LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 17

 

Título:

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA

Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes
Resumo:

 

O ensino de matemática tem sofrido alguns problemas devido ao desestímulo dos alunos, pela falta de incentivo de alguns docentes, ou por vezes pela utilização de metodologias não eficazes que pode causar desinteresse do aluno, por estar fora da realidade dele, ou seja, fora do contexto vivido por cada um. Sendo assim, o professor deve buscar estratégias que favoreçam o desenvolvimento das aulas, dando sentido aos alunos, para que estes venham valorizar o ensino. Objetivou-se analisar como a leitura e a interpretação de problemas cotidianos podem enfocar a utilidade da matemática. A metodologia aplicada na pesquisa partiu do princípio participativo. Na estruturação do trabalho foram utilizados dois métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Foram aplicados dois testes nas turmas de 7º e 8º ano da Unidade Escolar Merval Neres dos Santos, localizado na zona rural do município de Buriti dos Lopes-PI, sobre frações. Os dados obtidos estão dispostos em percentuais, na forma de gráficos, onde analisa o desempenho dos participantes relacionando com pesquisas de teóricos e busca entender e responder a problemática gerada para este trabalho. Sendo uma das matérias mais importantes na vida dos seres humanos, quando o professor utiliza de uma didática onde relaciona a matemática com suas aplicações na vida real do seu público, contribui significativamente na aprendizagem.


 

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Campo de pesquisa ou Curso:

Matemática
Instituição:  Universidade Federal do Piauí-UFPI e Instituto Federal do Piauí
Palavras-Chave:  
Mesa (1): Enis da Motta Ferreira da Silva 
Mesa (2): Karla Menezes Lopes Niels 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA.pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Karla Menezes Lopes Niels -

Olá, participantes, autores e coordenadores, 

Sejam bem-vindos ao UEADSL 2021! 

O artigo de James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade  e  Diego de Oliveira Gomes, intitulado  LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA, aborda algumas problemáticas  acerca do ensino de matemática, a partir de estudo de caso aplicados em turmas de 7º e 8º ano fundamental. O texto está muito interessante!

Convido todos ao debate. 

Profa. Dra. Karla Menezes Lopes Niels - Coordenadora de Mesa

Em resposta à Karla Menezes Lopes Niels

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Muito obrigado pela apresentação do trabalho, seu resumo esta adequado ao que pensamos! 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Thais Cerqueira Faria -

Excelente trabalho, autores!

Eu tenho falado com os meus amigos de profissão que leitura é um assunto "interdisciplinar" e que deveria ser ensinada em todas as disciplinas, não somente em português! Gostaria de saber como vocês abordam sobre a leitura dentro das suas aulas de matemática (caso lecionem), principalmente, nesse momento pandêmico! 

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Bem, como seguimos a corrente de Etnomatemática e de Modelagem matemática, que pretendemos trazer em textos futuros, fazemos muito o uso da leitura visto que na modelagem matemática, estas sempre vem do "mundo real" para a "matematização"(ato de utilizar números e cálculos para um proposito aplicado) desta forma de inicio da modelagem em geral utiliza-se textos, para dar as informações que em muitos casos exige mais pesquisas dos alunos(neste momento de pandemia a internet esta liberada para isso, diferente de aulas nas escolas onde o "celular" não pode ser usado, sendo assim o primiero contato dos alunos com modelagem matemática é com leitura e   com problemas do cotidiano!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Eliana Brochado -

Autores, parabéns, pois o que mais é preciso nos dias de hoje são exemplos de como se valer dos acontecimentos cotidianos para ensinar. Para o aluno, entender em que momentos da vida utilizará determinado conceito torna a aprendizagem mais atrativa e simplificada.

Abraços! 

Em resposta à Eliana Brochado

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Obrigado pelo comentário, comentário, concordamos visto que a matemática esta no cotidiano e devemos mostrar isso aos alunos(as) para que a velha pergunta "pra que estou estudando isso?" nem seja cogitada! 

