USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 60

Título:

USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi
Resumo:

A pandemia do novo coronavírus trouxe várias mudanças no cotidiano das pessoas, sobretudo na vida dos estudantes. Com o distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais, boa parte das escolas implementaram o método de ensino remoto. Entretanto, tal método gerou dificuldades como, por exemplo, na acessibilidade dos alunos à internet e aos computadores, falta de estrutura em casa, dentre outros. Essa pesquisa abordará estatisticamente o uso da internet pelos alunos do CEFET-MG, Campus Contagem, em tempos de pandemia.

Anexos:
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Instituição: CEFET-MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Priscilla Costa
Mesa (2): Luciano da Silva Pereira
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF USO DA INTERNET NO CEFET-MG.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Silvane Gomes -

Olá meninas,

Sejam bem-vindas a mais uma edição do Congresso UEaDSL. Quero parabenizar o grupo pelo oportuno trabalho de pesquisa. Esse estudo certamente registrará, dentre outros aspectos, dados importantes sobre o momento ímpar que estamos vivenciando como indivíduo e coletivamente. Muitos rearranjos tornou-se necessário e com as instituições de ensino não foi diferente. Cientificamente falando temos uam diversidade de questões a serem observadas em todos os campos do saber e, vocês são felizes de registrarem esse estudo que, poderá legar informações pontuais de um momento histórico no uso tecnológico para aprendizagem.

A pesquisa de vocês está em andamento e gostaria de saber se já realizaram a coleta dos dados e como foi realizada. Se sim, quais foram os principais desafios nessa etapa? 

Convido as participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fóruns.

Sejam bem vindas!

Ótimo evento a todos! 


Em resposta à Silvane Gomes

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ludmila Miguel Said Carvalho -

Olá Silvane, bom dia!

Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer pelas felicitações de boas vindas e pelo feedback do nosso trabalho, ficamos muito gratas por poder participar dessa edição do Congresso UEaDSL. Acredito que a Internet está ganhando mais espaço ultimamente, principalmente neste momento em que estamos vivendo e se utilizada de maneira correta ela pode ser uma grande aliada não somente aos estudos mas também em nosso cotidiano. Para efetivar nossa pesquisa realizamos a coleta de dados, através de um formulário online (Google forms) que foi disponibilizado por um link para os estudantes do CEFET-MG campus Contagem. Usufruirmos dessa ferramenta pois acreditamos ser muito pertinente em nossa pesquisa,  visto que, após o questionário ser preenchido,  esse serviço disponibiliza gráficos das informações recolhidas, facilitando assim, as análise dos dados. O maior desafio que tivemos na realização da pesquisa foi na transformação dos dados  coletados em informações sucintas e de fácil compreensão para o leitor. Espero ter respondido a sua pergunta.


Abraços,


Ludmila Said.



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Giselle Resende -

Olá meninas,

Vocês notaram que um dos aplicativos mais utilizados para estudo foi o Discord. Sabendo que ele é muito utilizado para interação - por chamada - entre os estudantes, para vocês, a ferramenta é mais benéfica ou mais prejudicial no que tange o foco e desenvolvimento das atividades propostas (em grupo e individual) no Ensino Remoto Emergencial?

Parabéns pelo estudo, espero que seus objetivos sejam alcançados!! 


Em resposta à Giselle Resende

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Oi!

Pessoalmente acho que auxilia bastante para eu me manter focada durante a execução das atividades, principalmente porque meus colegas estão ali para me ajudar com as dúvidas.

Por outro lado, pode ocorrer a distração durante a chamada e todos perderem o foco, algo comum que acontece também na sala de aula, se pararmos para pensar.

Obrigada pelo comentário!

Em resposta à Giselle Resende

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ludmila Miguel Said Carvalho -

Olá Giselle, Bom dia!

Agradecemos pelo comentário e pela pergunta. Acredito que o Discord, assim como outras ferramentas de videoconferência, é um meio muito importante  para estreitar as distâncias físicas, principalmente nesse momento de isolamento social . O estudo fica mais fácil quando temos com quem discutir atividades e compartilhar nossas dúvidas. Então, em minha análise acredito que o uso de programas de videoconferência trazem mais benefícios do que malefícios, claro, se utilizados corretamente. Espero ter respondido a sua pergunta!

