comunicativas presentes em nosso dia a dia.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Janaína Severo -

Muito boa a análise no que se refere as metodologias utilizadas nos livros quando o assunto é verbo. É bem comum encontrar em livros didáticos conteúdos repetitivos, poucos claros e que não colaboram para que o aluno compreenda a matéria, o que acaba por ser algo que eles temem e julgam nunca aprender. É necessário que haja reflexões como essa para que se possa pensar em maneiras mais dinâmicas e eficientes que façam com que os estudantes se interessem em aprender o conteúdo de verbos e que desmistifiquem essa ideia de que é algo extremamente difícil ou impossível de aprender. 


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Rosa Mateus dos Santos -

O tema sobre verbo, é muito importante e complexo. Os autores, orientam os leitores desse artigo, a fazerem uma reflexão sobre a didática do docente, quando ensina a classe verbal em sala de aula. O docente prender a atenção do aluno através de uma abordagem reflexiva, para que o aluno obtêm uma aprendizagem eficaz através da gama de conteúdos aplicados em sala de aula. 

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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Karina Scardua -
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Vivianne Freire Valladão -
Conforme trabalhado durante o curso e muito bem reforçado no artigo de vocês, há certa imposição da norma-padrão no ensino, sem que se considere, na maioria das vezes, as particularidades dos estudantes. Os verbos são realmente muito complexos para serem trabalhados, pois requer muitos recursos para que se possa atrair o aluno, como levantado no artigo: há uma necessidade de ir além dos livros didáticos, buscando práticas pedagógicas inovadoras para se ensinar. Concordo plenamente com o fato de se unir o ensino ao contexto dos próprios estudantes, levantando-se os diversos aspectos que se contradizem, mostrando aos alunos que os verbos são extremamente importantes à língua, já que nos comunicamos através deles o tempo inteiro, mas que isso seja feito de uma forma acessível a eles e possível, assim como proposto no artigo, em que se deve cada vez mais buscar meios inovadores. Parabéns ao grupo!
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Mariana Siqueira Madeira -

Pesquisa muito interessante! 

Acredito que o exemplo escolhido para apresentar o tema seja muito rico em possibilidades para trabalhar a classe de palavras verbo. Chamo atenção para a abordagem a partir da possibilidade de substantivar os verbos com o uso de artigos, como no caso de "o viver" e "o cantar". Creio que partindo de pontos problemáticos seja mais fácil para que o aluno desenvolva um raciocínio mais completo acerca do conteúdo.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Rosimeri Piantavinha Roveta -

Ótimo trabalho, referente a parte didática quando diz que o professor  precisa refletir sobre suas formas de ensinar e, consequentemente, optar por novas práticas pedagógicas, caso contrario,o processo de ensino aprendizagem será ineficaz.

Em resposta à Rosimeri Piantavinha Roveta

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Marcela Cora -

Olá Rosimere, obrigada pela contribuição. De fato o modelo tradicional de ensino é extremamente engessado. A nossa sociedade já passou por muitas transformações sociais, políticas e econômicas, que refletiram no perfil dos nossos alunos que  hoje é outro. Na contramão da velocidade de todo avanço, está escola ainda caminhando de forma mais lenta. Por isso, há um aparente desinteresse com o espaço escolar como algo maçante.  Pensando nisso, um diálogo entre a educação e situações práticas, através das aulas de gramáticas,  se faz muito pertinente, em especial no uso dos verbos. Fazê-lo pensar a partir de sua realidade e vivências, como forma de alcançar os estudos da gramática, indicam um campo promissor de estudos e aprendizagem mais satisfatórios tanto para o professor que percebe mais seu aluno, quanto para o aluno que se aproxima mais do espaço escolar. Tudo pensado na contribuição da aquisição e entendimento dos processos e usos da língua por parte do aluno que pode e deve apropriar-se de fato desses conhecimentos e fazer o uso consciente dele dos recursos linguísticos aprendidos.

Abçs 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Karina Scardua -

O artigo também aborda as dificuldade e desafios enfrentados pelos alunos no processo de compreensão da língua  em sala de aula, por variados motivos como o uso da gramática normativa associada a uma didática que, muitas vezes, não é suficiente para que o aluno compreenda o conteúdo, resultando na não-assimilação por parte do educando, prejudicando assim todo o processo de ensino-aprendizagem. 

Embora a língua em uso e a gramática representem a Língua Portuguesa, precisamos destacar que ambas se distanciam, pois a primeira por ser viva  sempre se modifica com o passar dos tempos.

