Título: |
A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA |
Autores: | Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes |
Resumo: | Muitas foram as dificuldades dos professores para se adequarem a utilização de novos recursos para oferecer aos alunos aulas remotas. No estado do Rio de Janeiro tais aulas foram realizadas a partir do Google Classroom que oferece vários recursos ao professor para seu trabalho com aluno, assim, semanalmente eram disponibilizados recursos de todas as disciplinas para o aprendizado dos alunos. Neste trabalho obtemos a visão de alunos do Ensino Médio do 1o, 2o e 3o ano das possibilidades de aprendizagem através dos recursos utilizados por professores no curso de História. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Educação |
Instituição: | UFRJ - RJ |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Adriana Oliveira Bernardes |
Mesa (2): | Amanda Noronha Oliveira |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: uead ensino de historia finalizado.pdf |
A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
No artigo "A percepção de alunos do ensino médio de escola pública do ensino de História", Pablo Henrique Fogaça e Adriana Oliveira Bernardes apresentam os resultados de entrevistas realizadas com estudantes do sistema público do estado do Rio de Janeiro sobre o ensino da disciplina de História, com enfoque especial no período de pandemia do novo coronavírus.
Mais uma vez, gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho apresentado e, para dar início ao debate, levanto uma questão:
Considerando os resultados da pesquisa e as limitações impostas pela pandemia (sobretudo aos alunos do ensino público), quais estratégias de ensino poderiam ser adotadas a fim de tornar o estudo de História mais atrativo e proveitoso para os estudantes?
Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
Olá, parabéns pelo ótimo artigo e pelas análises feitas!
Considero muito interessante e necessário verificar a visão dos alunos em relação ao meio de ensino aplicado. Além disso, como foram feitas análises por gráficos simples e de fácil visualização, é possível notar fatores que serão importantes para a conclusão sobre a discussão.
Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
Olá a todos os congressistas!
Este trabalho foi elaborado no contexto de estágio não-obrigatório por aluno de educação à distância do Curso de História do Polo Cederj Cantagalo, Rio de Janeiro. O mesmo foi orientado por mim e trata-se de uma discussão sobre a percepção de alunos do ensino de História no Ensino Médio.
Os resultados obtidos são interessantes e oferecem boa possibilidade de discussão do tema!
Sejam bem vindos a essa discussão!
Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
Pablo Henrique Fogaça e Adriana Oliveira Bernardes muito bacana e importante o tema do artigo. História é uma disciplina que merece ser bem aprendida e que métodos diferentes e inovadores devem ser sim empregados. Me recordo de uma fez que visitei o museu de história de Ouro Preto e ali aprendi tudo sobre a Inconfidência Mineira e outros relatos da história mineira e brasileira, passei a ver com outros olhos o passado.
Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
Olá Marcus!
Isso mesmo! A escola precisa propiciar ao aluno uma formação cidadã como preconiza a LDB e esta formação vai além de um professor protagonizando em sala de aula através de uma aula expositiva, muitas vezes não dialogada. Outros recursos são necessários!
Obrigada pela participação!
Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
Acho muito válido pesquisas que procurem conversar com o aluno de forma a entender como adaptá-lo aos rápidos avanços tecnológicos e mudanças socais. Essa conversa deve sempre ser atualizada, como esse trabalho. Muito bom. Algumas colocações: seria interessante indicar o universo amostral da pesquisa. Quantos alunos foram abordados? Quais regiões? Isso daria uma ideia maior do impacto da pesquisa. Outro detalhe: na página 4 a questão 3 está incorreta. Acho que deve ter sido um control C control V.
Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
Olá Marlon!
Não sei como agradecê-lo.
Tentarei modificadar!
Obrigada!
Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
Muito interessante a proposta do trabalho!
As instituições escolares públicas no Brasil não acompanharam as mudanças em relação a vida dos alunos. O modelo vigente é obsoleto e desatualizado, de modo que dificulta que o aluno se sinta estimulado a estudar. Devemos cobrar as instituições responsáveis para adequar as escolas ao mundo de hoje. E a pesquisa realizada pelos autores do artigo deixa claro isso.
Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Autores: Pablo Henrique Fogaça, Adriana Oliveira Bernardes
Com certeza, Carolina.
Este trabalho é oriundo de um colégio público, assim traz sua importância para que tornemos o ensino nestas escolas de maior qualidade para os alunos.
Obrigada!