As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 18

As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica

Desmestificando Fake News

Autores

  • Alexsandro Luiz dos ReisPrefeitura de Mariana MG

Palavras-chave: 

Alfabetização Científica, COVID-19, Fake News, leitura

Resumo

A presente pesquisa em andamento, anseia por analisar as contribuições da leitura de artigos científicos sobre a COVID-19 em uma aula de biologia. Entendemos, que o trabalho com o gênero científico contribui para a alfabetização científica dos alunos, além de oportunizá-los a desmistificar as notícias falsas ou Fake News veiculadas para a sociedade por meio das mídias sobre a pandemia.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Ismael Kruger Pescke

Gênesis Guimarães Soares

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa noite, caro autor!

A sua proposta é muito pertinente para o que vivemos nos dias atuais. E o papel do professor é esse mesmo mostrar para os alunos a importância de saber filtrar as informações que estão sendo vinculadas muitas vezes como uma verdade. 

Deixo como sugestão de interação para você aplicar com os seus alunos, para finalizar a atividade, a formação/geração de uma nuvem de palavras que pode ser formada por artigos separadamente, com as impressões apontadas pelos grupos de alunos. A fim de tornar a atividade mais lúdica, dinâmica, além de levar algo diferenciado para a sala de aula.

Sugestão de aplicativo para a geração de nuvem de palavras: 

<https://wordart.com/>;

Um bom evento, abraços.


 

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Gênesis Guimarães Soares -

Ótima dica, Cíntia! Os resultados das nuvens  podem ser trabalhados de maneiras diversas. 

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Obrigado pelas considerações Cíntia....

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Karine Gehrke Graffunder -

Boa noite, prezado Alexsandro!

Parabéns pela temática abordada no seu trabalho!

A leitura de artigos científicos enriquece o vocabulário, amplia os conhecimentos sólidos e confiáveis, além de contribuir para um sujeito critíco, consciente e participativo na sociedade.

Diante da era de superabundância de informações em que nos encontramos, envio uma sugestão da leitura de um plano de aula sobre como combater a desinformação e fortalecer a importânca da efeitividade da Ciência. Link:

https://educamidia.org.br/plano-de-aula/nao-caia-em-fake-news

Desejo um excelente evento!

Abraços, Karine.

 

Em resposta à Karine Gehrke Graffunder

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Gênesis Guimarães Soares -

Muito bom, Karine. A sugestão de plano de aula é muito legal.

Essas dicas práticas são sempre muito bem-vindas!

Em resposta à Karine Gehrke Graffunder

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Obrigado pelas considerações Karine....

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Gênesis Guimarães Soares -

Oi, galera!

Sejam bem-vindos ao Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre!

Sou o Gênesis, um dos coordenadores de mesa, e estarei aqui para dialogarmos sobre esse excelente trabalho que traz como proposta uma discussão muito necessária sobre a alfabetização científica na educação básica.

Antes de mais nada, parabenizo o autor pela iniciativa, empenho e cuidado em dividir esse estudo conosco durante o congresso.

Para seguirmos, gostaria de fazer algumas perguntas sobre a pesquisa:

Alexsandro, você poderia nos contar um pouco mais sobre como pretende seguir com a pesquisa? Pretende ampliá-la para um público maior? Pesquisar outras turmas? Poderia falar um pouco sobre as dificuldades que você encontrou até o momento atual do estudo?

Um abraço virtual a todos que estão participando e que ainda irão participar da nossa conversa científica. 


Em resposta à Gênesis Guimarães Soares

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Obrigado pelas considerações Gênesis. Há um bom tempo já trabalho com a temática da leitura e escrita nas aulas de ciências. Com a pandemia e a disseminação das FAkenews acredito que seja a oportunidade ideal para trabalharmos a questão das inverdades amparadas a partir de uma escrita científica (no caso a leitura dos artigos científicos). Gênesis, tudo dependerá do pós-pandemia e a "nova" realidade escolar no que diz respeito ao calendário. Se houver espaço pretendo sim desenvolver esta pesquisa em outras turmas e fazer mais paralelos.


Abs

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Gênesis Guimarães Soares -

Muito bom,  Alexsandro. Parabéns!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por cilene pereira -

Oi, Alexsandro, tudo bem!

Espero que consiga realizar a parte prática de sua pesquisa o mais rápido possível, mas com toda segurança, pois é fundamental ver essa dinâmica proposta por você em ação.

Seu trabalho é muito bacana e importante. 

Mas já pensou em como irá discutir, com os alunos, os marcadores textuais de identificação da notícia falsa? Em outras palavras, não é o assunto da notícia que indicará exatamente a falsidade da notícia para muitos (pois muitas vezes é absurdo, mas a pessoa acredita), mas alguns elementos textuais que circundam ou integram a notícia que evidenciam seu caráter fabricado. 

Abraços!

Em resposta à cilene pereira

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Gênesis Guimarães Soares -

Sua reflexão é muito boa, Cilene. Vamos seguindo e refletindo sobre essa pesquisa tão importante. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Ismael Krüger Pescke -

Olá, congressistas! Espero que estejam todos bem.

Primeiramente parabenizo o Alexsandro pelo trabalho. O artigo em questão aborda uma necessidade nos dias de hoje: a alfabetização científica na educação básica.

Iniciar essa discussão no ensino fundamental e médio é super importante, porque essa metodologia facilita a relação dos alunos com a academia, com a busca por referencial teórico e fomenta o senso crítico, possibilitando que os estudantes percebam as fake news.


Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia!!

Venho convidar você caro(a) autor (a) a conhecer o meu trabalho e da autora Karine aqui na 'Roda de Conversas' para troca de saberes!

Aguardo você!

Título: 

APLICATIVOS MUSEOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Abraços


Anexo e9dc37d0-3c25-45b8-8667-83890846e037.png
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Boa tarde,

pensando em nosso  contexto medieval atual seu trabalho se apresenta como uma metodologia muito importante. Oportunizar o acesso ao conhecimento científico e a reflexão que ele proporciona talvez seja o que precisamos com mais urgência hoje. Esse tipo de conhecimento pode estimular bastante o hábito da busca por uma leitura segura e profícua para a boa informação.

Parabéns!!!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, pessoal ! 

Parabéns pelo artigo, Alexandre. 

Achei muito interessante trazer artigos científicos para a sala de aula, pois é uma forma de letramento em um gênero que talvez muitos estudantes não conheçam, e com o qual lidarão muito na vida acadêmica...

Sobre as fake news, acredito que os jovens estão bem mais expostos, tendo em vista que no feed das principais redes sociais aparecem inúmeras. Trabalho com jovens entre 16-19 anos, e muitos não sabem checar a veracidade das informações, além disso, também não conhecem jornais confiáveis. Acredito que os professores, não só de biologia, como também de outras disciplinas,, deveriam trabalhar mais sobre essa temática. 

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Venho por meio deste agradecer a todos (as) que participaram da discussão desse trabalho. As discussões foram profícuas e certamente significativas. Até o próximo evento.


Alexsandro Luiz dos Reis



Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: As Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica Desmestificando Fake News | Alexsandro Luiz dos Reis

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)