Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Comissão Organizadora G -
Número de respostas: 29

Educação em tempos de crise

dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19

Autores

  • Isabelle Fernandes de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Emilly Shinkoda Morais
  • Lucas Resende Soares

Palavras-chave: 

educação, ensino remoto emergencial, EaD, COVID-19

Resumo

A COVID-19, de forma rápida, fez com que fosse necessária a adequação dos sistemas educacionais a uma nova forma de organização e na relação entre ensino e aprendizagem. Ainda, evidenciou as diferenças sociais e econômicas que dificultam o acesso igualitário ao ensino de qualidade. Com este trabalho abordaremos os desafios e dificuldades frente ao período pandêmico e como o acesso às ferramentas digitais impactou não somente o ensino, mas obrigou famílias a se reconfigurarem para continuidade da educação em seus lares.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Luana Batista De Oliveira

Valdirene Soares Dos Santos

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Luana Batista de Oliveira -

Sejam todos bem-vindos ao Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2! 🌟

O artigo intitulado “Educação em tempos de crise: Dificuldades e desafios no ensino à distância devido à covid-19” de autoria conjunta de Emilly Morais, Isabelle Oliveira e Lucas Soares disserta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na educação brasileira. A partir da análise do período em que escolas ficaram fechadas, o que ocasionou, por consequência, o ensino remoto, os autores expõem as principais dificuldades de estudantes e professores frente ao novo modelo. Por fim, apontam estudos futuros sobre a temática, com a finalidade de que haja uma verificação dos impactos. 

Convido a todos para o debate sobre a temática levantada, pois além de ser muito interessante, traz reflexões sobre desigualdade e problemas educacionais futuros decorrentes do atual período ao qual enfrentamos. Ainda não é possível medir a gravidade dos impactos da pandemia da Covid-19 na educação.

Que possamos construir um espaço de aprendizagem e trocas de saberes.

A contribuição de todos é importante para a construção de um debate rico, portanto, todas as contribuições são de suma importância e agregadoras. 

Uma excelente discussão e, novamente, sejam muito bem-vindos à discussão!

 

Abraços, 

Luana Oliveira ( Coordenadora de mesa) 

 

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Bruna Cândido -

A pandemia realmente impactou muito em todos os sistemas de educação, principalmente os públicos. As consequências do ensino a distância são muitas, e muito presentes na maioria dos estudantes. 

A discussão sobre a realidade estudantil brasileira em meio a pandeia é extremamente necessária. Espera-se que com a volta das aulas presencias, o desemprenho e aprendizado do alunos do Brasil se desenvolva.

Ótimo artigo!

Em resposta à Bruna Cândido

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Emilly Shinkoda Morais -

Bruna, muito obrigada pelo seu feedback. 

Em conversa com mães e pais sobre esse período, um comentário que sempre predomina é o quanto sentem que seus filhos estão atrasados quanto à educação, principalmente as crianças em fase de alfabetização. 

Esperamos que com a volta, pelo menos gradual, das aulas presenciais os alunos consigam reverter esse atraso e diminuir essa diferença educacional (mais uma) que foi imposta pelo período. 


Em resposta à Emilly Shinkoda Morais

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, Emilly! 

Na percepção do grupo, quando as aulas retornarem de modo presencial (completamente), qual seria o caminho mais imediato para amenizar/solucionar o atraso? 

Abraços!

 

Em resposta à Luana Batista de Oliveira

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Emilly Shinkoda Morais -

Luana, 

Infelizmente não tenho experiência na área pedagógica para afirmar com propriedade, no entanto, acredito que inicialmente seja necessário avaliar o que os alunos conseguiram desenvolver nesse período e o que ficou para trás sem o entendimento devido para que ações sejam tomadas. Um exemplo seria um período de aulas de revisão e a disponibilização de monitores para auxiliar os alunos a dirimir suas dúvidas. 

Acredito também que não adianta sobrecarregarmos os alunos com muitas atividades e aulas extras ou aulas no modo intensivo. Estamos todos saindo desse período com uma bagagem emocional que deve ser considerada. 

Um abraço!

Em resposta à Emilly Shinkoda Morais

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, Emily! 

Obrigada por esclarecer a dúvida.

Haverá muita discussão, acredito...

Abraços!

Em resposta à Bruna Cândido

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, Bruna! 

Obrigada pela contribuição.

Sim, acredito que as escolas devem promover iniciativas que vão de encontro aos estudantes afetados pela pandemia. 

Abraços! 

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Valdirene Soares Santos -

Prezados, autores!

O presente trabalho traz para um tema atual,  e pensar nas  diferenças sociais e econômicas que dificultam o acesso igualitário ao ensino de qualidade, sem dúvida é fundamental, pois a educação brasileira terá que resolver em breve a defasagem de aprendizagem.

at,te

Profa. Valdirene Soares 

Coordenadora de Mesa

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Naiara Garcia -

Não há discussão quanto a perca mensurável que todos os alunos tem tido na educação. Infelizmente não são todos que continuaram o "padrão de ensino" durante o tempo pandêmico. Infelizmente esse afastamento das escolas, apenas evidenciou ainda mais a desigualdade que vários jovens já vivenciavam no seu dia-a-dia.

