Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

Número de respostas: 28

Inteligência Artificial e Educação

Autores

  • Ramiro Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Douglas Lee de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais (DEDD)
  • Adalgimar Gomes Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais (DEDD)

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação, Dados, Algoritmos

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo contemporâneo, com destaque para a educação. Diante do avanço acelerado da tecnologia, em diversos aspectos da vida cotidiana, torna-se importante pensar sobre como essa ferramenta pode interferir, positiva ou negativamente, nos processos educativos, uma vez que a IA pode ser um instrumento que auxilie o ensino e a aprendizagem, advertindo que seu uso indiscriminado pode ser fonte de desinformação ou dependência excessiva por respostas automáticas.

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Coordenadores de mesa

  • professor Cristina de Souza
  • Mesa: João Netto

Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Ana Carolina Correia Almeida -
Olá, autores!

O artigo propõe uma reflexão pertinente e atual ao abordar os impactos da inteligência artificial na sociedade contemporânea, com ênfase no campo educacional. A discussão sobre os potenciais benefícios da IA no ensino e na aprendizagem, ao lado dos riscos associados ao uso indiscriminado dessas tecnologias, demonstra equilíbrio e senso crítico, algo essencial nesse debate.
Parabéns pela escolha do tema e pela abordagem crítica adotada.

Um abraço.

Ana Carolina C. Almeida
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por João Francisco da Silva Netto -

Verdade Ana, é uma discussão importante e necessária, mas você acredita que atualmente esse recurso tem ajudado ou prejudicado a aprendizagens de nossos estudantes? Nos conte mais!

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Ana Carolina Correia Almeida -
Olá, João, boa tarde!
De fato, essa é uma discussão delicada e urgente. Acredito que a Inteligência Artificial, como qualquer tecnologia, não é boa nem ruim em si mesma — tudo depende de como ela é usada e em qual contexto. Obrigada pela provocação! Vamos seguir refletindo!
Abraços, Ana Carolina
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Adalgimar Gomes Gonçalves -
Olá, Ana! Muito obrigado pela leitura do artigo. A meu ver, a Inteligência Artificial é inevitável. Já está presente em nosso cotidiano e, paulatinamente, tem demonstrado eficiência em vários setores da sociedade, a exemplo a medicina e a mobilidade urbana. Realmente temos de nos ater para o seu uso ético e responsável.
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Parabéns aos autores pelo trabalho! A temática é muito atual e nos convida a refletir sobre como a inteligência artificial já está presente em nosso dia a dia e, especialmente, no campo da educação. Diante de tantas mudanças, é fundamental discutir o uso consciente dessas ferramentas e o papel da escola na formação de cidadãos críticos e responsáveis no mundo digital.

Tendo em conta que já é uma realidade, de que forma vocês acreditam que a escola pode preparar estudantes para usarem a inteligência artificial de maneira ética e crítica no cotidiano?
Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por João Francisco da Silva Netto -
Obrigado Márcia pela contribuição! Ótimo questionamento... Vamos seguindo nesse debate necessário!
Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Ramiro Oliveira -
Olá, Márcia.
Bom você ter gostado do artigo.
Acredito que as escolas deveriam oferecer atividades formativas em uma espécie de letramento digital. Não apenas para o uso adequado da inteligência artificial, mas para capacitar os estudantes a explorarem todo o potencial das tecnologias digitais, que por vezes são subutilizadas ou usadas de maneira inadequada.
Abraços,
Ramiro.
Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Adalgimar Gomes Gonçalves -
Olá, Márcia! Obrigado pela interlocução. Acredito que muitas escolas voltadas para as classes econômicas mais abastadas já estão implementando o uso dessa ferramenta, paulatinamente. Observemos que a Inteligência Artificial está presente em nosso cotidiano e há enormes contribuições na saúde e nos sistemas operacionais (trânsito, bancos, comunicações etc). Em nosso país, o mais preocupante são as desigualdades sociais. Lembremos que muitas escolas públicas não têm sequer computador para acesso de alunos e professores. IA ficará para um futuro mais distante ainda!
Em resposta à Adalgimar Gomes Gonçalves

