Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 21

Título:

Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM

Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Resumo:

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) abrange seis milhões de brasileiros ao ano. Os seus principais objetivos são ser o meio de acesso a grande parte das universidades públicas e ser um indicador para a comparação das escolas brasileiras. Há, contudo, críticas ao ENEM como indicador da qualidade escolar e do desempenho individual dos estudantes, visto que o formato do exame requer habilidades dos vestibulandos que não são necessariamente aprendidas no ensino médio, principalmente quando trata-se das escolas públicas.

   
Anexos:
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Matte e Geraldo Liska
Mesa (2): Isabela Velocini Simão Novais
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM.pdf

 Slides: Documento PDF DesigualdadeEM_slide.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Joaquim Pimenta Leite Neto -

Bom dia, temática pertinente e dados criteriosos, o texto evidencia a necessidade das tão discutidas cotas no Brasil e apresenta uma conclusão concisa e objetiva, mostrando que, ainda há muito o que mudar para uma entrada mais justa na educação superior brasileira.

Em resposta à Joaquim Pimenta Leite Neto

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -

Bom Dia, Joaquim!

Muito obrigado pela resposta. Nós, autores, pensamos em como é importante a gente de dentro da universidade discutir esse assunto para que no futuro a falta de educação púbica de qualidade não seja um empecilho para ninguém entrar na universidade. E percebermos em como é importante as cotas, para estudantes não privilegiados. 

Abraços, Renan.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Maria Matarelli -

Parabéns pelo trabalho. Muito importante a discussão sobre o tema, principalmente pensando que a educação é uma forma de buscar a equidade. 

Em resposta à Maria Matarelli

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -

Bom Dia, Maria!

Muito obrigado pela resposta. Sim a educação deveria ser um fator para corrigir as desigualdades não aumentá-las ainda mais.  

Abraços, Renan.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Júlia de Faria Reis -

Amei a temática! Sempre me questionei a respeito do tema, porque, de fato, a desigualdade na educação pode ser vista desde a aplicação do ENEM e, na oportunidade, pode ser também observada a questão do acesso às Universidades Públicas! Isso é super pertinente e relevante para a atualidade, de modo que é bom ver pesquisas nesse sentido, com retorno à toda comunidade acadêmica, para que, deixando de serem indagações pessoais, consigamos achar uma solução prática para o problema! 


Excelente e muito bem escrito!

Em resposta à Júlia de Faria Reis

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -

Bom Dia, Julia!

Muito obrigado pela resposta. Particularmente, sempre foi um tema que me incomodou  muito, principalmente quando começava as discussões de necessidade ou não de cotas, por enxergar a desigualdade de colégios de ensino Médio da minha cidade, alguns com prédios super luxuosos e outros sem estrutura adequada e que até não tinha água, como pessoas estudantes dessas escolas poderiam ser comparados entre si, de maneira igual?

Acredito que construir uma boa comunidade acadêmica é também saber reivindicar Educação para todos, incluso os futuros universitários. Ver a educação como solução da desigualdade social, não como mais um agravante dela.

 Obrigado por entender e compartilhar comigo seus pensamento a respeito do tema. 

Abraços, Renan.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Gabriel Lopes -

Assunto de extrema relevância, e que traz à tona a delicada questão que é a desigualdade social no Brasil e seus impactos no acesso a educação. A discussão foi ainda mais enriquecedora pelo debate proposto quanto à implementação do sistema de cotas e a sua pertinencia para a democratização do espaço universitário!

Em resposta à Gabriel Lopes

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Claudia Ester Oliveira -

Parabéns pelo artigo! Veio em momento apropriado, pois o que estamos vivendo na educação brasileira é a segregação descarada dos estudantes das classes menos favorecidas. Concordo com vocês, autores, que só o sistema de cotas, não consegue suprir as desigualdades, é necessário que se crie ou agregue outros quesitos na avaliação do ENEM. Talvez a participação em projetos sociais seja uma solução emergencial. Na verdade, precisamos de uma justa distribuição das riquezas, por meio de uma renda básica que não seja tão mínima, e que possa trazer dignidade e condições de acesso e permanência na universidade.

Valiosíssimo trabalho!

Cláudia Ester

Em resposta à Claudia Ester Oliveira

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Ismael Ferreira Silva -
Excelente trabalho.

É de fato um problema muito sério no Brasil, pois o que esta havendo nos últimos anos é exatamente isso, uma segregação sem precedentes dos alunos de classes menos favorecidas. Não há ensino de qualidade e, na minha concepção não é por falta de professores, mas sim por falta de políticas públicas educacionais, através das quais possa ser ofertado aos alunos de escolas públicas uma boa educação e formação, pelas quais eles possam ter condições de presta o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), principal porta de entrada para nível superior. 
Em resposta à Ismael Ferreira Silva

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -

Bom Dia, Ismael

 Concordo com você plenamente! A falta de politicas públicas e o sucateamento do trabalho dos professores pra mim é a principal ferramenta da desigualdade, adjunto com a falta de estrutura dos colégios públicos. E o Enem que não reflete em NADA o ensino público no país e as escolas que conseguem um bom desempenho são aquelas que se adaptaram ao exame, o que não aconteceu nas escolas públicas. Um dado do blog Enem por escola mostra que dentre as 100 escolas com maior nota nas questões objetivas do Enem apenas 1 é publica (excluindo as federais) ou seja a diferença entre as escolas publicas e privadas é gritante se tratando do ENEM. 

