Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 33

PERSPECTIVAS (INOVADORAS E ATIVAS?) NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÓS-MARÇO 2020

Luana Priscila Wunsch1

1UNINTER/PPGENT, luana.w@uninter.com


Resumo: A presente comunicação é um convite para a formação de uma comunidade de prática para analisar as perspectivas (inovadoras e ativas?) no contexto educacional pandêmico. Ao ter como ponto de partida a apresentação os dados coletados nas pesquisas realizadas entre os anos 2020-2021, em âmbito do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, espera-se uma busca coletiva de respostas a um desafio que as instituições educacionais enfrentam atualmente: analisar os contextos e efeitos que as especificidades da COVID-19 geraram e gerarão nos cenários sociais e educacionais a partir de março de 2020. Em um contexto de isolamento social, e de urgente utilização das tecnologias de comunicação, dá-se destaque para pensar em (novas) estratégias significativas e ativas, buscando condições para potencializar esse processo, servindo como estímulo para os pesquisadores de diferentes contextos brasileiros. A análise dos dados apresentados emerge a necessidade de criação de uma rede de conhecimento que aborde as dimensões, individuais e coletivas, para a potencialização de múltiplas e variadas situações de práticas, híbridas e ativas, com as quais os professores podem atuar como profissionais inovadores em uma necessária cultura digital em evolução. Em uma abordagem qualitativa, são reconhecidos três componentes essenciais para pensar as perspectivas híbridas e ativas neste cenário: o conteúdo, a metodologia e a tecnologia. Assim, são demonstradas as seguintes categorias analisadas: (i) (re)visita a conceitos como acesso, aula, qualidade e equidade; (ii) utilização das tecnologias de comunicação em prol da otimização da inovação e qualidade nos aspectos da aprendizagem do professor e do aluno, da prática docente para uma significância e coerente no contexto em que atua e para o encurtamento das distâncias entre teoria e necessidades docentes; (iii) mapeamento de recursos tecnológicos existentes em instituições e suas possíveis aplicabilidades pedagógicas em prol de uma aprendizagem ativa em cenários, agora híbridos.



Palavras-chave: Educação e Pandemia, Comunidade de Prática, Acesso e Educação, Cenários Pedagógicos.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Silvane Gomes -

Olá, Luana!

Bem-vinda ao congresso!

Obrigada por aceitar nosso convite e vir enriquecer nosso evento!

Eu sou suspeita para comentar o assunto da abertura: sou amante da CoP desde a especialização e, é um assunto que prende minha atenção! E, conduzir os conceitos desta metodologia ao contexto de pandemia é de uma riqueza imensa.

Parabéns pela proposta, pela provocação e, por favor, interaja com os demais artigos dos colegas, no trÊs palcos deste evento e, deixa um pouco mais de sua contribuição.

Obrigada por estar conosco e compartilhar seu olhar, suas pesquisas e seu fazer docente!

Abreijos,

 

Em resposta à Silvane Gomes

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Querida Silvane,

Obrigada pelo convite.

Foi incrível fazer parte, mesmo que de forma modesta, neste coletivo tão significativo.

Conte(m) sempre comigo.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Thais Faustino Bezerra -

Olá, Luana!

Parabéns pela abertura e estudo!

É um momento de revisitação no âmbito educacional e social, com o propósito de tornar nossa prática educativa baseada nas necessidades e habilidades dos nossos alunos.



Em resposta à Thais Faustino Bezerra

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Thais, obrigada, querida.

Bora fazer esta revisitação juntas!!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde!

Parabenizo a Conferência de Abertura. Agradeço a receptividade e faço votos que o Ueadsl.2021.2 nos proporcione , grandes debates, novas reflexões e socialização de aprendizados.


Atenciosamente.

Ana Maria Anunciação da Silva. 


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Batista de Oliveira -

Seja muito bem-vinda profa.dra. Luana Wunsch! ✨

Estamos muito felizes pela sua participação no evento.

Tema de abertura muito caro ao momento atual em que enfrentamos e ao evento. Refletir sobre esses conceitos é fundamental para uma prática docente mais humana e atenta à realidade dos estudantes. 

