A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Comissão Organizadora L -
Número de respostas: 27

A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se

Autores

  • Bruna FreimanUENF - Polo CEDERJ, Nova Friburgo
  • Adriana Bernardes SEEDUC-RJ/CEDERJ/UFRJ

Palavras-chave: 

Educação, Ensino Médio, Tecnologias na Educação.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo mostrar a perspectiva dos alunos do Ensino Médio sobre os podcasts presentes no aplicativo Applique-se, utilizado na rede estadual do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada através de um questionário criado no Google Docs, contendo perguntas para traçar um perfil do aluno e outras que abordavam a questão da utilização dos podcasts. Os resultados obtidos mostram que o recurso é visto de forma bastante positiva pelos alunos, porém ainda cabe aos professores discutirem mais sobre essa ferramenta e encontrarem a melhor maneira de aplicar esse tipo de tecnologia na sala de aula.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Ismael Krüger Pescke

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Bom dia! 

Sejam bem-vindos a conhecer este trabalho!

Adriana Oliveira Bernardes

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, autoras!

Achei o texto de vocês muito interessante e pertinente! Parabéns!

Gostei, principalmente, pelo texto desmitificar um pouco a relação tecnologia x jovens. Acredito que eles gostam bastante de tecnologia sim, mas não de qualquer jeito ou pelo simples fato de ser mais ˜digital do que analógico˜. No caso dos podcasts, se o tema não faz sentido para o ouvinte, é difícil alguém gostar de ouvir, sendo jovem ou não. 

Vocês pretendem fazer uma proposta diferente em relação aos podcasts e estes estudantes do ensino médio?

Abraços!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Bruna Freiman Pereira -

Olá, Carolina

Com certeza, nenhuma ferramenta tecnológica quando aplicada sem levar em consideração o gosto dos alunos é eficiente para a aprendizagem dos mesmos. Mas nós temos planos de levar aos alunos novos podcasts, feitos por nós, sobre temas que mexam com a curiosidade deles e em seguida realizar uma nova pesquisa para sabermos se a opinião deles mudará, quando utilizamos essa ferramenta de uma forma mais descontraída, diferentemente da forma que é usado no Applique-se.


Obrigada pela participação!

Abraços

Em resposta à Bruna Freiman Pereira

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Que ótimo saber que vocês pretendem continuar tentando usar o podcast!

Vocês poderiam falar um pouco mais sobre esses podcasts do app? Quais temas abordam, duração do podcast, quantos podcast são disponibilizados, etc?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Bruna Freiman Pereira -

Então, nós já começamos a confecção deles e eles formam um a "serie" de 5 episódios sobre astronomia de uma forma interdisciplinar, relacionando física e química, em média com 2 minutos de duração cada. São podcasts mais descontraídos e esperamos que eles possam despertar a curiosidades dos alunos.

Em resposta à Bruna Freiman Pereira

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Muito bom, Bruna! Tenho bastante interesse em conhecer os próximos capítulos desse trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa noite, caras autoras.

Achei muito interessante os resultados do trabalho. A maioria dos alunos não gostam do podcast, mas apenas 25% dos professores utilizam. 

Caberia investigar porque os alunos não gostam do podcast e o porque dos professores não utilizarem o podcast.

Sou muito curiosa fui dar uma olhada no aplicativo Applique-se e achei muito interessante, mas porque será que não está contemplando o interesse dos alunos e dos professores?

Desejo um excelente evento, abraços.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Cíntia

Acreditamos que a razão principal seja o fato dos mesmos serem elaborados por outros professores e por isso não representar o conteúdo exato abordado pelo professor e nem ter a mesma abordagem dada pelo professor.

Continuaremos o trabalho apresentando aos alunos podcasts elaborados com a orientação do professore.

Nosso trabalho ainda apresenta resultados preliminares!
Obrigada por participar!

Adriana

Em resposta à Adriana Oliveira Bernardes

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, Adriana!

Entendi e fiquei perplexa em saber que é outro profe que elabora os podcast. Realmente fica difícil de contemplar o conteúdo na sua maestria.


Bjão e um bom evento!

