Pessoal,
No dia 18/3 escrevi uma carta aberta aos participantes, divulgada nas nossas redes sociais na sexta passada, falando sobre esse momento difícil que vivemos no Brasil e sobre a importância de nos manter unidos e ativos, principalmente interativos.
Nunca imaginei que a semana seria tão triste para a turma da Oficina de Leitura e Produção de Textos Online, professores, alunos e tutores da Faculdade de Letras da UFMG, que aqui estão participando como autores no Anfiteatro e na Roda de Conversas Entre Educadores. Terça perdemos a nossa diretora, Graciela Ravetti, incentivadora do projeto de inclusão dos alunos de graduação da faculdade, promovido pelo Texto Livre desde 2007 sob coordenação das professoras Daniervelin Pereira e Adriane Sartori, o ALCE - Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante.
Ontem, 25/3, perdemos mais uma colega. A professora Elaine Fonseca estava com a defesa de doutorado marcada para os próximos dias e nos foi roubada pela COVID-19.
Ela foi tutora durante o primeiro ando de Ensino Remoto Emergencial, da mesma disciplina que hoje traz seus trabalhos para o UEADSL, a Oficina de Leitura e Produção de Textos Online, sob orientação da professora Daniervelin Pereira, nossa vice-diretora e Editora Chefe da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, que nos comunicou o ocorrido com profunda tristeza.
O professor Eduardo Franco, também tutor da disciplina, escreveu compartilhando a dor da perda da colega Elaine:
Bom dia pessoal, acredito que ficamos todos muito tristes com a morte da Elaine Fonseca. Era uma pessoa tranquila, humilde e competente. Li a tese dela, recentemente, e está ótima. Ela pesquisou as representações femininas e os imaginários sócio-discursivos em alguns filmes do Woody Allen. O Wander Emediato, orientador dela, deve estar vendo o que é possível fazer para que esse trabalho seja reconhecido pela UFMG e publicado. Do ponto de vista legal, não sei o que pode ser feito. No que depender de mim, vou insistir para que a ótima tese da Elaine tenha o melhor encaminhamento possível dentro da UFMG.
Todos nós torcemos para que a tese seja reconhecida e que possamos terr acesso a ela em breve. Que nosso trabalho neste evento seja o melhor e mais colaborativo possível, como homenagem.
Com carinho e estima à família,despeço-me.
Ana Matte
Diretora do Grupo Texto Livre
Coordenadora do UEADSL
Professora da FALE/UFMG