Abraços,

Ludmila Said.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Miguel Viana Soares -

O texto foi bem escrito, o tema ao  meu ver é muito  pertinente, não me restaram grandes dúvidas em relação ao que foi pontuado.

Em resposta à Miguel Viana Soares

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ludmila Miguel Said Carvalho -

Olá Miguel! Bom dia!


Agradecemos muito pelo seu feedback! O tema foi escolhido justamente por causa da  situação atual que estamos vivendo, em que a Internet virou uma alternativa para, de certa forma, diminuir as barreiras que o isolamento social nos trouxe. Nesses últimos meses percebo que consumimos muito mais informações do que alguns anos atrás. Então, achamos pertinente  analisar como os alunos do CEFET-MG estão lidando com essa ferramenta em tempos de pandemia. Agradecemos novamente pelo comentário. 


Abraços,


Ludmila Said.



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Barcalla Nunes -

Boa noite, meninas!

O ERE traz para mim algumas dificuldades que foram citadas no artigo, principalmente a de ficar focada na aula e não distraída nas redes sociais, mas creio que com certeza sairemos desse momento com novos aprendizados também, novas alternativas de relações, conhecimento de novas plataformas, etc; que desenvolvemos durante esse tempo de isolamento social.

Parabéns pelo trabalho!


Em resposta à Sarah Barcalla Nunes

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Olá, Sarah!

Obrigada pelo feedback. A ideia de fazer o trabalho foi que nós estávamos tendo essas dificuldades e tivemos curiosidade em saber o quanto isso afetava outros alunos também. Espero que esse período passe logo, rs.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Tiago Mol -

Caros autores,

Parabéns pelo trabalho!!

O tema abordado e um tema de extrema importancia nos tempos atuais de ERE, consento com a possibilidade da influencia na criação de um projeto pedagógico atravez de seu artigo, então espero que este objetivo seja cumprido no futuro.

Abraços,

Tiago Mol 

Em resposta à Tiago Mol

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Caro Thiago,

Agradecemos por seu comentário e pelo elogio!

Graças a necessidade da alteração do método de ensino, muitos estudantes têm apresentado dificuldades de adaptação ao ERE. Portanto, o intuito do artigo foi realmente auxiliar as autoridades de ensino, caso interessadas em melhorar o aproveitamento dos alunos, em projetos que possam facilitar a adequação dos estudantes. Também esperamos que o objetivo seja cumprido e possa ser utilizado futuramente para ajudar a todos.

Abraços,

Sarah Anuzi

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Lucas André dos Santos -

Olá, Boa noite 

Primeiramente queria parabenizar você pelo trabalho bem feito 

O efeito do uso da internet é de extrema importância em um momento que se torna obrigatório o estudo a distância, fazendo assim os estudantes terem que se adaptar a um novo método de conhecimento. Com isso, gostaria de saber a opinião de vocês sobre como as escolas poderiam ajudar na adaptação dos alunos ao uso de sites e aplicativos úteis para a obtenção de conhecimento em um momento de difícil acesso por conta do isolamento ?

Abraços,

Lucas André

Em resposta à Lucas André dos Santos

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ludmila Miguel Said Carvalho -

Boa tarde, Lucas!

Estamos gratas pelo comentário e pelos elogios. Com o novo método de ensino  muitos estudantes estão tendo dificuldades em se adaptarem ao Ensino Remoto Emergencial. Então, com o intuito de auxiliar os alunos, as escolas poderiam divulgar sites e aplicativos educacionais, juntamente com um tutorial de como utilizá-los, isso facilitaria muito a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido posso indicá-lo um site que está me ajudando muito que é o Kultivi. Esse site é uma plataforma de ensino a distância e gratuito que oferece videoaulas de variadas matérias. Espero ter respondido a sua pergunta!

Abraços, 

Ludmila Said.



Em resposta à Lucas André dos Santos

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Oi, Lucas!

