Título: |
EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE |
Autores: | Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia |
Resumo: | O modelo de educação presencial se tornou inviável no contexto da pandemia do COVID-19. Assim, faz-se necessário o estudo da nova modalidade educacional: o ERE –Ensino Remoto Emergencial. Durante a pesquisa, espera-se entender como é a experiência dos alunos de graduação da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso pontos como: as dificuldades do aluno da UFMG com o ERE, as ferramentas de comunicação utilizadas, o método de avaliação e os materiais disponíveis serão avaliados atravésde um questionário online enviado para os alunos. Com isso objetiva-se fazer uma análise geral da eficiência deste modelo e se proporciona uma experiência positiva para os alunos. |
Área do Conhecimento: | Outras |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Educação |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Karoline Louzada Maia |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE.pdf |
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EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a refletirem sobre a pesquisa feita com alunos da UFMG com relação ao Ensino Remoto Emergencial (ERE).
A pesquisa traz constatações bem interessantes sobre como os alunos avaliam o ERE, a atuação dos professores, quais as maiores dificuldades enfrentadas e como a universidade poderia melhorar essa nova modalidade de ensino.
Os gráficos são bem ilustrativos. Vemos que o maior problema nem é a conexão com a internet (como esperado), mas sim a dificuldade de encontrar materiais, porque os professores optam por ambientes diferentes para concentrá-los.
As sugestões de melhoria apresentadas pelos estudantes com mais frequência estão relacionadas ao treinamento e alinhamento dos professores, com medidas como a institucionalização de aulas de no máximo 1 hora ou a padronização de divulgação de materiais.
Para iniciar o debate, pergunto aos autores: como está sendo a experiência de vocês? Acreditam que poderiam ser utilizadas formas de ensino diferentes dependendo da área do curso?
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Concordo com a conclusão, acredito que o fator mais prejudicial de toda a experiência relativa ao ERE foi a recorrente falta de diálogo/organização entre colegiados, departamentos e professores. Contudo, lembremo-nos que é preciso ser compreensível, o presente momento não tem sido fácil para ninguém.
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Parabéns pelo artigo!
Realmente, enquanto aluna da graduação, encontrei enorme dificuldade em acompanhar todas as atividades, que parecem ter triplicado neste período.
A adaptação parece estar sendo difícil para todos, tanto professores quanto alunos. Imagino como deve ser um desafio para os docentes encontrar maneiras de passar o conteúdo, afinal, como bem colocado no artigo o ERE não pode ser chamado de EAD e os professores não estão habituados a essa forma de ensino.
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Ótimo artigo! Gostei muito que foi colocado gráficos informativos. Concordo quanto a conclusão que o principal problema do ERE ( Ensino Remoto Emergencial) é a dificuldade de interação entre professores e alunos, bem como a quantidade de atividades obrigatórias. É necessário repensar como coordenar melhor as atividades e a comunicação entre os participantes, além de um acesso mais fácil aos materiais.
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Muito interessante a sua pesquisa, foi de fato bem difícil gerenciar esse problema do ensino remoto emergencial, a conexão de internet fraquentemente é um problema, assim como os entraves de tempo e de gerenciamento das atividades, que foram muitas.Muito boa sua abordagem sobre o problema.Parabéns.
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Parabéns ao grupo pelo trabalho!
Foi uma análise muito interessante a respeito do ERE e trouxe conclusões até um pouco surpreendentes. Me impressionou o resultado da avaliação, 25% para cada uma das opções, o que mostra a grande diversidade de visões a respeito do momento que vivemos. Sabemos que não está fácil para ninguém e como um modelo emergencial pode-se dizer até que funcionou bem, agora resta melhorar cada vez mais, principalmente avaliando que devemos continuar alguns meses nesse modelo. Espero que o artigo seja utilizado para esse fim.
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Parabéns pelo trabalho realizado!
É fundamental conhecer o ponto de vista dos estudantes no contexto do Ensino Remoto.
Entendo que existem vários desafios a serem superados, mas é importante considerar que os professores e gestores se esforçaram bastante para proporcionarem um bom processo ensino-aprendizagem a todos.
Os aprendizados estão sendo inúmeros, portanto, acredito que essas experiências melhorarão bastante as práticas dos professores e dos estudantes.
Excelentes reflexões!
Abraços,
Márcia
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Parabéns pelo trabalho! Nesse momento único que estamos vivendo, onde o semestre que começou presencial foi subitamente substituído pelo ERE, é muito importante documentar a opinião dos alunos e suas expectativas com a faculdade. Espero que tanto alunos, professores e corpo administrativo da universidade estejam mais preparados no próximo semestre, apesar das condições ímpares.
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Seria interessante também discutir o outro lado da moeda, as dificuldades encontradas pelos professores durante esse período anormal.
Re: EXPERIÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DA UFMG AO CURSAR DISCIPLINAS NA MODALIDADE ERE - Autores: Gustavo Mendonça, Maria Eduarda Santos, Maria Karolina Matarelli, Marina Mendes, Nayara Maia
Bom dia, que trabalho excelente! Pessoalmente, tive dificuldade com o ERE em todas as questões levantadas pelo grupo ao longo do meu período, e acredito que muitas outros estudantes também tiveram, por isso, acho muito relevante a discussão que o grupo levantou. E quanto a vocês? Quais dificuldades vocês do grupo mais tiveram com o ERE?