Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 25

Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham?

Autores

  • Luiza Sodré SalgadoUniversidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Clara Soares Pereira
  • Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida
  • Pedro Dias Pires

Palavras-chave: 

Jogos didáticos, pessoas com deficiência, ensino inclusivo, tecnologia para educação

Resumo

Este trabalho vai investigar o impacto causado pela adoção de jogos didáticos, quanto à inclusão de pessoas com deficiência que, ainda, são excluídas em diversos espaços, apesar dos avanços tecnológicos, os quais podem tornar o acesso ao conhecimento mais universal. Piaget traz uma visão centrada no estudante como sujeito principal da construção do conhecimento; assim, é importante discutir o potencial de jogos apoiados por tecnologias para uma educação mais inclusiva, verificando semelhanças e diferenças existentes no ensino auxiliado por estes.

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Coordenadores de Mesa:

 

Luiz Felipe Batista Monteiro

Silvane Aparecida Gomes

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Silvane Gomes -

Olá, Luiza, Ana Clara, Deborah e Pedro!

Bem-vindos ao congresso!

Parabéns pela proposta instigante e motivadora de vocês!

Aprender é desafiador e quando isso é possível com ludicidade, é muito mais interessante! E é uma prática postulada por muitos teóricos e, portanto viável à experimentação!

Que bom que trouxeram essa discussão para este espaço e, gostaríamos que lessem e comentassem os artigos de outros colegas e deixem um pouco mais da contribuição de vocês.

Abraço,

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Isabela Ramos -

Primeiramente, gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho e agradecer por trazerem para o congresso um tema tão importante.
Se, por um lado, é possível ver avanços na educação com a desconstrução da ideia de educação vertical e até mesmo com metodologias de aprendizado diferentes, como jogos lúdicos, por outro fica o questionamento de como garantir que esse avanço seja inclusivo.
Esta reflexão é de extrema importância principalmente no cenário atual do país, em que os próprios líderes das instâncias educacionais muitas vezes não reconhecem a importância de uma educação inclusiva.

Att,
Isabela Ramos

Em resposta à Isabela Ramos

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Pedro Dias Pires -

Boa noite, Isabela!

Realmente, após ter realizado esse trabalho, ver tanto retrocesso sendo proposto no que diz respeito à educação inclusiva no país é de doer o coração. Especialmente em um contexto em que vemos a tecnologia aprimorar-se tanto, gerando cada vez mais oportunidades para melhorar o processo de aprendizado e a inclusão de pessoas com deficiência. É triste ver lideranças políticas apresentarem críticas infundadas ao processo de educação inclusiva e defender métodos arcaicos de ensino que só aumentam a segregação de pessoas com deficiência.

Em resposta à Isabela Ramos

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida -

Olá Isabela!


Obrigada pelo seu comentário.

A educação inclusiva, ainda tão recente no Brasil, sofre ameaças de todos os lados: desde a sociedade civil, que ainda possui diversos preconceitos contra pessoas com deficiência, até os governantes, que inviabilizam um país que realmente se preocupa e zela por todos os cidadãos. Uma vez que a escola tem papel fundamental na socialização do ser humano, esse tema não pode ser negligenciado, principalmente nesse espaço. Precisamos discutir cada vez mais sobre acessibilidade, em todas as esferas possíveis, para realmente construirmos um país igualitário e termos uma sociedade em que todas e todos tem seus direitos garantidos.


Cordialmente,

Deborah Vilas Boas

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Luiz Felipe Batista Monteiro -

Sejam todos bem-vindos ao Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2!


Segundo o Censo Escolar de 2020 (apud G1), o Brasil tem 1,3 milhão de pessoas com deficiência na educação básica. Contudo, a despeito do expressivo número de pessoas, continuamos a ver uma parcela imensa da população ter seu direito à educação negado. Ainda hoje, é possível escutar que há pessoas com deficiência que atrapalham o desenvolvimento de outras e que se trata de "inclusivismo" elas participarem da sala de aula comum. Assim, é de extrema pertinência ter discussões como a proposta pelos autores do artigo, que buscam não integrar as pessoas com deficiência à sala de aula, mas promover a inclusão e a efetividade do aprendizado. Por isso, parabenizo as autoras e autor e convido todos à discussão! Esse debate é para ontem. 


Luiz Felipe B. Monteiro

(Coordenador de mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Alexandre Carvalho -

Boa noite aos autores e participantes do UEaDSL! Espero que todos se encontrem perfeitamente saudáveis.