Obrigada por compartilhar esse conhecimento enriquecedor e agregar nosso debate.

Abraços! 

 

Em resposta à Luana Batista de Oliveira

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Olá, Luana (nome mara, rsrs).

Eu concordo com você, precisamos refletir e agir.

Um abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Fábio dos Santos Coradini -

Querida Luana, tudo bem?

Mas que alegria receber sua fala em nosso UEADSL. Não poderia ter sido melhor, obrigado. 

Quando você diz que devemos pensar a abordagem qualitativa a partir de 3 componentes: o conteúdo, a metodologia e a tecnologia, retomo 

em minhas leituras importantes passos para a formação de professores. Me recordo das mais diversas formas e possibilidades direcionadas para a 

Formação de Professores a partir das questões que envolvem a presencialidade e virtualidade. Antes da pandemia isso parecia ser algo distante e que 

só cabia em uma caixinha chamada "Educação a Distância". A pandemia chega e rompe com as todas as impossibilidades e (pre) conceitos que professores e escola 

tinham sobre o ensino mediado pelas tecnologias. Hoje não consigo imaginar um conteúdo híbrido fora do nosso currículo fragmentado e elitizado, muito menos 

metodologias que se integram e cocriam entre o online e a sala de aula de forma a construírem ambiências formativas e claro a tecnologia, que dialoga com todos

os espaços, possibilitando que professores e alunos explorem espaços e maneiras antes imagináveis para a construção ativa de uma didática que permita sala de aula e

educação online.

Obrigado pela riqueza de sua apresentação. 

Abraços, 

Fábio Coradini

 

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Que lindo ler sua mensagem em um evento tão significativo.

Fábio, é isto mesmo. Precisamos, de forma urgente, revisitar conceitos, e efeitos, do que acreditávamos ser e do que realmente necessitamos sobre as modalidades de ensino.

Conte comigo na formação de uma comunidade para reflexão sobre esta temática.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Emilly Martins -

Seja muito bem vinda prof Dra Luana Priscila!

Parabéns pela palestra, muito importante os conceitos debatidos aqui e a importância da comunicação que hoje em dia é ainda mais fundamental. 

Um abraço!

Em resposta à Emilly Martins

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Emily, estamos juntas na labuta de pensarmos em bases de otimização da prática docente nestes tempos de crise (e pós).

Conte comigo.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, professora Luana!

Parabéns pela conferência de abertura! A temática abordada por você é atual e essencial, principalmente pelos tempos que estamos vivendo.

Grande abraço,

Márcia

Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Olá, Márcia.

Que bom ver tantos pesquisadores interessados pela temática.

Conte sempre comigo.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Júlio Ferreira Gomes -

Olá, professora Luana!

Parabéns pela apresentação de abertura e pelo tema exposto. A análise do contexto educacional na pandemia permitirá a nós universitários refletir sobre a Educação e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Em resposta à Júlio Ferreira Gomes

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Olá, Julio.

Que bom que o tema foi um estopim para pensarmos, juntos, em bases para novas (ou não tão novas assim) práticas envolvendo as TIC.

Conte comigo.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Ana Cristina Fricke Matte -

Profª Luana,

foi um prazer lhe ouvir. Este é um assunto que está na cabeça de todos aqueles que pensam na educação nos tempos atuais. Nós do Texto Livre, em conjunto com o GT Educação da Associação de Software Livre, discutimos esse problema desde nosso nascimento como grupo, em 2006. E então, certamente não por coincidência, há poucas semanas eu montei uma mesa redonda que buscava recuperar o grupo tendo em vista um objetivo muito semelhante ao que você traz para o palco: criar condições para que essa comunidade de prática emerja. Foi no Confloss (https://confloss.com.br/tutorial-trabalho-de-formiguinha-o-dia-a-dia-do-professor-com-o-software-livre/), e realmente o grupo retomou com força, você está convidada a juntar-se a nós.