Obrigada. Acho que palestras ensinando a usar a plataforma, tanto para alunos quanto para funcionários, ajudaria para um maior aproveitamento das plataformas. 

Agradeço a pergunta.

Att: Maria Eduarda Kind.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Lucas Fernandes -

Boa tarde, meninas!

Parabéns pelo trabalho e pela escolha do tema, considero um assunto muito pertinente, dado nossa situação atual. Qual vocês consideram, pessoalmente, a maior dificuldade para os alunos se adaptarem com o ensino remoto? 


Lucas Fernandes 

Em resposta à Lucas Fernandes

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ludmila Miguel Said Carvalho -

Olá Lucas, Boa tarde!

Agradecemos pelo comentário e pelo elogio. Particularmente a maior dificuldade que acredito que boa parte dos alunos estão enfrentando neste período de ERE é a questão do foco nas aulas.  Quando estudamos em casa  diversos fatores podem tirar nossa concentração ,como por exemplo as redes sociais, nossos familiares, situações que acontecem em nossas casas etc. Já,  quando estamos na sala de aula nossa atenção está voltada para o professor.  Logo, se não atentamos as explicações dos professores acabamos prejudicando nosso aprendizado. Outra questão que acredito que os estudantes têm dificuldades não somente no ERE como também nas aulas presenciais  é na organização dos seus horários de estudo. É essencial separar um horário para estudar, ajudar nas atividades domésticas e também para o lazer.  Espero ter respondido a sua pergunta!

Abraços,

Ludmila Said.



Em resposta à Lucas Fernandes

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Boa tarde!

Obrigada pela pergunta. Na minha experiência com o Ensino Remoto, minhas maiores dificuldades são manter o foco durante as aulas e me organizar em relação ao tempo para fazer as atividades assíncronas. Creio que esses sejam problemas também de vários outros alunos.

Abraços,

Maria Eduarda Kind.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Julia Mariana -

Boa tarde, garotas! 

Que trabalho incrível que fizeram. Fizeram um ótimo trabalho com a pesquisa e escrita. 

Vocês disseram que o artigo visa facilitar a criação de um projeto pedagógico, quais seriam as medidas necessárias para esse projeto? O que teria de ser feito para facilitar o ensino remoto?

Att. Julia Mariana

Em resposta à Julia Mariana

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Olá, Júlia!

Obrigada! Creio que auxiliar os alunos a criarem uma rotina saudável de estudo, ensinar a utilizar as plataformas usadas para o ERE, promover reuniões entre professores, alunos e a pedagogia da escola para saber o que pode ser feito para melhorar a aprendizagem dos alunos sem sobrecarregá-los ajudaria muito. Agradeço a pergunta.

Att.: Maria Eduarda Kind

Em resposta à Julia Mariana

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Boa tarde, Julia!

O intuito do nosso artigo foi servir de base para que autoridades da educação, nesse caso do CEFET-MG, pudessem desenvolver esses projetos. Sendo assim necessários o comprometimento das autoridades citadas com a melhoria do novo método de ensino e a disponibilização dos recursos necessários para a execução da proposta.

Atualmente existem projetos que já estão sendo aplicados, como o de bolsa e empréstimo de equipamentos para quem não possui computador ou internet suficiente para realização das aulas síncronas e assíncronas, e além deles, pode ser feita, por exemplo, a disponibilização, tomando as devidas precauções, do ambiente de estudo, por exemplo os espaços de laboratórios de informática do campus, para um grupo seleto de alunos que não tem condições de estudarem em suas casas, por espaço, barulho, entre outros.

Abraços,

Sarah

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Aparecida Viegas de Melo -

Olá a todxs!

Inicialmente parabenizo as autoras, Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind e Sarah Maria Anuzi pela excelente pesquisa.

Interessante o gráfico 2 mostrando o duolingo em 1º lugar "o que pode sugerir o interesse dos usuários em aproveitar o período de isolamento para aprender uma nova língua" concordo com vocês. Gostei da ideia de "criação de um possível projeto pedagógico para instruir os alunos em relação ao uso da internet como forma de aprendizado e lazer de forma equilibrada". E pensando no duolingo, unir o aprendizado de uma nova língua ao lazer porque o duolingo é um jogo que se aprende de forma lúdica.