Gostaria de parabenizar aos autores do artigo. Em meio à massiva desvalorização do ensino público, um texto como este comprova a necessidade de melhorias nas ementas e no repasse de verbas às instituições de ensino básico e superior. Com o avançar da globalização, tecnologias vêm aumentando e se tornando cada vez mais comuns no nosso dia a dia. O direito a uma educação efetiva e inclusiva deve ser contemplado a todos, e não apenas a uma parcela nada significativa da população (em principal, a elite). Os jogos, como comprovadamente mostram pesquisas, possibilitam um ensino-aprendizado de modo lúdico e de maneira mais prática e eficaz se comparada à metódica clássica/tradicional.
Com frequência pessoas com deficiências possuem seus empecilhos para aprender, ter o jogo como seu aliado é chave para que as diferenças sejam superadas e a inclusão seja, de fato, efetivada, guiando, assim, o portador ao sucesso educacional.
Como podemos perceber, infelizmente as leis não fazem nada daquilo que dizem. Torcemos por representantes nos cargos eleitorais que deem a devida atenção a um pilar tão importante na formação de todos os cidadãos, independentemente de suas limitações, como é a educação tecnológica e inclusiva.

Obrigado pelo trabalho.
Att,
Alexandre Carvalho

Em resposta à Alexandre Carvalho

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida -

Olá Alexandre!


Obrigada por suas colocações tão pertinentes.

O mundo tem vivido uma revolução tecnológica nas últimas décadas. A todo dia, surgem novas ferramentas que extrapolam as barreiras físicas como distância geográfica e tempo de transmissão. No entanto, por ainda vivermos em uma sociedade com um pensamento capacitista, tais avanços não chegam da mesma forma para todas as pessoas, principalmente se falarmos de pessoas com deficiência. Além disso, ainda há grande resistência de diversos grupos sociais quanto ao uso de ferramentas digitais em contextos educacionais, mesmo já sendo comprovado por pesquisas os vários benefícios dessa junção. Uma vez que a tecnologia nos possibilitou ter acesso a ferramentas gratuitas que tornam o ensino mais proveitoso e inclusivo, é essencial que discutamos cada vez mais sobre a necessidade de termos uma educação que realmente abranja a toda a população. 

Infelizmente sabemos que esse incentivo à discussão não virá de governantes e elite, por isso, espaços como esse são de valor inestimável para circulação de debates e ideias.

Agradeço novamente pelo comentário.


Cordialmente,

Deborah Vilas Boas


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Valdemir Simão -

Olá pessoal.

Muito bom o tema de vocês. Temos visto, cada vez mais, inclusive do ministro da educação, um certo desinteresse pelo aprendizado e inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Hoje a tecnologia pode auxiliar em muito a esse público, em especial de formas lúdicas e menos engessadas, como são os jogos. 

Muitos professores de alunos com necessidades especiais fazem uso de estratégias lúdicas para o ensino, mas um gameficação que possa ter um alcance de usuários ainda maior pode ser uma importante ferramenta para auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Att,

Valdemir Simão

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Marcio Michell -

Bom dia pessoal, escolha de tema muito interessante.

De acordo com Dra. Dafne Herrero, fisioterapeuta pediátrica, "O viver da criança é o brincar". As atividades lúdicas mantém o interesse e concentração de crianças acelerando e facilitando o processo de aprendizagem. Com a facilidade de acesso à tecnologia cada vez maior, é esperado que, cada vez mais, tenhamos mais atividades com este intuito.

Com questão à pessoas com deficiência, é claro que estas também são beneficiadas. Estímulos cerebrais e físicos podem ter papel fundamental em seu aprendizado.


Ótimo trabalho.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Livia von Sucro -

Boa tarde!

Como jogadora de RPG, gostei muito da escolha do tema e parabenizo o grupo de autores pela sensibilidade. Jogos são um elemento importantíssimo da cultura humana, e sua contribuição para o ensino é alvo de muita pesquisa, com vários resultados positivos.

Jogos que proporcionam inclusão de pessoas com alguma deficiência são uma ferramenta de ensino muito rica, e aproveito para compartilhar com o grupo um jogo de rpg para crianças com transtorno do espectro autista "Amigo Dragão": https://www.campograndenews.com.br/lado-b/games/amigo-dragao-e-rpg-nacional-com-muitas-referencias-a-grandes-games

Em resposta à Livia von Sucro

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Luiz Felipe Batista Monteiro -

Boa tarde!

Que bacana esse link, Livia!

Em resposta à Livia von Sucro

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Pedro Dias Pires -

Boa noite, Livia!

Inicialmente, gostaria de agradecê-la por prestigiar nosso trabalho. Muito relevante o link que você trouxe! Este é um exemplo prático do esforço que vem sendo realizado no que diz respeito à adaptação de jogos para pessoas com necessidades especiais e, além disso, ressalta o potencial do uso dos jogos para auxiliar no aprendizado.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Luiz Felipe Batista Monteiro -

Boa tarde! Quais diferenças vocês veriam entre os jogos digitais e não-digitais?

Em resposta à Luiz Felipe Batista Monteiro

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Pedro Dias Pires -

Boa noite, Luiz! 

Diria que uma das maiores diferenças está na quantidade de estímulos recebidos, que tende a ser maior em jogos digitais. Além disso, temos uma diferença importante no que diz respeito à adaptação para pessoas com deficiência, que pode ser ainda mais desafiadora, quando se lida com jogos digitais, em parte, pela dificuldade de garantir equidade na interação com o jogo e na recepção dos estímulos, de modo a garantir que estudantes com alguma deficiência possam, de fato, tirar proveito dos jogos para o aprendizado.