A grande questão que nunca sai da minha cabeça é: porque depois de tantos anos aplicando-se Paulo Freire em todos os recantos do Brasil , embora de forma não massiva, a educação continua andando no sentido da capitalização do conhecimento, no sentido contrário ao de seu compartilhamento? A resposta é que todos nós pensamos em grandes soluções, poucos como você admitem que sozinhos não fazemos nada.

Eu entendo que a capitalização do conhecimento assola a todos nós, no nosso trabalho como professores, em que somos valorizados pelo produto entregue, como se conhecimento fosse um pacote de algum grão embrulhado em papel, pesado e vendido a preço muitas vezes acima do justo.

Conhecimento é um bem compartilhável: se você passar adiante, não fica sem ele. Do ponto de vista do humano, nenhuma razão justifica que, sendo assim, ele não possa ser compartilhado.

O que o capitalismo faz é vender os meios para se cegar a esse conhecimento e é assim que a tecnologia torna-se um vilão - sim, um vilão: ela é feita para atender aos desejos de poucos. Quando Fulana consegue finalmente comprar um celular melhor, ele já é obsoleto diante de outros com muito mais poder e que são vendidos - e comprados! - a preços exorbitantes. Além da óbvia produção de lixo eletrônico que esse "avanço" da tecnologia causa, ele também impede o acesso de quem, como Fulana, não tem acesso aos modelos do momento.

Como posso eu dizer isso? Afinal, dirão alguns, esse  acesso é dado a qualquer um que tenha acesso à internet e o celular da Fulana tem, até acessa whatsapp, facebook, instagram...

Eu digo isso por muitos motivos, vamos a um deles: o celular da fulana por ser um modelo mais antigo, tem menos espaço para instalar programas. Tem menos memória para carregar páginas web. E até a internet da Fulana é mais fraca, ela vai precisar de muita paciência para esperar a página carregar - se carregar. E é esse celular que ela vai dar a seu filho par assistir as aulas durante a pandemia.

É aí que defendo o uso do software livre: as comunidades de software livre - onde aprendi o sentido de comunidade de prática - se empenham tanto para produzir softwares competitivos com os softwares das grandes corporações quanto para produzir softwares leves e acessíveis, para pessoas com acesso restrito e também para pessoas com deficiências, pois prezam aquilo que você chamou de equidade (achei linda sua explicação!).

Reciclar um computador velho é bom para a natureza (controle do lixo tecnológico), é bom para quem precisou de um melhor (sabe o que fazer com ele) e é bom para quem não tinha acesso pois, com tecnologias e softwares livres, aquele computador velho consegue um desempenho ótimo para a maioria das funções que precisamos no dia a dia, excluídas apenas aquelas de trabalhos profissionais super específicos, alguns dos quais não encontraram ainda espaço suficiente nessas comunidades ou cujas exigência precisam de muito poder computacional. Para nós, simples mortais, é uma baita máquina. Mas a grande maioria das pessoas vai torcer a cara e dizer que não merece lixo.

Bem, eu poderia escrever um livro falando dessas coisas, vou parar aqui e correr pro GT educação e pro grupo Liberte-se e chamar todo mundo pra conversar contigo. Muito obrigada pela oportunidade!

Um forte abraço e muita saúde,

Ana

 

Vamos nos unir?

 

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Que lindo convite, fico honradíssima.

Eu realmente acredito que a união de diferentes áreas é fundamental para a reflexão sobre o que o significa o "para todos" em nossa sociedade.

Conceitos como qualidade, inclusão e bem-comum precisam ser (re) construídos.

Vamos a isto?

Coloco o meu contato: lpriscila@gmail.com.

Um forte abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Jaqueline da Silva -

Olá, professora Luana!

Excelentes considerações sobre a reflexão de pensar em escola como estrutura de trocas independente do lugar onde os atores estejam.

Acredito que o uso do contexto híbrido nos processos educativos veio para ficar e todos precisamos nos adaptar à realidade em constante mutação.

Forte abraço,

Jaqueline Dias 

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa tarde, professora Luana!

Parabéns pela conferência maravilhosa!

A temática abordada é muito atual e com certeza se mostra uma preocupação por todos nós professores. 