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Olá, Adalgimar! Concordo com você, as desigualdades sociais são, de fato, um dos maiores entraves para a implementação da IA nas escolas públicas. Enquanto algumas instituições já avançam, muitas ainda enfrentam dificuldades básicas de infraestrutura. É preciso pensar em políticas que garantam acesso equitativo às tecnologias. Abraços!
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Ramiro Oliveira -
Olá, Ana Carolina.
Ficamos felizes por você ter gostado do trabalho. A intenção realmente foi a de apresentar uma visão panorâmica sobre a inteligência artificial e seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem. No limite do artigo, tentamos demonstrar como a IA, assim como outras tecnologias, pode apresentar benefícios para o trabalho dos professores, mas também não se constitui como uma ferramenta neutra e/ou isenta de efeitos negativos.
Abraços,
Ramiro.
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá, Ramiro, Douglas e Adalgimar!
Quero parabenizá-los pelo artigo! A escolha de um tema tão relevante demonstra o potencial do trabalho em contribuir para o debate sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) nos processos de ensino e aprendizagem. Mesmo nos meios acadêmicos, impera ainda hoje muita dúvida sobre as possibilidades e os enfrantamenos propostos pela Inteligência Artificial à Educação. Nesse sentido, contribuições como a sua são de muito valor para a construção de um entendimento amplo e aprofundado.
Abraço,
Cristina Souza (DEDD/UFMG)
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Ramiro Oliveira -
Olá, Cristina.
Agradecemos pelo elogio ao artigo.
Realmente o tema da inteligência artificial é um desafio para o setor educacional. Existem muitas possibilidades para o uso da IA na educação, mas realmente não podemos perder de vista os desafios que o uso dessa tecnologia impõem aos educadores.
Abraços,
Ramiro
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Adalgimar Gomes Gonçalves -
Olá, Cristina! Gratidão pela leitura ( e retorno) do artigo. Esse tema provoca um amplo e necessário debate. A propósito, ainda que as escolas de educação básica/universidades adotem o uso da Inteligência Artifical em seu curriculo, inevitavelmente terão de rediscutir outros tempos e espaços necessários à aprendizagem. Como sabemos, a técnologia é o meio e não pode ser o fim.
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Leonardo Ferreira da Rocha -
Parabéns aos autores, ótimo trabalho e um tema super atual!

Eu venho pensando sobre esse tema nos últimos meses e pensando nos impactos da IA no processo educacional. Levando em conta que a IA é um caminho sem volta, como podemos pensar em estratégias de desenvolvimento educacional sem deixar a ética de uso de lado?
Em resposta à Leonardo Ferreira da Rocha

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por João Francisco da Silva Netto -
Ótima indagação Leonardo, é, e permanecerá sendo um grande desafio para as instituições e educadores de agora e para o futuro que já chegou, precisamos repensar as grades formativas educacional para já!
Grato por sua colaboração!
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Gabrielle Helena de Almeida Oliveira -
Ótimo trabalho, pessoal! Minha pesquisa também foi sobre IA e acredito que ser um tema muito relevante principalmente neste momento em que os avanços estão crescendo em alta velocidade.
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Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Heitor de Oliveira Marcilio -
Parabéns, Douglas, Ramiro e Adalgimar! O artigo de vocês traz reflexões fundamentais sobre o papel da IA na educação, com olhar crítico e responsável. É essencial discutir os riscos dos vieses e reforçar o protagonismo humano nesse cenário digital. Excelente contribuição!
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Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Lúcia de Salvo Oliveira -
Parabéns aos autores pelo artigo proposto!
O tema abordado é de extrema relevância, uma vez que a Inteligência Artificial está presente no nosso dia-a-dia.
O artigo propõe uma reflexão interessante na medida que apresenta a IA como uma ferramenta que pode interferir, positiva ou negativamente nos processos educativos, advertindo que seu uso indiscriminado pode ser fonte de desinformação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Raphaela Lys Coelho Pinto -
Olá pessoal, parabéns pelo ótimo trabalho realizado! Realmente um tema muito relevante e atual, e sua discussão é indispensável.
Assim como pontuaram no artigo, a inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso cotidiano, e os impactos não indicam a redução do seu uso. Dessa forma, o uso consciente, responsável e crítico é muito importante, e a discussão de vocês ao apontar pontos positivos e negativos contribui para refletirmos a esse respeito.
Em resposta à Raphaela Lys Coelho Pinto

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por João Francisco da Silva Netto -
Verdade Raphaela, ter a consciência sobre o uso e aplicação da AI é o caminho para uma inclusão digital segura e responsável.
Grato por sua contribuição!
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá a todos!
Na minha opinião, um dos maiores desafios é a formação e capacitação dos professores. Muitos educadores não possuem o conhecimento técnico ou pedagógico necessário para integrar a IA de forma eficaz, o que gera insegurança e resistência. É preciso que eles entendam não apenas como usar as ferramentas de IA, mas por que e quando usá-las para aprimorar o aprendizado, e não apenas automatizar tarefas. Nesse sentido, políticas públicas de formação continuada são fundamentais.
Abraço,
Cristina Souza
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Maria Cecilia de Albuquerque Cabral -
Boa tarde, Adalgimar, Doglas e Ramiro!
Primeiramente, parabéns pela publicação! Serve para grande ganho de conhecimento!