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Bruna Freiman Pereira -

Olá, Cíntia

Com certeza, o fato dos podcasts serem produzidos por outros professores acaba não levando em conta a realidade da turma ao qual esse podcast será utilizado, logo é realmente difícil que os alunos absorvam tudo que é passado pelo podcast, principalmente por sua longa duração, em média 20 minutos cada um.


Agradeço por sua participação!

Bjss

Em resposta à Bruna Freiman Pereira

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Cintia e Bruna! Sinceramente, penso que muitas "soluções educacionais" para a educação a distância utilizados no Brasil (não estou falando só do ensino remoto não, mas da educação a distância de modo geral) tem essa característica: chegam com um "pacote completo" (vídeo-aulas, materiais escritos, exercícios, e etc) já elaborado por outros que, muitas vezes, nem professores são. 

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais para participarem também dos debates. 

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Jaqueline da Silva -

Prezadas Bruna e Adriana!

Parabéns pelo trabalho e levantamento realizado junto aos alunos do Ensino Médio. 

Acredito que a utilização de recursos digitais como artefato pedagógico terá sentido e será eficaz quando for direcionado pelo professor que acompanha a turma, pois cada turma e cada aluno tem peculiaridades bem diferentes.  A abordagem do estudos de vocês direciona-nos a refletir (e também buscar) estudos sobre a questão da personalização do ensino e o design instrucional. 

Muito bom saber que vocês darão continuidade ao trabalho para verificar o quanto os Podcasts contribuíram para o aprendizado dos alunos. Tenho muito interesse nessa pesquisa.

Sou professora da rede estadual e uso o Aplique-se. A maior parte dos meus alunos não gosta dos Podcasts e prefere que eu explique o conteúdo nos encontros síncronos. 

As contribuições do trabalho de vocês são muito relevantes para todos os profissionais que utilizam o aplicativo. 

Forte abraço, 

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Jaqueline!
Que bom que você gostou do trabalho e acredita em sua importância!

Obrigada pela excelente participação neste fórum!

Abraços!
Adriana

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Alice Silva -

Olá,

Primeiramente, gostaria de ressaltar como o tema é interessante! Nos últimos tempos vimos os podcasts explodirem em produção e em ouvintes, e adequar essas novas formas de comunicação às escolas me parece a opção certa, uma vez que o aprendizado é algo vivo que deve acompanhar as novas ferramentas. Como vocês mencionaram, essas novas tecnologias não garantem os bons resultados, e a maneira como elas são aplicadas e usadas é que ditam o sucesso/não sucesso do uso. 

Apesar dos resultados da pesquisa, creio que o uso de tal ferramenta pode continuar a ser pesquisado, e, como refletido no trabalho, é importante que professores e estudantes estabeleçam um diálogo para que isso seja feito de maneira mais proveitosa. Por fim, mais uma vez parabenizo o trabalho e o tema, tenho certeza que essa pesquisa ajudará nas futuras escolhas de ferramentas pedagógicas e na orientação de como usar cada uma delas de uma maneira efetiva.

Obrigada!


Em resposta à Alice Silva

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Obrigada, Alice!

Acredito que seja importante dar continuidade ao trabalho sim! A qualidade do podcast disponibilizada é questionável.

Muito boa sua participação no fórum!

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por cilene pereira -

Boa noite, pessoal! Espero que estejam bem!

Parabéns pelo trabalho! 

Podem traçar um painel melhor sobre a plataforma Applique-se: que tipos de conteúdos estão lá, como é organizada, qual o tamanho (em média) dos podcast, qual a avaliação de vocês da plataforma, etc.?

Abraços. 

Em resposta à cilene pereira

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Cilene

Os podcasts abordam os conteúdos dos currículos das disciplinas da rede estadual do Rio de Janeiro. Os podcasts duram bastante tempo, de 20 à 30 minutos, o que já dificulta em relação a manutenção da atenção pelo estudante. Acreditamos que podcasts devam durar de 3 a 5 minutos no máximo para que o aluno mantenha sua atenção.

A qualidade de modo geral não é boa!

Abraços!

Adriana

Em resposta à Adriana Oliveira Bernardes

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por cilene pereira -

Sim, apesar de não haver uma regra de duração para o gênero, acredito que tenha de ser algo mais dinâmico e rápido. Considerando o contexto, não poderia talvez durar mais do que 15 minutos e isso dificulta a adesão do aluno.

