GUIA PRÁTICO E REFLEXIVO PARA USO DA INTERNET PELOS PROFESSORES: EVENTO DIDÁTICO - Ana Cristina Fricke Matte e Eliane Lima Piske

GUIA PRÁTICO E REFLEXIVO PARA USO DA INTERNET PELOS PROFESSORES: EVENTO DIDÁTICO - Ana Cristina Fricke Matte e Eliane Lima Piske

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 27

Capa do livro digital

MATTE, Ana Cristina Fricke, PISKE, Eliane Lima. Guia prático e reflexivo para uso da internet pelos professores: evento didático. Coleção NASNUV Cadernos Didáticos n.o 1. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. VERSÃO DIGITAL GRATUITA.

Podcast: convite

Podcast: prefácio

41 palavras

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: GUIA PRÁTICO E REFLEXIVO PARA USO DA INTERNET PELOS PROFESSORES: EVENTO DIDÁTICO - Ana Cristina Fricke Matte e Eliane Lima Piske

por Silvane Gomes -

Obrigada por compartilhar essa prática, motivando e convidando a aperfeiçoar outras práticas.

Já baixei o meu e quando terminar minha leitura, comento de novo!

rsrs

Abraço,

26 palavras

Re: GUIA PRÁTICO E REFLEXIVO PARA USO DA INTERNET PELOS PROFESSORES: EVENTO DIDÁTICO - Ana Cristina Fricke Matte e Eliane Lima Piske

por Shayane Caroline Bueno Mathias -

muito obrigada por disponibilizarem o livro, já baixei o meu, muito bom o tema, em uma época de fácil acesso a internet sempre bom ter um guia especialmente para nós educadores.Parabéns pela iniciativa e sucesso!

35 palavras

por Michelli Almeida da Silva -

Obrigada por disponibilizar o Guia...

Vai contribuir bastante para o meu aprendizado.

12 palavras

por Edgar de Souza -

Boa noite a todas e todos.

O tema educação a distância, esta especialmente em voga, em função da emergência da pandemia do coronavírus, à medida em que, é necessário a manutenção do distanciamento social, e a necessidade de se evitar as aglomerações, de forma que, todas as redes de ensino em todos os níveis de ensino, estão com as classes presenciais suspensas.

A situação, para além da questão de saúde pública que evoca, nos faz refletir, sobre a capacitação dos professores para o planejamento e aplicação de atividades, tarefas e conteúdos a distância, seu domínio das tecnologias da informação e comunicação e seu manejo das tecnologias de informação educacionais, como um ferramental importante, para angariar maior engajamento, e explorar de forma mais profícua, as possibilidades educacionais disponíveis.

Ocorre, que a grande maioria dos profissionais da área de educação, não está preparada para lidar com esta realidade, por não ter traquejo mínimo para ministrarem as aulas virtuais, digitais, a distância.

Dentro desta perspectiva, a disponibilização de materiais de qualidade, para que estes educadores possam incrementar suas práticas educativas é de fundamental importância, no desenvolvimento tanto destes educadores, como de seus alunos, como forma, de assegurar a manutenção de um nível mínimo de ensino durante este período, para que a desafagem das turmas não ocorra.

213 palavras

Em resposta à Edgar de Souza

por Eliane Piske -

Olá, pessoal! 

Estamos (ficamos) felizes que tenham mencionado baixar o livro, sinal que a temática chamou a atenção. Desejamos uma leitura prazerosa! Qualquer dúvida e/ou sugestão, escrevam. É sempre um prazer conversar com vocês, ainda mais sendo a partir do lançamento do livro. Nós estamos felizes por essa possibilidade! 

Grande e apertado abraço virtual e o nosso desejo de saúde! Se cuidem! 

62 palavras

Em resposta à Eliane Piske

por Marina Grilli -

Sem dúvida a temática chama atenção, professora! Vejo muitos colegas professores desamparados na missão de dar aulas online, gostando ou não. Pretendo divulgar o e-book entre eles! Abraços

28 palavras

por Solange Pereira dos Santos -

Obrigada por disponibilizar o conteúdo, ira mim ajudar a aperfeiçoar outras  práticas e contribuir com o meu aprendizado.

Acabei de baixar o meu.

23 palavras

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Boa tarde,

agradeço aos autores pela gentileza de compartilhar gratuitamente material tão rico.

É realmente necessário, no contexto em que vivemos, discutir essa relação entre o professor e a Internet.

Sucesso!

Abraço,

Cristina Souza

34 palavras

por Paula Cristina Lima -

Boa noite,

Muito obrigada por disponibilizar o material, com certeza contribuirá muito em minha formação profissional.

Att.

17 palavras

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Parabéns aos autores por trazer uma forma bem acessível àqueles que precisam, mais ainda nesses tempos de Pandemia, de conhecimento prático sobre esse tema. Baixando e compartilhando com colegas, já!

30 palavras

por Ana Cristina Fricke Matte -

Pessoal,

como é bom esse retorno, tão vicejante para nós! Este livro vem de um desejo antigo de formar professores. Aprendemos tanto nesses caminhos do Texto Livre, quase nunca temos chance de compartilhar!

Mas com o livro, podemos e queremos!

Por isso estou certa que muitos outros virão.

Sugiro que vocês se inscrevam na nossa lista de divulgação http://listas.ufmg.br/mailman/listinfo/fale-textolivre-divulgacao para poder acompanhar nossas aventuras, sempre abertas a novos participantes, colaboradores, colegas.

bjs

Ana

73 palavras

por Irene Lopes -

Olá, boa noite , eu sou Irene Lopes, sou estudante do curso Licenciatura em Educação do Campo (LEC) na UFVJM.Vejo que o tema,  é interessante, mas porém polêmico; por infelizmente nem todos terem acesso a internet e sempre sobrecai na população  do Campo, que nem todos tem condições de colocar internet. 