O artigo apresenta uma reflexão atual e relevante sobre o papel da inteligência artificial na educação, destacando tanto suas potencialidades quanto os riscos do uso indiscriminado.
Sob a perspectiva de vocês, como garantir que a formação docente acompanhe essas transformações e seja capaz de orientar os alunos no uso dessas tecnologias?
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Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Kristine Batista Soares -
Olá, Ramiro, Douglas e Adalgimar!

Parabéns pelo artigo — a discussão sobre o papel da inteligência artificial na educação é urgente e extremamente relevante.

Gostaria de propor uma pergunta para aprofundar o debate, de que maneira vocês acreditam que a incorporação da inteligência artificial nos ambientes educacionais pode transformar não apenas os métodos de ensino, mas também a própria noção de autoria, autonomia e pensamento crítico por parte dos estudantes?

Acredito que essa reflexão é central para pensarmos os limites e as possibilidades pedagógicas dessa tecnologia.

Abraços,
Kristine Batista Soares
(coautora do artigo “Lobby e legística”)
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Matheus Souza Vinhal -
Olá, autores!
Parabéns pelo trabalho! Concordo totalmente com a parte que fala sobre a importância da intencionalidade pedagógica no uso da Inteligência Artificial na educação. O texto deixa claro que a tecnologia, por si só, não é suficiente para garantir um ensino de qualidade. É preciso que haja um planejamento consciente, que incentive o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Essa reflexão é essencial para que a IA seja realmente uma aliada no processo de aprendizagem.
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Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Thiago Henrique -
Excelente contribuição dos autores ao trazer uma reflexão tão necessária sobre os impactos da IA na educação, equilibrando potencialidades e riscos com a clareza que o tema exige. O artigo destaca um ponto crucial: a IA não é neutra, e seu uso na educação demanda intencionalidade pedagógica — como bem reforçou o Matheus Vinhal.

A discussão sobre desigualdades levantada pela Adalgimar é particularmente relevante. Enquanto escolas privadas já experimentam ferramentas de IA, muitas públicas sequer têm infraestrutura básica. Essa disparidade exige políticas públicas urgentes, como mencionou a Márcia Duarte, para que a tecnologia não amplie ainda mais as lacunas educacionais.

A formação docente, tema recorrente nos comentários (como na fala da Cristina Souza), parece ser o cerne da questão. Não basta capacitar tecnicamente os professores; é preciso integrar a IA de modo crítico aos currículos, como sugeriu o Ramiro, promovendo um letramento digital que vá além do operacional. Afinal, como lembraram as autoras, a tecnologia é meio, não fim.

Por fim, a provocação da Kristine sobre autoria e pensamento crítico ecoa o desafio central: como garantir que a IA sirva para emancipar, e não para padronizar o aprendizado? O artigo nos convida a essa reflexão, mostrando que o caminho está no uso ético, na mediação docente e na manutenção do humano como centro do processo educativo.

Parabéns aos autores pelo trabalho instigante!

Assinatura:
Thiago
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Luana Testa Pereira dos Santos -
Parabéns pela escrita!
O trabalho traz uma reflexão muito atual e necessária sobre o uso da inteligência artificial, especialmente na educação. A forma como vocês mostraram tanto os benefícios quanto os riscos do uso da IA ajuda a pensar com mais equilíbrio sobre o assunto. Trago um questionamento, como vocês acreditam que poderemos seguir utilizando essas ferramentas no setor educacional sem que se perca a autonomia e a capacidade crítica dos alunos?
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Livia Lima Teixeira -
Olá, Douglas, Ramiro e Adalgimar! Que trabalho incrivelmente atual e necessário o de vocês! Fiquei pensando muito sobre essa reflexão tão sensível que vocês trazem sobre o papel da Inteligência Artificial na educação, equilibrando o potencial transformador com os riscos do uso indiscriminado. Isso me leva a perguntar: como vocês acreditam que os educadores podem ser melhor preparados para guiar os estudantes no uso responsável e crítico dessa ferramenta tão poderosa?
Em resposta à Primeiro post

Re: Inteligência Artificial e educação. Autores: Ramiro Oliveira, Douglas Lee de Freitas, Adalgimar Gonçalves

por Eduardo Botelho de Lima -
As Inteligências Artificiais já se tornaram uma realidade em nossa vida. De forma direta ou indireta, elas são utilizadas das mais diversas formas, inclusive no processo educacional. Mas, se mal utilizadas, podem prejudicar enormemente o processo de aquisição de conhecimento.