O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 34

O jovem no mundo do trabalho

Autores

  • Natália Januzzi Colégio Santa Maria Betim
  • Rafaela Sales
  • Melissa Furlan

Palavras-chave: 

Mundo do trabalho, jovens, formulário, falta de assistência, jovem aprendiz, blog/site

Resumo

O trabalho que tem como tema “O Jovem no Mundo do Trabalho” apresenta como objetivo refletir sobre o dilema dos jovens nesse ambiente, propondo soluções para auxiliar os mesmos na sua inserção no mercado, obtendo resultados por meio de pesquisas feitas em formulários enviados para adolescentes iniciantes no meio, afim de obter dados para demonstrar essa afirmação. A partir das respostas dos formulários, foi possível compreender que, realmente muitos adolescentes tem interesse no mercado de trabalho e nos programas de jovem aprendiz, porém, não sabem como entrar nesse meio. A solução que encontramos foi a criação de um site/blog que oferece um apoio, com explicações sobre esse mundo e o esclarecimento de dúvidas rotineiras.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Graciele Batista Gonzaga

Carolina Maia dos Santos

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade,  EAD e Software Livre 2021.2 !!  \o/ \o/  \o/

Primeiramente, desejo que estejam bem e com saúde! 

Bem, eu sou a Carol e, juntamente com a Graciele, estarei aqui para trocarmos conhecimento a fim de enriquecer a experiência de todos, em especial, do nosso autor e das nossas autoras!


Natália, Rafaela e Melissa gostaria de parabenizá-las pelo trabalho e pelo interesse em estar conosco no UEADSL!

Vocês poderiam falar um pouquinho sobre a motivação para desenvolver esse trabalho?

 

Um abraço a todos e todas e vamos lá!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Graciele Gonzaga -

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade,  EAD e Software Livre 2021.2 


Parabenizo o grupo pelo trabalho desenvolvimento no Ensino Médio.

O artigo trata de um tema que surgiu sobre o mundo do trabalho e os alunos escolheram tratar sobre a inserção do jovem no campo profissional. Essa discussão é essencial no ensino médio por apresentar anseios e dúvidas sobre a entrada no mundo do trabalho.


Aguardo a participar do grupo no nosso fórum de discussão. 


Um abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho, ele reflete bem a atual realidade brasileira. Nessa direção, eu perguntaria se vocês acreditam que com a pandemia a evasão escolar será uma constante no pós-pandemia? E se sim, quais as estratégias deveriam ser adotadas para que os alunos ao menos completassem o ensino médio?


Desde já agradeço.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Alexsandro!

Obrigada por participar conosco!!

Eu acredito que a evasão na pandemia e no período imediatamente posterior pode ter relação também com variáveis que estão fora do espaço escolar.

Natália, Rafaela e Melissa, o que vocês acham?

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Olá, pessoal!

O blog que vocês indicam a criação já está pronto? Poderiam, por gentileza, divulgar o link? Caso não esteja desenvolvido, o que planejam para esse espaço? Abraços!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Bruna! Obrigada pela sua visita!

Realmente, a divulgação da página eletrônica por aqui pode ajudar mais jovens!

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Jaqueline da Silva -

Olá, Natália, Rafaela e Melissa!

O trabalho de vocês é muito relevante para o contexto atual.

Nossos jovens de 15 a 18 anos precisam muito de orientação para inserção no mundo do trabalho. 

Deixo uma dica de um site que também desenvolve ações nesse sentido e talvez possa ajudá-los na montagem do site que vocês pretendem desenvolver: ➡️ https://www.edulivre.org.br/. 🤓🤝🏾

Lá tem umas trilhas de aprendizagem muito interessantes que ajuda a desenvolver competências para vida pessoal e profissional. 

Forte abraço! 

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Jaqueline! 

Obrigada pela sua participação e também por colaborar com o trabalho das nossas autoras!

Um abraço!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Ei, Natália, Rafaela e Melissa!

Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Os jovens ficam muito ansiosos nesta fase da vida. Ingressei no mundo trabalho quando iniciei os estudos no Ensino Médio e isso foi muito importante para mim. Sou muito grata à professora que me incentivou e me mostrou o caminho. Essa ferramenta que criaram é fundamental para auxiliar e guiar os jovens. Divulguem o link do site/blog para que possamos conhecer o trabalho de vocês.

Abraços,

Márcia Marília T. A. de S. Duarte


Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Márcia! Obrigada pela visita e por participar conosco!

Como foi essa sua primeira experiência no mundo do trabalho?

