Título: |
A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia |
Autores: | Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro |
Resumo: | O
trabalho tem como foco as dificuldades de acesso à internet de
qualidade pelas classes sociais mais pobres do Brasil e como a pandemia e
o ensino a distância ressaltaram essas dificuldades. A situação com o
covid-19 tende a aumentar ainda mais as diferenças sociais já existentes
e políticas públicas devem ser aplicadas para mitigar esse problema. A
dificuldade de acesso à internet em si sempre existiu, porém, com a nova
pandemia do coronavírus, essa questão foi exposta e não pode ser
ignorada, uma vez que a tecnologia e o acesso à informação são um
direito universal. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Engenharias |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Engenharia de Materiais e Metalúgica |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Guilherme Pereira de Moura |
Mesa (3): | |
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A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
O poder público que já fechava os olhos para essas questões antes, agora continuam ignorando a diferença de classes e mantendo os menos favorecidos sem acesso a tecnologia.
Parabéns aos autores pela relevância do tema, da discussão e do artigo.
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Ótimo trabalho! A desigualdade social sempre esteve presente no Brasil e com a pandemia essa realidade se agravou ainda mais. Muito importante sempre falar deste assunto!
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Oi pessoal! Parabéns pelo tema do trabalho e a abordagem feita. Que o Brasil é um país desigual todos sabem, e nesse período de pandemia se agravou mais ainda com a limitação tecnológica e a falta de apoio governamental, muito bom que vocês tenham dado enfoque nisso!
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
O artigo aponta que a pandemia foi um agravante e um método que, de certa forma, tornou a desigualdade social mais visível ainda, o que foi percebido pela necessidade de computadores, assinaturas de pacotes, internet e outros que nem todos possuíam e tinham condições de adquirir.
Tenho apenas uma pergunta: no que diz respeito ao que foi indicado, na opinião de vocês, o que poderia ter sido feito para que o distanciamento social fosse visto como bem planejado?
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Boa tarde!
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho. Além de muito interessante, acredito que esse tema é extremamente relevante. A pandemia certamente fez com que as coisas se tornassem cada vez mais digitais e a tecnologia mais necessária no dia a dia. Dessa forma, a desigualdade que sempre foi um problema na sociedade brasileira, se tornou ainda maior.
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Olá, Arthur e Gabriel!
Parabéns pelo trabalho realizado. Trata-se de um tema muito importante que precisa ser discutido e problematizado. Considero a implementação do ensino remoto emergencial essencial, pois é fundamental manter o vínculo dos estudantes com a escola até por uma questão de saúde mental. A escola é o local mais importante para viabilizar a socialização dos estudantes e, na impossibilidade de ocorrência de aulas presenciais, é importante que sejam implementadas estratégias para a manutenção desse vínculo ainda que de forma virtual.
Concordo com o posicionamento de vocês em relação à implementação de políticas públicas que garantam internet e equipamentos tecnológicos para viabilização desse ensino para todas as camadas da população, por se tratar de um direito universal. Foram implementadas várias políticas públicas nesse sentido em outros países que, com um estudo criterioso e um planejamento adequado, poderiam de igual forma, serem colocadas em prática no Brasil.
Abraços,
Márcia
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Concordo que o ensino a distância escancarou a desigualdade social no país, onde temos as classes mais favorecidas com amplo acesso à informações e ao conhecimento, enquanto as classes menos favorecidas não possuem o mesmo acesso, uma vez que possuem acesso à internet e outras ferramentas.
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Primeiro, cabe ressaltar o ponto que achei principal, a desigualdade digital, na qual é um tópico que ficou mais claro com a pandemia, e que afetam, evidentemente as classes mas baixas. E sendo assim, outro ponto importante é como, com esse cenário, o ensino a distância fica defasado. E de tudo isso, apesar desse estado, o ensino remoto continua sendo a opção que mais se adequa ao cenário atual, mas ainda fica o problema da qualidade do ensino nesse instrumento digital.
Leonardo Costa Silva Santos.
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Parabéns pelo trabalho e a abordagem feita. Essa pandemia serviu para mostrar mais claramente a desigualdade que já sabíamos a cerca das limitações de acesso as tecnologias que a população mais carente possui. Serviu para mostrar também o descaso ou o que o governo tem feito a respeito, muito pouco ou quase nada. Espero que as autoridades competentes tenham se alertando para esse grave problema. Muito bom o trabalho de vocês.
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Parabéns pelo trabalho. Eu coaduno com todo o trabalho de vocês e acredito que a pós-pandemia será de muitas incertezas no campo educacional. Acredito que essa desigualdade se acentuará ainda mais, e consequentemente teremos problemas no ensino e aprendizagem dos alunos (se é que ele existiu na pandemia). Entendo ainda que demandamos de políticas públicas com urgência a ser adotadas para com os públicos mais vulneráveis, possibilitando dessa forma a inclusão digital de forma equânime no país.
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Parabéns pelo trabalho. Sou professora do Ensino Fundamental e percebo a grande dificuldade de muitas famílias em acompanhar as aulas e as atividades a serem realizadas. Precisamos de políticas públicas que garanta o direito à educação.
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Parabéns pelo trabalho,
Este é um tema que deve ser sempre mantido em pauta. Principalmente, pelo fato do Brasil ser um dos países com os maiores índices de desigualdade social no mundo. E para achar uma solução devemos sempre expor o problema.
Ademais, na UFMG com a adoção do Ensino Remoto Emergencial podemos ver diariamente como o acesso - ou não - à alguns recursos básicos (conexão a internet e computador pessoal) influência na vida dos alunos.
Re: A desigualdade tecnológica no Brasil em meio a pandemia - Autores: Arthur Porto Cavalcanti Moreira, Gabriel Morais de Deus Ribeiro
Artigo muito interessante e pertinente. Neste momento em que vivenciamos a pandemia do COVID, mudanças foram necessárias para garantir a manutenção da várias atividades sociais, inclusive a educação.
O Ensino Remoto Emergencial, possibilitou manter as atividades em curso, porém trouxe à tona as dificuldades encontradas para sua implementação. Entre elas, a falta ou limitação de recursos tecnológicos que permitissem o acesso ás atividades. Os números apresentados no estudo confirmam a necessidade de revisão das políticas para garantir à população as condições mínimas de acesso ás oportunidades de formação.
O desafio está posto e cabe a cada um contribuir para que as diferenças sociais sejam amenizadas e garantidos os direitos de cidadania.