Mas , é isso aí devemos sempre tentar achar solusois e forma de inclusão. 

Parabéns, vou baixar o guia.

70 palavras

Em resposta à Irene Lopes

por Ana Cristina Fricke Matte -

Irene,

este livro é dedicado também ao professor que não pode usar a internet em sala de aula, pois em todos os passos da experiência que propomos no decorrer do livro, estamos abertos a novas soluções, inclusive questionando quando é ou não é adequado levar os alunos para a internet, com base nos objetivos e, sim, nas condições de acesso.

Espero que você também se encontre nele.

bjs

Ana

69 palavras

Em resposta à Irene Lopes

por Fernanda Antonina -

Concordo com você nesta questão Irene. Realmente é um tema bastante polêmico visto que enfrentamos experiências nesse sentindo também, com relação ao acesso a internet e outros meios para estar acessando esses tipos de arquivo. Mas apesar de tudo o material é de fato fim muito interessante. Vale a pena conferir!

51 palavras

por Ana Tázia Patrício de Melo Cardoso -

Parabenizo as autoras pela abordagem desse tema, tão pertinente nesse momento que vivemos.

Com as novas possibilidades oferecidas pela tecnologia, muitas vezes não sabemos lidar com tantos recursos. São muitas metodologias ativas que podemos encontrar na internet. Precisamos nos permitir a tomar novos caminhos quando o tema é educação e a adaptabilidade é a característica principal para esse momento.

Abraço

60 palavras

por Elisama Sousa Ferreira -
Boa noite!! 

Parabéns pelo excelente trabalho, e obrigada por estar disponibilizando esse guia que será muito útil aos professores neste momento difícil na educação, visto que muitos professores não se sentem preparados para ministrar aulas virtuais, e elaborar planos acessíveis aos alunos. 

Mais uma vez ressalto a importância deste material e agradeço, já vou baixar e também compartilhar!

58 palavras

por Eliude de Sousa Ferreira -

Boa  noite!!

Esse tema é  de grande importância, e se torna necessário   diante do cenário que a educação enfrenta. Esse material vai contribuir  muito  para nosso aprendizado.

Já vou baixar o meu,

obrigada!!

33 palavras

por Leyze Grecco -

Bom Dia!

Baixei o Guia Prático e realizei a leitura.

Interessante a ideologia!

O UEADSL possui no nome sua ideologia: ele é o lugar onde se encontra uma tríade ideológica: a) a universidade, vista como ambiente propício à ciência em sua universalidade, o que implica respeito à diversidade de saberes, uma contextualização social e/ou geográfica do conhecimento e a ciência aberta; b) EAD, vista como um espaço diferenciado de acesso ao conhecimento, com novas possibilidades, novas culturas do saber, e, principalmente pela aproximação que permite às diferentes áreas e aos diferentes atores envolvidos na educação, contradizendo o próprio nome: estamos mais próximos porque estamos "a distancia"; e, finalmente, c) software Livre, visto como comunidade na qual ensinar e aprender são, não apenas os dois lados da mesma moeda, mas um questão de sobrevivência, manutenção e crescimento de cada pessoa na comunidade e de cada comunidade formada por essas pessoas: onde um cresce, todos crescem.

154 palavras

por Dalva Ramos de Resende Matos -

Parabéns pela produção.   obrigada!

4 palavras

por Viviane Gave -

Professoras Ana Cristina e Eliane, boa tarde!

Com imenso prazer participo pela primeira vez de um evento on-line e estou maravilhada, para dizer o mínimo. Não conhecia essa modalidade, achei que não seria proveitoso, mas com organização, está sendo muito melhor que sequer imaginei! E posso dizer, menos custoso que participar de um Congresso presencial. 

Ter a oportunidade de compartilhar tanto saber com tantas pessoas do Brasil. Já baixei o livro para me atualizar e integrar nessa modalidade - uma coisa que não tive no meu currículo na faculdade. 

Muito obrigada pelo compartilhamento de saber!

Abraços!

96 palavras

por Igor Câmara -

Pessoal, boa tarde!!

Muito obrigado por compartilhar essa prática, e por nos motivar e convidar a aperfeiçoar outras práticas. Todo o conhecimento é válido para construir uma sociedade melhor.

Estou gostando muito de participar do evento.

Um abraço!

Igor Câmara

40 palavras

por Dionathas Vargas de Cerqueira -

Boa tarde.

Achei o título do livro muito interessante e penso que será muito construtivo para mim como aluno e professor iniciante.

Acabei de baixar.

Obrigado!

26 palavras

por Fernanda Habaeb Pinto Moreira -

Prezadas organizadoras e autoras do Guia,

Participo pela primeira vez do evento UEADSL e estou muito feliz em desfrutar de tantos trabalhos instigantes e da oportunidade ao conhecimento. Para muitos de nós, o formato é inovador, mas verdadeiramente comprometido com os que dele participam.

O livro será de grande importância e reflexão.

Um abraço,

Fernanda Habaeb

56 palavras

Realmente,  é muito bom quando aprendemos quando ensinamos.  Aliás,  quando ensinamos é que aprendemos com maestria (Silberman). Parabéns e obrigada pelo livro! Com certeza, contribuirá com a minha prática docente.

30 palavras

Realmente,  é muito bom quando aprendemos quando ensinamos.  Aliás,  quando ensinamos é que aprendemos com maestria (Silberman). Parabéns e obrigada pelo livro! Com certeza, contribuirá com a minha prática docente.

30 palavras

30 palavras

por Tiago de Melo Silva -

Muito boa a temática do livro! Precisamos como educadores entender como inserir a tecnologia e a internet no nosso fazer pedagógico! 

21 palavras