Título: |
Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM |
Autores: | Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) abrange seis milhões de brasileiros ao ano. Os seus principais objetivos são ser o meio de acesso a grande parte das universidades públicas e ser um indicador para a comparação das escolas brasileiras. Há, contudo, críticas ao ENEM como indicador da qualidade escolar e do desempenho individual dos estudantes, visto que o formato do exame requer habilidades dos vestibulandos que não são necessariamente aprendidas no ensino médio, principalmente quando trata-se das escolas públicas. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Educação |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Isabela Velocini Simão Novais |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM.pdf |
|
Slides: DesigualdadeEM_slide.pdf |
Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom dia, temática pertinente e dados criteriosos, o texto evidencia a necessidade das tão discutidas cotas no Brasil e apresenta uma conclusão concisa e objetiva, mostrando que, ainda há muito o que mudar para uma entrada mais justa na educação superior brasileira.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia, Joaquim!
Muito obrigado pela resposta. Nós, autores, pensamos em como é importante a gente de dentro da universidade discutir esse assunto para que no futuro a falta de educação púbica de qualidade não seja um empecilho para ninguém entrar na universidade. E percebermos em como é importante as cotas, para estudantes não privilegiados.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Parabéns pelo trabalho. Muito importante a discussão sobre o tema, principalmente pensando que a educação é uma forma de buscar a equidade.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia, Maria!
Muito obrigado pela resposta. Sim a educação deveria ser um fator para corrigir as desigualdades não aumentá-las ainda mais.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Amei a temática! Sempre me questionei a respeito do tema, porque, de fato, a desigualdade na educação pode ser vista desde a aplicação do ENEM e, na oportunidade, pode ser também observada a questão do acesso às Universidades Públicas! Isso é super pertinente e relevante para a atualidade, de modo que é bom ver pesquisas nesse sentido, com retorno à toda comunidade acadêmica, para que, deixando de serem indagações pessoais, consigamos achar uma solução prática para o problema!
Excelente e muito bem escrito!
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia, Julia!
Muito obrigado pela resposta. Particularmente, sempre foi um tema que me incomodou muito, principalmente quando começava as discussões de necessidade ou não de cotas, por enxergar a desigualdade de colégios de ensino Médio da minha cidade, alguns com prédios super luxuosos e outros sem estrutura adequada e que até não tinha água, como pessoas estudantes dessas escolas poderiam ser comparados entre si, de maneira igual?
Acredito que construir uma boa comunidade acadêmica é também saber reivindicar Educação para todos, incluso os futuros universitários. Ver a educação como solução da desigualdade social, não como mais um agravante dela.
Obrigado por entender e compartilhar comigo seus pensamento a respeito do tema.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Assunto de extrema relevância, e que traz à tona a delicada questão que é a desigualdade social no Brasil e seus impactos no acesso a educação. A discussão foi ainda mais enriquecedora pelo debate proposto quanto à implementação do sistema de cotas e a sua pertinencia para a democratização do espaço universitário!
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Parabéns pelo artigo! Veio em momento apropriado, pois o que estamos vivendo na educação brasileira é a segregação descarada dos estudantes das classes menos favorecidas. Concordo com vocês, autores, que só o sistema de cotas, não consegue suprir as desigualdades, é necessário que se crie ou agregue outros quesitos na avaliação do ENEM. Talvez a participação em projetos sociais seja uma solução emergencial. Na verdade, precisamos de uma justa distribuição das riquezas, por meio de uma renda básica que não seja tão mínima, e que possa trazer dignidade e condições de acesso e permanência na universidade.
Valiosíssimo trabalho!
Cláudia Ester
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
É de fato um problema muito sério no Brasil, pois o que esta havendo nos últimos anos é exatamente isso, uma segregação sem precedentes dos alunos de classes menos favorecidas. Não há ensino de qualidade e, na minha concepção não é por falta de professores, mas sim por falta de políticas públicas educacionais, através das quais possa ser ofertado aos alunos de escolas públicas uma boa educação e formação, pelas quais eles possam ter condições de presta o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), principal porta de entrada para nível superior.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia, Ismael
Concordo com você plenamente! A falta de politicas públicas e o sucateamento do trabalho dos professores pra mim é a principal ferramenta da desigualdade, adjunto com a falta de estrutura dos colégios públicos. E o Enem que não reflete em NADA o ensino público no país e as escolas que conseguem um bom desempenho são aquelas que se adaptaram ao exame, o que não aconteceu nas escolas públicas. Um dado do blog Enem por escola mostra que dentre as 100 escolas com maior nota nas questões objetivas do Enem apenas 1 é publica (excluindo as federais) ou seja a diferença entre as escolas publicas e privadas é gritante se tratando do ENEM.