Em resposta à Maria Aparecida Viegas de Melo

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Oi!

Nós também achamos muito interessantes os resultados da pesquisa e foi particularmente divertido analisá-los. Inclusive, eu fui uma dessas pessoas que começaram a aprender uma nova língua. Creio que é uma das formas mais diretas de unir as pessoas, e acho que um projeto direcionado a isso seria muito legal. Obrigada pelo feedback!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Kênia Lima -

Olá meninas,

Gostaria de pontuar que o ERE traz para mim também algumas dificuldades que foram citadas no presente artigo, principalmente a de me concentrar no que está sendo passado pois estudando em casa, sabemos que existem diversas distrações, tais como redes sociais e etc. Mas acredito que sairemos desse momento crítico com novos aprendizados, novos hábitos, novas alternativas de relações, e conhecimento de novas plataformas, que desenvolvemos durante esse tempo de pandemia.

Parabéns pelo tema abordado que se mostra de extrema importância e de grande relevância para os dias atuais.

Abraços,

Kênia.


Em resposta à Kênia Lima

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Ei, Kênia!

Obrigada pelo comentário. Essa também tem sido uma das minhas maiores dificuldades no ERE. Espero que esse período acabe logo!

Att. Maria Eduarda Kind.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Renato Rafael Gomes Teixeira -

Olá grupo!


O assunto que foi abordado no artigo é muito interessante, ida mais que estamos enfrentados a pandemia. As perguntas para os estudantes que foram levantadas para conseguir gerar os gráficos no final está objectiva e elaborada. No gráfico 1, “Você possui um celular ou computador em sua residência?”. As pessoas que não possui nenhum dos aparelhos presente na pergunta, estão sendo prejudicadas?

Parabéns pelo tema abordado.



Em resposta à Renato Rafael Gomes Teixeira

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Olá Renato!

Agradecemos pelo comentário e pelos elogios!

Apesar de nossa pesquisa não ter a resposta de nenhum aluno nessas condições, o nosso artigo tem o intuito de trazer à tona as possíveis dificuldades dos estudantes ao acesso e à adaptação ao novo método de ensino. De acordo com os nossos conhecimentos e pesquisas, os alunos que não possuem acesso a nenhum dos aparelhos citados são prejudicados em relação aos demais. Devido a isso, alguns dos propósitos do nosso artigo são identificar e relatar esses problemas e ser o embasamento de programas esstudantis que possam melhorar o aproveitamento do ERE a todos.

Abraços,

Sarah

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ana Alice Gomes Soares -

Boa tarde, meninas!

Parabéns por retratar o tema, vendo que, atualmente, muitos estudantes estão tendo aulas online. Sendo assim, qual é o dever das pessoas que convivem com esses alunos, familiares ou não, para que os discentes consigam se concentrar melhor em suas aulas online e conciliar melhor suas atividades cotidianas? 

Att, 

Ana Alice


Em resposta à Ana Alice Gomes Soares

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Oi, Ana Alice!

Na minha opinião, deve haver um diálogo com toda a família para que haja uma organização de horários e tarefas para que não sobrecarregue ninguém. Também, em relação às distrações, achar um lugar da casa mais sossegado para realizar as tarefas escolares.

Espero ter respondido sua pergunta!

Em resposta à Ana Alice Gomes Soares

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Boa noite, Ana Alice!

Devido ao fato de que alunos de múltiplas instituições estão com a necessidade de ter suas aulas remotamente, inclusive a maioria pela primeira vez, é necessário que, não só o doscente, mas também toda a sua família e pessoas do seu convívio estejam dispostas a se adaptar às necessidades dos seus jovens . Sendo assim, disponibilizando o espaço necessário para que ele possa fazer suas atividades cotidianas e assistir às aulas e, além disso, o silêncio necessário para que ele possa ter concentração, por exemplo, combinando os horários em que eles podem fazer atividades que geram barulho e os horários em que ele pode se concentrar.

