FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 15

Título:

FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA

Autores: Carolina Abreu Bentes
Resumo:

  

Escrever e ler Fanfics é o novo gênero contemporâneo da literatura, onde todas as pessoas de idades e de com diversas diversidades podem ler e escrever anonimamente trazendo a leitura e escrita para o dia a dia como algo para o prazer e aprendizado do português. Esse novo método tecnologia também garante o compartilhamento de ideias e sugestões, nessa pesquisa há uma entrevista com uma autora de Fanfics para mostrar como as Fanfictions podem ajudar e contribuir para a escrita e leitura das pessoas. 

   
Anexos:
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição: UNIFAL - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Geraldo José Rodrigues Liska
Mesa (2): Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF editado.pdf

 Slides: Documento PDF slide artigo para apresentação.pdf




Em resposta à Comissão Organizadora

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia -

Convidamos a todos os participantes à interação sob a perspectiva das contribuições da autora Carolina Abreu quanto a um gênero literário contemporâneo: Fanfiction.

Neste sentido, vamos refletir sobre o potencial das tecnologias na produção de diversas narrativas no atual contexto de desenvolvimento tecnológico que tem promovido transformações nas formas de comunicação e disseminação de ideias?


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Camila Penna Barbosa -

Achei muitíssimo interessante o tema pois outro dia estava justamente pensando como algumas fanfictions foram transformadas em livros e posteriormente até em filmes (After e 50 tons de cinza). 

Realmente, hoje em dia Fanfictions são uma espécie de gênero. Você acredita que elas podem incentivar à leitura? Isto é, que adolescentes podem tomar gosto pela leitura criando um hábito através das fanfics antes de passar para obras complexas? 

Em resposta à Camila Penna Barbosa

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia -

Olá Camila! Não sei quanto à percepção dos autores e suas experiências mais amplas sobre o tema, mas como docente na área de tecnologias e formação de professores, acredito que a resposta para sua pergunta seja sim, em função de que atualmente as narrativas digitais tenham se tornado um "mecanismo" quase natural entre nossos alunos. De forma mais geral, trabalhar ou partir deste gênero literário para incentivo à leitura pode ser uma estratégia inovadora e eficaz.

Em resposta à Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Carolina Abreu Bentes -

Olá, boa tarde!

Os agentes tecnológicos tem uma contribuição muito grande para o interesse dos jovens, e também acredito que trabalhar com esse as Fanfics pode ser uma forma eficaz e inovadora de incentivo a leitura. Nessas histórias pode ser abordado muitos tipos de temas da nossa sociedade tanto do dia a dia quanto dos problemas enfrentados na escola.

Obrigada pela leitura,

Abraços.

Em resposta à Camila Penna Barbosa

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Carolina Abreu Bentes -

Olá, boa tarde!

Eu realmente acredito na influência que as Fanfics podem trazer para os jovens, tanto na escrita e na leitura. Hoje em dia o número de pessoas nos sites de Fanfics é muito grande e melhor é que não há apenas jovens mas pessoas de todas as idades buscando ler e escrever sobre algum material de interesse.

E ao longo do tempo em que eles forem adquirindo o abito da leitura eles aplicar com outras obras. Eu por exemplo, nas aulas de literatura era obrigada a ler certas obras para ganhar nota no fundamental, então odiava ler, as Fanfics me fizeram pegar o abito e agora faço Letras...kkkk...Eu realmente acho que elas possam transformar.

Obrigada pela leitura

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Kelvin Aurelio -

Ótimo trabalho, Carolina!

Acho muito interessante como podemos vivenciar o surgimento de outros gêneros literários, como é o caso das fanfics. Já passei algumas horas lendo histórias que eu gostaria que não tivessem terminado!