Sinta-se abraçada.

Atenciosamente, Cíntia.


Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Jaqueline, obrigada.

Veio para ficar e, agora, temos que pensar como dar acesso, concorda?


Um abraço

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Tielle Alves Souto -

Olá Luana!

Seja bem-vinda ao Congresso!

Agradeço por abordar essa temática tão necessária na educação. Tenho estudado sobre políticas públicas, projetos e leis desenvolvidos durante o período pandêmico. Pude perceber que há muito o que ser discutido sobre para tentar compreender e apresentar melhorias significativas nesse âmbito. 

Um grande abraço!

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Olá, Tiele.

Que bom ver que mulheres fortes estão cada vez mais adentrando na pesquisa sobre políticas e educação. É necessário.

Em nossas pesquisas vemos a necessidade, e urgente, união das diferentes áreas para encontramos juntos possíveis soluções.

Estamos juntas!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Natália Giarola -

Olá, Luciana

Parabéns pela palestra de abertura. O temática é essencial para os tempos em que vivemos e necessitamos, ainda, de mais diálogos nessa área.

Parabéns. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Cristiane Farias da Silva Lima. -

Boa noite!

Parabéns a Conferência de abertura!

Perspectiva inovadoras e ativas com acesso, aula, qualidade e equidade são muito importantes e principalmente em um momento de Pandemia da Covid-19. A Ueadsl.2021.2 proporciona novos conhecimentos, debates, novas aprendizagens e dão significado aos nossos trabalhos.

Abraço!

Em resposta à Cristiane Farias da Silva Lima.

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Evento super bem organizado, não é, Cris?

Muito bom estar com vocês.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pela Conferência. Nuances importantes foram ditas, dentre a qual destaco que "a escola tem que chegar aonde necessita a escola." Entendo que essa premissa sintetizou tudo. Entretanto, também devemos pensar em como proporcionar essa escola para todos. Sabemos que falta infraestrutura assim como capacitação de professores para lidar com a "nova" realidade. Entendo também que não estamos planejando o pós-pandemia e a tendência cada vez maior do ensino híbrido. Não podemos deixar que as diferenças já existentes se agucem ainda mais entre os estudantes brasileiros (as).

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Exatamente, Alexsandro.

Esta tua percepção vem muito ao encontro do que alguns nortes internacionais como UNESCO, OpenUniversity, etc. estão discutindo sobre a relação da educação e do acesso (aos recursos, à informação, à comunicação).

Sejamos resistência, propagação e resiliência.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Eliane Marina Palhares Guimarães -

Temática muito importante nos dias de hoje, especialmente pelas condições que a pandemia tem-nos exigido de distanciamento social. Parabenizo a Professora Luana pela exposição e gostaria de destacar o primeiro aspecto mencionado - o acesso. Entendo que a oportunidade de acesso, deve ser compreendido no seu sentido mais amplo, ou seja de oportunidades e de recursos para a participação. Nos processos educacionais, a utilização dos recursos tecnológicos tem sido a estratégia para que os mesmos possam ser mantidos neste momento. No entanto, cabe destacar que nem todos têm condições para adquiri-los e mantê-los.

Em resposta à Eliane Marina Palhares Guimarães

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Luana Priscila Wunsch -

Olá, Eliane.

O acesso aos recursos digitais de comunicação devem ser tidos como base de direito humano. É preciso pensar em políticas que promovam a equidade neste sentido.

Não acha?

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Nathalia Oliveira Costa -

Parabéns, profª Drª Luana pela abertura do evento!

Acho que é extremamente relevante nos questionarmos, nesse momento de crise sanitária, qual é o papel da educação e como as tecnologias podem nos ajudar. Principalmente levar em consideração também, como bem levantado pela Sra., que a qualidade e o acesso, seja à internet, seja aos recursos tecnológicos, não são homogêneos entre as pessoas, dada a grande disparidade socioeconômica e desigualdade social, que por sua vez vai afetar os alunos de diversas formas.

Muito boa a apresentação! Parabéns!

Grande abraço!

Nathalia O. Costa