Em resposta à Naiara Garcia

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Emilly Shinkoda Morais -

Olá, Naiara!

Certamente! 

Tive a oportunidade de conviver com alguns pais e mães nesse período e vi, por exemplo, duas situações que considero as mais discrepantes:  

Na primeira situação, uma mãe que optou por sair do trabalho quando teve a primeira filha, e nesse período de aulas remotas se desdobrou para também ser a professora das duas filhas. Assim, descobriu a vocação para a Pedagogia e inclusive iniciou o curso. As duas filhas tinham acesso aos dispositivos necessários para acompanhar as aulas diariamente. 

Em uma outra situação, uma mãe solo, que trabalha de segunda a sexta e seus filhos precisavam aguardar seu retorno no final do dia para desenvolver as atividades no celular da mãe, o único dispositivo disponível para os dois filhos.  

Observando casos assim, vemos que além das diferenças sociais já existentes, o ensino remoto neste período aumentou mais a desigualdade social na educação brasileira. 

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Ana Luiza Oliveira -

Olá a todos! Parabéns ao grupo pelo trabalho.

Discutir as dificuldades e os desafios no ensino devido à pandemia é extremamente necessário para que possamos entender a situação melhor e, assim, aprender a lidar com ela de maneira mais assertiva. Bem como pensar em como amenizar as dificuldades criadas.

Atenciosamente,

Ana Luiza Oliveira 

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Emilly Laura Rodrigues -

Parabéns pela escolha do tema! É muito importante falar sobre os desafios da educação no período em que estamos vivendo, período esse em que muitos alunos desenvolveram ansiedade, tiveram dificuldades com o aprendizado, o acesso  e a concentração. Os professores também tiveram de enfrentar dificuldades para se adaptar aos novos meios de ensino, o que torna esse tema ainda mais relevante.

Emilly Laura Rodrigues

Em resposta à Emilly Laura Rodrigues

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Emilly Shinkoda Morais -
Emilly, muito obrigada pela participação!

Todos enfrentamos muitas dificuldades com o ensino nesse período pandêmico, e muitos professores não receberam a preparação adequada para o ensino remoto. É importante ressaltar que a didática e os materiais disponibilizados em um ensino a distância devem se adequar à proposta, senão não há um aprendizado eficiente. 

Um abraço!
Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Victor Hugo Lopes Moreira -

Olá, autores, parabéns pelo ótimo trabalho!

É muito importante a reflexão do tema educação, ainda mais quando o contexto atual intensifica a discrepância que existe no ensino do nosso país. Somos sobreviventes em meio a uma realidade que tanto nos desfavorece.

Att.

Victor Hugo Lopes Moreira

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Júlio Ferreira Gomes -

Parabéns ao grupo pelo tema exposto! 

Muito boa a abordagem dos desafios enfrentados pelas famílias brasileiras para a adequação do modelo tradicional para o remoto, sem romantização do ensino à distância.

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Daniel Gibson de Castro Ho -

Olá, grupo! 

Parabéns pela escolha do tema. O ensino à distância vem fazendo parte de nossas vidas nos últimos meses, e tenho certeza que todos nós da UFMG pudemos observar uma ampla gama de dificuldades frente à pluralidade de realidades dos alunos. Achei a escrita fluida e clara. Um ótimo semestre a todos!

Att,

Daniel Gibson.

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Olá, autoras, bom dia!

No lugar de "modalidade", diversas instituições, inclusive a UFMG, têm adotado o termo "regime" para dizer dessa criação do ensino remoto, uma experiência inédita, emergencial e temporária. Sou pedagoga no CAED/UFMG e tenho estudado essa temática com afinco. Abraços!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Emilly Shinkoda Morais -

Bruna,

Muito obrigada pela contribuição! 

Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Florence Marques -

Primeiramente, parabéns ao grupo pelo trabalho!


Realmente a maior dificuldade do ensino remoto é o acesso igualitário ao ensino de qualidade, visto as variadas realidades existentes. 

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Rafael Arocho de Souza -

Primeiramente, parabéns pelo ótimo trabalho envolvendo um tema super pertinente no momento em que vivemos.

Considerando o aumento na desigualdade entre os alunos, poderíamos ter amenizado as consequências da pandemia se houvesse anteriormente estímulo à educação domiciliar? Devemos nos preocupar em estimular essa forma de ensino agora com o fim do isolamento?

Novamente, parabéns pelo trabalho. 

Em resposta à Rafael Arocho de Souza

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Emilly Shinkoda Morais -

Rafael, 

Obrigada por sua participação!

De fato a partir deste momento vivido, alguns estudantes de diversos níveis tomarão o espaço como ator principal no seu próprio aprendizado, considerando a independência alcançada pelos alunos na sua própria educação. 