Abraços!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, Carolina, 

a minha experiência foi muito boa! A carga horária era de 4h diárias, assim, dava para conciliar os estudos com o trabalho. O estágio foi realizado em uma escola da prefeitura de Belo Horizonte. Tinha um contato muito próximo com a direção, com as professoras e com todos os outros funcionários. Aprendi muito! Fiquei na escola por dois anos que era o tempo máximo de estágio pertimitido pela prefeitura. Recebia um salário mínimo por mês. Esse dinheiro foi muito importante para mim, pois aprendi a administrar minhas despesas e, além disso, ajudava nas finanças da minha família.

Abraços,

Márcia

Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Fico muito feliz por você, Márcia...pela oportunidade, pela experiência e pelo grande aprendizado em variados sentidos! 

Certamente, também ter uma carga horária que possibilitasse conciliar os estudos é fundamental!

Você teve alguma orientação para esse ingresso no mercado?

Um grande abraço!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Ei, Carolina,

as orientações foram mínimas, infelizmente. Precisei aprender muitas coisas sozinha. Se eu tivesse recebido orientação adequada antes do ingresso e, mesmo após o início das atividades,  minha atuação teria sido mais leve e profícua. Precisei "correr atrás", mas isso não deve  ser a regra, e, sim, a exceção. Por isso, a iniciativa de vocês é tão importante. 

Abraços,

Márcia

Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Márcia, te entendo! Mas, eu também gosto de olhar o lado positivo: essa necessidade de "correr atrás" também não te fez aprender mais ?

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, pessoal! 

Parabéns pelo trabalho! 💕

Tema bem interessante e pertinente. De  fato, os programas de recrutamento juvenil são pouco divulgados. Nesse sentido, além do proposto, quais outros caminhos são  viáveis para a divulgação?

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Natália, Rafaela e Melissa!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho.

Escrita clara e de leitura que fluí de uma maneira prazerosa.

Com os dados bem descritos e analisados, perfeito para uma publicação de cunho científico.

Desejo sucesso na caminha de vocês e fico na torcida para que tudo dê certo na criação do site, que com certeza irá auxiliar jovens na procura de emprego.

Um bom evento a todas, abraços.

Att, Cíntia.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Maria Vitória Manhanes -

Olá, meninas!

Antes de tudo, gostaria de parabenizar as autoras pelo brilhante trabalho e pelo tema escolhido. Um tema atual, muito interessante e muito relevante para atualidade.

Parabéns, abraço.


Em resposta à Maria Vitória Manhanes

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Maria Vitória! Como vai?

Obrigada pela visita e por participar conosco!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Borgia Carrel Sedjro Alodji -

Trabalho importante ! 

O número de jovens estão aumentando desde um tempo. Todos na procura de emprego. Então no nosso dia hoje tem menos ofertas em frente dum grande demanda. 

No final eu gosto muito da solução proposta mas será que isso só ajuda a resolver o problema ? Acho que foi insuficiente. Pois pra mim o governo tem um papel importante também a fazer. 

O governo precisa criar mais emprego e mais oportunidades para os jovens. Não só o setor privado que vai fazer isso. 

Atenciosamente 

Borgia Carrel Sedjro Alodji 

Em resposta à Borgia Carrel Sedjro Alodji

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Borgia! Obrigada por colaborar com o nosso aprendizado sobre o tema!

Eu acredito também que o governo tem papel fundamental. Como foi a sua inserção no mundo do trabalho? Poderia compartilhar um pouquinho?


Um abraço!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Adriel Bertoni -

Mas um artigo que me vi completamente dentro da minha experiência de vida.

é bastante importante frisar também que para pessoas de baixa renda o mundo do trabalho não acontece depois da graduação e desde novo quando se começa a ver a realidade vivida.

Ótimo tema, pontos importantes e melhor ainda ver referências geográficas usadas em uma cidade que está próxima a minha e ver que essa realidade não está distante.

Parabéns aos autores , vocês foram perspicaz  na escolha do tema.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Maria Augusta Rodrigues de Oliveira -

Olá,

Nesse cenário de crise econômica e desigualdade social, a oportunidade de participar de programas como jovem aprendiz é muito importante para a obtenção de experiência de trabalho e, principalmente, iniciar no caminho da liberdade financeira com seu primeiro salário.

Gostaria de parabenizar as autoras pelo trabalho e pela iniciativa de criação do site para que mais jovens possam ter acesso à informação.

