DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

Número de respostas: 31

Declínio na Licenciatura

Políticas Propostas para Combater a Baixa Procura por Cursos de Formação de Professores

Autores

  • Gênesis Guimarães Soares | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • João Emanuel Neves de Sousa Faculdade Maurício de Nassau
  • Maria Luísa Santos Gonçalves Centro Universitário de Excelência

Palavras-chave:

Licenciatura, Política, Educação, PIBID, EaD

Resumo

Este estudo explora a caracterização do público interessado pela docência e sua relação com políticas de incentivo na formação de professores. Para tanto, recorreu-se a uma revisão narrativa que favorece a discussão de temas reflexivos. Como políticas de incentivo, encontram-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Educação à Distância (EaD) como destaques. Ambos apresentam aspectos contribuintes à permanência e a busca por licenciaturas.

PDF: leia aqui o texto completo

Coordenadores de Mesa:

  • professor Gênesis Guimarães
  • Mesa: Camila de Melo

Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Matheus Tadeu Alves de Carvalho -

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é muito importante para incentivar a formação de professores e o desenvolcimento do Brasil. É fato que a qualidade da educação está correlacionada ao desenvolvimento social e econômico. É impossível um país se desenvolver sem um sistema educacional abrangente e eficiente. Nesse conetxto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem uma função importante, evitando a evasão escolar durante o processo de formação desse rico e importante profissional: o professor. 




Em resposta à Matheus Tadeu Alves de Carvalho

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Matheus! É exatamente isso, precisamos compreender nosso cenário social para estabelecer ambientes educacionais mais eficazes, os quais contribuirão com o desenvolvimento do país. Para que isso ocorra em meio a tantos desafios é fundamental ter estratégias de incentivo, como o PIBID, assim como você bem elucidou. Obrigado pelo comentário!
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Um notebook ao centro contendo o logo do evento UEaDSL, estando a sua volta elementos que remetem a diferentes conhecimentos.


Olá, queridos/as participantes!


Tudo bem?


Primeiramente, quero desejar, com entusiasmo e carinho, boas-vindas para todos/as aqui presentes no Congresso Nacional Universidade, EaD e Software Livre 2025.1, em especial, neste anfiteatro.

Sou a Professora Camila Ericka. Estarei, junto com o Professor Gênesis Guimarães, coordenando os diálogos desta mesa. Aproveito para cumprimentá-lo neste momento e desejá-lo um maravilhoso evento.

Cumprimento e parabenizo, também, os autores que compartilharam conosco o trabalho intitulado “DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES”, que será o precursor das nossas reflexões e diálogos neste fórum.

Convido todos/as a lerem o trabalho apresentado com carinho e atenção, assim como os comentários dos/as colegas que já iniciaram as nossas discussões. Desta maneira, poderemos nos unir com maior qualidade nos diálogos já iniciados. Ressalto que, como afirma Paulo Freire, “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". Logo, que possamos juntos/as nestes próximos dias refletir, dialogar e escrever valiosas histórias colaborativas, ampliando assim as nossas aprendizagens e compartilhando saberes.

 

Aproveitemos desse espaço de diálogo que é todo NOSSO e que não tenho dúvidas que será profícuo!

 

Abraços!


Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Camila! Obrigado pela recepção! Também estou torcendo pela união dos diálogos com boa qualidade.
Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Maria Luísa Santos Gonçalves -
Olá, Camila! Muito obrigado pelas boas-vindas. Tenho certeza de que será um evento muito proveitoso para todos nós.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Ester De Souza Batista Correa -
Olá autores. Gostaria primeiramente de parabenizar a proposta, a escrita é clara e acessível, o que facilita a compreensão mesmo para leitores que não estão diretamente envolvidos com a área. Também gosria de apontar que ele apresenta uma análise extremamente pertinente e bem fundamentada sobre os desafios enfrentados pelos cursos de licenciatura no Brasil e a abordagem das políticas públicas como o PIBID e a EaD, aliada à reflexão sobre os aspectos socioeconômicos dos estudantes, oferece uma contribuição valiosa para o debate educacional atual. Um tema realmente relevante para a sociedade!
Em resposta à Ester De Souza Batista Correa

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Ester. Fico feliz em saber que tenha se interessado pelo nosso estudo. De fato, é pertinente discutir sobre essa temática, pois a educação é um arranjo de contingências e, para tanto, precisamos conhecê-las para moldá-las de forma eficiente.
Em resposta à Ester De Souza Batista Correa

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Olá, Ester!
Agradecemos imensamente seu reconhecimento sobre a clareza e relevância de nosso trabalho. É muito gratificante saber que a análise das políticas públicas e dos aspectos socioeconômicos ressoou como uma contribuição válida para o debate educacional.
Em resposta à Ester De Souza Batista Correa

