Título: |
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA |
Autores: | James Anastácio da Silva , Francisco de Paula Santos de Araujo Junior , Anna Karla Barros da Trindade , Diego de Oliveira Gomes |
Resumo: |
O ensino de matemática tem sofrido alguns problemas devido ao desestímulo dos alunos, pela falta de incentivo de alguns docentes, ou por vezes pela utilização de metodologias não eficazes que pode causar desinteresse do aluno, por estar fora da realidade dele, ou seja, fora do contexto vivido por cada um. Sendo assim, o professor deve buscar estratégias que favoreçam o desenvolvimento das aulas, dando sentido aos alunos, para que estes venham valorizar o ensino. Objetivou-se analisar como a leitura e a interpretação de problemas cotidianos podem enfocar a utilidade da matemática. A metodologia aplicada na pesquisa partiu do princípio participativo. Na estruturação do trabalho foram utilizados dois métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Foram aplicados dois testes nas turmas de 7º e 8º ano da Unidade Escolar Merval Neres dos Santos, localizado na zona rural do município de Buriti dos Lopes-PI, sobre frações. Os dados obtidos estão dispostos em percentuais, na forma de gráficos, onde analisa o desempenho dos participantes relacionando com pesquisas de teóricos e busca entender e responder a problemática gerada para este trabalho. Sendo uma das matérias mais importantes na vida dos seres humanos, quando o professor utiliza de uma didática onde relaciona a matemática com suas aplicações na vida real do seu público, contribui significativamente na aprendizagem.
|
Links e informações complementares | |
Área do Conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Matemática |
Instituição: | Universidade Federal do Piauí-UFPI e Instituto Federal do Piauí |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Enis da Motta Ferreira da Silva |
Mesa (2): | Karla Menezes Lopes Niels |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ENVOLVENDO A MATEMÁTICA.pdf |