Abraços,

Sarah


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ranya Dias -

Olá, autores!

Primeiramente, deixo meus parabéns pelo belo trabalho realizado!

Na conclusão, vocês destacam que o presente artigo tem o intuito de facilitar a criação de um possível projeto pedagógico. Vocês possuem alguma ideia ou tem algum projeto em mente como sugestão?

Att,

Ranya

Em resposta à Ranya Dias

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Olá, Ranya!

Acredito que no nosso campus já tenha desde o início do ERE algum projeto relacionado. Palestras, momentos de interação entre os alunos, reuniões com os estudantes, tudo isso colabora para uma melhor implementação do Ensino Remoto no Campus. Espero ter respondido sua pergunta.

Att.: Maria Eduarda

Em resposta à Ranya Dias

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Olá, Ranya!

Obrigada pelo comentário e pelos elogios!

O intuito do nosso artigo foi realmente servir de base para que autoridades da educação, nesse caso do CEFET-MG, pudessem desenvolver esses projetos, mas, além dos projetos que já estão sendo aplicados, como o de bolsa e empréstimo de equipamentos para quem não possui computador ou internet suficiente para realização das aulas síncronas e assíncronas, eu tenho em mente é a disponibilização do ambiente de estudo, por exemplo os espaços de laboratórios de informática do campus, para um grupo seleto de alunos, tomando as devidas precauções, que não tem condições de estudarem em suas casas, por espaço, barulho, entre outros.

Abraços,

Sarah

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Luiza Kelly -

Olá autoras!

Gostaria de parabenizá-las pela ótima temática e escrita do artigo, um assunto importante na atual necessidade de usar plataformas de estudo online durante a pandemia. Perante tal necessidade, quais plataformas ou aplicativos vocês indicariam para a organização de horários e tarefas no período de Ensino Remoto Emergencial do CEFET-MG?

Abraços,

Luiza

Em resposta à Luiza Kelly

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Oi, Luiza!

Agradeço pelo comentário. Existem inúmeros apps relacionados a organização dos estudos. Eu já tive experiência com esses dois apps e recomendo-os:

Agenda Escolar: https://play.google.com/store/apps/details?id=daldev.android.gradehelper&hl=pt_BR&gl=US

Agenda do Estudante Pro: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.claudivan.agendadoestudanteplus&hl=pt_BR&gl=US

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Arthur Gabriel Dos Santos Sá -

Gostaria de parabenizar o grupo, o texto fora muito bem escrito e os gráficos muito interessantes, não me restaram dúvidas quanto ao assunto, no mais volto a parabenizar ao grupo.

Em resposta à Arthur Gabriel Dos Santos Sá

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Obrigada pelo feedback, Arthur! É muito importante para nosso grupo.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Igor Câmara -

Prezados autores, tudo bem ?


Quero parabenizar os autores pelo artigo abordado e destacar que a temática é bastante relevante e densa e faz com que reflitamos sobre a temática.


Quero deixar registrado as minhas considerações e parabenizar pelo pertinente trabalho apresentado.


Atenciosamente,


Igor Câmara 


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Igor Câmara -

Prezados autores, tudo bem ?


Quero parabenizar os autores pelo artigo abordado e destacar que a temática é bastante relevante e densa e faz com que reflitamos sobre a temática.


Quero deixar registrado as minhas considerações e parabenizar pelo pertinente trabalho apresentado.


Atenciosamente,


Igor Câmara 


Em resposta à Igor Câmara

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ludmila Miguel Said Carvalho -

Olá Igor, boa noite!

Estamos gratas pelo seu comentário e pelos elogios!

Seu feedback é muito importante para nós e será levado em consideração. Consideramos o tema do artigo pertinente visto  o momento que estamos vivendo. No mais agradecemos novamente pelo comentário. 

Abraços,

Ludmila Said.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Pedro Henrique Gonçalves Pires -

Boa noite as autoras,

Muito interessante a reflexão deixada pelo trabalho.

Quando vocês citam projetos pedagógicos para instruir os alunos sobre o uso da internet, vocês já teriam algo em mente sobre como isso poderia ser feito ?

