Título: |
Influência das Online Reviews na Intenção de Compra do Consumidor: uma revisão sistemática através da plataforma Web of Science |
Autores: | Amanda de Sousa Oliveira, Arthur Duarte Machado, Rafael Alceu dos Santos Pinheiro, Victor Lemos Abreu |
Resumo: | O fenômeno das online reviews foi um dos principais acontecimentos pós-Internet. Elas permitiram uma revolução na relação entre consumidores e empresas, e a influência de seus resultados nos consumidores pode fazer a diferença entre uma compra ou não. Este estudo teve o objetivo de aferir exatamente essa relação, e, através de uma revisão sistemática em artigos que focam duas diferentes indústrias, foi possível concluir que os resultados convergem entre si para uma relação positiva entre elas. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Administração |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Amanda Noronha Oliveira |
Mesa (3): | |
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Slides: Apresentação Artigo.pdf |
Influência das Online Reviews na Intenção de Compra do Consumidor: uma revisão sistemática através da plataforma Web of Science - Autores: Amanda de Sousa Oliveira, Arthur Duarte Machado, Rafael Alceu dos Santos Pinheiro, Victor Lemos Abreu
Re: Influência das Online Reviews na Intenção de Compra do Consumidor: uma revisão sistemática através da plataforma Web of Science - Autores: Amanda de Sousa Oliveira, Arthur Duarte Machado, Rafael Alceu dos Santos Pinheiro, Victor Lemos Abreu
No artigo “Influência das online reviews na intenção de compra do consumidor: uma revisão sistemática através da plataforma Web of Science”, os autores discorrem a respeito do papel das online reviews no perfil de compra dos consumidores, com enfoque dois eixos principais: verejo e alimentação. Para dar início ao debate, gostaria de levantar uma questão, deixada em aberto nas considerações finais:
De que maneira vocês acreditam que as empresas poderiam explorar esse tipo de ferramenta de avaliação e os principais pontos indicados nos estudos revisados a fim de impulsionar as próprias vendas?
Parabéns pelo ótimo trabalho!!
Re: Influência das Online Reviews na Intenção de Compra do Consumidor: uma revisão sistemática através da plataforma Web of Science - Autores: Amanda de Sousa Oliveira, Arthur Duarte Machado, Rafael Alceu dos Santos Pinheiro, Victor Lemos Abreu
Boa tarde, Amanda!
Muito obrigada pelo elogio ao trabalho!
Respondendo à questão levantada: acredito que as organizações devam focar esforços no processo de pós vendas e manutenção de um relacionamento próximo com os seus clientes, tendo em vista a grande influência que as opiniões e relatos dos usuários exercem sobre a intenção de consumo e percepção do mercado consumidor sobre a marca.
Além disso, uma vez que a expectativa apresenta forte impacto sobre a avaliação dos consumidores, é importante que as empresas possuam um enfoque na experiência vivenciada por eles como um todo, e não apenas na entrega do produto/serviço propriamente dito.
Outro insumo proporcionado pelo estudo é o papel que usuários influenciadores de opinião promovem sobre a percepção de valor dos indivíduos, ou seja, as opiniões são percebidas de maneira diferente tendo em vista quem é o autor da review. Sendo assim, as organizações devem buscar a divulgação e recomendação de seus produtos/serviços por consumidores que exerçam maior influência de acordo com o perfil do seu público-alvo.
Re: Influência das Online Reviews na Intenção de Compra do Consumidor: uma revisão sistemática através da plataforma Web of Science - Autores: Amanda de Sousa Oliveira, Arthur Duarte Machado, Rafael Alceu dos Santos Pinheiro, Victor Lemos Abreu
Oi Amanda! Você levantou vários pontos interessantes no seu comentário. Na sua opinião, existe alguma empresa que hoje em dia já invista nesse tipo de estratégia de relacionamento com os consumidores?
Re: Influência das Online Reviews na Intenção de Compra do Consumidor: uma revisão sistemática através da plataforma Web of Science - Autores: Amanda de Sousa Oliveira, Arthur Duarte Machado, Rafael Alceu dos Santos Pinheiro, Victor Lemos Abreu
Podemos perceber que hoje a área de customer success é uma tendência nas empresas, o Magazine Luiza é uma empresa referência nesse quesito no Brasil, tendo até transformado sua "mascote" em um avatar com função de digital influencer, se posicionando sobre diversos temas e mantendo o cliente por perto, empresas como Nespresso, O Boticário, Reserva, Starbucks e Nubank também se demonstram muito preocupadas e são inovadoras no processo de relacionamento com o cliente, cada uma com suas particularidades.
Re: Influência das Online Reviews na Intenção de Compra do Consumidor: uma revisão sistemática através da plataforma Web of Science - Autores: Amanda de Sousa Oliveira, Arthur Duarte Machado, Rafael Alceu dos Santos Pinheiro, Victor Lemos Abreu
Boa noite a todos!
Gostaria de agradecer a todos que leram e comentaram aqui sobre nosso artigo, inclusive aos coordenadores do evento. Nosso artigo nasceu por um grande interesse dos membros do grupo sobre o tema, já que todos os autores possuem grande interesse e apreciação pela área de Marketing dentro do escopo da Administração - o curso de nós 4. Para você entender o impacto das online reviews, você não precisa olhar mais que marketplaces, Mercado Livre, Uber (& Uber Eats), 99POP (& 99FOOD), iFood e afins: muitos clientes baseiam a iniciativa da primeira compra em um estabelecimento através das avaliações obtidas por consumidores anteriores.
É um processo muito importante, para empresas, funcionários e consumidores. E espero que vocês possam ter tido um glimpse desse grande mercado que está a cada vez mais se abrindo!