NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 19

 

Título:

NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores: Eduarda Maria Silva de Souza, Iasmin Rabelo de Queiroz, Luciana de Pinho Tavares Sousa, Alexandre Diniz Silva, Rafaella Cardoso Ribeiro, Janice Henriques da Silva Amaral
Resumo:

 

O estudo promoveu o desenvolvimento, aplicação e avaliação de 2 sequências didáticas voltadas para Educação em Saúde, em duas instituições da educação básica. A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa e Metacognição. No desenvolvimento, optou-se por metodologias ativas e ensino por investigação para abordar temas relacionados ao estudo dos sistemas orgânicos. As atividades propostas possibilitaram a integração de conhecimentos novos e prévios e promoveram a familiarização com os processos cognitivos para adoção de novas estratégias de aprendizagem.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Biológicas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-Chave:
Mesa (1):  
Mesa (2): Marco Antônio Peixoto 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF UEADSL_2021 - NOVAS PRATICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (REVISADO).pdf

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Acredito que as Sequências didáticas são grandes elementos potencializadores para termos um ensino e uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, ela ainda agrega elementos como a socialização, a reflexão, a discussão e por conseguinte, o debate entre os participantes.


Do início ao fim do desenvolvimento das atividades foi possível notar algum momento de desestímulo dos alunos? Quais foram as outras dificuldades que tiveram para com a execução da Sequência? (Mesmo que remotamente).


Desde já agradeço.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Iasmin Rabelo de Queiroz -

Olá,  Alexsandro!

Agradeço suas considerações.

Nas duas escolas em que as sequências foram aplicadas a experiência foi diferente. No caso do colégio em que foi aplicada a primeira sequência, os estudantes estavam acostumados com o sistema de aulas remotas síncronas. Para os estudantes da escola estadual, que participaram da segunda sequência, essa experiência foi a primeira em que eles tiveram aulas síncronas. Entretanto, nos dois casos os estudantes se mostraram motivados durante toda a sequência. 

As dificuldades centraram-se nesse segundo cenário, uma vez que a realização foi viabilizada pela participação de estudantes voluntários. Outro aspecto desafiador foi promover a apropriação das TDICs pelos professores da educação básica que participaram do estudo. 

Grata!

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Luciana Pinho Tavares Sousa -

Prezado Alexsandro,

Agradeço pelas considerações, em nosso trabalho.

A sequência didática, sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, foi de grande relevância na aprendizagem dos estudantes, que se mostraram  motivados, durante o processo da aplicação. 

Atenciosamente,

Luciana de Pinho Tavares Sousa

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Alexandre Diniz Silva -

Prezado Alexsandro,

Sou o professor responsável pela aplicação da sequência didática realizada na escola Estadual. Como já foi colocado pela Iasmin, foi realmente um desafio muito grande aplicar uma sequência no modelo remoto por meio do uso das TDICs. Os estudantes apresentaram muitas dificuldades para usá-las, principalmente por não terem em casa, de um modo geral, bons computadores e internet de qualidade. Com certeza, isso limitou bastante o número de participantes em nossa proposta pedagógica. 

atenciosamente;

Profº. Alexandre Diniz Silva 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Marco Antônio Peixoto -

Bom dia e sejam todos bem-vindos!

Agradeço aos autores Eduarda, Iasmin, Luciana, Alexandre, Rafaella e Janice pela importante contribuição no nosso Evento. 

Convido a todos os participantes/visitantes para a leitura e debate do trabalho intitulado: 

"NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"


 Marco Antônio Peixoto (Coordenador de Mesa) 


Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Iasmin Rabelo de Queiroz -
Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Luciana Pinho Tavares Sousa -

Prezado Marco Antônio,

Agradeço pela leitura e observação feita ao nosso trabalho!

A experiência com a aplicação da sequência didática sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, em turmas do Ensino médio, foi realmente relevante. Pois, abordar temas relacionados à saúde,  utilizando dos conhecimentos prévios dos estudantes, é motivador e ao mesmo provocativo.

Atenciosamente,

Luciana de Pinho Tavares Sousa

Em resposta à Luciana Pinho Tavares Sousa

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Marco Antônio Peixoto -

Boa noite, Luciana!

Obrigado pela resposta e pela motivação apresentada. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Marco Antônio Peixoto -

Bom dia a todos!

Gostaria de parabenizá-los pelas atividades propostas e relatadas no artigo. Na opinião do grupo, qual foi a experiência que teve mais impacto, a primeira onde foi utilizada a Aprendizagem Significativa ou a segunda em que foi utilizada a Metacognição? Por quais motivos? 

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Iasmin Rabelo de Queiroz -

Prezado, Marco.

Consultei a equipe do projeto ontem, receio que com os métodos utilizados seja difícil determinar qual perspectiva teórica teve maior impacto. Entretanto, a percepção da equipe é que o maior impacto veio do compartilhamento de conhecimentos sobre os processos cognitivos, que levou a maior autoavaliação e autorregulação por parte dos estudantes nos dois cenários. 

Agradeço suas considerações e perguntas.  

Em resposta à Iasmin Rabelo de Queiroz

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Marco Antônio Peixoto -

Boa noite, Iasmim!

Obrigado por responder gentilmente os meus questionamentos. Sugiro e espero que possam levar o projeto para novas escolas, turmas e alunos. 

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Alexandre Diniz Silva -

Prezado Marco Antônio;

Agradeço pela contribuição ao nosso trabalho. Fui o professor responsável pela aplicação da sequência didática na perspectiva metacognitiva. Foi uma experiência inovadora, principalmente, em relação à forma dos estudantes avaliarem  suas  próprias ações e aprendizado. Para isso foi utilizado um formulário de autoavaliação por rubricas que os auxiliou continuamente na adoção de estratégias metacognitivas para planejamento, monitoramento e regulação do próprio processo de aprendizagem durante a realização das tarefas. 

atenciosamente,

                 Profº. Alexandre Diniz Silva

Em resposta à Alexandre Diniz Silva

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Marco Antônio Peixoto -

Boa noite, Alexandre! 

Obrigado pela resposta e pela aplicação das atividades. O trabalho tem perspectivas muito interessantes e foi muito bem conduzido. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Claudionor Silva -

Inovações pedagógicas sempre bem vindas e a de vocês na área de Bio é muito interessante. Poderemos aproveitar, nas disciplinas de Fundamentos e Metodologias de Ciências Naturais, nos cursos de Pedagogia. Gostei muito de ler o vosso trabalho.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Claudionor Silva -

Para iniciantes ao tema da metacognição como metodologia inovadora no ensino de ciências, qual referencial sugerem, para iniciar, desses da referência? Obrigado.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Marco Antônio Peixoto -

Boa noite a todos!

Gostaria de agradecer a todos que fizeram a leitura do trabalho e também aos que interagiram dentro do ambiente de discussões e debates. 

Até a próxima edição e que fiquem todos bem!

Atenciosamente, 

Marco Antônio Peixoto (Coordenador de Mesa) 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Boa noite!!

Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho excelente. 

Imagino os desafios enfrentados e mesmo assim tiveram uma boa participação. Creio que os alunos perceberem a sequência e a importância de seus estudos motivou a participação.

Parabéns novamente.

Yngrid

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Eduarda Maria S de S, Iasmin Rabelo de Q, Luciana de Pinho T.S, Alexandre Diniz S, Rafaella Cardoso R, Janice Henriques da S.A

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)