Título: |
Acessibilidade e Inclusão Digital |
Autores: | Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa |
Resumo: |
Devido ao novo coronavírus, o acesso à educação, no Brasil, se tornou um desafio para alunos de baixa renda e que possuem alguma deficiência. Aderir ao ensino remoto e adquirir materiais escolares pode ser difícil para diversas famílias. A aproximação da escola e família é fundamental para garantir o bem-estar do aluno, não um volume de conteúdo. A educação é um direito constitucional para todos os brasileiros, logo a educação inclusiva e a acessibilidade digital são imprescindíveis.
|
Anexos: | Slide disponível em: https://drive.google.com/file/d/14YSr1vWEGcrjXlFrSceTEPTX7MxUoIJq/view?usp=sharing |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Letras |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Guilherme Pereira Moura |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: ARTIGO_ACESSIBILIDADE_INCLUSÃO_DIGITAL_GRUPO.pdf |
|
Slides: Slide acessibilidade e inclusão digital (1)-compactado.pdf |
Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa
Re: Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa
Olá, pessoal! Sem bem-vindos à discussão sobre a acessibilidade e inclusão digital no Brasil.
O texto traz constatações bem interessantes não só dos desafios a serem enfrentados, como possíveis soluções.
Ele reforça a necessidade de implementação de programas sociais e realização de projetos que visem levar o acesso à internet aos estudantes com algum tipo de carência pode ser a solução para garantir a acessibilidade e inclusão digital. Os programas podem ser relacionados a doação e empréstimos de computadores, bolsas estudantis, criação de novas plataformas com recursos de acessibilidade, incluindo tradutores de libras, legendas e audiodescrição.
Para iniciar o debate, pergunto aos autores: Que medidas vocês conhecem que já foram adotadas para diminuir os impactos da pandemia à população portadora de deficiência?
Re: Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa
Olá a todos
Antes de tudo, parabéns ao tema escolhido pelo grupo. Assunto muito em voga em tempos de pandemia, embora, peça mais constância, independente do atual cenário na saúde mundial.
Muito interessantes os apontamentos do grupo para uma provável garantia de acessibilidade e inclusão digital. A UFMG tem o programa de apadrinhamento digital. O MEC, há algum tempo ofertou o Programa Um Computador por Aluno, sem o devido sucesso esperado. O grupo sabe informar outro(s) programa(s)?
Re: Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa
Tema muito interessante e atual!
Parabéns aos autores do artigo!
Re: Acessibilidade e Inclusão Digital - Autores: Paulo Alcantara , Thayna Athayde , Maria Rodrigues , Lucas Pedrosa
Olá a todos e a todas!
Quero registrar os meus cumprimentos aos autores Paulo Alcantara, Thayna Athayde, Maria Rodrigues e Lucas Pedrosa pela abordagem de um tema tão relevante para o nosso contexto educacional.
Trata-se de um trabalho importante e que merece ser apreciado, discutido e evoluído, visto que a acessibilidade é um grande desafio da Educação no Brasil. A Pandemia de COVID-19 realçou essa questão dentre tantas outras e, como verificado pelos autores, têm colocado em risco o direito à Educação para muitos brasileiros.
Aproveito para parabenizar a todos os profissionais da Educação que não se cansam de lutar pela inclusão e pela acessibilidade em nossas escolas, mesmo diante das dificuldades que emergem no dia-a-dia.