Em resposta à Pedro Henrique Gonçalves Pires

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Boa noite, Pedro!

Imagino que palestras para os estudantes saberem como se organizar seria interessante. Proporcionar também aos estudantes encontros com a coordenação do ERE que gerassem resultados mais efetivos a respeito das dificuldades deles.

Abraços.

Em resposta à Pedro Henrique Gonçalves Pires

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Boa noite, Pedro!

Agradecemos pelo comentário e pelo elogio!

O intuito do nosso artigo foi realmente servir de base para que autoridades da educação, nesse caso do CEFET-MG, pudessem desenvolver esses projetos, e, o que eu tenho em mente é a disponibilização do ambiente de estudo, por exemplo, os espaços de laboratórios de informática do campus, para um grupo seleto de alunos, tomando as devidas precauções, que não tem condições de estudarem em suas casas, por espaço, barulho, entre outros. Além disso, existem os projetos que já estão sendo aplicados, como o de bolsa e empréstimo de equipamentos para quem não possui computador ou internet suficiente para realização das aulas síncronas e assíncronas.

Abraços,

Sarah

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Priscilla Costa -

Prezadas autoras,

Quero parabenizá-las pelo trabalho de pesquisa desenvolvido. A internet, especialmente em tempos de pandemia, mostrou-se como ferramenta essencial, já que, no atual contexto, dependemos dela para trabalhar, estudar, nos comunicar com outras pessoas, pagar contas e muitas outras atividades. É preciso, contudo, haver muita disciplina e organização para que as práticas de ensino e aprendizagem no ambiente virtual sejam eficazes.

Na opinião do grupo, e com base nos dados que a pesquisa revelou sobre os hábitos dos estudantes do CEFET Contagem, quais seriam as ações capazes de mitigar os maus hábitos de alunos e professores frente ao ERE, como a procrastinação, o desinteresse, o acesso a aplicativos diversos enquanto a aula está em andamento etc.?

Ótimo evento para vocês!

Em resposta à Priscilla Costa

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ludmila Miguel Said Carvalho -

Boa noite, Priscilla!

Agradecemos pelo comentário e pelas congratulações do nosso trabalho. Com a adoção do novo método de ensino( ERE), muitos estudantes ficaram perdidos, pois estamos acostumados com uma rotina totalmente diferente da que estamos aprendendo a nos adaptar. Para evitar esses maus hábitos de procrastinação e desinteresse, sugiro manter uma rotina  de estudos, separando um tempo do seu dia para estudar, ajudar seus familiares nas tarefas domésticas e claro, separar um tempo para o lazer. Organização é essencial quando queremos manter o foco e não procrastinar. Contudo, não adianta fazer uma rotina e não segui-la, faz se necessário um esforço do próprio aluno para manter-se focado e organizado.

Espero ter respondido a sua pergunta.

Abraços,

Ludmila Said.



Em resposta à Priscilla Costa

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Prezada Priscilla,

Agradecemos novamente pelo comentário e pelos elogios!

Acrescentando ao comentário da minha colega Ludmila, existe um acompanhamento pedagógico da própria instituição, CEFET-MG, em que é possível receber ajuda para organização dos horários e das tarefas a serem realizadas. Buscando a pedagoga é possível fazer um planejamento que atende às necessidades do aluno e corresponde aos recursos que ele dispõe, e então se faz necessário apenas seguí-lo com afinco. Espero ter contribuído para sanar sua dúvida!

Abraços,

Sarah

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Arthur Araujo Rabelo -

Olá, autores!

Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo trabalho, ficou ótimo! Segundamente, gostaria de fazer-lhes uma pergunta: quais seriam as consequências negativas do constante uso da internet e do contínuo uso de telas (celulares, computadores, televisão e etc),  tão necessários para a vida de hoje?


Atenciosamente,


Arthur Araújo Rabelo

Em resposta à Arthur Araujo Rabelo

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Ludmila Miguel Said Carvalho -

Boa tarde, Arthur!