No entanto, é importante frisar que o incentivo à essa forma de ensino após o fim do isolamento também pode trazer as mesmas desigualdades vistas durante o regime de ensino remoto. 

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, caros e caras congressistas! ♡

Estamos no quinto dia de Congresso UEADSL, mas calma, ainda há dois dias para interagir neste espaço maravilhoso. Sendo assim, convido a todos/todas a visitarem outros espaços, como o palco Roda de Conversa, a Feira de Saberes e a Conferência de Abertura, presidida pela Profa.Dra. Luana Wunsch. 

Aproveitem!

 

Abraços! 

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Marcos Felipe -

O tema em questão é de suma importância no momento atual, visto que houve uma grande necessidade de implantação desse método de ensino, embora muitas instituições passaram por dificuldades com essa metodologia à distância, além da dificuldade de adaptação por parte dos alunos, impactando diretamente o aprendizado.

Todos nós esperamos ansiosamente pelo retorno presencial das aulas, a fim de observar os pontos positivos e negativos de tal método de ensino, e voltar a ter relações de convivência física uns com os outros.

Excelente Trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Ana Clara Martins da Silva -

Eu acredito que a utilização de equipamentos como computadores conectados à internet e as diversas ferramentas disponíveis, como textos, vídeos e imagens, tudo hiperconectado em um único lugar, é uma ótima opção para prender a atenção dos alunos.

Parabéns aos autores pelo excelente trabalho!

Atenciosamente,
Ana Clara.

Em resposta à Ana Clara Martins da Silva

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Victória Cristina Oliveira Carvalho -

      Olá autores.

     Realmente é um tema muito atual que sempre nos faz refletir sobre a educação.

     Nestes tempos de pandemia de COVID19 que mudou o modo de vida de nós todos, nos forçando a grandes transformações internas e externas. Nossa visão do mundo foi obrigada a mudar e lidar com questões desconhecidas o mesmo ocorrendo com a educação.

      Só que a educação pública vem já de uma histórica fragilidade, de descaso, sem as condições  necessárias de funcionamento, se depara com uma situação dessa que a torna mais frágil ainda. Crescendo ainda mais o fosso das desigualdades e defasagem escolar entre os alunos.  

       Mas, nós aprendemos a nos reinventar e apesar de toda dificuldade apresentada os professores estão de parabéns pela suas garras e os esforços de fazer o melhor que podem. 

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Isabela Ferreira -

Boa noite a todos!

O debate sobre tema escolhido é extremamente necessário. A pandemia do novo coronavírus impactou diretamente a relação entre escola e aluno, e a ausência do espaço físico afetou não somente o aprendizado mas também as relações sociais e escancarou diversos problemas ainda mais antigos, por exemplo, a desigualdade social no país. É necessário que medidas sejam tomadas a fim de diminuir essa desigualdade nas escolas e os efeitos da pandemia no aprendizado dos alunos. É um caminho longo, mas extremamente necessário ao país.

Parabéns pela texto!


Atenciosamente,

Isabela Cruz

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Valdirene Soares Santos -

O trabalho apresentado é muito  válido. 

Qual opiniões de vocês? 

Participem!

ótimo evento à todos!

Ate.t

Valdirene Soares 

Coordenadora de Mesa.



Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Ana Luiza Marques Rezende -

A educação na pandemia foi bastante prejudicada, teve que buscar formas de adaptação, alunos de baixa renda sem acesso aos meios de comunicação, além de estresse e ansiedade causados pelo confinamento. Mudar rapidamente do ensino presencial para o remoto sem nenhum planejamento trouxe vários desafios. Ótimo tema abordado no artigo de vocês, parabéns ao grupo!

Ana Luiza Marques

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: Educação em tempos de crise dificuldades e desafios no ensino à distância devido à COVID-19 | Isabelle Fernandes de Oliveira, Emilly Shinkoda Morais, Lucas Resende Soares

por Izabela Otoni dos Santos -

Boa noite, autores.

O texto produzido ficou ótimo!

De fato, a Pandemia da COVID-19 mudou completamente a realidade das atividades educacionais, globalmente, e, de maneira repentina. Como consequência, conforme asseveram os autores, foi necessário desenvolver novas metodologias de ensino. Nesse caso, o texto aponta a adoção de sistemas remotos de aprendizagem, tais quais o EAD. Com efeito, a ferramenta é capaz de desenvolver, no aluno, autonomia, autodisciplina e criatividade. Entretanto, o artigo reconhece que vivemos em um país marcado, desde sua formação, pela desigualdade social. Nesse sentido, indaga, de um ponto de vista crítico: “Como é possível, famílias com um número limitado de dados e aparelhos, cumpriras   atividades   demandadas   pela   escola?”.

Enfim, o texto trouxe importantes reflexões acerca das consequências da adoção de sistemas de ensino remoto, durante a pandemia, para alunos em situação de vulnerabilidade. 

Obrigada pela excelente - e extremamente crítica, diga-se de passagem - leitura.

Atenciosamente, Izabela Otoni