Em resposta à Francisco de Paula Santos de Araujo Junior

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Enis Da Motta Ferreira da Silva -

Olá, li o trabalho e fiquei pensando o quanto pode ser feito para que os alunos desmistifiquem a matemática!! Parabéns, pelo trabalho!!

Em resposta à Enis Da Motta Ferreira da Silva

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Sim, muito pode ser feito para que o proposito da matemática de formar cidadãos críticos e conscientes possa ser alcançado, e a leitura a aplicação de problemas no cotidiano pode contribuir para isso, muito obrigado pelo seu comentário!    

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Atualmente é um grande desafio mobilizar os alunos no que refere ao entendimento e significações da escola. Com o advento da internet entendo que isso só piorou por um lado, uma vez que os alunos por meio de pesquisas são levados a procurar todas as respostas e não se mobilizarem na maioria das vezes ao seu ensino e a sua aprendizagem. Como professor de ciências, entendo que devemos proporcionar aos alunos ser autores de seus próprios caminhos, claro com a mediação dos professores. Desse modo, novas estratégias pedagógicas devem ser adotadas e desenvolvidas nas aulas, não somente de ciências, mas também de outras disciplinas como a matemática. Acredito que este trabalho galga com essa premissa, e desse modo contribui de maneira mais significativa para com o ensino e a aprendizagem de matemática. Nessa linha, perguntaria aos autores qual a maior dificuldade em executar essa estratégia pedagógica? Ela foi bem vista pelos alunos? Vocês acreditam que podem obter resultados mais significativos em relação ao método tradicional de ensino?

Desde já agradeço.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Obrigado Alexandro, com relação ao seu comentário só pondero que a internet tem seu lado  positivo e não há mais como fugir, pois a mesma faz parte do comum a qualquer um, sendo assim procuro fazer uso da mesma e apresentar algoritmos que estão em aplicativos amplamente usados, como buscadores e geolocalizadores. por exemplo a aula sempre fica bem atrativa! 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Vanessa Menezes -

Boa tarde, a todos. Muito relevante o assunto abordado, a Matemática muitas das vezes é encarada como um bicho de sete cabeças, mas é necessário se quebrar esse tabu. Começando por reinventar as metodologias utilizadas, praticar mais o lúdico e interdisciplinaridade.

Em resposta à Vanessa Menezes

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -
Com certeza Vanessa, tratar a matemática como algo "difícil"  e que não pode ser aprendido é um caminho de quem não deseja mudança e a matemática, pode colaborar muito com inúmeras ciências  
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Enis Da Motta Ferreira da Silva -

Olá, participantes, autores e coordenadores, 

Sejam bem-vindos ao UEADSL 2021! 

O artigo de James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade  e  Diego de Oliveira Gomes, intitulado  LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA, aborda o ensino da matemática para solucionar problemas do cotidiano, para isso utilizaram o estudo de caso. O trabalho está muito bom, vale a pena a leitura!

Convido todos ao debate. 

Profa. Enis da Motta Ferreira da Silva - Coordenadora de Mesa


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Ederson Cordeiro -

Cada trabalho em sintonia com muitoooss! Parabéns por trazer ricas ampliações para todas as disciplinas.

Poderiam dizer se os problemas de nosso desgoverno atual tem alinhamento com uma política desinteressada pela ciência da matemática?

Parabéns e vamos juntos.

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Não tenho duvidas Ederson, como disse Darcy Ribeiro "A crise na educação no Brasil não é uma crise, é um projeto" e neste momento vai ao encontro a politicas neoliberais nefastas que os governantes do momento tentam de todas as formas empurrar goela abaixo da população e com apoio de uma parte dela, isso que me deixa mais pasmo ainda, sem contar nas perdas de vidas! E pra finalizar tudo que este desgoverno mais teme é a ciência em geral, por que quem estuda jamais se calará perante este déspota! 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA. Autores: James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)