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Maria Luísa Santos Gonçalves -
Olá Ester, ficamos muito contentes que a proposta e a escrita tenham sido claras e acessíveis. É muito gratificante ver que a relevância do tema para a sociedade foi um ponto alto pra você! Muito obrigado!
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Matheus Felipe Vieira Nestor Amelio -
Olá, Gênesis, João e Maria!
Parabéns pelo trabalho! O texto está muito bem escrito e coerente. Além disso, achei a discussão muito interessante e necessária.
Me surgiu uma dúvida que talvez não esteja tão relacionada ao tópico de vocês (não está tão ligada ao aspecto socioeconômico do tema), mas acho que gera uma discussão interessante:
Acreditam que o uso de IA no aprendizado também pode estar relacionado de alguma forma com esse declínio?
Faço o questionamento por ter lido um outro artigo, aqui do Anfiteatro D, que trazia essa possibilidade e queria saber a opinião de vocês.
Em resposta à Matheus Felipe Vieira Nestor Amelio

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Gênesis Guimarães Soares -
Olá, Matheus!

Agradecemos seus elogios e seu engajamento com nosso trabalho! Ficamos muito contentes em saber que o texto foi bem recebido e que a discussão lhe pareceu relevante.

Sua pergunta sobre a Inteligência Artificial é muito pertinente, ainda que, como você mesmo apontou, extrapole um pouco o foco socioeconômico de nossa análise. Acreditamos que o uso de IA na educação pode, sim, ter relação com certas mudanças no processo de aprendizagem, embora essa conexão seja complexa e multifacetada.
Em resposta à Matheus Felipe Vieira Nestor Amelio

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Matheus! Ficamos felizes pela sua satisfação com nosso estudo. Realmente a problemática do uso das IA's se distancia da nossa proposta com o texto apresentado. No entanto, pensando nos fatores que desestimulam egressos do ensino médio a buscarem a graduação em licenciatura, é possível que, de alguma maneira, o uso das inteligências artificiais reforcem o interesse por outros cursos que não sejam formadores de professores. Vale dizer que essa relação pode, ou não, ser linear com o declínio do interesse por licenciaturas. Por outro lado, convido-o a refletir na possibilidade de ocorrer o contrário, pois com a devida utilização ética, educativa e científica das IA's, pessoas podem ser motivadas a se tornarem professoras, além dessas tecnologias serem úteis para desenvolver programas de apoio à permanência e incentivo na busca pelas licenciaturas.
Em resposta à João Emanuel Neves de Sousa

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Camila Ericka Andrade de Melo -
Olá, colegas!

Tomo a liberdade de unir a vocês nesse diálogo tão interessante.

João, achei extremamente pertinente as suas reflexões, em especial, quando nos leva a refletir como o olhar "negativo", a primeira vista, pode se tornar positivo. Percebo que nós, seres humanos, temos uma grande tendência de avaliar negativamente tudo aquilo que é novo, principalmente quando tange a tecnologia. Considerá-la como uma ferramenta a mais no processo educativo é extremamente válida, ainda mais, pensando nos diferentes contextos sociais e culturais aos quais precisam ser considerados. Tais pontos são elucidados, diretamente e indiretamente, por vocês quando abordam a EaD e o próprio PIBID. Logo, acredito que precisamos alinhar as políticas públicas a este olhar de atualização, inclusive, não só na formação inicial, mas na formação continuada de educadores/as. Refletindo, consequentemente, no currículo escolar das escolas.

Abraços
Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Agradeço pela sua contribuição a esta discussão, Camila. Há uma linda frase de B. F. Skinner (1969) que diz assim “não considere nenhuma prática como imutável, mude e esteja pronto a mudar novamente, não aceite verdade eterna, experimente.” Essa citação é pertinente neste momento para reforçar a observação que você fez sobre o olhar, a priori, negativo pode ser, também, positivo. Com tantas mudanças no nosso tempo, blindar-se às novidades pode fragilizar os efeitos de uma educação emancipadora e formadora de cidadãos críticos. Por isso é importante estarmos abertos ao que as tecnologias vem proporcionando, porém com o zelo de usufruir disso com ética e propósito. No caso da formação inicial ou continuada dos professores, vale o mesmo: abrir-se para o novo de forma contextualizada para aperfeiçoar o que já está ficando obsoleto, contudo mantendo o princípio da formação docente qualificada e robustecida.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto -
Olá!

