Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

Conferência de Abertura - Profa Dr Luana Priscila Wunsch (UNINTER/PPGENT)

por Fábio dos Santos Coradini -
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PERSPECTIVAS (INOVADORAS E ATIVAS?) NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÓS-MARÇO 2020

Luana Priscila Wunsch1

1UNINTER/PPGENT, luana.w@uninter.com

 

Resumo: A presente comunicação é um convite para a formação de uma comunidade de prática para analisar as perspectivas (inovadoras e ativas?) no contexto educacional pandêmico. Ao ter como ponto de partida a apresentação os dados coletados nas pesquisas realizadas entre os anos 2020-2021, em âmbito do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, espera-se uma busca coletiva de respostas a um desafio que as instituições educacionais enfrentam atualmente: analisar os contextos e efeitos que as especificidades da COVID-19 geraram e gerarão nos cenários sociais e educacionais a partir de março de 2020. Em um contexto de isolamento social, e de urgente utilização das tecnologias de comunicação, dá-se destaque para pensar em (novas) estratégias significativas e ativas, buscando condições para potencializar esse processo, servindo como estímulo para os pesquisadores de diferentes contextos brasileiros. A análise dos dados apresentados emerge a necessidade de criação de uma rede de conhecimento que aborde as dimensões, individuais e coletivas, para a potencialização de múltiplas e variadas situações de práticas, híbridas e ativas, com as quais os professores podem atuar como profissionais inovadores em uma necessária cultura digital em evolução. Em uma abordagem qualitativa, são reconhecidos três componentes essenciais para pensar as perspectivas híbridas e ativas neste cenário: o conteúdo, a metodologia e a tecnologia. Assim, são demonstradas as seguintes categorias analisadas: (i) (re)visita a conceitos como acesso, aula, qualidade e equidade; (ii) utilização das tecnologias de comunicação em prol da otimização da inovação e qualidade nos aspectos da aprendizagem do professor e do aluno, da prática docente para uma significância e coerente no contexto em que atua e para o encurtamento das distâncias entre teoria e necessidades docentes; (iii) mapeamento de recursos tecnológicos existentes em instituições e suas possíveis aplicabilidades pedagógicas em prol de uma aprendizagem ativa em cenários, agora híbridos.

 

Palavras-chave: Educação e Pandemia, Comunidade de Prática, Acesso e Educação, Cenários Pedagógicos.