Olá, congressistas, bem vindos ao UEaDSL!
Primeiramente, parabenizo as autoras pelo trabalho e por compartilha-lo conosco.
Sabemos que muitos docentes nunca utilizaram ferramentas digitais na sala de aula ou até são rigorosos quanto ao uso de celular em sala de aula, por exemplo (que é uma enorme ferramenta de pesquisa na palma da mão). Na atual conjuntura, por outro lado, fez-se necessário o conhecimento dos meio digitais para lecionar e foi só aí que muitos professores se permitiram usufruir da tecnologia no ensino.
Algumas questões que ficaram em aberto para mim na leitura do texto e que eu gostaria de conhecer melhor:
- Quantos alunos estão no Ensino Médio no Rio de Janeiro? Vocês referiram esta pesquisa como quantitativa e citaram Knechtel (2014) que discorre sobre a mensuração e controle rigoroso dos fatos. Dessa maneira, o n amostral (52 alunos) é representativo do total de alunos do Ensino médio?
- Foram alunos de instituições diferentes? Uma forma de pensar nesta questão da aplicação de uma plataforma digital como os podcasts é em relação a realidade social dos alunos (sendo que periferias ou zonas rurais geralmente tem um ensino mais defasado por mais que os estudantes se empenham, infelizmente).
Como foi essa questão com a pesquisa de vocês? Quem sabe focar em escolas selecionadas e comparar as respostas obtidas. Dessa forma poderiam propor metodologias diferentes para motivar os alunos baseadas nas preferências e realidades destes.
Junto com vocês, espero que mais oportunidades de ferramentas digitais sejam disponibilizadas e que os professores as apliquem. No entanto, a pesquisa de vocês é importante por mostrar que, mesmo quando há uma ferramenta, os alunos podem não estar motivados por ela. Esse fator é super relevante para criar ferramentas educacionais como as TICs, que sirvam de verdade para o ensino e aprendizagem.
Nas considerações vocês mencionam sobre criar novos podcasts. Quais seriam os temas abordados? Como vai funcionar a etapa futura? Fiquei bem curioso e interessado em conhecer os próximos passos.
Parabéns novamente pelo trabalho. Sucesso para a pesquisa!
Abraços!
Ismael (Coordenador de Mesa)