Boa noite, autores.
O texto produzido ficou ótimo!
De fato, a Pandemia da COVID-19 mudou completamente a realidade das atividades educacionais, globalmente, e, de maneira repentina. Como consequência, conforme asseveram os autores, foi necessário desenvolver novas metodologias de ensino. Nesse caso, o texto aponta a adoção de sistemas remotos de aprendizagem, tais quais o EAD. Com efeito, a ferramenta é capaz de desenvolver, no aluno, autonomia, autodisciplina e criatividade. Entretanto, o artigo reconhece que vivemos em um país marcado, desde sua formação, pela desigualdade social. Nesse sentido, indaga, de um ponto de vista crítico: “Como é possível, famílias com um número limitado de dados e aparelhos, cumpriras atividades demandadas pela escola?”.
Enfim, o texto trouxe importantes reflexões acerca das consequências da adoção de sistemas de ensino remoto, durante a pandemia, para alunos em situação de vulnerabilidade.
Obrigada pela excelente - e extremamente crítica, diga-se de passagem - leitura.
Atenciosamente, Izabela Otoni