EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 14

EducaBetim

Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM

Autores

  • Anna Julia de Oliveira Braz Colégio Santa Maria Minas - Bt
  • Leandro Marques Colégio Santa Maria Minas
  • Luana Matinelli Colégio Santa Maria Minas

Palavras-chave: 

Educação pública, Disparidade educacional, ENEM, Nivelamento

Resumo

Este artigo tem como objetivo coletar dados do aprendizado entre os alunos de escolas municipais e suas defasagens. Parte da ideia que ao final do ensino médio é necessário realizar o ENEM, porém muitos, por causa da pandemia, foram prejudicados agravando o quadro de disparidade. Para obter resultados, foi utilizado a pesquisa de artigos científicos, e formulários, tendo como objeto de estudo a carência do ensino. Em suma, é esperado observar os resultados e os possíveis meios de resolve-lo.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Graciele Batista Gonzaga

Ismael Kruger Pescke

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Graciele Gonzaga -

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre 2021.2

 Parabenizo o grupo pelo trabalho desenvolvimento no Ensino Médio.

 O artigo trata de um tema que surgiu sobre economia criativa e os alunos escolheram relacionar com a questão educacional apresentando uma solução para ensino público diante da situação de pandemia. 

Vocês poderiam contar mais como escolheram o tema e como foi desenvolver o projeto. 


 Aguardo a participar do grupo no nosso fórum de discussão. Um abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, caros autores!

Fiquei muito curiosa para saber os dados quantitativos ou qualitativos dessa coleta. Pois, vocês relatam que foi realizado uma pesquisa em artigos científicos e formulários, e o que encontraram? 

Abs

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia!!

Venho convidar você caro(a) autor (a) a conhecer o meu trabalho e da autora Karine aqui na 'Roda de Conversas' para troca de saberes!

Aguardo você!

Título: 

APLICATIVOS MUSEOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Abraços


Anexo e9dc37d0-3c25-45b8-8667-83890846e037.png
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, pessoal! 

Parabéns pelo trabalho! 💕

De fato, há uma discrepância entre o ensino público e o privado. Nesse sentido, iniciativas de auxílio aos estudantes da rede pública são fundamentais e necessárias. 

No mais, fiquei bem curiosa com o Projeto "Educa Betim". Vocês poderiam falar um pouco mais sobre ele? Como funciona, qual(is) tipo(s) de auxílio(s), etc. 

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. A pandemia certamente acentuará as diferenças educacionais já existentes. Nessa linha, os alunos mais vulneráveis serão ainda mais prejudicados. Acredito que a pandemia e o sistema remoto de ensino adotado foi totalmente excludente, e passado quase dois anos de pandemia ainda há alunos que não tiveram acesso a nenhuma aula remota. A longo prazo teremos consequências irreparáveis dentre às quais destaco a provável evasão escolar e por conseguinte, alunos não participando de processos de ingresso as universidades. Logo, para vocês quais as estratégias que deveriam ter sido feitas e não foram? O que vocês acreditam que possa ser feito no pós-pandemia para se evitar esse quadro apresentado? Desde já agradeço.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Oi, pessoal, boa tarde! 

Para pensarmos num debate, gostaria de saber por quais caminhos estratégicos vocês pensam que educadores/as devem percorrer rumo à minimização dos danos educacionais no contexto pandêmico? Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Ismael Krüger Pescke -

Olá congressistas. Espero que estejam todos muito bem!


Parabenizo aos autores pelo brilhante trabalho. Como já levantado pela colega, ao ler o trabalho, também fiquei intrigado sobre os dados levantados na busca para este trabalho. Como foi este formulário?

Sobre o projeto EducaBetim, quais são os próximos passos?


Mais uma vez parabéns pela escolha do tema!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, Anna, Leandro e Luana,

parabéns pela inciativa de realizar a pesquisa! De fato, muitos estudantes foram e estão sendo prejudicados pela pandemia, assim, trabalhos como esses são importantes para incitar reflexões e debates acerca da temática. Senti falta de maiores detalhes acerca dos resultados da pesquisa.