Em resposta à Kelvin Aurelio

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Raquel Santos Leal -
Realmente muito instigante o trabalho, 
parabéns Carolina!
Assim com o Kelvin, acho muito interessante como podemos vivenciar o surgimento de outros gêneros literários, e especialmente nesse contexto em que a internet se tornou um veículo para a criação e democratização desses gêneros da nossa geração. Sempre que me deparo com um meme me pergunto se isso também não pode ser considerado um novo gênero literário, tal como a charge ou a tirinha.

Abraço!
Em resposta à Raquel Santos Leal

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Carolina Abreu Bentes -

Olá, boa tarde!

Eu gosto particularmente e me manter ligada nesses surgimentos de novos tipos de gêneros literários, penso que com a ajuda da tecnologia isso contribui para o interesse do jovem em variados tipos de histórias onde ele pode interagir e mostrar suas ideias e criticas.

Obrigada pela leitura,

Abraços!

Em resposta à Kelvin Aurelio

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Carolina Abreu Bentes -

Olá, boa tarde!

Obrigada pela leitura fico muito feliz que tenha gostado, foi um trabalho feito com muito esforço. Para mim as Fanfics tem esse poder de continuar algo que deveria ter um final, todos nós, acredito eu, que não gostamos de finais abertos principalmente em obras que sabemos que a continuação não irá acontecer. 

Obrigada!

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Frederico Tunes e Sousa -

Boa tarde a todas e todos!

Gostaria de parabenizar a autora pelo trabalho! É um tema super interessante e que sai da caixinha, valorizando um gênero literário que é pouco conhecido, mas fundamental na consolidação do gosto pela leitura e escrita em muitos jovens, por meio da internet. Me chamou a atenção o fato de existirem comunidades online voltadas para a produção, leitura e interação entre leitores e escritores de fanfics. É muito interessante pensar na escrita como hobby, sem fim lucrativo, e ter esse material compartilhado entre pessoas com interesses similares. Torço para que esse tipo de tema passe a ser abordado em sala de aula, pois é uma via muito interessante para introduzir crianças e adolescentes em hábitos de leitura e escrita.

Parabéns!

Abraço,

Frederico Tunes

Em resposta à Frederico Tunes e Sousa

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Carolina Abreu Bentes -

Olá, boa tarde!

Obrigado pela leitura, fico muito feliz que tenha se interessado e feito a leitura do artigo. Acredito que muitas Fanfics podem renovar o traço literário , renovar e ciar faz parte da literatura digital. Trazer novos mundos e histórias para o aprendizagem faz parte, o incentivo é muito importante.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Carolina Valadares Tantikitmanee -

Que tema maravilhoso! Ainda mais em se considerando ser um gênero literário relativamente novo e pouco estudado - ainda que muito apreciado em diversos meios. Vejo as fanfics como um meio pelo qual os leitores podem se aproximar de suas histórias favoritas e ainda desenvolver habilidades criativas e de escrita, e é realmente importante que passe a ser um tema discutido. 

Em resposta à Carolina Valadares Tantikitmanee

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Carolina Abreu Bentes -

Olá, boa tardes!

Acredito que esse tipo de literatura é um tipo de incentivo a leitura e um contribuinte a escrita, um tema que pode ser aplicado em discussão e que pode fazer as pessoas se interessarem a leitura.

Abraços. 

Em resposta à Carolina Abreu Bentes

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Carolina Valadares Tantikitmanee -

Concordo! Sem contar que acaba sendo uma possibilidade de leitura bem acessível a qualquer um que tenha internet, diferente de livros que, como sabemos, são produtos caros no país!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: FANFICTION: GÊNERO LITERÁRIO HÍBRIDO E UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E LEITURA CONTEMPORÂNEA - Autores: Carolina Abreu Bentes

por Gabriel Amorim-Braga -

Parabéns pelo trabalho, Carolina!

No ano passado, tive uma experiência com a fanfic e foi bem produtivo. Acho que a iniciativa de legitimizar esse novo gênero é muito necessária, sobretudo no ambiente escolar.


Abraços,

Gabriel Amorim