Muito obrigado pela resposta e por compartilhar seu pensamento.

Abraços, Renan.


Em resposta à Claudia Ester Oliveira

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -

Bom Dia, Claudia!

A falta de politicas públicas e para resolver os problemas de educação básica reafirma e concorda com a desigualdade, juntamente com a falta de uma renda mínima necessária para se sobreviver é lamentável.

Muito obrigado pela resposta e compartilhar seus pensamento.

Abraços, Renan.



Em resposta à Gabriel Lopes

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -


Bom Dia, Gabriel!

Muito obrigado pela resposta. Pensamos em trazer o tema justamente por isso, a educação deveria ser um fator para equidade e correção das desigualdades presente no pais e não um agravante dela. A democratização do espaço universitário deve ser discutida.


Abraços, Renan.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Sandra Mara Moreira Rocha Garcia -
Uma abordagem bem oportuna diante do cenário da educação que vivemos no Brasil atualmente. A forma de ingresso nas universidades publicas não podem ser prejudicadas. Porém a qualidade do ensino já era precário. Com a pandemia se agravou.
Em resposta à Sandra Mara Moreira Rocha Garcia

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -


Bom Dia, Sandra!

O sucateamento da educação já vinha acontecendo e com a pandemia com toda certeza isso se agravou. O Enem nunca refletiu o ensino médio publico brasileiro, atualmente é notório a falta de condições dos estudantes da rede pública realizar o exame. Lamentável.

Muito obrigado pela resposta.

Abraços, Renan.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Isabela Velocini -
A temática desse trabalho é importantíssima!!
Em resposta à Isabela Velocini

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -

Bom Dia, Isabela!

Muito obrigado pela resposta e pelo reconhecimento da importância do tema do trabalho. 

Abraços, Renan.



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Pedro Henrique Araujo -

Muito importante a discussão sobre o ENEM, principalmente em tempos de ensino a distância. A desigualdade social potencializa as diferenças de estrutura dos ensinos público e privado no período de pandemia. Além disso, as habilidades necessárias na execução do exame também são análises pertinentes, com o objetivo de atingir uma prova que seja o mais justa possível para todos os estudantes. Ótimo trabalho.

Em resposta à Pedro Henrique Araujo

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -

Bom Dia, Pedro!

Infelizmente a desigualdade social é presente e consistente em nosso sistema. Muitas vezes, como citado no texto, o aluno sabe o conteúdo das questões do Enem, entretanto a forma abordada não é correspondente. A educação que deveria ser uma ferramenta de equidade é utilizada para o contrario infelizmente.

Muito obrigado pela resposta. 

Abraços, Renan.



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Renan Júnio Gomes Machado -

Bom Dia a todos!

Muito Obrigado pelas respostas!

Recentemente nós do grupo que fizemos o Texto (Aline Cristina Pinto; Maria Cecília Figueiredo Lopes; Renan Júnio Gomes Machado; Sofia Moreira de Aguiar) em conjunto com alguns colegas ( Breno Paiva Morais; Herikeli Juliana Mendes Gonçalves; Salvador Pereira do Carmo.) realizamos um trabalho abordando um tema complementar a esse texto. Sobre o Efeito cascata da desigualdade no ensino médio e a necessidade de estudos complementares. Onde fazemos uma analise estatística de alguns dados que obtidos através de uma pesquisa online com 300 respostas.

Caso alguém se interesse a ler o trabalho que ficou de fato muito interessante deixarei em anexo.  

Abraços, Renan. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Parabéns aos autores pela escolha do tema!

É fundamental tecer discussões acerca desta temática, pois, de fato, infelizmente as desigualdades sociais são inúmeras o que torna essencial debates acerca das formas de acesso ao ensino superior. As políticas de cotas amenizam um pouco as desigualdades, mas ainda não são suficientes para solucioná-las.

Abraços,

Márcia

Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar

por Aline Pinto -

Obrigada pela resposta, Márcia!

Concondo com você! É imprescindível ter mais discussões sobre a democratização do acesso ao Ensino Superior.

Atualmente, vemos que o ENEM pouco representa o ensino médio público, se comportando como um funil na qual poucos estudantes conseguem passar para o outro lado.

Como mencionado, as cotas desempenham um importante papel para que a educação superior seja mais acessível, mas ainda há muito a ser discutido para que esse acesso seja mais igual.

As desigualdades de ensino no Brasil começam desde a eduação básica. Por isso, é de extrema importância a criação de políticas públicas que garantam um ensino de qualidade e a permanência do estudante desde os primeiros anos de educação.

Abraços, Aline.