Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa

Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 4

Título:

Acessibilidade e Inclusão Digital

Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa
Resumo:

 

Devido ao novo coronavírus, o acesso à educação, no Brasil, se tornou um desafio para alunos de baixa renda e que possuem alguma deficiência. Aderir ao ensino remoto e adquirir materiais escolares pode ser difícil para diversas famílias. A aproximação da escola e família é fundamental para garantir o bem-estar do aluno, não um volume de conteúdo. A educação é um direito constitucional para todos os brasileiros, logo a educação inclusiva e a acessibilidade digital são imprescindíveis.

 

 

   
Anexos:

Slide disponível em: https://drive.google.com/file/d/14YSr1vWEGcrjXlFrSceTEPTX7MxUoIJq/view?usp=sharing

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Matte e Geraldo Liska
Mesa (2): Guilherme Pereira Moura
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF ARTIGO_ACESSIBILIDADE_INCLUSÃO_DIGITAL_GRUPO.pdf

 Slides: Documento PDF Slide acessibilidade e inclusão digital (1)-compactado.pdf


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Re: Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa

por Geraldo José Rodrigues Liska -

Olá, pessoal! Sem bem-vindos à discussão sobre a acessibilidade e inclusão digital no Brasil.

O texto traz constatações bem interessantes não só dos desafios a serem enfrentados, como possíveis soluções.

Ele reforça a necessidade de implementação de programas sociais e realização de projetos que visem levar o acesso à internet aos estudantes com algum tipo de carência pode ser a solução para garantir a acessibilidade e inclusão digital. Os programas podem ser relacionados a doação e empréstimos de computadores, bolsas estudantis, criação de novas plataformas com recursos de acessibilidade, incluindo tradutores de libras, legendas e audiodescrição.

Para iniciar o debate, pergunto aos autores: Que medidas vocês conhecem que já foram adotadas para diminuir os impactos da pandemia à população portadora de deficiência?

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa

por Osanilde P. Oliveira -

Olá a todos

Antes de tudo, parabéns ao tema escolhido pelo grupo. Assunto muito em voga em tempos de pandemia, embora, peça mais constância, independente do atual cenário na saúde mundial.

Muito interessantes os apontamentos do grupo para uma provável garantia de acessibilidade e inclusão digital. A UFMG tem o programa de  apadrinhamento digital. O MEC, há algum tempo ofertou o Programa Um Computador por Aluno, sem o devido sucesso esperado. O grupo sabe informar outro(s) programa(s)?


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa

por Carolina Silva -

Tema muito interessante e atual!

Parabéns aos autores do artigo!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa

por Vagner Mendonça Gonçalves -

Olá a todos e a todas!

Quero registrar os meus cumprimentos aos autores Paulo Alcantara, Thayna Athayde, Maria Rodrigues e Lucas Pedrosa pela abordagem de um tema tão relevante para o nosso contexto educacional.

Trata-se de um trabalho importante e que merece ser apreciado, discutido e evoluído, visto que a acessibilidade é um grande desafio da Educação no Brasil. A Pandemia de COVID-19 realçou essa questão dentre tantas outras e, como verificado pelos autores, têm colocado em risco o direito à Educação para muitos brasileiros.

Aproveito para parabenizar a todos os profissionais da Educação que não se cansam de lutar pela inclusão e pela acessibilidade em nossas escolas, mesmo diante das dificuldades que emergem no dia-a-dia.