Muito obrigado pela resposta e por compartilhar seu pensamento.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia, Claudia!
A falta de politicas públicas e para resolver os problemas de educação básica reafirma e concorda com a desigualdade, juntamente com a falta de uma renda mínima necessária para se sobreviver é lamentável.
Muito obrigado pela resposta e compartilhar seus pensamento.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia, Gabriel!
Muito obrigado pela resposta. Pensamos em trazer o tema justamente por isso, a educação deveria ser um fator para equidade e correção das desigualdades presente no pais e não um agravante dela. A democratização do espaço universitário deve ser discutida.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia, Sandra!
O sucateamento da educação já vinha acontecendo e com a pandemia com toda certeza isso se agravou. O Enem nunca refletiu o ensino médio publico brasileiro, atualmente é notório a falta de condições dos estudantes da rede pública realizar o exame. Lamentável.
Muito obrigado pela resposta.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia, Isabela!
Muito obrigado pela resposta e pelo reconhecimento da importância do tema do trabalho.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Muito importante a discussão sobre o ENEM, principalmente em tempos de ensino a distância. A desigualdade social potencializa as diferenças de estrutura dos ensinos público e privado no período de pandemia. Além disso, as habilidades necessárias na execução do exame também são análises pertinentes, com o objetivo de atingir uma prova que seja o mais justa possível para todos os estudantes. Ótimo trabalho.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia, Pedro!
Infelizmente a desigualdade social é presente e consistente em nosso sistema. Muitas vezes, como citado no texto, o aluno sabe o conteúdo das questões do Enem, entretanto a forma abordada não é correspondente. A educação que deveria ser uma ferramenta de equidade é utilizada para o contrario infelizmente.
Muito obrigado pela resposta.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Bom Dia a todos!
Muito Obrigado pelas respostas!
Recentemente nós do grupo que fizemos o Texto (Aline Cristina Pinto; Maria Cecília Figueiredo Lopes; Renan Júnio Gomes Machado; Sofia Moreira de Aguiar) em conjunto com alguns colegas ( Breno Paiva Morais; Herikeli Juliana Mendes Gonçalves; Salvador Pereira do Carmo.) realizamos um trabalho abordando um tema complementar a esse texto. Sobre o Efeito cascata da desigualdade no ensino médio e a necessidade de estudos complementares. Onde fazemos uma analise estatística de alguns dados que obtidos através de uma pesquisa online com 300 respostas.
Caso alguém se interesse a ler o trabalho que ficou de fato muito interessante deixarei em anexo.
Abraços, Renan.
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Parabéns aos autores pela escolha do tema!
É fundamental tecer discussões acerca desta temática, pois, de fato, infelizmente as desigualdades sociais são inúmeras o que torna essencial debates acerca das formas de acesso ao ensino superior. As políticas de cotas amenizam um pouco as desigualdades, mas ainda não são suficientes para solucioná-las.
Abraços,
Márcia
Re: Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM - Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar
Obrigada pela resposta, Márcia!
Concondo com você! É imprescindível ter mais discussões sobre a democratização do acesso ao Ensino Superior.
Atualmente, vemos que o ENEM pouco representa o ensino médio público, se comportando como um funil na qual poucos estudantes conseguem passar para o outro lado.
Como mencionado, as cotas desempenham um importante papel para que a educação superior seja mais acessível, mas ainda há muito a ser discutido para que esse acesso seja mais igual.
As desigualdades de ensino no Brasil começam desde a eduação básica. Por isso, é de extrema importância a criação de políticas públicas que garantam um ensino de qualidade e a permanência do estudante desde os primeiros anos de educação.
Abraços, Aline.