Abraços,

Márcia


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Maria Augusta Rodrigues de Oliveira -

Olá,

Gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho e pela escolha do tema. A desigualdade do ensino no país já era um grande problema antes do período de pandemia e que com certeza foi acentuado no cenário atual, sendo necessário buscar novas soluções para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para conseguirem acessar um ensino de qualidade. 

Também fiquei curiosa para saber os resultados obtidos após a aplicação dos questionários.

Abraços,

Maria Augusta

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Alice Silva -

Gostaria de primeiro parabenizar pelo tema da pesquisa, o ENEM, na pandemia, realmente sofreu uma perda enorme, uma vez que muitos jovens não se inscreveram, ou se inscreveram e não foram. Além da defasagem no exame em si, acho importante pensar que muitos desses não comparecimentos foram em razão do ano escolar, em razão de, pelo isolamento social, as aulas em modelo a distância colaboraram com um ano escolar complicado para todos os envolvidos, principalmente esses das escolas Municipais, alvos da pesquisa. Gostaria de deixar meus elogios também ao “Educa Betim”, pois projetos com tal objetivo são de extrema necessidade para a educação.

Ademais, a importância dada ao ambiente escolar como lugar de formar cidadãos políticos, para além de local de ensinar matérias, também contribui com uma visão mais clara e real do que a educação deveria ser, e colocar esse objetivo agora, durante essa “retomada” de uma possível normalidade no âmbito das aulas, me parece o momento certo, para, assim, ser possível começar um projeto de sanar os problemas advindos de longos anos. Por fim, ressalto, mais uma vez, os meus parabéns ao grupo, o trabalho contribuirá muito com a educação!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Olá, autores!

Quero parabenizá-los pela escolha do tema e pelo artigo!

A questão de defasagem educacional é muito séria no Brasil. Trabalhos como o de vocês que identificam e propõem soluções são muito importantes para pensarmos juntos em saídas.

Parabéns!

Abraço,

Cristina S.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Emilly Martins -

Gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho, muito interessante falar sobre esse problema que infelizmente é muito recorrente nas escolas entre os jovens. 

É importante que as escolas criem iniciativas para incentivarem e manterem os estudantes ali, até a conclusão. Politicas publicas e municipais devem ser estabelecidas para evitar ao máximo esse problema.  

Abraços!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Nathalia Oliveira Costa -

Olá, autores!

Parabéns pelo trabalho realizado!

De fato, as desigualdades sociais, e consequente, desigualdades de acessos à tecnologia, como bem apontado por vocês e pela profª drª Luana na palestra de abertura do evento, é sim um fator crucial quando consideramos o contexto educacional na pandemia. O acesso aos recursos para preparação para o ENEM de alunos provenientes de escola pública e privada não é homogêneo, e sim, pode afetar o desempenho daqueles alunos. Dessa forma, achei muito bacana o foco que vocês deram na preparação do enem e a forma como o EducaBetim vem para melhorar o problema apontado. 

Muito bom levantar questões sociais atreladas a educação, e a defasagem do ensino, dentro de contextos de crise sanitária como vivemos.

Mais uma vez, parabéns pela relevância do tema e pelo trabalho feito!

Grande abraço!

Nathalia O. Costa - Química/UFMG

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: EducaBetim Análise e mudança da defasagem estudantil acentuada pela pandemia Covid-19 na realização do ENEM | Anna Julia de Oliveira Braz, Leandro Marques , Luana Matinelli

por Silvane Gomes -

 

Agradeço a todos que interagiram de maneira enriquecedora contribuindo para que a construção do conhecimento fosse colaborativa.

Aos autoresobrigada por apresentarem pesquisas significantes neste tempo pandêmico.

Aos coordenadores de mesa,  gratidão por dedicarem um tempinho a mediar as discussões que se fizeram tão relevantes neste espaço.

Aos participantes,  obrigada por contribuírem com as discussões tornando um congresso um lugar de grandes trocas.

E, já que o congresso é semestral, quero convidar vocês para participarem da próxima edição: 2022.1. Brevemente divulgaremos o calendário: Fiquem atent@s!

E, ainda: como a pandemia não foi erradicada, continuem se cuidando e cuidando de quem você ama e espero encontrá-los com saúde no próximo evento!!!

Abreijos, 
Silvane Gomes (Coordenadora do Palco FEIRA DOS SABERES)  fim