Em resposta à Pedro Dias Pires

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Luiz Felipe Batista Monteiro -

Entendi, muito obrigado! 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Júlio Ferreira Gomes -

Parabéns aos autores!

Muito interessante a abordagem do lúcido para o processo de ensino-aprendizagem, ler o texto neste semestre que fiz a disciplina de formação transversal (Saúde da pessoa com deficiência), alimenta a luta por uma educação inclusiva e por uma sociedade melhor.


Em resposta à Júlio Ferreira Gomes

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida -

Olá Júlio!


Obrigada pelo seu comentário.

Muito me alegra ver que a discussão sobre acessibilidade e inclusão está crescendo. Precisamos nos unir para tentarmos construir uma vida em sociedade mais justa, igualitária e para todas e todos de fato.

Vamos juntos!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Clarice Goncalves Santos do Vale -

Parabéns ao grupo pelo trabalho, texto excelente!  

Interessante a abordagem no texto da teoria de Piaget. Nesses tempos de pandemia, vemos a importância do ensino à distância, pois este traz consigo de forma inerente que o estudante seja responsável e parte integrante do processo de aprendizagem. Infelizmente, ainda temos muitas barreiras na construção do sistema EAD, uma vez que, na maioria dos casos, apenas trouxemos um modelo presencial arcaico para o computador. Dentro do contexto de transformações educacionais, a experiência dos jogos didáticos mostra-se como uma ferramenta de grande potencial, especialmente na quebra da barreira da educação em modelo fordista para o construtivista. 


Abraços, 

Clarice do Vale

Em resposta à Clarice Goncalves Santos do Vale

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida -

Olá Clarice!


Obrigada pelo seu comentário.

O modelo de ensino brasileiro é, desde sua gênese, excludente e elitista, e agora se faz cada vez mais defasado e inadequado. Piaget nos traz a concepção do conhecimento enquanto uma construção, atravessando o sujeito de diversas formas, por diversos estímulos. A tecnologia nos possibilita colocar o estudante enquanto papel principal do seu jogo e, consequentemente, do seu aprendizado, recebendo estímulos de diferentes áreas e atuando na construção do seu próprio conhecimento. Pensar na possibilidade de aliar educação e tecnologia nos amplia ainda mais os horizontes, e para começar a avançar nesse sentido, é imprescindível que incluamos verdadeiramente a todas e todos, não excluindo pessoas com deficiência do processo de aprendizado formal. 


Abraços,

Deborah Vilas Boas

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Marcos Felipe -
Excelente escolha, o tema em questão é de suma importância, uma vez que é pouquíssimo abordado. Todos nós somos iguais e merecemos oportunidades para aprender e a utilização de jogos didáticos abre um leque enorme de possibilidades para quem necessita.
Parabéns pela escolha do tema. Ótimo trabalho!!
Att, Marcos Felipe de Souza
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Larissa Teixeira -

Parabéns pelo excelente tema escolhido que é muito fundamental para os dias atuais, ainda mais diante de uma fala que leva a um retrocesso na educação inclusiva no Brasil.  As atividades lúdicas mantém por mais tempo o interesse e a concentração das crianças favorecendo todo o processo de aprendizagem, e os jogos tem uma contribuição muito importante nessa construção. Ótimo trabalho e excelentes argumentos. Parabéns e muito obrigada por trazer um tema tão necessário.

Em resposta à Larissa Teixeira

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida -

Olá Larissa!

Muito obrigada pelo seu comentário.

Devemos estar sempre levando essa discussão a espaços diversos, uma vez que há um verdadeiro ataque à educação inclusiva no Brasil nesse atual governo federal. Não podemos retroceder, ainda temos muito para avançar, e os jogos didáticos tem um potencial muito grande de tornar os estudantes sujeitos principais nos seus processos de construção do conhecimento, tanto pela sua gama de possibilidades de aprendizado, quanto pelo seu baixo custo.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Primeiro queria destacar a temática da inclusão, que se faz muito necessária na educação. Em segundo, gostaria de destacar a questão da estratégia da utilização de jogos. Sabemos que as atividades lúdicas podem ser muito significativas para o ensino e aprendizagem dos alunos (as).

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida -

Olá Alexsandro.

Com certeza! Aliar aprendizado com jogos educativos trará ganhos enormes para o ensino.

Obrigada pelo seu comentário!


Abraços,

Deborah Vilas Boas

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: pessoas com deficiência também ganham? │ Luiza Sodré Salgado, Ana Clara Soares Pereira, Deborah Vieira Vilas Boas de Almeida, Pedro Dias Pires

por Luiz Felipe Batista Monteiro -

Nosso congresso, infelizmente chegou ao fim.

A questão da inclusão é, conforme falado antes, para ontem. Por isso, gostaria de agradecer às autoras e autor pela qualidade da discussão promovida e pela participação do público. Um grande abraço!

Luiz Felipe B. Monteiro

(Coordenador de mesa)