Abraços,

Maria Augusta

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Alice Silva -

Gostaria de primeiro parabenizar a todas pelo tema da pesquisa, saber que tantos jovens gostariam de ter essas primeiras experiências com o mercado de trabalho, mas que as vezes não sabem por onde começar as pesquisas prova a necessidade de melhorar o canal de informação. É interessante refletir como a liberdade financeira é, ainda, algo almejado por jovens, que, muitas vezes, não terminaram os estudos, mostrando como esse anseio se inicia cedo na vida desses indivíduos. Além disso, acho importante refletir sobre a instabilidade social, que se agravou nesses tempos de pandemia, e como isso, em um futuro, pode afetar esse desejo por liberdade, uma vez que presenciamos um nível de desemprego alto.

Por fim, ressalto como essa ferramenta pretendida tende a melhorar a experiência dos mais novos, uma vez que encontrar o desejado em um só lugar pode aumentar a demanda por esses primeiros empregos. Ensinar essas pessoas a lidarem com o dinheiro também é uma boa intenção, já vez que esse dinheiro, se utilizado da maneira correta, pode ajudá-los durante muito tempo. Ressalto os elogios à pesquisa, parabéns às autoras!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Olá, Natália, Rafaela e Melissa,

quero parabenizá-las pela escolha de tema tão importante e pelo artigo!

Acho super importante a iniciativa de vocês de produzir uma ferramenta que ajude a suprir a dificuldade que os jovens têm (e acho que todos nós com o excesso de informações inúteis nas redes) de alcançar as informações corretas e exatas sobre o mercado de trabalho. Acredito que essa seja realmente uma chave para ajudar a diminuir o problema.

Parabéns!

Abraço,

Cristina Souza.

Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Oi Cristina, como vai?

Grata pelas suas considerações!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Emilly Martins -

Boa tarde, pessoal!

Excelente trabalho, esse tema se encaixa perfeitamente na nossa realidade atual. Acredito que os jovens precisam ter mais oportunidades e serem mais incentivados, para a educação e o mercado de trabalho!

Adorei a ideia do blog, um meio digital que pode ajudar muitos adolescentes a buscarem o primeiro emprego. 

Abraços!

Em resposta à Emilly Martins

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Emily! Grata pela visita!

Como foi seu ingresso no mundo do trabalho? Teve acesso a algum auxílio, como um blog?

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Carolina Maia dos Santos -

Gostaria de agradecer a todos e todas que passaram por aqui ao longo dos últimos dias! Nossa troca de experiências e conhecimentos foi muito rica, aprendi muito com vocês!

Natália,Rafaela e Melissa: mais uma vez, parabenizo pelo texto e que vocês continuem desenvolvendo esse trabalho em prol dos jovens e também escrevendo e participando dos eventos! Não deixem de trazer os encaminhamentos para as próximas edições,combinado?

Contem comigo!
Um grande abraço!  =)


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Nathalia Oliveira Costa -

Olá, autoras!

Gostaria de parabenizá-las pelo trabalho realizado!

Com certeza, os jovens precisam de aprender a se inserir no mercado de trabalho, e muitas vezes não basta apenas o "querer". Adorei a proposta da criação do site/blog de vocês, e creio que formação como jovens aprendiz e cursos técnicos podem facilitar a entrada do jovem no meio profissional. 

Ter informações, dicas, contatos relevantes, tudo num só lugar, como o que vocês propuseram, realmente pode facilitar bastante a procura por uma formação profissional. Penso que esse incentivo para entrar no mercado de trabalho é fundamental e as vezes ter uma "mãozinha" de sites com dicas ajuda bastante.

Muito bom o trabalho de vocês!!

Grande abraço!

Nathalia O. Costa - Química/UFMG

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O jovem no mundo do trabalho | Natália Januzzi, Rafaela Sales , Melissa Furlan

por Silvane Gomes -

 

Agradeço a todos que interagiram de maneira enriquecedora contribuindo para que a construção do conhecimento fosse colaborativa.

Aos autoresobrigada por apresentarem pesquisas significantes neste tempo pandêmico.

Aos coordenadores de mesa,  gratidão por dedicarem um tempinho a mediar as discussões que se fizeram tão relevantes neste espaço.

Aos participantes,  obrigada por contribuírem com as discussões tornando um congresso um lugar de grandes trocas.

E, já que o congresso é semestral, quero convidar vocês para participarem da próxima edição: 2022.1. Brevemente divulgaremos o calendário: Fiquem atent@s!

E, ainda: como a pandemia não foi erradicada, continuem se cuidando e cuidando de quem você ama e espero encontrá-los com saúde no próximo evento!!!

Abreijos, 
Silvane Gomes (Coordenadora do Palco FEIRA DOS SABERES)  fim