Em relação ao ensino dos verbos, na maioria das escolas não é diferente, geralmente os educadores baseiam-se nos livros didáticos que  foram desenvolvidos com base nas gramáticas normativas, com textos e exercícios pouco contextualizados e fora da realidade do aluno.

O professor precisa ir além, pois a língua é dinâmica, sendo importante demonstrar isso com mais leituras e produções de textos, apresentando como o verbo se comporta em situações de uso real, na fala tanto formal quanto informal, como na escrita. O aluno precisa estar ciente de que não existe o certo e o errado, mas, entender em quais momentos e situações irá empregar a norma padrão ou não.

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Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Heitor da Costa Coelho -

O ensino dessa classe gramatical sempre nos causa arrepios. O artigo de vocês nos instiga a repensar o nosso fazer docente. Creio que a adoção do modelo "decoreba" para o ensino dos verbos nas escolas tem sido adotado visando mostrar o máximo de conteúdo ao alunado, entretanto, o enfado torna-se mais companheira deles do que as terminologias da normativa padrão. 

Em resposta à Heitor da Costa Coelho

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Marcela Cora -

Olá Heitor, obrigada pela contribuição.

Pura verdade seu relato. Nossa proposta caminha exatamente na direção de romper com os modelos tradicionais de "Professor, tem que decorar?" numa vertente mais reflexiva e prática, mais proxima do aluno.  Porém, sem desconsiderar a importância dos estudos normativos. Abçs!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Gusttavo de Sousa Correa -
O verbo é um tema muito complexo de ser trabalhado em sala, como muito bem dito no artigo de vocês, a gramática pode ser compreendida como um conjunto de regras, e essas regras normalmente são diferentes das que os alunos estão acostumado a usar, que é o uso de uma linguagem mais informal, sem fazer a concordância principalmente, como por exemplo: " os homem compro", é normal encontramos esse tipo de ocorrência, principalmente no ensino fundamental, os debates em sala e a roda de conversa são alguns métodos para conscientizar e ensinar ao aluno que existe o momento informal em que ele poderá falar como desejar, mas também devemos mostrar para o aluno a importância de entender as regras que a gramática determina e que devem ser seguidas em contextos mais formais e textos acadêmicos.
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Cellina Maria Gazzoni Sabino -

Parabenizo ao grupo por apresentar um artigo tão claro e que traz pontos tão relevantes!

Quando falamos em "verbos", normalmente, os alunos se mostram até meio traumatizados. Isto é resultado de métodos pouco estimulantes e que inibem o gosto pelo estudo dessa classe de palavras que é tão importante. O verbo, talvez seja, a classe de palavras que mais sofreu, é sofre!, com os modelos arcaicos de ensino, que fazem o aluno repetir à exaustão, sem contudo, desenvolver sua criticidade e visão sobre sua aplicabilidade.

Novamente, destaco a clareza e a sensibilidades dos autores. O que é perceptível no decorrer da leitura do texto. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Nayane Gama de Lima -

Olá pessoal!

Achei o trabalho de vocês interessante. Normalmente os verbos não são muito querido pelos alunos e até mesmo professores, por serem considerados muito difícil, complexo.Provavelmente o que acaba perpetuando isso é a forma em que os livros didáticos abordam sobre essa classe de palavras. E vocês trazem no artigo que os livros normalmente apresentam contradições ou mesmo ausência de clareza, e isso é ruim para o aluno e até mesmo para aqueles professores que se baseiam apenas nos livros didáticos para darem aulas.Com isso, o grupo analisa também a postura dos professores em aplicar a matéria. Deixando bem claro que esse profissional deve analisar sua pratica e sempre buscar trazer algo inovador para que possa aguçar o interesse do aluno. E ressaltando que gostei muito de vocês terem escrito que o professor não deve desconsiderar a gramatica internalizada do estudante.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Verbo: uma abordagem morfossintática - Autores: Anderson Alves Pereira , Joyce Sthephany Fonseca Moreira , Karina Scardua Pereira, Marcela Alvarenga Toniato Cora, Mirian Kler Krobel Correa , Pâmela das Graças de Freitas Golarte e Tiago Garcia da Silva

por Ester Ferreira Rodrigues -

Parabéns ao grupo pela pesquisa que aponta esta abordagem de modo em que através do método tradicional o ensino da gramática ou seja é de importância  para os professores também a aprendizagem contextualizada que facilitará o conhecimento do aluno