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer pelo comentário e pelos elogios. Bom, a internet  é uma das ferramentas que mais facilita a vida de um estudante atualmente, mas tudo em excesso pode trazer consequências maléficas. O uso excessivo de internet e celulares pode trazer problemas relacionados ao sono , prejudica a concentração e a produtividade do estudante, tendência ao desenvolvimento de ansiedade, pode prejudicar a vida social, pode causar doenças mentais, além de fortes dores de cabeça. Acredito que é difícil manter-se longe da Internet, principalmente neste momento de ERE , mas é necessário tirar um tempo do dia para se desligar dos aparelhos eletrônicos.

Espero ter respondido a sua pergunta!

Abraços,

Ludmila Said.



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Gabriela Magalhães de oliveira -

Boa tarde meninas!

Tema muito bem trabalhado! Vocês acham que junto com o aumento do uso da internet, devido a necessidade de se comunicar e manter atividades acadêmicas, também surgiram maiores de dificuldades em manter um equilíbrio entre o dia a dia normal e o uso de aparelhos eletrônicos?

Atenciosamente,

 Gabriela

Em resposta à Gabriela Magalhães de oliveira

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Maria Eduarda Kind de Oliveira Moraes -

Oi, Gabriela!

Creio que sim, por experiência própria. Durante a aula presencial e até pensando no CEFET-MG como um espaço para socialização, o celular era deixado um pouco mais de lado pelos alunos. Agora, temos que nos policiar para não ficarmos tempo demais, pois ambas as atividades citadas são feitas usando aparelhos eletrônicos.

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Ivini Santiago de Araujo -
Olá meninas,
Parabéns pela pesquisa, o trabalho de vocês ficou muito bem elaborado e a linguagem utilizada é de fácil compreensão, de forma a não tornar cansativa leitura e compreensão dos resultados do artigo. Eu particularmente tenho usado a internet muito mais do que gostaria durante a pandemia e por este motivo os resultados de vocês me surpreenderam, imaginava que as pessoas ficariam mais de 5 horas por dia e que o impacto da internet nos estudantes seria majoritariamente negativo. Eu gostaria de saber se aconteceu o mesmo com vocês ou se já esperavam o algo próximo do resultado obtido.

Abraços, 
Sarah Ivini.
Em resposta à Sarah Ivini Santiago de Araujo

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Olá, Sarah!

Agradecemos pelo comentário e pelos elogios! Ficamos felizes que a nossa forma de escrita te atendeu bem!

É gratificante saber que o nosso artigo trouxe novas informações para você e te deu uma nova visão de algo que você acreditava, porque o principal intuito do mesmo é trazer informação que não é de conhecimento público, obtida atráves de pesquisa, a um público que possa fazer a diferença. Na minha visão, era esperado que a internet tivesse inúmeros impactos negativos na vida dos estudantes, mas também que ela tivesse seus pontos positivos explorados pelos mesmos. E, em relação às horas, eu também esperei que tal tecnologia fosse utilizada por mais de 5 horas diárias, já que as aulas síncronas costumam ocupar mais de 3 horas do estudante, porém o resultado obtido mostrou uma informação diferente. Espero ter sanado a sua dúvida!

Abraços,

Sarah Anuzi


Em resposta à Sarah Ivini Santiago de Araujo

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Olá, Sarah!

Agradecemos pelo comentário e pelos elogios! Ficamos felizes que a nossa forma de escrita te atendeu bem!

É gratificante saber que o nosso artigo trouxe novas informações para você e te deu uma nova visão de algo que você acreditava, porque o principal intuito do mesmo é trazer informação que não é de conhecimento público, obtida atráves de pesquisa, a um público que possa fazer a diferença. Na minha visão, era esperado que a internet tivesse inúmeros impactos negativos na vida dos estudantes, mas também que ela tivesse seus pontos positivos explorados pelos mesmos. E, em relação às horas, eu também esperei que tal tecnologia fosse utilizada por mais de 5 horas diárias, já que as aulas síncronas costumam ocupar mais de 3 horas do estudante, porém o resultado obtido mostrou uma informação diferente. Espero ter sanado a sua dúvida!