Abraços e parabéns. 

Em resposta à Adriana Oliveira Bernardes

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -
Uma dúvida: os podcasts são organizados no app para serem utilizados de que forma e em que momento do processo de aprendizagem? Os professores podem escolher em que momento utilizá-los ou estão diretamente vinculados à alguma parte do conteúdo?
Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Ismael Krüger Pescke -

Olá, congressistas, bem vindos ao UEaDSL!


Primeiramente, parabenizo as autoras pelo trabalho e por compartilha-lo conosco.


Sabemos que muitos docentes nunca utilizaram ferramentas digitais na sala de aula ou até são rigorosos quanto ao uso de celular em sala de aula, por exemplo (que é uma enorme ferramenta de pesquisa na palma da mão). Na atual conjuntura, por outro lado, fez-se necessário o conhecimento dos meio digitais para lecionar e foi só aí que muitos professores se permitiram usufruir da tecnologia no ensino.


Algumas questões que ficaram em aberto para mim na leitura do texto e que eu gostaria de conhecer melhor:

- Quantos alunos estão no Ensino Médio no Rio de Janeiro? Vocês referiram esta pesquisa como quantitativa e citaram Knechtel (2014) que discorre sobre a mensuração e controle rigoroso dos fatos. Dessa maneira, o n amostral (52 alunos) é representativo do total de alunos do Ensino médio?


- Foram alunos de instituições diferentes? Uma forma de pensar nesta questão da aplicação de uma plataforma digital como os podcasts é em relação a realidade social dos alunos (sendo que periferias ou zonas rurais geralmente tem um ensino mais defasado por mais que os estudantes se empenham, infelizmente). 

Como foi essa questão com a pesquisa de vocês? Quem sabe focar em escolas selecionadas e comparar as respostas obtidas. Dessa forma poderiam propor metodologias diferentes para motivar os alunos baseadas nas preferências e realidades destes.


Junto com vocês, espero que mais oportunidades de ferramentas digitais sejam disponibilizadas e que os professores as apliquem. No entanto, a pesquisa de vocês é importante por mostrar que, mesmo quando há uma ferramenta, os alunos podem não estar motivados por ela. Esse fator é super relevante para criar ferramentas educacionais como as TICs, que sirvam de verdade para o ensino e aprendizagem.


Nas considerações vocês mencionam sobre criar novos podcasts. Quais seriam os temas abordados? Como vai funcionar a etapa futura? Fiquei bem curioso e interessado em conhecer os próximos passos.


Parabéns novamente pelo trabalho. Sucesso para a pesquisa!


Abraços!


Ismael (Coordenador de Mesa)

Em resposta à Ismael Krüger Pescke

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Ismael

Este trabalho representa um estudo de caso de um colégio estadual da rede do Rio de Janeiro. Ele não se dispõe a fazer um estudo completo na rede estadual e sim apresentar a visão de um grupo que pertence a rede.

O ensino médio desta escola conta  com aproximadamente 200 alunos, destes em torno de 80 frequentam as atividades oferecidas pela plataforma, entre os 80, 52 responderam ao questionário. Assim, apresentamos a visão do aluno que participa das atividades da plataforma nesta escola em particular, um estudo mais amplo poderia sim chegar a uma conclusão diferente, porém, os dados que obtivemos nos traz reflexões interessantes e que com certeza trazem contribuições a área de ensino.


Obrigada!
Adriana

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia!!

Venho convidar você caro(a) autor (a) a conhecer o meu trabalho e da autora Karine aqui na 'Roda de Conversas' para troca de saberes!

Aguardo você!

Título: 

APLICATIVOS MUSEOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Abraços

Anexo e9dc37d0-3c25-45b8-8667-83890846e037.png
Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Luiz Eduardo Velozo -

Olá autoras, bom dia.

Parabéns pelo trabalho de vocês, acredito que são ferramentas que podem alcançar resultados bastante positivos no processo de aprendizagem dos alunos.

Bom congresso para vocês!

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: A percepção de alunos do Ensino Médio dos podcasts da plataforma Applique-se | Bruna Freiman, Adriana Bernardes

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)