Gostei muito de como vocês evidenciaram os impactos emocionais e sociais que atravessam os estudantes de licenciatura, algo que muitas vezes é negligenciado nos debates mais técnicos. Também achei muito pertinente a crítica ao distanciamento entre teoria e prática na formação, pois realmente essa desconexão contribui para a frustração de muitos futuros professores.
Em resposta à Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Anna! Ficamos felizes com sua satisfação. É fundamental salientar as vivências do público-alvo (estudantes) para apontar os seus efeitos na problemática, bem como o contrário, pois isso ilustra o fato de que somos impactados pelo nosso ambiente tal qual o ambiente é impactado por nós. Com relação ao distanciamento, acreditamos, assim como você, que o exercício da práxis, como defendido por Freire (1974), é imprescindível na formação de educadores, afinal as vivências diárias ganham as tonalidades do estudo teórico e, assim, chega-se a transformações sociais.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto -
Olá!

Gostei muito de como vocês evidenciaram os impactos emocionais e sociais que atravessam os estudantes de licenciatura, algo que muitas vezes é negligenciado nos debates mais técnicos. Também achei muito pertinente a crítica ao distanciamento entre teoria e prática na formação, pois realmente essa desconexão contribui para a frustração de muitos futuros professores.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Nathalie Maissa Dias Fantoni -
A desvalorização (financeira e profissional como um todo) dos professores colherá frutos sombrios no futuro, com a menor quantidade de profissionais. É preciso reverter essa tendência com urgência, e valorizar aqueles que fornecem a chave para as mudanças do mundo: os professores.
Em resposta à Nathalie Maissa Dias Fantoni

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Nathalie! A desvalorização docente segue como um problema crítico e nosso objetivo é contornar isso com apoio de profissionais que são, ou não, da educação, para que, entre os indevidos frutos sombrios, hajam frutos iluminados para brilhar rumo a um futuro com maior valorização.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Leidiane Pereira de Almeida -
Gostei muito da forma como destacaram a importância de programas para fortalecer a formação dos professores e incentivar mais pessoas a seguir a carreira docente.
Em resposta à Leidiane Pereira de Almeida

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Leidiane. Ficamos contentes com seu interesse em nosso trabalho, muito obrigado.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Camila Ericka Andrade de Melo -
Queridos autores!

Parabéns pelo valioso trabalho apresentado!

Fiquei a refletir: Vocês encontraram e/ou já realizaram uma pesquisa que indica qual o curso de licenciatura que teve maior declínio? Se sim, quais as possíveis justificativas encontradas?
Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Camila. Obrigado pelo seu comentário. Os nossos textos de referência não mencionam quais cursos estão em maior declínio, do ponto de vista quantitativo. Entretanto, seu questionamento abre espaço para uma novo problema de pesquisa e incentiva um novo estudo a ser feito.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Victoria Goncalves Ramos -
O declínio da procura por cursos de licenciatura pode ser associado a múltiplos fatores como a desvalorização da carreira do docente e é um tema extremamente importante. Parabéns pelo trabalho!
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Victoria Goncalves Ramos -
O artigo aborda uma questão crítica e atual do cenário educacional brasileiro e mostra alguns fatores, como a desvalorização da carreira do docente. Parabéns pelo trabalho extremamente relevante
Em resposta à Victoria Goncalves Ramos

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Victoria! Obrigado pelo seu comentário. Entre os fatores que afastam o interesse pela licenciatura, vimos que a desvalorização da carreira do docente ganha destaque. Acreditamos que tal circunstância é prejudicial para o sistema de ensino brasileiro e, por isso, desenvolvemos o estudo: para dar notoriedade ao tema e alertar a importância de programas de incentivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Nathalie Maissa Dias Fantoni -
A desvalorização (financeira e profissional como um todo) dos professores colherá frutos sombrios no futuro, com a menor quantidade de profissionais. É preciso reverter essa tendência com urgência, e valorizar aqueles que fornecem a chave para as mudanças do mundo: os professores.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Rafaela Vitoria Bento Martins -
Excelente contribuição! O tema abordado é extremamente relevante e merece cada vez mais atenção por parte da academia. Parabéns pela pesquisa
Em resposta à Rafaela Vitoria Bento Martins

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Rafaela. Obrigado! Estamos felizes por colocar esse tema em evidência de modo que provoque reflexões entre nossos colegas acadêmicos.
Em resposta à Primeiro post

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por Delano de Carvalho Ferreira Filho -
Ótimo trabalho! Parabéns!
Em resposta à Delano de Carvalho Ferreira Filho

Re: DECLÍNIO NA LICENCIATURA: POLÍTICAS PROPOSTAS PARA COMBATER A BAIXA PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autores João Emanuel Sousa, Maria Luísa Gonçalves, Gênesis Soares

por João Emanuel Neves de Sousa -
Olá, Delano! Obrigado.