Abraços,

Sarah Anuzi


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Thais Vitoria -

Olá participantes,

Parabéns pelo artigo e pela iniciativa de abordar um tema que está presente no cotidiano de todos estudantes, vou refletir mais a respeito do equilíbrio entre usar a internet para lazer e estudo!

Att

Thais

Em resposta à Thais Vitoria

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Olá Thais,

Agradecemos pelo seu comentário e pelos elogios!

Seu feedback é muito importante para nós e será levado em consideração. O equilíbrio é fundamental para que a nossa saúde mental possa ser conservada. Ficamos felizes que nosso artigo irá gerar reflexão e futuramente poderá fazer diferença na vida de pessoas que não tinham um conhecimento aprofundado do assunto.

Abraços.

Sarah


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Larissa Vitória -

Olá participantes!

Parabéns pelo artigo, é muito importante ressaltar o que a internet representa no meio contemporâneo. Tenho uma dúvida a respeito do que os estudantes podem fazer para equilibrar o uso entre lazer e estudo sem que isso afete drasticamente a saúde mental dos mesmos.

Att,

Larissa Guerra

Em resposta à Larissa Vitória

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Olá Larissa,

Obrigada pelo comentário e pelo seu elogio!

Sua pergunta é bem pertinente, considerando que a saúde mental é uma pauta importantíssima e deveras discutida, principalmente em situações extremas como a atual. É preciso haver um equilíbrio entre os horários destinados ao lazer e aos estudos, que pode ser estabelecido pelo método de recompensa, em que, a cada determinado período o estudante separa um período de descanso, longo o suficiente para ele se recuperar fisica e psicologicamente para retornar aos estudos. No CEFET-MG campus Contagem, instituição base da pesquisa do artigo, é possível fazer isso com o auxílio de uma pedagoga, que oferece ajuda para organização dos horários e das tarefas a serem realizadas. Buscando o acompanhamento pedagógico, é possível fazer um planejamento que atende às necessidades do aluno e corresponde aos recursos que ele dispõe e então se faz necessário apenas seguí-lo com afinco. Espero ter sanado a sua dúvida!

Abraços,

Sarah

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Arthur Honorato -

Olá grupo, 

Meus parabéns aos integrantes pelo excelente artigo, esse assunto é realmente muito interessante, é sempre muito importante comentar sobre assuntos da atualidade, debater sobre eles, apresentar fatos e estatísticas sobre o assunto em si e as áreas que ele afeta, assim como fizeram.

Att, Arthur Honorato

Em resposta à Arthur Honorato

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Olá Arthur,

Agradecemos pelo seu comentário e pelos elogios!

Seu feedback é muito importante para nós e será levado em consideração. O tema do artigo é considerado muito pertinente por nós e certamente pode servir muito às autoridades pedagógicas futuramente.

Att.

Sarah

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por João Pedro Matos Santos -
Olá, pesquisadoras!
Achei o estudo e a análise de gráfico bastante pertinentes. Vemos a popularidade de plataformas de streaming e de acesso a conteúdo midiático sendo bastante utilizadas tanto como forma de entretenimento, assim como meio de aprendizado. Na opinião das autoras, isso significaria uma nova era da educação no Brasil, que pode perdurar até mesmo após o fim do distanciamento social?

Em resposta à João Pedro Matos Santos

Re: USO DA INTERNET NO CEFET-MG CONTAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA - Autores: Ludmila Miguel Said, Maria Eduarda Kind , Sarah Maria Anuzi

por Sarah Maria Silva Albergaria Anuzi -

Olá, João Pedro!

Agradecemos pelo comentário e pelos elogios!

Devido ao fato de que alunos de múltiplas instituições estão com a necessidade de ter suas aulas remotamente, inclusive, a maioria, pela primeira vez, é necessário que, não só o docente, mas também toda a sua família e pessoas do seu convívio estejam dispostas a se adaptar às necessidades dos seus jovens. Sendo assim, é plausível que esse método de ensino perdure mesmo após o encerramento do distanciamento social, já que muitos estudantes têm como preferência o ensino à distância, principalmente os que conseguem se organizar com facilidade e ter disciplina e os que moram longe de suas escolas.

Abraços,

Sarah